O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Segmento: Casa e Construção » Franquia de energia solar vale a pena? Vantagens, cuidados, opções etc.

Franquia de energia solar vale a pena? Vantagens, cuidados, opções etc.

Sumário

Hoje, uma franquia de energia solar vale a pena para quem busca sustentabilidade e investimento seguro. Por isso, vamos mostrar tudo sobre esse tipo de negócio, além de opções vantajosas.

Afinal de contas, a energia solar representa 9,6% do total gerada no Brasil. Sendo assim, está próxima de se tornar fonte energética mais usada no país.

Com essa alta, a procura tende a crescer. Logo, uma franquia de energia solar pode ser uma forma de aproveitar um setor em alta e com chances de lucros. Continue a leitura!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS DE ENERGIA SOLAR. Acesse!

O mercado de energia solar no Brasil

Atualmente, no Brasil, existem cerca de 1,2 milhão de pontos de geração distribuída de energia solar no ano de 2022.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), estão concentrados em diversos locais.

Ou seja, residências, estabelecimentos, consumidores rurais, indústrias e prédios públicos. As residências representam 78,4% das conexões. Já em estabelecimentos de comércio ou serviços, a porcentagem é de 11,8%.

Logo, os consumidores rurais representam 7,7%, indústrias 1,7% e prédios públicos 0,3%.

Dessa forma, é possível afirmar que a energia solar vem batendo recordes de geração no país. Uma fonte de energia limpa que cresce todos os anos.

Ou seja, embora tenha apresentado crescimento, ainda existem um amplo mercado para ser explorado.

Esse aumento vem principalmente por conta da crescente preocupação com os recursos naturais por conta das mudanças climáticas.

De acordo com a Absolar, o ano de 2022 foi o melhor ano para a energia solar no Brasil. No ano passado, o setor atraiu mais de R$ 21,8 bilhões em investimentos. 

Seja em grandes usinas, pequenos e médios sistemas em residências, pequenos negócios ou propriedades rurais.

Pelos números, já dá para perceber que uma franquia de energia solar vale a pena. Mas existem mais informações que você precisa saber sobre isso.

Afinal, franquia de energia solar vale a pena?

Para decidir se uma franquia de energia solar vale a pena, o empreendedor deve analisar alguns fatores importantes. Pode acreditar, são muitos. Porém, também existem certos cuidados que poupam erros no futuro. 

Você precisa, por exemplo, decidir se o segmento de energia solar combina com o seu perfil de empreendedor e as suas expectativas de negócio. Bem como, se encaixa no mercado local. 

O empreendedor também deve estar atento às exigências da franqueadora. Além de analisar os direitos e deveres de ambas as partes. 

Afinal, em um modelo de negócio de franquias o empreendedor deve seguir diversas regras e padrões do negócio.

Por outro lado, o trabalho de abrir uma franquia é mais fácil por esse modelo de negócio. Assim, o empreendedor pode contar com um formato já testado, pronto para ser aplicado e seguido. 

Nesse sentido, o investidor irá saber a previsão do valor que deverá investir, com o detalhamento do investimento inicial. Além de taxas, capital de giro, entre outros.

Desse modo, o candidato a franqueado poderá se planejar financeiramente antes de adquirir o seu negócio.

Há também os treinamentos e suportes oferecidos pela franqueadora. Para que o empreendedor conheça bem o modelo, o que deve fazer e a possibilidade de sempre tirar dúvidas.

Agora que você já sabe sobre o tema, vamos apresentar opções de investimentos. Dessa forma, você consegue analisar se esse tipo de negócio realmente é para o seu perfil.

Então, confira a seguir as melhores oportunidades de franquia no setor de  energia solar.

Melhores franquias de energia solar para você investir

Quer saber sobre franquia de energia solar e o preço? Então, chegou o momento! Vamos apresentar algumas opções com diferentes faixas de investimentos.

Portanto, analise com cuidado. Isso porque, cada franquia fotovoltaica funciona de uma forma. Logo, considere cada detalhe antes de decidir seu investimento.

[raio_x]

Como escolher uma franquia para abrir?

Existem diversos fatores para ajudar na escolha de abrir uma franquia. Um deles é a análise das finanças. Afinal, atualmente o mercado oferece diversas opções para aqueles interessados em abrir uma franquia. 

Por isso, o empreendedor deve ter cuidado para não fazer a escolha equivocada que irá gerar transtornos e prejuízos. 

Dessa forma, esse processo envolve muita pesquisa, análise e busca por informações sobre o mercado e a marca. 

Ou seja, é fundamental um estudo das finanças para saber exatamente quando o empreendedor pode investir no seu negócio.

Nos dias de hoje podem ser encontradas diversas opções de franquias com diferentes valores.

Há também a avaliação do mercado de atuação. Ou seja, escolher o segmento que deseja atuar e analisar a situação desse setor.

Afinal, uma franquia de aceitação em outro local pode não dar certo em qualquer cidade, por exemplo.

Isso envolve diversas questões como a aceitação do produto, o grau de demanda e o nível da concorrência local. 

Assim, o empreendedor pode pesquisar pelas melhores oportunidades de franquias. Com a escolha de um setor que mais combina com o seu perfil e faça uma boa análise das propostas apresentadas.

Desse modo, é possível selecionar as melhores marcas para o perfil e mercado local.

Para quem franquias de energia solar são indicadas?

Uma franquia de energia solar vale a pena para alguns perfis empreendedores. Logo, são indicadas, por exemplo, para quem tem afinidade com a área.

Alguns profissionais de áreas específicas podem ter mais proximidade com a energia solar. Como engenheiros, arquitetos, empreiteiros, podem se dar bem nesse negócio.

Porém, algumas franquias de energia solar não exigem formação em uma área específica. Afinal de contas, nesses casos, o franqueado faz a ponte entre a marca e os clientes,

Para saber de fato para quem essas franquias são indicadas, leia a Circular de Oferta de Franquia (COF) e confira as informações.

Passos para investir em uma franquia de energia fotovoltaica

Existem alguns passos para se investir em uma franquia de energia fotovoltaica.

Um dos primeiros fatores é analisar se o segmento de energia realmente é para você. Bem como, se encaixa no mercado local que o empreendedor vai atuar.

Esses fatores são de extrema importância para o sucesso do empreendimento. Dessa forma, é indispensável a pesquisa pelas melhores oportunidades das franquias de energia fotovoltaica. 

Assim, é possível selecionar as marcas que mais agradam e combinam com o perfil e mercado.

Com isso em mente, o empreendedor deve fazer uma análise dessas oportunidades e adquirir o máximo de informações possível.

Também é importante verificar as práticas administrativas da franqueadora, conversar diretamente com a marca e tirar dúvidas. Bem como conhecer seus produtos, serviços e o modelo de negócio praticado. 

Nesse aspecto, o empreendedor deve tentar conhecer o máximo da rede para se sentir mais seguro na hora de fechar o negócio.

Outro ponto importante é fazer a análise da proposta da franqueadora. Ou seja, realizar uma pesquisa racional e minuciosa dessa proposta antes da decisão final.

Desse modo, o empreendedor conhece melhor os detalhes do negócio e aumenta a chance de sucesso do seu investimento.

Unindo nossa lista e as dicas, você vai brilhar com as franquias de energia solar. Boa sorte!

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje