Pensa em abrir um negócio no segmento de Alimentação? Se sim, você precisa conhecer franquia de bolos. Este texto vai mostrar tudo que você precisa saber, como funcionamento, vantagens e opções.
Mas primeiro, saiba que o mercado de confeitaria no Brasil está em constante crescimento, com uma projeção de receita de 11,86 bilhões de dólares em 2024. Logo, a expectativa é que o setor continue em expansão, com um crescimento anual de 3,97% até 2029. Esse avanço reflete a alta demanda por produtos doces, impulsionada tanto pelo consumo diário quanto por datas comemorativas e novas tendências gastronômicas.
Dessa forma, uma das alternativas para aproveitar a alta do consumo desses produtos é abrir uma franquia de bolo. Além disso, há várias opções para atuar com esse tipo de empreendimento. Continue a leitura e saiba mais!
Como funciona uma franquia de bolos?
Uma franquia de bolos é uma rede do segmento de Alimentação que funciona a partir de um modelo de negócio pronto. Dessa forma, as unidades recebem os produtos prontos e revendem. Geralmente, uma franquia desse tipo atua com bolos caseiros. Sendo assim, as unidades franqueadas já recebem as massas prontas.
Afinal de contas, as franqueadoras centralizam a produção. Isso facilita o processo e garante o padrão de qualidade. Então, todas as unidades de uma mesma marca conseguem oferecer os mesmos bolos. Portanto, a atuação dos franqueados consiste na administração das suas unidades.
Por outro lado, algumas franquias casa de bolos atuam com outros produtos como itens para festas e outros eventos. Isso depende da franqueadora e você pode analisar de acordo com sua preferência. Do mesmo modo, esse negócio pode funcionar somente por delivery ou take away. Ou seja, o cliente pede e recebe em casa ou pode buscar na loja.
Nesses casos, é possível ter uma franquia de bolos caseiros barata. Por outro lado, há opções de franquia de bolos com espaço para os clientes aproveitarem no local. Assim, de acordo com o tipo, os investimentos podem variar.
Vantagens de investir em uma franquia de bolos
Abrir uma franquia de bolos tem várias vantagens. Entre elas, a atuação em um segmento essencial, simples e suporte de uma empresa sólida no mercado.
Nesse sentido, esse tipo de franquia atua em um segmento promissor e essencial. Afinal, negócios de alimentação são conhecidos por serem resistentes à crise. As pessoas sempre precisam comer e franquias de comidas rápidas e práticas sempre fazem sucesso. O bolo é uma comida querida em todos os momentos.
Do mesmo modo, eles são boas opções em ocasiões especiais como aniversários e outras comemorações. Por isso, não falta demanda para uma franquia de bolos. Outra vantagem desse tipo de negócio é a atuação simples. Afinal de contas, como dissemos anteriormente, as unidades franqueadas atuam apenas nas vendas dos bolos.
Sendo assim, os franqueados não precisam ir para a cozinha. Por isso, o trabalho na franquia é mais simples, mais operacional. Em alguns casos, as franquias também apresentam um valor de investimento menor. Além disso, outra vantagem de uma franquia de bolos é contar com o apoio de uma marca sólida no mercado.
A franqueadora oferecerá suporte em diversos aspectos do negócio. Então, você vai receber apoio desde a implantação do negócio até o marketing. Quer saber mais sobre franquia de bolos e quanto custa? Se sim, confira nossa lista abaixo. Leia! Você não vai se arrepender.
Melhores franquias de alimentação para abrir
Investir em uma franquia de alimentação pode ser uma boa escolha para quem busca um negócio rentável. O setor cresce ano após ano, impulsionado pelo alto consumo de produtos práticos e saborosos. Entre as opções, destacam-se franquias baratas e lucrativas do nicho de bolos, sorvetes, fast food e muito mais.
Com diversos modelos de negócio, essas franquias oferecem suporte e estrutura para novos empreendedores. Dessa maneira, escolher a melhor alternativa exige análise do investimento, do público-alvo e do potencial de crescimento. A seguir, confira algumas das principais franquias do setor de Alimentação e encontre a ideal para você. Acompanhe!
Agora, confira mais algumas opções de franquias de bolo de sucesso para você empreender e lucrar com o seu próprio negócio. Mas se você tiver qualquer dúvida sobre as marcas, o ideal é conversar diretamente com a franqueadora.
1. Bolo da Madre
A Bolo da Madre é uma franquia especializada em bolos caseiros, fundada em 2013 na cidade de Jundiaí (SP). O modelo de negócio, de acordo com a franqueadora, é baseado na produção e venda de bolos artesanais, resgatando a memória afetiva dos sabores tradicionais.
Logo, a franquia oferece suporte aos franqueados, incluindo treinamento, padronização de receitas e estratégias de marketing. O investimento envolve taxa de franquia, estrutura da unidade e capital de giro, sendo uma opção para quem deseja empreender no setor de confeitaria.
2. Casa de Bolos
A Casa de Bolos é uma franquia especializada na produção e venda de bolos caseiros. Fundada em 2010, em Ribeirão Preto (SP), adota um modelo de negócio familiar, oferecendo produtos artesanais com receitas tradicionais. A franquia disponibiliza suporte aos franqueados para a padronização da rede.
Segundo a franqueadora, o investimento envolve taxa de franquia, estrutura da unidade e capital de giro, sendo uma opção para quem quer ganhar dinheiro no segmento de Alimentação.
3. Bolos do Cerrado
A Bolos do Cerrado é uma franquia especializada na produção e venda de bolos caseiros, fundada em 2012, em Goiânia (GO). O modelo de negócio busca oferecer produtos artesanais com sabores regionais, atendendo a diferentes perfis de consumidores.
Desse modo, a franqueadora disponibiliza treinamento para ajudar o franqueado na gestão da sua unidade. Ainda, oferece auxílio para adequação do espaço entre outros suportes.
4. Amor aos Pedaços
A Amor aos Pedaços é uma franquia especializada em doces artesanais, atuando há mais de 30 anos no mercado, de acordo com a franqueadora. Com dezenas de lojas no Brasil, oferece um modelo de negócio baseado na venda de bolos, tortas e outras sobremesas.
Logo, a franqueadora disponibiliza suporte ao franqueado em diversos processos, o que otimização na gestão da unidade e padronização da rede de franquias.
5. Sodiê Doces
A franquia de bolos Sodiê Doces foi fundada em Salto, São Paulo. Com mais de 20 anos de atuação, segundo a franqueadora, a rede conta com centenas de lojas em vários estados do Brasil.
O modelo de negócio é baseado na produção e venda de bolos artesanais de diversos sabores, incluindo opções sem açúcar. A franqueadora oferece suporte aos franqueados em marketing e muito mais.
Os números do segmento de Alimentação no Brasil
O setor de Alimentação segue como um dos mais promissores para quem deseja empreender no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do segmento em 2024 confirma esse potencial.
O setor de Food Service movimentou cerca de R$ 46,8 bilhões, registrando um crescimento de 16,1% em relação a 2023. Já a área de comercialização e distribuição faturou aproximadamente R$ 24,8 bilhões, com um aumento de 14,7%.
Dessa forma, para quem sonha em ter o próprio negócio, esses números mostram que investir em alimentação pode ser um caminho lucrativo. Afinal, comer fora ou buscar praticidade na alimentação já faz parte do dia a dia do brasileiro.
Em outras palavras, empreender no setor de Alimentação é como abrir um restaurante em uma avenida movimentada: o fluxo de clientes é constante, e as oportunidades para crescer só aumentam. Então, quem souber inovar e oferecer qualidade tem grandes chances de sucesso.
Como escolher uma franquia para abrir?
Para escolher uma franquia de bolos, você pode seguir os seguintes passos. Primeiro, decida se é realmente esse tipo de negócio que pretende abrir.
Afinal de contas, o franchising tem muitas oportunidades. O próprio segmento de Alimentação, como você aprendeu até aqui, tem diversos nichos possíveis. Após decidir que realmente quer abrir uma franquia de bolos, pesquise por algumas marcas de confiança. Para isso, você pode entrar em contato com a franqueadora e solicitar a Circular de Oferta de Franquia (COF).
Sendo assim, você pode analisar uma série de informações disponíveis no documento. Há, por exemplo, capital de giro, taxa de franquia, obrigações da franqueadora e da marca etc. Em seguida, considere o modelo de negócio que você quer abrir. Afinal, como dito, há vários tipos de franquia de bolos.
Logo, considere se você quer um negócio com apenas delivery, ou se prefere um espaço físico. Isso demanda também analisar se você pode se dedicar ao negócio. Caso não possa se dedicar exclusivamente, você pode abrir uma franquia em sociedade. Por outro lado, é necessário analisar se a franqueadora permite essa modalidade.
Em seguida, busque pelo contato de outros franqueados na COF. Desse modo, você pode conversar com eles e tirar dúvidas pessoalmente. Pergunte, por exemplo, se a franqueadora cumpre tudo aquilo que promete. Assim, você pode aprender com a experiência deles.
Cuidados para abrir seu negócio
Para abrir um negócio, como uma franquia de bolos, faça um bom planejamento financeiro e da sua rotina. Dessa forma, você será capaz de definir quando e quanto pode investir. Afinal de contas, uma franquia é um negócio como qualquer outro. Em outras palavras, demanda dedicação e investimento constantes.
Sendo assim, estabeleça quando você pode fazer seu investimento. Sobretudo, quando consegue juntar o dinheiro, sem ter que recorrer a empréstimos. Outro cuidado importante na hora de abrir um negócio é escolher um bom local. Afinal de contas, esse fator influencia diretamente no bom desempenho da unidade.
No caso das franquias, esse passo é mais simples. Isso porque, a franqueadora lhe ajuda a escolher o melhor local para abrir sua unidade por meio da geolocalização.
Perfil ideal para abrir uma franquia de bolos
Para ser um franqueado de sucesso com uma franquia de bolos, é preciso ter afinidade com o segmento. Outras características incluem bom relacionamento interpessoal. Isso porque, os franqueados podem atuar na administração das suas unidades. Assim, precisam lidar com clientes e fornecedores.
Ou seja, é preciso ter afinidade com o segmento de Alimentação. Outra característica importante é o desejo de empreender. Desse modo, você precisa estar disposto a aprender e desenvolver novos conhecimentos sempre. Além disso, atue com a franqueadora sempre visando o sucesso da sua unidade.
Por fim, para ser um franqueado você precisa estar disposto a seguir os padrões estabelecidos pela marca. Por isso, saiba tudo sobre a franquia antes de investir nela. Lembre-se que essa atuação vai ser essencial para o seu sucesso. Mas antes de mais nada, o perfil ideal de um franqueado é o de um empreendedor empenhado.
Sendo assim, seguindo esses passos suas chances de sucesso crescem. Ao longo do texto, você aprendeu dicas e opções de marcas para empreender com franquias de bolos e tortas. Ainda, conferiu como está o mercado de alimentação no Brasil. Agora que está por dentro do assunto, você pode investir no seu próprio negócio e ganhar dinheiro. Fale com a franqueadora do seu interesse e abra a sua franquia de sucesso.