O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

Franquia de beleza e cosméticos é boa opção? Lista de negócio para lucrar bem todo mês

Acesse uma parte específica do artigo

Mulher passando um pano branco no rosto de outra mulher em um tratamento de beleza. Imagem ilustrativa do texto sobre franquia de beleza e cosméticos.

Franquia de beleza e cosméticos é boa opção? Lista de negócio para lucrar bem todo mês

Uma franquia de beleza e cosméticos é a oportunidade que você esperava para faturar. São muitas opções de negócios para você investir, e nós mostraremos aqui como fazer.

O setor de Saúde, Beleza e Bem-estar no franchising é o de maior faturamento. No primeiro semestre de 2022, teve ganhos de R$ 21 bilhões. Isso é 16,9% a mais

Advertisement
do que o mesmo período de 2021.

Logo, é um segmento bastante atrativo por diversos motivos. Por isso, chama a atenção dos empreendedores que se animam com as boas possibilidades de lucro.

Advertisement

Porém, é também um mercado concorrido. Dessa forma, é importante investir com segurança. Quer saber como? Continue com a gente!

Vale a pena abrir uma franquia no ramo de beleza?

Com certeza vale a pena abrir uma franquia no ramo de beleza. Este segmento é um dos mais lucrativos do franchising, como mostramos.

Além disso, é um setor com muitas possibilidades de negócios. O empreendedor consegue atender a diferentes perfis e necessidades de clientes.

Portanto, como dito, trata-se de um segmento de bons números. A expectativa para o ano de 2022 é alta entre 15 a 20% no consumo de cosméticos e produtos de beleza.

Então, espera-se também um crescimento de 30% na demanda por serviços de beleza.

O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. Fica atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão. Isso de acordo com o ranking mundial de consumo de HPPC da Abihpec/Euromonitor.

Ainda de acordo com a Abihpec, o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos registrou crescimento. Chegou a quase 10% de aumento nas vendas no primeiro semestre de 2022.

Do mesmo modo, o ramo de beleza oferece opções mais baratas, como negócios online. Ou então, empreendimentos como salão de beleza, clínicas de emagrecimento, depilação a laser e muito mais.

Nesse sentido, são negócios que se adaptam às diferentes regiões e mercados, bem como aos públicos variados. Você consegue ganhar dinheiro vendendo para pessoas de alto poder aquisitivo ou mais baixo.

Enfim, esta heterogeneidade facilita sua escolha, mas também exige cuidado para selecionar a melhor opção. Com isso, tem grandes chances de aproveitar o bom mercado à disposição.

Para quem uma franquia de beleza e cosméticos é indicada?

Uma franquia de beleza e cosméticos é primeiramente um negócio para quem se identifica com o setor. Sendo assim, é mais difícil empreender neste mercado se você não tem afinidade com estes produtos ou serviços.

Além disso, o franqueado precisa ser uma pessoa antenada com as novas tendências que envolvem o setor. Por exemplo, cores da moda, estilos, e até maneira de fabricar.

Há uma crescente na procura por produtos ou serviços sustentáveis, como cosméticos não testados em animais. Ou ainda, produtos veganos de maquiagem, por exemplo.

Do mesmo modo, o franqueado precisa ter um perfil de vendas. Logo, é essencial ter uma boa comunicação e capacidade de persuasão. Em muitas franquias deste mercado um bom atendimento é um diferencial.

Pode ser interessante que o empreendedor seja também usuário destes tipos de produtos ou serviços. Com isso, poderá identificar melhor o que é uma franquia de qualidade e o que não é.

Mesmo que você não tenha estas características, é possível empreender no setor. Basta se preparar bastante, pesquisar e aprender o máximo sobre o assunto.

Então, para ajudar você nesta parte, separamos algumas franquias do setor. Além disso, veja as dicas para investir de forma certeira em um negócio de beleza e cosméticos.

Melhores opções de franquia de beleza e cosméticos para abrir

Como dito, este setor é bem variado, com franquias baratas ou de maior investimento. Aqui, separamos uma lista bem diversificada para você conhecer algumas das opções do segmento.

...Carregando..

É melhor abrir uma franquia de beleza e cosméticos, ou de estética?

Para escolher entre uma franquia de beleza e cosméticos ou uma de estética, você deve analisar o mercado local. Entender qual destes negócios tem maior potencial de lucro.

Nesse sentido, pode investir em uma franquia de beleza, com a venda de maquiagem e cuidados mais simples. Dessa forma, pode ser uma opção de menor investimento, ou interessante para cidades pequenas.

Por outro lado, uma rede de estética costuma oferecer cuidados mais especializados. Por exemplo, clareamento dental, tratamento de celulite e gordura localizada ou depilação a laser.

Analise que tipo de produto ou serviço falta na região onde pretende investir. Veja quem são os concorrentes em potencial e como você pode aproveitar lacunas do mercado.

Mas, além disso, busque um negócio que combine com o seu perfil e sua capacidade de investimento. Assim evite ter que trabalhar no dia a dia com algo que não seja do seu agrado.

Porém, existem franquias que oferecem tudo isso. Negócios com serviços especializados e mais simples, do cotidiano, aliado à venda de produtos.

Dependendo do seu mercado e seu público local, pode ser até mais interessante para oferecer comodidade. Logo, aumentando-se também o ticket médio por cliente.

Como escolher a melhor franquia para investir?

O primeiro ponto para escolher a melhor franquia é analisar aquilo com o que você quer trabalhar. Delimitar um nicho de mercado e um tipo de negócio.

Depois disso, pesquisar as franquias que atuam neste sentido. Após, busque mais informações sobre aquela que mais chamou sua atenção.

Em seguida, avaliar os produtos ou serviços da rede, e o que tem de diferencial. Assim, pode ser boa por conta dos seus preços, qualidade, variedade de produtos ou serviços.

Veja se os clientes estão satisfeitos com a marca. Uma pesquisa nas redes sociais pode dar a você uma boa ideia do que pensam.

Enfim, analise cada aspecto das franquias pelas quais está mais interessado. Compare os prós e contras de cada uma e assim, escolha sua melhor opção.

Passo a passo para investir na sua franquia de beleza

Seguindo os cuidados que falamos, o primeiro passo é entrar em contato com a franqueadora. Demonstre interesse, saiba mais detalhes e veja em qual região poderá atuar.

Depois das tratativas entre as partes, há a assinatura do contrato de franquia. O empreendedor se torna franqueado. Agora, já começa a realizar os treinamentos para aprender mais sobre a franquia.

Caso a unidade precise de um espaço comercial, é a hora de procurar um local. Dessa maneira, é preciso também fazer as reformas para adequar este espaço.

Com tudo pronto, o franqueado inicia os últimos preparativos para a abertura da nova unidade. Assim, é o momento de um trabalho mais intenso de marketing, com a ajuda da franqueadora.

Enfim, chegou a hora da inauguração e o início dos seus trabalhos. Principalmente nestes primeiros momentos é fundamental a dedicação do franqueado.

Agora que você já conhece o setor, pode ser o momento de começar sua franquia de beleza e cosméticos. Com uma escolha e bastante trabalho, você terá grande potencial de sucesso.

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje