O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

Franquia de barbearia: dicas e opções para investir seu dinheiro

Acesse uma parte específica do artigo

Imagem de uma barbearia com cadeiras de estofado branco e poltronas de madeira. Imagem ilustrativa texto franquia de barbearia.

Franquia de barbearia: dicas e opções para investir seu dinheiro

Investir em uma franquia de barbearia pode ser uma boa escolha para quem deseja atuar com este tipo de serviço. Aqui mostraremos mais sobre esse modelo e também sobre marcas para investir.

O Brasil é o 13º maior mercado de beleza

Advertisement
masculina do mundo, e as barbearias são um nicho de atuação promissor. Estes cuidados relacionados aos homens ganham clientes de todas as idades.

Nesse sentido, é um segmento que durante anos era bem simples, sem muitos negócios estruturados. As barbearias de bairro eram os locais onde as pessoas buscavam esse serviço.

Advertisement

Porém, houve uma mudança de hábitos, com os homens buscando cuidar mais da própria estética. Isso abriu grandes possibilidades para os empreendedores, como mostraremos neste conteúdo.

Perfil ideal para abrir uma franquia de barbearia

Um dos pontos para investir em uma franquia de barbearia é ter um perfil de atendimento. Pode ser que você não vá cortar cabelo, mas sua gestão precisa ser no intuito de se comunicar bem com os consumidores.

Além disso, é um tipo de negócio em que o franqueado deve estar atento aos detalhes, principalmente à qualidade. O cliente que vai à barbearia quer um atendimento diferenciado.

Do mesmo modo, é importante ser organizado com a questão de estoque, detalhes do ambiente e de marketing.

O empreendedor deve gostar do segmento de serviços, pois é um negócio que só dá certo com uma boa captação de clientes.

Porém, mesmo que o empreendedor não tenha esse perfil ideal, ele pode se desenvolver, melhorar certas características. Pode se tornar comunicativo, ir se soltando com o tempo.

Por que abrir uma franquia de barbearia?

Como falamos, o setor de beleza masculina é um mercado que tem ganhado destaque no Brasil nos últimos anos. Além disso, há um aumento da busca por melhores atendimentos de estética.

Nesse sentido, uma franquia de barbearia é uma oportunidade para aproveitar esse mercado crescente.

No fim de 2021, os negócios de salões, barbearias, clínicas de estética, esmalterias e spas tiveram um aumento de 73% na procura.

Outro ponto interessante é investir em uma franquia de barbearia com bar. Neste modelo, você agrega valor e aumenta o ticket médio dos clientes. É uma moda que pegou no Brasil e tende a continuar.

Segundo a consultoria Research & Markets, o segmento de cosméticos para homens atingiu US$ 69 bilhões em 2020.

Além disso, deve seguir em pleno crescimento, já que a previsão é que o setor movimente US$ 78,6 bi em 2024. 

É fácil notar o aquecimento desse setor, com o aumento de barbearias, cada vez mais modernas e atrativas. Cada negócio buscando ter um diferencial.

Do mesmo modo, os homens deixaram de lado os tabus relativos aos cuidados com a beleza. Por isso, é um negócio que vale a pena para você abrir.

Porém, para investir com segurança é fundamental conhecer algumas opções de franquias. Dessa forma, confira algumas das marcas que atuam nesse segmento que trouxemos logo abaixo.

Melhores franquias de barbearia e de estética para você abrir

As melhores franquias de barbearia são aquelas que possuem uma estrutura interessante para os empreendedores.

Além disso, é importante entender como cada franquia atua para buscar aquela que seja melhor. Veja agora algumas das oportunidades para atuar com estética.

...Carregando..

Como escolher a melhor franquia?

Para selecionar uma franquia, é importante conhecer em detalhes como a empresa trabalha. Além disso, é preciso pesquisar sobre o reconhecimento da marca no mercado, se os seus clientes estão satisfeitos.

Nesse sentido, se tem alguma franquia de barbearia que chamou sua atenção, vá até uma unidade dela e seja um cliente. Veja de perto como ela trabalha e, se possível, converse com o franqueado.

Do mesmo modo, deve analisar a Circular de Oferta de Franquia (COF) de uma ou mais marcas. Com isso, pode comparar o que cada uma delas oferece, como os suportes e custos envolvidos.

Depois de saber quanto custa uma franquia de barbearia, veja se esse valor cabe no seu orçamento. Inclusive, se o lucro de uma barbearia que escolheu é algo próximo do que você procura.

Veja se a franqueadora dá os suportes necessários para a montagem da unidade, bem como para o seu desenvolvimento.

Enfim, é um momento importante, que o empreendedor não deve ter pressa. É essencial avaliar bem as opções para escolher da melhor forma.

Cuidados para ter sua franquia de barbearia

Conforme falamos, um dos cuidados para investir em uma franquia de barbearia é pesquisar, conhecer as opções. Buscar franqueadora sólidas é um ponto importante.

Do mesmo modo, entenda sua situação financeira. Se organize, veja quanto tem para investir. Se for o caso, busque uma franquia de barbearia barata, que se encaixe no seu orçamento.

Além disso, pode ser interessante ter uma marca mais conhecida, que possa chamar a atenção dos clientes no mercado local. Você deve levar em consideração também se o marketing da franquia é bom.

Como a barbearia exige profissionais de qualidade, o empreendedor deve entender como se dá essa contratação. Se a franqueadora ajuda, oferece treinamentos, ou se fica mais por conta do franqueado.

Dessa forma, pesquise algumas das franquias de barbearia que existem para que possa investir sem arrependimentos.

Passo a passo para abrir franquia

O primeiro passo para abrir uma franquia, seja ela de barbearia ou qualquer outra, é pesquisar e escolher sua opção.

Ou seja, antes mesmo de iniciar os passos para se tornar um franqueado, a seleção já é um longo caminho.

Em seguida, o empreendedor entra em contato com a franqueadora, demonstrando o interesse na rede. A franqueadora também avalia se você tem o perfil e capacidade financeira que ela procura.

Depois, as partes fazem as últimas tratativas, buscam os melhores locais para a nova unidade e trocam documentos.

Com a assinatura do contrato, o empreendedor paga a taxa de franquia e se torna um franqueado.

Esse novo parceiro passa por treinamentos junto à franqueadora. É comum ter um aprendizado online e também visitas a outras unidades.

Além disso, com a escolha do ponto, ele passa por reformas, para ter um padrão de layout dado pela franqueadora.

Com toda a montagem, o franqueado está quase pronto para iniciar os trabalhos. Cabe fazer um último trabalho de marketing, mas voltado para a inauguração.

Normalmente, a franqueadora acompanha mais de perto estes últimos passos para que a unidade possa iniciar com o pé direito.

Enfim, com tudo pronto, é a hora do franqueado começar os seus trabalhos. Assim, é uma jornada simples, que iniciou com a escolha do negócio.

Tomando todos os cuidados que falamos, suas chances de sucesso aumentam.

Assim, não tenha pressa, avalie as opções e, quando estiver seguro, invista na sua franquia de barbearia.

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje