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Como abrir uma franquia de distribuidora de produtos de limpeza?

franquia de distribuidora de produtos de limpeza

Os modelos de franquia de distribuidora de produtos de limpeza têm crescido no mercado nacional. Saiba empreender nesse setor que tem tudo para dar certo.

Segundo a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), o mercado de limpeza movimenta R$ 18 bilhões por ano. Por isso, uma boa opção é adquirir este modelo de franquia. São mais de 760 mil trabalhadores no Brasil que utilizam materiais de limpeza no seu dia a dia.

Depois de constatar os números positivos deste modelo de negócio, confira nossas dicas para você abrir sua franquia de produtos de limpeza.

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Vale a pena abrir uma franquia de distribuidora de produtos de limpeza?

Investir em uma franquia é mais seguro do que começar um negócio do zero, pois os riscos são menores. Apenas 5% das franquias fecham as portas nos primeiros dois anos. Enquanto que nos negócios que iniciam do zero, esse número sobe para 23%.

Uma franquia é um modelo de negócio estudado para dar certo. Os franqueados são treinados e a franqueadora é a responsável por inovar a loja. Por isso esse modelo de negócio é tão promissor.

Além disso, de acordo com a Abralimp, o mercado de limpeza cresceu na pandemia. Então, o setor favorece os ganhos de quem deseja investir em uma distribuidora de produtos de limpeza.

Passos para abrir a franquia

Para abrir seu negócio, o empreendedor precisa entender se quer optar por uma empresa física ou home office. As marcas têm diferentes modelos, então é importante que você escolha uma que melhor se adapte ao seu estilo de vida.

Além disso, o empreendedor precisa da Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento é muito importante para os futuros empresários. A COF especifica todos os detalhes importantes sobre a marca, e deve ser lida com atenção.

Verifique qual franquia se adequa melhor ao seu investimento. Cada uma tem um valor. Você também pode apostar em uma microfranquia ou em uma Loja Premium.

Entre em contato com a franqueadora. Veja o que ela tem a oferecer. Faça orçamentos e converse com um especialista.

Mas esse é só um resumo do passo a passo para abrir seu negócio. Leia abaixo para entender com mais detalhes!

Entender seu perfil empreendedor

É importante saber se você tem aptidão para levar uma franquia de distribuidora de produtos de limpeza para frente. Como empreendedor, você vai lidar diretamente com fornecedores e outras franquias de limpeza.

Sendo assim, você terá que ter uma boa comunicação com seu público-alvo, para realizar as vendas diretas para o comerciante local e para o varejo.

É importante também ter liderança, inspirar confiança, ser uma pessoa motivadora, ser criativo e, claro, perseverar no negócio.

Portanto, se como empreendedor você possui todas essas características, está pronto para adquirir sua franquia.

Outro ponto importante é realmente querer trabalhar no ramo. Apenas assim você conseguirá manter o entusiasmo de gerenciar seu negócio. Trabalhar com algo que você não gosta pode ser um desastre para os resultados.

Limpando sofá franquia de distribuidora de produtos de limpeza
Franquia de distribuidora de produtos de limpeza pode ser um ótimo investimento.

Conhecer opções de franquia

Saber as opções de franquia que o empreendedor tem para investir é muito importante. Isso porque, apenas avaliando as marcas de perto ele pode tomar a melhor decisão. São vários os modelos de franquia de produtos de limpeza.

Para ajudar, separamos algumas opções para você logo abaixo.

Zaplus Car

A Zaplus Car foi fundada em 2018 com intuito de fornecer produtos de limpeza automotiva para a Acquazero, a maior franquia do ramo de limpeza ecológica do mundo.

A Zaplus Car pertence ao grupo Encontre Sua Franquia, uma das maiores holdings do Brasil. No ESF existem outras marcas de franquia, como a Acquazero citada antes, a Quisto e a Cream Berry. Ao todo, os negócios do grupo têm mais de 1.400 franqueados pelo mundo.

Além de vender para as empresas franqueadas, a Zaplus Car também vende direto para o consumidor final. Além disso, os produtos podem ser encontrados em sua loja virtual.

Segundo Henrique Mol, presidente da Zaplus Car, algo atraente no negócio é que o valor dos produtos é mais baixo para os franqueados. Por isso eles conseguem ter boa margem de lucro com as vendas. Isso acontece porque existe um acordo entre a fornecedora e a Zaplus, facilitando o estoque.

Para se tornar um franqueado da Zaplus, o empreendedor pode optar entre dois modelos de franquia. O modelo Standard conta com um espaço de aproximadamente 40 a 70 m². Essa é a franquia mais compacta e o franqueado poderá comercializar todos os produtos do catálogo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 200 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

Já o formato Prime é o premium da marca. Este modelo conta com um espaço médio entre 200 m² e 300 m². Além dos produtos, o franqueado tem uma área especial para ministrar cursos e workshops. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 395 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 200 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

Assista agora ao vídeo da Zaplus Car e conheça mais sobre a franquia.

RK Distribuidora

A RK distribuidora oferece dois modelos de franquia. O modelo Home Office e o modelo loja Standard. O franqueado RK pode vender para outras empresas e para o varejo.

Hoje, a marca oferece produtos para limpeza automotiva, limpeza de casas e escritórios, limpeza de estofados e desinfetantes em geral.

Ao mesmo tempo, a RK distribuidora oferece ao franqueado exclusividade territorial. Cada unidade é a única franquia RK num raio de 40 km².

Além disso, a franqueadora oferece treinamento, aperfeiçoamento para seus franqueados e acompanhamento na gestão comercial.

Ecoville Brasil

Fundada em 2007 em Joinville, Santa Catarina, a Ecoville Brasil é hoje uma das maiores redes de franquia de distribuidora de produtos de limpeza do Brasil.

São três modelos para o franqueado empreender na Ecoville Brasil. O modelo Express é direcionado a venda externa. Nele, o franqueado vende para hotéis, empresas, comércios, restaurantes, entre outros.

No modelo móvel, o franqueado sai com todo seu estoque dentro de um veículo. Esse modelo é voltado para a venda externa e varejo.

Por último, temos o modelo loja, com toda estrutura de uma loja premium.

Avaliar seu mercado local

Na hora de abrir uma franquia, é importante saber: para quem o franqueado irá vender seus produtos? Essa é uma importante questão. O mercado é bastante amplo para produtos de limpeza. Então, praticamente todo estabelecimento comercial pode ser um futuro cliente.

Portanto, o empreendedor poderá fornecer materiais de limpeza para carros, bares, restaurantes, entre outros. Dessa forma, tudo depende do mercado que ele deseja atingir.

Entrar em contato com a marca desejada

Um dos primeiros passos para começar seu empreendimento é entrar em contato com a franqueadora. Sabendo do seu interesse, ela vai enviar a Circular de Oferta de Franquia (COF), documento que tem todos os dados relevantes sobre a marca desejada.

Dessa forma, o empreendedor poderá analisar os riscos e se decidir pela franquia que melhor se encaixa ao seu perfil.

Negociar a marca

O próximo passo será negociar com a franqueadora. Isso vai depender do potencial de investimento do franqueado e do modelo de negócio escolhido.

Assim, dependendo do seu potencial de investimento, você poderá adquirir vários tipos de franquias. Desde uma microfranquia a uma loja Premium em um grande centro comercial.

Portanto, é importante manter contato com a empresa franqueadora para saber os detalhes dessa negociação.

Adquirir a franquia

Depois de negociar com a franqueadora, você poderá fechar negócio com a marca. Após quitar a taxa de franquia, você já será um franqueado e poderá dar início ao seu processo de implantação.

Fazer a implantação do negócio

A implantação do negócio começa com a definição do ponto estratégico onde será inaugurada a sua franquia. Para isso, a franqueadora terá que aprovar essa decisão.

Em seguida, ela ficará responsável por treinar e qualificar o fraqueado e seus funcionários. O empresário não precisará ter nenhum conhecimento prévio na área para obter uma franquia.

E então, ainda ficou alguma dúvida? Confira nosso artigo sobre: Qual franquia a perfeita para seu perfil e descubra em que marca investir.

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