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Franquia de cosmético e beleza para você investir e lucrar no ramo

Mulher aplicando perfume na mão esquerda. Imagem ilustrativa texto franquia de cosmético e beleza

Abrir uma franquia de cosmético e beleza pode ser a grande chance que você estava procurando. Principalmente por se tratar de uma área com diversos nichos, podendo atender desde perfumaria até depilação e procedimentos estéticos.

Muitas empresas, quando buscam se expandir, acabam encontrando nas franquias a possibilidade de conseguir o acesso a novas regiões de maneira mais fácil, prática e econômica. Além disso, temos a ajuda que ela oferece para os empresários que estão em busca de algo para chamar de seu.

Um dos segmentos que mais tira proveito desse modelo de negócio é o de “Saúde, Beleza e Bem-Estar”. Muito pela variedade de empreendimentos que ele abrange, bem como pela busca, cada vez maior, por procedimentos, cuidados e produtos que possam aumentar a autoestima e a confiança dos clientes.

Todavia, mesmo que pareça exagero, existem pesquisas que demonstram a seriedade com que o brasileiro leva essas questões. Nesse sentido, para que você conheça um pouco mais sobre o setor, além algumas empresas, preparamos o texto a seguir. Acompanhe a leitura.

Vale a pena investir em uma franquia de cosméticos e beleza?

O brasileiro se preocupa bastante com a aparência e não é muito difícil encontrar números que comprovem a questão. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa feita pela Picodi, por ano, são gastos mais de R$ 1,5 mil em maquiagens e cosméticos. O gasto é maior que em países como Argentina, México, Suécia e Suíça.

Além disso, um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que gastamos mais com beleza do que com comida. Vale destacar que esse é um movimento que inclui os públicos masculino e feminino.

Não à toa, o segmento vem crescendo muito ao longo dos anos. Uma média de 10,4%, como mostra estudo da Associação Brasileira de Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

O impacto desses números no segundo trimestre de 2020, considerado o mais crítico da atual crise, mostra o segmento de “Saúde, Beleza e Bem-Estar” com a menor baixa entre os setores. Seu faturamento apresentou queda 3% menor que em 2019. Ao olharmos para o terceiro trimestre, as coisas se tornam ainda mais animadoras.

Segundo relatório apresentado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), nos meses de julho, agosto e setembro, o segmento atingiu faturamento quase 10% maior que o do ano anterior. Vale destacar que 2019 foi considerado um dos melhores períodos da história para as franquias.

9 melhores opções de franquia de cosmético e beleza para abrir

Sabendo das vantagens de apostar em uma franquia de cosmético e beleza, chegou o momento de conhecer algumas marcas de sucesso. Mas antes de mais nada, precisamos revelar um segredo para você que busca se tornar um franqueado, independentemente do segmento.

A escolha da franqueadora é o passo mais importante da jornada. Uma decisão errada e todo o desenvolvimento no negócio poderá ter sido em vão. Portanto, procure sempre por marcas que estejam de acordo com o seus objetivos de vida e que possuam similaridade com seus valores pessoais.

Dessa forma, basta fazer uma pesquisa simples nas redes sociais, consumir os produtos e/ou serviços oferecidos, além de ficar atento à Circular de Oferta de Franquia (COF). São questões simples, mas que farão toda a diferença.

Caso ache necessário, converse com outros franqueados para identificar pontos positivos e negativos do empreendimento. Sendo assim, fica fácil identificar qual franqueadora se adere melhor ao seu perfil. Logo, vamos às sugestões.

1. O Boticário

Considerada a maior franquia de cosmético e beleza do Brasil, O Boticário está no mercado desde 1977 e conta com quase quatro mil unidades, sendo mais de 170 delas em outros países. Ao longo dos seus 35 anos como franqueadora, a marca cresceu e se tornou uma referência no setor.

Natural da cidade de Curitiba, capital paranaense, a empresa tem buscado empresários que queiram ter suas vidas transformadas. São diversas linhas e produtos comercializados, ou seja, um catálogo variado e sempre atualizado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

Para que você possa conhecer detalhes sobre O Boticário, separamos o vídeo a seguir. Confira!

2. Suav

A Suav é uma empresa que chegou ao mercado para oferecer algo diferenciado e com capacidade para atender qualquer tipo de cliente. O grande foco da marca foi replicar um modelo de negócio que é sucesso nos Estados Unidos e Europa em terras brasileiras: o atendimento sem hora marcada ou express.

Ou seja, para ser atendido, o cliente precisa apenas entrar na unidade e solicitar um dos serviços oferecidos pela franqueadora e pronto! Essa agilidade só é possível graças ao treinamento da Suav que transforma seus funcionários em verdadeiros especialistas na área.

Dessa forma, com esse modelo de sucesso, a marca conseguiu se expandir pelo Brasil e, atualmente, tem uma rede com mais de 30 unidades. O futuro franqueado da Suav poderá optar por dois modelos de negócio. A principal diferença entre eles está na quantidade de serviços oferecidos.

Enquanto o formato mais básico conta com esmalteria, depilação e design de sobrancelha, o mais robusto possui espaço para escovaria como diferencial. O investimento sobe devido à necessidade de um espaço maior para prestação do serviço.

Vale destacar que o empresário não precisa ter experiência na área para desenvolver sua unidade. A própria franqueadora conta com treinamentos e cursos gratuitos que auxiliarão no negócio. Além disso, o software oferecido pela franqueadora facilita as questões administrativas para o franqueado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 168 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 16 e 36 meses

3. Água de Cheiro

No mercado desde a década de 1970, a Água de Cheiro é uma das principais empresas quando falamos de perfumaria no Brasil. Natural de Belo Horizonte, capital mineira, a marca é considerada pioneira no franchising do segmento e foi, desde sempre, reconhecida pela qualidade de seus produtos.

Mesmo passando por uma reformulação recente, a Água de Cheiro se manteve entre as principais e segue crescendo no mercado. Dessa forma, se você busca por uma franquia de cosméticos e beleza, certamente estará apostando em um grande empreendimento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 81 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

4. Alergoshop

Vemos uma série de frascos de fragrâncias variadas em tons de dourado. Em  close, a mão de uma mulher levanta uma das tampas (imagem ilustrativa). Texto: franquia de cosmético e beleza.
A Alergoshop é uma empresa que desenvolve diversos produtos para quem possui problemas alérgicos.

A partir da necessidade de atuar em um mercado que oferecesse produtos para pessoas com problemas alérgicos foi que a Alergoshop surgiu, ainda nos anos 1990. Nesse sentido, o objetivo da marca sempre foi desenvolver e oferecer produtos de alta qualidade.

Além dos cosméticos, a empresa oferece saneantes, produtos anti-ácaros, semi joias, repelentes etc. Em seu catálogo constam mais de 280 produtos. Sendo assim, a Alergoshop tem conseguido se expandir pelo Brasil e, atualmente, conta com quase 10 unidades pelo país.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 188 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

5. Mais Laser

Uma franquia de beleza, a Mais Laser é uma empresa voltada para soluções de depilação. A marca tem como objetivo, desde a sua fundação, oferecer o que há de mais moderno quando se busca por serviços de remoção de pelos. Além disso, a empresa entrega um atendimento personalizado a seus clientes.

Graças as suas tecnologias, a Mais Laser consegue trabalhar com os mais diversos tipos de pele. Ao todo, é possível realizar procedimentos em 20 áreas do corpo. Com poucos anos de existência, a empresa está presente em diversos estados brasileiros, com quase 50 unidades.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 455 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: entre 14 e 19 meses

6. Pink Lash

Para quem busca um negócio mais voltado para cuidados pessoais, a Pink Lash é uma boa opção. Focada em procedimentos de extensão de cílios, a empresa é considerada a maior do seu segmento. Suas mais de 80 unidades se desenvolveram graças ao modelo de negócio prático e seguro das franquias.

Portanto, para quem quiser se tornar um franqueado da Pink Lash, será necessário ter pelo menos o segundo grau completo, facilidade de comunicação, entre outras características, como organização, disciplina e perseverança.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 35 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 10 e 24 meses

7. Royal Face

A rede de clínicas de estética Royal Face, fundada na cidade de Curitiba, capital do Paraná, tem como objetivo levar o que há de melhor para seus clientes por meio de procedimentos de alta qualidade. Como resultado, a tendência é ter sempre clientes satisfeitos e fiéis.

Com um viés mais popular, a marca consegue entregar serviços a baixo custo e ainda oferecer um bom retorno financeiro aos seus franqueados. Importante destacar, para investir na marca não é preciso ser um profissional da área, basta querer ingressar no setor.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 122,9 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 18 e 23 meses

8. Empório Essenza

Vemos um homem de terno azul retirando do bolso de seu paletó um frasco, também azul, de perfume.
Para quem busca produtos sofisticados e de alta qualidade, a Empório Essenza é uma das soluções.

A franquia de cosmético e beleza Empório Essenza é uma marca que surgiu na serra gaúcha, entre os vinhedos da região. Tendo essa inspiração, a empresa conseguiu desenvolver suas fórmulas únicas, baseadas na cadeia produtiva da uva. Por fim, não demorou muito para o sucesso chegar.

Atuando no franchising desde 2011, a Empório Essenza possui mais de 30 unidades espalhadas pelo Brasil. Além dessa inovação, que consegue entregar produtos cheirosos e agradáveis ao toque, a marca busca por formas de motivar, alegrar e aumentar a autoestima das pessoas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 99 mil
  • Faturamento médio mensal:  aproximadamente R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses

9. Pharmapele

Por último, um empreendimento que pode trazer bons resultados aos franqueados e a possibilidade de atuar com farmácia de manipulação. Entre as marcas que oferecem esse tipo de franquia, apresentamos a Pharmapele. Criada em 1987, a empresa tem feito uma trajetória de sucesso e com grandes resultados.

Não à toa, ela tem conseguido atrair cada vez mais franqueados. Atualmente, são cerca de 68 unidades espalhadas pelo Brasil. Voltada para as questões dermatológicas, a empresa possui seus próprios produtos, aumentando as chances de ganho do franqueado no final do mês.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 390 mil
  • Faturamento médio mensal:  aproximadamente R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

Ao longo do texto você pôde observar as vantagens de entrar no mercado de Saúde, Beleza e Bem-Estar. Em síntese, são números que realmente chamam a atenção e que mostram um segmento que consegue enfrentar a crise e manter-se de pé com resultados realmente expressivos. Muito graças a paixão do brasileiro pelos cuidados pessoais.

Gostou do nosso conteúdo sobre franquia de cosmético e beleza? Confira o nosso artigo explicando sobre “O que é uma rede de franquias? Vale a pena fazer parte?”.

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