O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Manual da franquia de construção civil: tudo que você precisa saber antes de abrir seu negócio

Manual da franquia de construção civil: tudo que você precisa saber antes de abrir seu negócio

Sumário

Pensa em investir em uma franquia de construção civil? Então, não deixe de ler este texto em que você vai aprender tudo sobre esse tipo de negócio.

Até porque, as franquias deste segmento apresentaram crescimento pela segunda vez no PIB. No segundo trimestre de 2022, a alta das franquias para construção civil foi de 17,4%.

Do mesmo modo, este setor é amplo e inclui várias possibilidades de atuação. Há, por exemplo, franquia de loja de ferramentas, de material para construção e muito mais.

Como funciona uma franquia de material de construção?

Uma franquia material de construção civil está em um ramo considerado altamente importante. Assim, é uma boa oportunidade para quem quer se inserir no mercado de empreendimento.

Atualmente, existem diversas opções de franquias de material de construção e cada uma pode ter o seu próprio jeito de operar o negócio. Um tipo comum é o de franquia de material de construção.

Mas há ainda outros negócios, como franquias de equipamentos para construção civil. Tem outras possibilidade de atuação que incluem softwares de mapeamento de obras, segurança do trabalho e muito mais.

Porém, existem alguns fatores em comum das próprias franquias.

Assim, o empreendedor irá abrir o seu próprio negócio com o nome da empresa já reconhecida pelo mercado e pelos consumidores. Deve também seguir as regras já estabelecidas pela franqueadora. 

Nesse sentido, o franqueado irá receber acompanhamento para escolher o ponto de vendas e adaptar de forma padronizada a arquitetura do seu negócio.

Os franqueados também podem contar com fornecedores já pré-selecionados pela franquia.

Ou seja, conta com fornecedores confiáveis e com preços especiais para os empreendedores da marca. A própria empresa também pode ter uma fábrica e alimentar essas demandas com produtos próprios.

Desse modo, o franqueado tem o papel de administrar e operar o seu negócio com os padrões estabelecidos pela empresa.

Qual a melhor franquia de construção civil?

Há algumas questões para escolher qual a melhor franquia de construção civil para você. O primeiro fator é o perfil empreendedor.

Ou seja, o investidor precisa conhecer a si mesmo, suas habilidades, pontos fracos, intenções e objetivos.

Essa parte ajuda a orientar a escolha pela franquia ideal. Afinal, cada perfil combina com determinado segmento de mercado ou marca específica. 

Pois, ao conhecer suas qualidades e habilidades no trabalho o empreendedor pode impactar de forma positiva o desenvolvimento do seu trabalho.

Outro fator altamente importante para a escolha da melhor franquia de construção civil é a análise da reputação da marca.

Logo, buscar uma marca que já esteja consolidada no mercado para aumentar as chances de sucesso do seu empreendimento.

Assim, o empreendedor pode conferir a reputação da marca com uma pesquisa simples na internet.

Existem, por exemplo, sites de reclamações ou em redes sociais e analisar o que os consumidores falam sobre a marca, seus produtos e serviços.

Nesse sentido, o empreendedor pode entrar em contato com franqueados e ex-franqueados e perguntar sua opinião sobre o negócio. Essas pessoas podem oferecer uma visão de como funciona o suporte.

Os franqueados e ex-franqueados também podem falar sobre a sua experiência nas operações do negócio, entre outras questões importantes.

Em seguida, vamos apresentar opções de franquia de construção civil. Você não vai se arrepender!

Opções de franquia de casa e construção para você abrir

Agora, você vai conhecer as franquias que mais crescem no Brasil. Afinal, estão no segmento de construção civil.

Há, por exemplo, franquia de locação de equipamentos para construção civil e muitos outros nichos. Confira!

[raio_x]

Números do ramo de construção no Brasil

Os números do ramo de construção civil no Brasil se mostram positivos. Após uma queda em 2020 de 6,3%, segundo o IBGE, o Produto Interno Bruto da construção aumentou 9,7% no ano passado.

Outro estudo foi feito sobre o Desempenho Econômico da Indústria de Construção do segundo trimestre de 2022.

Assim, pelo segundo ano consecutivo o mercado de construção civil vai crescer acima da economia nacional.

Entre os períodos de março de 2020 até maio de 2022, o setor gerou mais de 430 mil novas vagas com carteira assinada no período pós-pandemia. 

Vale a pena abrir uma franquia de construção civil?

Existem algumas questões para apontar se vale a pena ou não abrir uma franquia de construção civil. O primeiro passo é a análise do perfil de empreendedor e afinidade com esse segmento de mercado. 

Há também as vantagens que vem com o modelo de negócio de franquias. Considere, por exemplo, o acompanhamento que o franqueado recebe em todos os processos. 

Ou seja, a franqueadora estará presente desde a assinatura do contrato até às operações do dia-a-dia.

Há também os treinamentos iniciais e recorrentes, tanto para os franqueados quanto para os seus funcionários. Bem como, apoio em questões de marketing, financeira, administrativa etc.

O modelo de negócio também já é estruturado e pronto para ser seguido. Assim, o franqueado evita diversas complicações para iniciar um negócio do zero.

Ou seja, recebe ajuda especializada em todas as questões importantes do negócio.

Outra vantagem é já saber previamente o quanto irá gastar. Como o investimento inicial, taxa de franquia, fundo de propaganda, entre outros valores necessários para abrir uma unidade.

Esses fatores fazem das franquias um investimento mais seguro e rentável. Afinal, já foi testada e aprovada pelo mercado. Assim, sabe exatamente o que funciona e o que não funciona. 

Para quem uma franquia de construção é indicada?

Uma franquia de construção civil é indicada para pessoas que se identificam com o ramo e para profissionais da área.

Desse modo, é possível escolher uma franquia que vai de acordo com a sua experiência e habilidades.

Portanto, mesmo sem experiência no ramo é possível se inserir nesse mercado por meio de uma franquia.

Há, por exemplo, a venda de produtos de construção civil. A franquia irá oferecer todo o treinamento e informações necessárias para os franqueados.

Bem como, também disponibiliza ajuda para escolher bem os funcionários e pessoas com experiência na área.

Além de estar sempre disponível para tirar dúvidas e oferecer dicas sobre o mercado e o empreendimento.

Outro perfil é o de pessoas que já têm experiência na área, ou seja, profissionais da construção civil. Entre eles: engenheiros e arquitetos que sonham em ter o seu próprio negócio na área.

Dessa forma, o empreendedor pode escolher uma franquia que exige mais experiência e conhecimento da área. 

Considerando as melhores franquias para investir apresentadas aqui e nossas dicas, você está pronto para investir! Agora, se prepare para começar sua rotina de empreendedor.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje