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Franquia de delivery: conheça esse modelo de negócio inovador

Entregador sobre a moto andando para fazer a entrega com encomenda nas costas. Imagem ilustrativa texto franquia de delivery

Como uma boa oportunidade no mercado, abrir uma franquia de delivery pode ser o primeiro passo para quem busca mudar de vida. Independentemente do segmento que deseja atuar, há sempre uma oportunidade de negócio!

Diante do cenário de crise sanitária, muitas pessoas começaram a fazer pedidos via aplicativos de delivery em supermercados, restaurantes, e outros estabelecimentos, a fim de evitar riscos. Dessa forma, o que já vinha crescendo de fato estourou, e o mercado passou a enxergar essa oportunidade como um caminho inevitável.

Logo, graças a esse movimento, muitos estabelecimentos conseguiram se manter estáveis. Sendo assim, preparamos o texto a seguir para mostrar brevemente os dados do setor, como escolher a sua franquia de delivery e mais algumas dicas de negócio. Acompanhe a leitura!

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Delivery: um modelo de negócio cada vez mais em alta

O delivery já é uma tendência há algum tempo. Porém, devido à crise sanitária em todo o mundo, esse modelo de negócio ganhou bastante força. Como resultado, uma base sólida de empreendimentos pôde se constituir, trazendo esperança para os novos empresários e alívio para os mais experientes.

Para se ter uma ideia, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), até o primeiro semestre de 2020, a venda por aplicativos de entrega cresceu 2,1%. Graças a essa solução, muitos empreendimentos conseguiram se manter abertos.

Um levantamento realizado e divulgado pela RankMyApp aponta que, apenas no primeiro trimestre de 2020, os aplicativos de delivery foram responsáveis por mais de 60% dos downloads no Brasil. Nesse período, foram movimentados mais de R$ 11 bilhões.

Por fim, a Delivery Much divulgou seu estudo apontando um crescimento de 155% no número de novos usuários, sem contar nos 975% a mais de pedidos realizados em comparação com o primeiro semestre de 2019.

Entre os principais negócios ligados a esse movimento estão restaurantes, com o número mais expressivo, seguido pelos supermercados, farmácias e pet shops.

Por que o delivery é uma boa opção de negócio?

O delivery se mostrou uma solução bastante cômoda e eficaz para atender os clientes. Além disso, devido ao prolongamento das questões sanitárias envolvendo o Coronaírus, a tendência é que as pessoas continuem utilizando esse tipo de serviço, como demonstra uma pesquisa do Food Consulting.

Após entrevistar mil voluntários, 68% disseram que pretendem continuar pedindo comida em casa. Os grandes responsáveis por esse novo movimento são os aplicativos de entrega que estão dominando o setor, abrindo novos caminhos para diferentes empreendimentos.

Afinal, montar uma estrutura do zero para realizar as entregas demanda dinheiro e uma estrutura maior, considerando que serão necessários novos equipamentos e novos profissionais. Com os Apps, todo esse processo já está estruturado, ou seja, o processo se torna mais simples para o empresário.

Saiba como escolher a melhor franquia de delivery para investir

Vemos um homem carregando duas embalagens para serem entregues (imagem ilustrativa). Texto: franquia de delivery.
O delivery está presente em diversas áreas, mas para que tudo corra bem, é necessário alguns cuidados.

É necessário seguir uma série de dicas para escolher a melhor franquia de delivery do mercado. Por mais seguro que esse empreendimento seja, ele precisa passar confiança ao empreendedor e estar alinhado com suas expectativas a longo prazo.

Nem todas marcas do mercado vão estar de acordo com esses pontos. Nesse sentido, listamos algumas orientações para que você consiga encontrar a melhor franqueadora para o seu perfil profissional.

Escolha um nicho para abrir seu negócio

O primeiro passo para encontrar uma franquia de delivery realmente boa é apostar no que você gosta de fazer. O maior erro dos empresários, principalmente de quem está começando, é olhar apenas para as questões financeiras do negócio e ignorar todo o resto.

Ter um negócio significa abrir mão de muita coisa. Serão mais de oito horas dedicadas ao trabalho. Agora, imagine investir tempo (e dinheiro) em algo que você não gosta? Certamente ocorrerão desgastes e alguns problemas poderão surgir e prejudicar o desenvolvimento da unidade.

Portanto, opte por uma área que você realmente sinta interessa. Aposte em algo que sempre sonhou em trabalhar ou sinta, pelo menos, algum grau de identificação. Somente assim você estará apto a superar todos os desafios ligados ao empreendimento.

Pesquise sobre as marcas de franquia

Após definir qual caminho seguir, chegou o momento de fazer uma busca sobre as franqueadoras que mais chamaram a sua atenção. Se o investimento for um pouco maior que o planejado, você tem opções de financiamentos exclusivos para futuros franqueados.

Para começar a fazer a sua pesquisa, acesse as redes sociais da empresa e veja o que é dito sobre a marca. Uma dica é recorrer ao site “Reclame Aqui”. Ele é uma ótima fonte para descobrir como a franqueadora trata seus clientes e franqueados. Após essa primeira seleção, visite o site da marca.

Veja se ela possui um visual atrativo e que transmita confiança. Vasculhe todas as páginas e conheça realmente a empresa. Mesmo sendo algo simples, esse processo é fundamental para um processo de identificação. E lembre-se: não considere unicamente o fator financeiro.

Avalie o trabalho da franqueadora

Outra dica importante para quem quer investir em uma franquia de delivery é conhecer o serviço. Ou seja, caso você queira abrir uma unidade para ajudar um aplicativo a crescer na região, baixe-o, navegue por ele e faça pedidos. Analise também o suporte oferecido aos clientes.

Se sua ideia é abrir um estabelecimento para fazer entregas, peça os produtos. Observe a agilidade e como os consumidores são tratados. Não deixe de verificar os preços. Para os restaurantes, avalie como os pratos são entregues e sua qualidade.

O senso comum nos mostra o quão difícil é vender cuja confiança é pequena. Além disso, tendo a experiência de cliente, você saberá os principais pontos fracos do negócio. Isso ajuda na tomada de decisão.

Converse com outros franqueados

Após todas as etapas, caso sinta confiança, entre em contato para demonstrar o seu interesse em abrir uma franquia. Depois dessa primeira etapa, você receberá a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento é responsável por apresentar diversas informações importantes sobre o negócio.

A COF é tão importante que, de acordo com a Lei de Franquias, ela deve ser entregue 10 dias antes da assinatura do contrato. Assim, você tem tempo de sobra para analisar e estudar tudo que ela apresenta, como o histórico da marca, valores, taxas, treinamentos oferecidos etc.

Além disso, ela reúne as informações de todos os atuais e ex-franqueados dos últimos 24 meses. Dessa forma, você pode entrar em contato para conversar com eles e descobrir todas as vantagens e desvantagens da rede.

Todos esses cuidados vão aumentar sua confiabilidade sobre o empreendimento que está prestes a abrir. É muito importante que todas as suas dúvidas estejam sanadas antes de firmar um contrato.

3 franquias de delivery para você investir e lucrar

Conhecendo as vantagens e o caminho para escolher uma boa franquia de delivery, separamos algumas possibilidades para você investir.

1. Fórmula Pizzaria

Vemos um restaurante da Fórmula Pizzaria com mesas, cadeiras e jogos americanos sobre a mesa (imagem ilustrativa). Texto: franquias de delivery.
Apesar do foco em delivery, a Fórmula Pizzaria também conta com opções de restaurante.

A Fórmula Pizzaria é uma marca que nasceu em Belo Horizonte, capital mineira, com o intuito de oferecer um serviço diferenciado, mesmo diante de tantos concorrentes. Dessa forma, foi pensado um formato de trabalho com exclusividade para delivery. Assim, não demorou para o sucesso aparecer.

Apesar de ter o foco nas entregas, a marca também conseguiu destacar pela variedade de sabores que oferece. São mais de 40 possibilidades para seus consumidores, entre pizzas doces e salgadas, com opções veganas, ou seja, é possível atender um público bastante vasto.

Além disso, a Fórmula Pizzaria se destaca pela a agilidade no atendimento e a qualidade de seus produtos. Devido a sua massa fina, estima-se que em três minutos seja possível deixar a pizza pronta para entrega. Não à toa, a franqueadora conta com quase 10 unidades espalhadas pelo Brasil.

Importante destacar que a franqueadora oferece outros produtos em seu cardápio, como os tradicionais calzones e sobremesas, se tornando uma ótima oportunidade de investimento. Quem se interessar em abrir uma unidade poderá escolher entre três modelos de negócio.

Os mais simples são dedicados exclusivamente ao delivery, variando apenas na capacidade de produção. O formato com investimento maior é voltado para quem deseja ter um restaurante, com mesas, cadeiras e acessórios para consumo no local, mas que também conta com opção de entrega.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 99 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

Para que você conheça um pouco mais sobre a Fórmula Pizzaria, separamos o vídeo a seguir com uma breve explicação sobre seu modelo de negócio. Confira!

2. Rapidão App

A Rapidão App é uma franquia de aplicativo de entrega que oferece aos empresários de uma região a oportunidade de alavancar suas vendas. Dessa forma, cabe ao fraqueado conseguir criar um bom catálogo para os clientes, indo até os estabelecimentos para demonstrar as vantagens de ter um perfil no sistema.

Devido ao seu modelo de negócio, o franqueado tem acesso a uma equipe especializada em marketing, exclusividade territorial e treinamentos completos. Diante de tantas facilidades, hoje são quase 30 unidades espalhadas pelo Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 19,6 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses 

3. Box Mineiro

Levando o que há de melhor de uma das culinárias mais ricas do país, a Box Mineiro é um estabelecimento que oferece apenas delivery. Assim, o franqueado precisa de uma estrutura física simples para montar sua loja. Apesar do foco em entregas, o empresário pode ter um pequeno espaço para receber seus clientes.

Utilizando as tradicionais embalagens box para consumo e transporte dos alimentos, a franqueadora está no mercado desde 2015, e conta com mais de 50 unidades espalhadas pelo país. O sucesso é tamanho que a marca iniciou suas operações no exterior.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses 

São diversas vantagens ao apostar em um empreendimento de entrega. Não apenas pelo mercado, que tem crescido nos últimos anos, mas também pelos perspectivas de futuro que, certamente, terão no delivery ótimas oportunidades de negócio.

Para fazer parte de um desses empreendimentos, é necessário encontrar a marca perfeita, uma que case com seus objetivos de vida. Também é preciso não considerar apenas a parte financeira, mas analisar outros fatores importantes como a reputação da marca e os suportes oferecidos por ela.

Gostou do nosso conteúdo sobre franquia de delivery e as opções que apresentamos? Confira o artigo sobre “Empreendedores de sucesso em franquias: veja histórias”.

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