O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Franquia de comida saudável: opções lucrativas para você abrir

Franquia de comida saudável: opções lucrativas para você abrir

Sumário

O setor de alimentação é bastante atrativo para empreender, uma das maneiras de atuar nele é com uma franquia de comida saudável. Aqui, explicamos como investir neste nicho com opções de negócios.

No primeiro semestre de 2022, o mercado de franquias teve faturamento de mais de R$ 91 bilhões. Um dos setores que mais cresceu foi o de Alimentação, com um aumento de 16% em relação ao ano anterior.

O segmento de Alimentação é muito amplo, com nichos variados para clientes e também empreendedores. Um deles é o de comida saudável, que cada vez ganha mais adeptos. Por isso, é bem vantajoso para investir.

Clique, conheça e compare FRANQUIAS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Acesse!

Vantagens de abrir uma franquia saudável

Uma das grandes vantagens de abrir uma franquia de comida saudável é o aumento da procura por este tipo de comida. Seja por preocupação com a saúde ou estética, as pessoas estão mais atentas para comer melhor.

Nesse sentido, é um nicho muito variado. Por exemplo, existe a procura por comidas de baixas calorias, para quem busca emagrecer. Há também clientes que desejam alimentos cultivados de forma mais natural.

Do mesmo modo, o movimento fitness, de frequentadores de academias, também fornece um público bem amplo. Suas refeições costumam ser ricas em proteínas e outros nutrientes que ajudam na atividade física.

Assim, uma franquia de comida fitness ou uma franquia de comidas naturais encontra um grande público em potencial. Inclusive, até em questão de valores é possível escolher a melhor opção. Ou seja, comidas mais baratas ou de mais alto preço.

Mas além da variedade, uma outra vantagem de investir em uma franquia de alimentação saudável é ter receitas prontas. Conseguir um prato balanceado e com as qualidades que este público demanda requer tempo.

Dessa forma, como o empreendedor já recebe as receitas prontas, facilita a implementação do negócio.

Por fim, também evita ter perda de dinheiro fazendo experimentos e buscando uma alimentação mais adequada para o público.

Cuidados para trabalhar com alimentação

Um dos cuidados para trabalhar com alimentação é investir em uma franquia que tenha bons produtos. Este público com o qual vai trabalhar é bastante rigoroso. Por isso, exige bastante atenção do empreendedor.

Além disso, é fundamental investir em uma franquia de alimentação saudável que dê suporte aos franqueados.

Por ser um setor de clientes exigentes, a empresa deve auxiliar na questão de logística, produtos e marketing.

Do mesmo modo, é essencial analisar o seu mercado local, ver quem são os concorrentes e como você pode se destacar. Deve-se entender que tipo de comida saudável tem maior potencial para aquela região.

Uma desvantagem de se investir em uma franquia de comida saudável é que você fica atrelado aos produtos e receitas da rede. Não é possível que você faça mudanças no cardápio e nos sabores.

O franqueado deve seguir o padrão da marca. Então, caso tenha aquela receita caseira bem saudável, passada pela sua avó, e que todo mundo gosta, não poderá vendê-la.

Enfim, essa padronização tem o seu aspecto bom, mas também tira a liberdade. Portanto, o empreendedor precisa entender bem o que deseja antes de decidir atuar no franchising.

Ao escolher esse universo de franquias, é importante conhecer as melhores opções, e aqui trouxemos algumas delas. Depois, veja como escolher entre as alternativas.

Melhores opções de franquia de comida saudável para abrir

No setor de alimentação saudável você pode atuar com uma franquia fitness de alimentação, bem como uma franquia de comida congelada. São diversas possibilidades, com estruturas e valores variados.

Aqui, separamos algumas das oportunidades de franquias para você conhecer um pouco mais. Confira!

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!
[raio_x]

Qual a melhor franquia no ramo de alimentação?

Para escolher a melhor franquia, o empreendedor deve fazer uma autoanálise. Se conhecer, entender os seus gostos, aquilo com que deseja trabalhar. Ou seja, deve analisar o seu próprio perfil.

Nesse sentido, se tem um gosto por cozinhar, deve buscar um tipo de franquias de restaurantes baratos, por exemplo. Porém, se até gosta de estar na cozinha, mas não tem tanta habilidade, deve buscar outro formato.

Assim, pode ser interessante ter uma rede de comida congelada, venda de açaí, entre outros itens de alimentação saudável.

Para quem tem uma maior facilidade de lidar com clientes, uma franquia que tenha um espaço para receber os consumidores. Por outro lado, se tem mais dificuldade de comunicação, um negócio com vendas à distância.

Um ponto que você deve avaliar antes de tudo é o que você gosta de fazer. Atuar em um negócio que combine com os seus gostos irá tornar esta jornada mais leve. Além disso, dá mais disposição para toda a dedicação necessária.

Como abrir uma franquia de alimentação saudável?

Como dito, abrir uma franquia de comida saudável é um processo que exige cuidado. Porém, como tem um suporte da franqueadora, este trabalho acaba se tornando um pouco mais simples.

Assim, com a escolha da franquia, você deve entrar em contato com a franqueadora e demonstrar interesse. Em seguida, a rede saberá mais sobre você e verá se o seu perfil combina com aquilo que busca em um franqueado.

Do mesmo modo, neste primeiro contato as partes se alinham em relação à região de atuação da nova unidade. Com a escolha do local, o franqueado começa a buscar o ponto comercial, caso seja este o formato da franquia.

Após as últimas tratativas entre as partes tem a assinatura do contrato. O empreendedor paga a taxa de franquia e se torna franqueado.

Com o auxílio da franqueadora, por meio de treinamentos e suportes para a montagem da loja, em pouco tempo o negócio está pronto para começar.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Nos últimos passos, franqueadora e franqueado realizam ações de marketing mais constantes, preparando-se para a inauguração.

Com a abertura da loja, é comum que a franqueadora acompanhe um pouco mais de perto estes primeiros passos.

Por fim, o franqueado terá uma segurança maior para depois disso seguir seu caminho de forma independente.

Perfil ideal do franqueado de comida saudável

Para investir em uma franquia de comida saudável, o empreendedor deve minimamente se identificar com o setor. Assim, trata-se de um ponto chave para que possa atuar com vontade.

Além disso, deve ser uma pessoa organizada e atenta aos detalhes. Como falado, o público desse tipo de produto é bastante criterioso e exigente.

O empreendedor deve saber lidar com pessoas caso tenha um restaurante, além de ter uma boa gestão dos colaboradores.

Mas é importante também que o franqueado saiba seguir os padrões da franquia para que não haja problemas. Isso porque, qualquer fabricação indevida de produtos, com insumos não homologados pode gerar multa.

Assim como empreender em outros ramos, neste setor é importante ser uma pessoa dedicada, proativa e que saiba atuar com a divulgação.

Nesse sentido, há o auxílio da franqueadora para o marketing, mas é o empreendedor quem faz este trabalho por sua unidade.

Enfim, é importante ter algumas características voltadas para o empreendedorismo e para atuar nesta área em específico.

Então, caso não tenha todas é possível desenvolver algumas. Com isso, aumentar suas chances de sucesso. Agora que está por dentro do assunto, abra o seu negócio de sucesso!

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje