O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

Franquia de auto peças: lista de negócios para trabalhar com carros e ganhar um bom dinheiro

Acesse uma parte específica do artigo

Motor de carro com várias mangueiras e tubos nas cores preta e cinza. Imagem ilustrativa do texto franquia de auto peças.

Franquia de auto peças: lista de negócios para trabalhar com carros e ganhar um bom dinheiro

O setor automotivo é bem sólido no Brasil. Por isso, interessante para investir em uma franquia de auto peças. Entenda mais sobre este mercado e como empreender nele.

No Brasil são mais de 100 milhões de carros em circulação. Estes dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ou seja, é latente o potencial de quem empreende neste segmento.

Advertisement

Nesse sentido, são diversas maneiras de se investir em uma franquia automotiva. Seja para a venda de peças, prestação de serviços, limpeza, e por aí vai.

Advertisement

Assim, cabe ao empreendedor avaliar em que nicho desse mercado no qual deseja atuar. Quer saber mais? Continue com a gente!

Números do setor automotivo no Brasil

Um dado geral bastante interessante sobre o setor automotivo é quantidade de carros em circulação, como mostramos. Porém, alguns outros números chamam a atenção.

Por exemplo, brasileiro gasta, em média, R$ 2.013,08 por mês com o carro. Isso para rodar e fazer manutenção de um veículo compacto seminovo.

Ou seja, é um setor que está em constante giro, seja para investir em uma franquia de peças automotivas ou outro negócio.

Segundo levantamento, no Brasil o carro é usado em média por mais de 10 anos. Com isso, exigem mais gastos, principalmente com manutenção.

Basta ver nas grandes cidades a quantidade de veículos em circulação, muitos deles em péssimo estado de conservação. O setor tem grande potencial para investir em negócios dos mais diversos.

Além disso, o brasileiro é um povo reconhecido por ter uma certa ligação com carros. Isso porque, trata-se de um item que faz parte do dia a dia. Logo, exige sempre bastante cuidado.

Enfim, é um segmento de grande potencial de lucro, seja em cidades menores ou nos grandes centros urbanos.

Para quem uma franquia de auto peças é indicada?

Uma franquia de auto peças é indicada principalmente para empreendedores que se identificam com o setor. Ou seja, é importante que seja uma pessoa que goste de carros.

Além disso, ter certa experiência, ou buscar se preparar com conhecimentos técnicos sobre o assunto pode ajudar.

Sendo assim, se você consegue entender do assunto para dar bons conselhos aos clientes, é um diferencial.

Do mesmo modo, este tipo de franquia de loja de auto peças exige um empreendedor comunicativo. No dia a dia sua capacidade de convencimento será posta a prova o tempo todo.

Nesse sentido, é essencial que seja um bom vendedor, ou que, ao menos, seja um bom gestor de vendedores. Você pode não estar na linha de frente o tempo todo, mas estará sempre em contato com os clientes.

Este tipo de negócio exige também uma pessoa organizada, para gerenciar custos, estoque e toda a parte administrativa. Saber se planejar também ajuda a ter sucesso em um empreendimento.

Da mesma forma, o franqueado precisa ser maleável, saber lidar com pessoas e resolver problemas. Então, é comum que haja desacertos, como a venda de uma peça que não serve, por exemplo.

Nesta hora, o franqueado precisa saber lidar com isso de forma cordial para não perder o cliente. Porém, estar atento para que seu lucro não seja prejudicado.

Mesmo que você não se encaixe perfeitamente nessas características que citamos, não precisa desistir. Algumas dessas qualidades você pode trabalhar ao longo do tempo.

Enfim, conheça algumas opções de negócios no tópico a baixo e quem sabe um deles se encaixa ao seu perfil. A seguir, você poderá conhecer as melhores oportunidades de franquias automotivas.

Franquias automotivas, de todos os tipos, para você investir!

Investir em uma franquia de carros é uma escolha interessante e de grande potencial de lucro.

Por isso, separamos aqui algumas opções de negócios para você conhecer. Confira!

...Carregando..

Como escolher a melhor franquia para abrir?

Para escolher uma franquia, o empreendedor deve levar em conta o seu próprio perfil. Escolher um empreendimento que melhor se encaixe às suas próprias características.

Da mesma forma, estar atento ao perfil do público local, os produtos ou serviços que a região necessita.

Outro ponto é a concorrência. Analise as empresas que atuam no mesmo negócio no qual você deseja investir. Depois, direcione seu empreendimento para aproveitar espaços no mercado.

Assim, analisando o seu perfil e o mercado local, você terá uma base para escolher em qual tipo de negócio investir.

Mas é importante também avaliar cada uma das franquias que mais chamaram sua atenção. Por exemplo, conhecer o modelo de negócio da rede, qualidades, diferenciais e eventuais problemas.

Por exemplo, uma franquia de auto peças para moto precisa ter uma variedade de produtos para ser competitiva. Isso sem falar no preço atrativo para os consumidores.

Se possível, visite uma unidade da rede na qual pretende investir. Veja como funciona, o atendimento aos clientes e variedade de produtos.

Para investir em franquias automotivas, é importante escolher uma empresa consolidada e de confiança. Isso ajuda a atrair os clientes, possibilitando a você ganhos maiores.

Vantagens e desvantagens de investir em franquia

O modelo de franquias é atrativo, pois se investe em uma empresa previamente estabelecida no mercado. Além disso, tem uma marca reconhecida. Logo, é um diferencial.

Na franquia, uma vantagem é contar com os suportes da franqueadora. Por exemplo, auxílio na escolha do melhor local para instalação. Assim, a própria franqueadora realiza o estudo de mercado do qual falamos.

Além disso, a franqueadora consegue fazer um modelo de negócio cada vez mais eficiente. Isso porque, usa a experiência de ter inaugurado outras unidades.

Do mesmo modo, em uma franquia de auto peças, é vantajoso que a franqueadora tenha os seus fornecedores. Como compra em grande quantidade, consegue preços melhores.

Porém, as franquias são modelos que exigem uma atuação padronizada em cada uma de suas unidades. Dessa maneira, o empreendedor tem menos liberdade, não tendo espaço para muita criatividade.

Isso pode ser um problema para aquele empreendedor que deseja dar a “sua cara” ao negócio. Dessa forma, precisa entender isso antes de investir no franchising.

Outra desvantagem das franquias é o custo do dia a dia. O franqueado precisa pagar algumas taxas à franqueadora. Por exemplo, royalties e fundo de propaganda.

Dessa forma, vão valores que precisam entrar em seu orçamento. Por último, podemos destacar uma maior dependência do empreendedor em relação à franqueadora.

Você está atrelado aos fornecedores dela, modo de atuar, entre outros pontos. Assim, se tiver problemas em relação a isso, irá impactar também no seu negócio.

Com estes cuidados sobre os quais falamos, você consegue investir com segurança em uma franquia de auto peças. Aproveite o amplo mercado e tenha grandes chances de sucesso.

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje