Destaques ★FranchisingEmpreendedorismoSegmento: Alimentação

Top 10 opções de franquia de alimentação para você investir

Casais em uma mesa de restaurante. Casal em destaque se olhando com um prato de comida. Imagem ilustrativa texto franquia de alimentação

Encontrar opções de franquia de alimentação é algo bem simples, não tem segredo. Ainda assim, é importante tomar cuidado para escolher a melhor marca que casa com o seu perfil.

Antes de tudo, é necessário explicar brevemente como as franquias funcionam. Esse modelo de negócio se volta para as empresas que buscam crescer no mercado gastando pouco. Dessa forma, ela autoriza um empresário terceiro a comercializar seus produtos ou serviços.

Nesse sentido, para que isso gere bons resultados para ambas as partes, é necessário seguir uma série de diretrizes estabelecidas pela franqueadora. Afinal, lembre-se, você estará carregando a marca e, assim, tudo precisa estar muito bem alinhado. Para garantir que isso aconteça, as empresas oferecem treinamentos e suportes aos franqueados.

Devido a esse último ponto, as franquias são consideradas o tipo de empreendimento mais seguro do Brasil. Segundo um estudo feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), sua taxa de mortalidade operou em 15% nos últimos 10 anos. Ao mesmo tempo, os empreendimentos abertos do zero amargam um valor quase cinco vezes maior.

Agora que você conhece um pouco mais sobre as franquias, elaboramos o texto a seguir elencando as vantagens de investir no setor de alimentos, indicando o perfil ideal para cada uma das opções listadas. Acompanhe a leitura!

Vale a pena investir em uma franquia de alimentação?

Abrir uma franquia de alimentação é uma boa oportunidade para ter bons ganhos financeiros, com chances reais de crescimento. Além disso, estamos falando de um tipo de empreendimento capaz de oferecer um vasto leque de opções, afinal, o ramo alimentício é extremamente diverso.

Comida chinesa, açaí, sorvete, refeição completa, alimentos saudáveis, pizzaria, hamburgueria, etc. Todas esses nichos são capazes de gerar grandes resultados, mesmo diante de um cenário de crise. Importante destacar que a capacidade de se adequar ao cenário é algo que chama a atenção nessa área.

Para se ter uma ideia, de acordo com os últimos levantamentos feitos pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segundo trimestre de 2020 registrou uma negativa de 45,6% no faturamento, se comparado como o mesmo período do ano passado. Porém, ao mesmo tempo, as empresas foram reativas.

Seja por vendas via WhatsApp, aplicativo próprio ou delivery, como resultado, houve um terceiro trimestre bastante diferente.

Outro ponto que mostra o avanço está relacionado ao número de unidades, que voltaram a crescer. Muito desses resultados se dão pela confiança empresarial, que chegou a 98% ao longo do ano de 2020, crescendo 3% em relação a 2019.

Por fim, vale destacar, a expectativa do mercado é conseguir um último trimestre com resultados ainda melhores. Segundo o relatório da ABF, o otimismo na recuperação nos próximos meses é o maior em seis anos.

Perfil para abrir uma franquia de alimentação e ter sucesso

Casal (homem e mulher) aparentam estar em uma praça de alimentação. Sorrindo, os dois aproveitam suas refeições. À mesa temos duas taças de vinho (tinto e verde), uma garrafa d'água e suas respectivas refeições (imagem ilustrativa). Texto: franquia de alimentação.
Um dos pontos de maior relevância no perfil de franqueado está a sua capacidade de tratar bem seus clientes.

Para abrir uma franquia de alimentação e ter sucesso, não existe um perfil perfeito. Como estamos falando de pessoas e seus traços distintivos, seria errado falar em “receita de bolo”. Afinal, empreender é um desafio constante, ainda que no modelo mais seguro, no caso das franquias.

De modo geral, podemos categorizar, pelo menos, dois tipos de empresários, cada um com suas qualidades, que em última análise, nos levam para lugares muito próximos. Primeiramente, existe aquela pessoa que gosta de estar na linha de frente do empreendimento e que, portanto, lida bem com o público, sabe conversar, tem boas tomadas de decisão, consegue resolver conflitos etc.

Do outro lado da mesa, existe um empreendedor de cunho mais administrativo. Nesse caso, o profissional tem mais intimidade com os números, consegue prever resultados, toma decisões baseadas em relatórios, tem maior poder para negociação e para lidar com as burocracias existentes em qualquer tipo de negócio.

Apesar das diferenças, ambos os perfis têm total capacidade para gerir um restaurante, por exemplo. Ser mais ligado ao público ou aos números não irá determinar o sucesso ou fracasso da sua unidade. O que se faz necessário, nesse sentido, é observar pontos para, assim, aprimorá-los.

Os empresários de sucesso são aqueles que conseguem identificar o que é preciso melhorar e vão atrás. Em síntese, os resultados financeiros da sua franquias estão ligados a suas capacidades administrativa e de gestão.

Tendo isso em mente, sua jornada fica muito mais fácil. Os resultados virão de forma natural e você ainda será um exemplo para os demais funcionários do estabelecimento.

10 melhores franquias de alimentação para você iniciar seu negócio

Agora que você conhece um pouco mais sobre as vantagens de apostar em uma franquia de alimentação e os modo de alinhavar isso à sua personalidade, separamos uma lista com algumas das melhores marcas disponíveis no mercado. São empreendimentos de diferentes frentes e que permitirão ao franqueado trabalhar com tranquilidade.

Assim, tal como a decisão de empreender nesse segmento, é muito importante que você fique atento ao tipo de negócio que deseja investir. Leve em conta opções que possam te oferecer tranquilidade e prazer no desenvolvimento, e não só o retorno financeiro (atrelado a muita dor de cabeça).

Além disso, ir até uma unidade franqueada é outra dica muito importante na hora de escolher uma franquia. Dessa forma, você terá condições de experimentar e avaliar as opções do cardápio, entender os valores, avaliar o atendimento e até conversar com o franqueado para conhecer o empreendimento em geral.

Por fim, fique muito atento a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento é responsável por reunir diversas informações importantes sobre o negócio em questão. São dados como o histórico da marca, pendências judiciais, valores, taxas cobradas, necessidades estruturais, oferta de treinamentos etc.

Importante que a COF seja entregue pelo menos 10 dias antes da assinatura do contrato. Caso esse prazo não seja cumprido, o investimento é perdido. Esta é uma orientação originária da Lei de Franquias. Assim, consulte um advogado para ajudá-lo a esclarecer todas as dúvidas. 

Após isso, lembre-se de considerar sempre o seu desejo perante o empreendimento. Não deixe de analisar tudo que for entregue a você, observe cada detalhe e, por fim, não se esqueça: questões financeiras não podem ser a bússola para guiar o seu investimento. Tendo isso em mente, vamos às marcas.

1. Fórmula Pizzaria

Uma pizza bastante saborosa está no centro da mesa rodeada por pessoas. Há três mãos e cada uma está pegando uma fatia (imagem ilustrativa). Texto: franquia de alimentação.
A Fórmula Pizzaria é uma empreendimento voltado para o delivery de pizzas.

A Fórmula Pizzaria é uma opção para o empresário que busca uma franquia de alimentação com bom histórico e potencial de crescimento. Não apenas devido ao seu modelo de negócio, mas também em relação ao mercado. Para se ter uma ideia, o Brasil é segundo maior consumidor de pizza no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Apesar dos poucos anos de história, a Fórmula faz parte de uma das maiores holdings de franquias do país, levando know how e expertise de mercado para o franqueado. Outra vantagem com relação aos concorrentes está no cardápio.

O empresário poderá oferecer até 40 sabores de pizza para seus clientes, entre doces e salgadas. Além disso, existem opções para os adeptos da alimentação vegana, com pizzas exclusivas, calzones e sobremesas diferenciadas. Com tantas opções para agradar seus clientes, a tendência é ter bons resultados ao longo do contrato.

Uma das principais características que faz da Fórmula Pizzaria uma das grandes do mercado é o seu modelo de negócio. Apesar de ser focada em delivery, o empreendedor pode optar pelo restaurante sem extinguir a opção de entrega. São dois formatos exclusivos para entrega, em que é preciso ter apenas uma cozinha para produção das pizzas.

Importante destacar, nos dois primeiros casos o valor do investimento vai variar de acordo com a capacidade produtivo do local. Já no caso do restaurante, basta ter um bom ponto comercial, trabalhar na estruturação do espaço e começa a vender.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 99 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

Para que você conheça um pouco mais sobre a Fórmula Pizzaria, separamos o vídeo a seguir. Confira!

2. Snack Saudável

O empresário que busca um empreendimento voltado para alimentação saudável, uma das boas opções no mercado é a franquia Snack Saudável. A marca é responsável por criar kits com frutas e comidas naturais para crianças e adultos. Além disso, o franqueado ainda pode atuar em eventos.

No mercado desde 2016, a Snack consegue desenvolver porções práticas, saborosas e equilibradas. Atualmente, são mais de 30 unidades pelo Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 117 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

3. Fábrica de Bolo Vó Alzira

Se tem um alimento que se faz presente em vários momentos de nossas vidas, e é unanimidade em quase todos os círculos, esse alimento é o bolo.

Nesse sentido, um dos empreendimentos voltado para franquia de alimentação à disposição é a Fábrica de Bolo Vó Alzira. Com mais de 10 anos de mercado, a empresa é conhecida nacionalmente pela qualidade de seus produtos.

Além dos tradicionais bolos caseiros, a marca oferece opções mais elaboradas para festa, até os famosos e práticos bolos de pote. Entre outras possibilidades estão cupcakes, salgados, sorvetes e diversas bebidas. Um verdadeiro mix de opções para o franqueado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 55 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 30 meses

4. O Burguês

Os hambúrgueres artesanais têm ganhado o gosto dos consumidores brasileiros. São diversas marcas se estruturando e aderindo ao modelo de franquias para expandir e transformar esses empreendimentos em negócios ainda maiores. Uma dessas possibilidades é O Burguês.

Considerada a maior hamburgueria delivery do Brasil, a marca tem oferecido boas possibilidades de crescimento para seus franqueados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 170 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 14 meses

5. Sucão

Mulher faz um coração com as mãos enquanto segura uma pequena garrafa de suco verde.
O Sucão busca oferecer o que há de mais saboroso para seus clientes quando o assunto é suco natural.

Outra opção para quem busca franquias de alimentação saudável para investir, o Sucão atua no ramo do healthy fast-food. Ou seja, o cliente tem acesso a pratos saudáveis, que prezam pelo sabor e qualidade, sem precisar aguardar muito. São mais de 40 anos nesse mercado oferecendo o que há de melhor.

Para se ter uma dimensão do sucesso da marca, atualmente, são mais de 30 unidades espalhadas em 15 cidades do Brasil. Além disso, a franqueadora já recebeu diversos prêmios ao longo dos seis anos em que adotou o modelo de negócio das franquias.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 185 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 83,7 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 48 meses

6. Baff’s

Uma franquia de alimentação voltada para salgadinhos e doces, a Baff’s é uma marca que tem crescido no mercado. Oferecendo o que há de melhor, a empresa já produziu milhões de pães de queijo, coxinhas, hambúrgueres assados, empadas, brigadeiros, tortinhas, bombas de chocolate etc.

Para se ter uma ideia, de acordo com o levantamento feito pela própria Baff’s, são mais de 10 mil atendimentos por dia. Importante destacar que o franqueado pode optar por modelos de negócio como bike food, quiosque, loja ou restaurante.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 77,5 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 24 meses

7. Giraffas

O Giraffas é uma das empresas brasileiras de maior sucesso no segmento. Somando mais de 400 unidades em todo o Brasil, a marca tem se consolidado como uma ótima possibilidades para quem deseja oferecer refeições de qualidade para seus consumidores, sem contar no bom preço.

Criada em 1981, a rede busca desenvolver um cardápio diversificado visando alcançar um público bastante diversificado. Devido ao grande sucesso, a empresa está presente também nos Estados Unidos, com outras cinco unidades.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 550 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 36 e 48 meses

8. Mr. Mix

Trabalhar com milk shakes e sorvetes pode trazer resultados bem atrativos para o empresário que está atrás de uma franquia de alimentação. Nesse caso, a opção da nossa lista é a Mr. Mix, marca especializada nesse tipo de produto e que tem crescido muito no Brasil nos últimos anos.

Para se ter uma ideia, em aproximadamente 12 anos como franqueadora, são quase 100 unidades espalhadas pelo país. Entre as opções disponíveis no cardápio estão milk shakes, açaís, casquinhas, cascão, sundaes, brownies e petit gateau.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 199 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 18 e 22 meses

9. Johnny Rockets

Outra opção de hamburgueria, mas dessa vez internacional, a Johnny Rockets é uma empresa estadunidense que atua no Brasil desde 2017. O grande diferencial da marca, em relação aos concorrentes, está na oferta de um espaço confortável e propício para os famosos happy hours.

Não à toa, a Johnny Rockets está presente em mais de 30 países, sempre oferecendo hambúrgueres de alta qualidade, unindo conceito à casualidade. Nesse sentido, a marca não se equipada aos serviços de fast-food.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 790 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 300 mil
  • Prazo de retorno: entre 28 e 42 meses 

10. China in Box

O China in Box é aquela marca cujo slogan fica grudado em nossas cabeças! Conhecida como o maior delivery de comida chinesa do Brasil, a marca está no mercado desde 1992, e oferece diversas possibilidades de crescimento para seus franqueados. Hoje ela é uma referência nesse modelo de negócio.

São mais de 150 unidades no Brasil, sempre levando o que há de melhor da culinária chinesa, tendo ainda dado uns toques bem brasileiros ao cardápio, o que chama atenção de muitos clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 440 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: entre 36 e 48 meses 

De fato, falamos de um segmento com grandes resultados e perspectivas de crescimento. Mesmo diante da crise, observamos a reinvenção do mercado, assim como à adesão a práticas que antes eram vistas somente como tendências.

Também pudemos observar ao longo do texto que não existe um perfil ideal para quem deseja se tornar um franqueado no ramo alimentício. É necessário apenas conhecer suas qualidades, seus pontos fracos, aprimora-los para aí, sim, sair em busca do empreendimento perfeito.

Gostou do nosso conteúdo sobre franquia de alimentação e da lista que fizemos? Continue explorando o site Top Franquias e leia outros textos sobre esse modelo de negócio.

Empreendedores de sucesso em franquias: veja histórias

Artigo anterior

Franquia de pet shop: lucre trabalhando com bichinhos de estimação

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.