Destaques ★FranchisingSegmento: Alimentação

Franquia de açaí: o que você pode fazer agora mesmo para ganhar dinheiro

O modelo de franquia de açaí está em alta no mercado. Por isso, aproveite o momento e confira neste artigo opções de franquias do ramo para você investir.

Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o consumo de açaí aumenta 15% por ano. Isso faz com que o chamado “ouro roxo” seja cada vez mais apreciado no país.

Sendo assim, os dados mostram que uma franquia de açaí pode ser uma ótima opção para quem está a procura de um bom negócio para investir. Para saber mais sobre esse mercado promissor, acompanhe esse artigo e descubra suas tendências!

Advertisement

Qual o valor de uma franquia de açaí?

O valor de uma franquia de açaí depende de vários fatores. Como o tamanho do empreendimento, potencial da marca no mercado, capital para investimento, entre outros.

Mas antes de escolher a franquia, é importante verificar as opções que se encaixam ao seu perfil e aos seus interesses. Ou seja, o futuro franqueado precisa descobrir o empreendimento que mais se adequa às suas características e gostos.

Além disso, será preciso verificar se o investimento vai caber no seu bolso. Para isso, é preciso analisar o quanto você está disposto a investir em um novo empreendimento.

Sendo assim, ao optar pelo sistema de franchising, será preciso saber o valor da taxa de franquia. O pagamento desta quantia é o primeiro passo para se tornar um franqueado. A taxa garante o direito de explorar comercialmente a marca escolhida.

Mas além dela, há outros valores. Todos os investimentos serão apresentados pela franqueadora por meio da Circular de Ofertas de Franquias (COF). No documento, o investidor terá também todas as informações relevantes sobre a franquia.

Mas é importante que o franqueado analise o documento com calma. Outra dica é, em caso de dúvidas, consultar um advogado especializado em franchising.

Por isso, o empresário terá o prazo de 10 dias para analisar o documento antes de fechar negócio com a franqueadora.

Por fim, o empreendedor poderá também conversar com o representante comercial da franqueadora. Assim, poderá esclarecer qualquer informação sobre valores de investimento e outros detalhes antes de tomar essa importante decisão.

Pote de açaí com diversas frutas por cima. Ilustração do texto sobre franquias de açai.
Abrir uma franquia de açaí pode ser um negócio promissor.

Qual a melhor franquia de açaí?

A melhor franquia de açaí é aquela com a qual o franqueado mais se identifica. Como já dissemos, o empreendimento deve atender as necessidades do empresário, se encaixar ao perfil e estar dentro das suas condições financeiras.

Logo, para saber qual franquia de açaí ideal para você, faça uma pesquisa detalhada. Ou seja, se informe sobre a empresa. Depois, confira se existem reclamações do empreendimento. Ao final, analise as redes sociais e veja os comentários dos clientes sobre a marca.

Além disso, é necessário avaliar a franqueadora. Converse com outros franqueados, pergunte sobre as experiências deles e saiba o que eles dizem sobre a marca.

Com todo esse cuidado, você poderá aproveitar melhor seu negócio. Afinal, uma franquia de açaí é interessante exatamente para quem busca empreender em um ramo em expansão. Para saber mais, continue lendo e descubra como funciona uma franquia de açaí.

Como funciona uma franquia de açaí?

Uma franquia de açaí pode ser um quiosque, um delivery ou uma loja física. Nelas, o cliente tem variadas combinações de produtos e complementos que prometem agradar os mais diversos gostos.

Além disso, as combinações podem mudar de franquia para franquia. Em geral, os complementos básicos são granola, banana, leite condensado e leite em pó. Estes ingredientes estão presentes em quase todas as combinações de açaí.

Uma das opções de franquias mais procuradas é o modelo self-service. Nele, o cliente prepara seu próprio açaí com as opções que desejar.

Vale dizer que uma franquia é um modelo de negócio que já foi testado com sucesso no mercado. O franqueado é responsável por replicar o mesmo modelo em sua unidade, para atender o que o consumidor espera da marca.

Segundo pesquisa, 95% das franquias prosperam no mercado nos primeiros dois anos de vida. Enquanto isso, 23% das empresas abertas do zero fecham as portas neste mesmo período. Sendo assim, investir em uma franquia, com uma marca consolidada e reconhecida, pode ser a melhor opção para alcançar o sucesso.

Mercado de açaí no Brasil

As franquias de açaí cresceram cerca de 200% no Brasil nos últimos anos. O número mostra que o setor segue em expansão. É algo que mostra como o mercado é atrativo para quem deseja se realizar em um empreendimento lucrativo e promissor.

A região Sudeste é a que mais consome a fruta no país. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais estão entre os estados que fazem parte deste grupo. Portanto, se tornar um empresário do ramo é uma boa oportunidade para empreender e render bons lucros.

Além disso, o mercado de comidas saudáveis movimenta 27,5 bilhões dólares no país. E o açaí faz parte disso. Até porque, ele é um fruto bastante consumido por pessoas que estão em busca de saúde e qualidade de vida.

Além de ser a preferência daqueles que optam por uma vida saudável, o açaí se garante no sabor, o que atrai cada vez mais apreciadores.

9 opções de franquia de açaí para você abrir

Depois de apresentarmos as principais vantagens e características de uma franquia de açaí, vamos lhe mostrar as melhores opções de franquias da fruta no mercado. Então, confira agora e escolha aquela que mais combina com você!

1. Cream Berry

A Cream Berry surgiu em 2011, na cidade de Varginha, no interior de Minas Gerais. A marca entrou para o franchising em 2016 e era conhecida como a Akasa do Açaí.

No ano de 2021, a empresa se tornou parte da holding Encontre Sua Franquia. Logo em seguida, passou por um processo de inovação e reinauguração. Foi quando ela ficou conhecida e consolidada como Cream Berry.

Hoje, a Cream Berry possui mais de 30 unidades franqueadas em todo país. Ela conta com uma receita exclusiva, atendimento delivery e promoções atrativas para os seus clientes. Por isso, a Cream Berry tem se destacado ao oferecer produtos diferenciados no mercado.

O cardápio da Cream Berry é muito variado. Além do tradicional creme de açaí, a marca oferece outros deliciosos cremes. Como de pitaya, cupuaçu, manga, maracujá, abacate, tapioca, açaí zero e mais.

Sendo assim, os clientes podem comprar combos já disponíveis no cardápio ou optar pelo self-service, onde montam o próprio açaí com os acompanhamentos que desejarem.

Acompanhe agora o vídeo abaixo e saiba mais sobre essa franquia de açaí que pode ser muito promissora no mercado alimentício.

Existem dois modelos de negócio para quem deseja investir em uma franquia Cream Berry. Primeiro, o convencional, que funciona por meio de uma loja tradicional. A outra opção é o modelo Express, que se destaca pelo formato self-service.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

2. Maria Açaí

A Maria Açaí é uma franquia de açaí artesanal que conquistou o público do Sul e Sudeste do Brasil. Inclusive, hoje a marca conta com mais de 80 unidades espalhadas por esses estados.

A franquia está presente em seis estados e apresenta uma taxa de crescimento médio de 99% ao ano.

Os fornecedores da franquia são credenciados pelo Ministério da Agricultura e possuem certificações internacionais que permitem exportar o açaí orgânico para seis continentes.

Além disso, o empreendimento investe nos serviços de atendimento delivery. É uma forma de atrair cada vez mais consumidores. A franquia tem parceria com o iFood e tem eficiência em suas entregas.

Sendo assim, é a partir de seus produtos exclusivos que a franquia consegue garantir que o seu modelo de negócio seja rentável e de fácil operação.

3. Açaí da Barra

A primeira unidade do Açaí da Barra surgiu em novembro de 2015, na cidade de Barra Bonita, interior de São Paulo.

Dois amigos apaixonados por açaí tiveram a ideia inovadora de oferecer no mercado um produto acessível e personalizado, onde o indivíduo pudesse consumir a fruta a sua maneira.

Dessa forma, criaram também novos sabores e garantiram experiências únicas aos consumidores. Hoje, o Açaí da Barra já conta com 80 unidades espalhadas em todo Brasil.

Além disso, o cardápio de self-service apresenta complementos com sabores variados para escolha do cliente.

4. Açaí Concept

A franquia Açaí Concept é uma empresa jovem que busca trazer ao consumidor algo diferenciado. Hoje, o Açaí Concept possui 242 unidades no Brasil e 23 unidades na América Latina. O negócio é considerado uma das maiores empresas de açaí do Brasil.

A empresa auxilia o empreendedor no projeto arquitetônico e oferece assessoria na implantação e inauguração da loja. Além disso, ela garante o treinamento completo aos franqueados.

Todos os produtos da Açaí Concept são padronizados para que, assim, a marca possa manter sua identidade visual. Além disso, os produtos são produzidos pela mesma fábrica que abastece todas as unidades franqueadas.

5. La Fruta Açaí

A La Fruta Açaí é uma franquia de açaí originada no Paraná e possui 25 mil funcionários em todas suas unidades espalhadas pelo Brasil.

Desse modo, a marca conta com dois modelos de loja, sendo uma Compact e a outra Premium. Na loja Compact, o cliente faz os pedidos e os complementos que existem no cardápio.

Já na loja Premium, o cliente é atendido pelo modelo self-service, onde ele mesmo monta o seu açaí.

Além disso, o cardápio La Fruta Açaí conta com vários tipos de barcas. Tais como crepes, foundues, milk shakes, taças, torres e muito mais.

Sendo assim, a La Fruta Açaí oferece todo suporte necessário ao franqueado. Isso inclui treinamento prático, assistência jurídica etc.

franquia de açai
Franquias de açaí podem ser uma boa opção para empreender

6. Açaí Beat

A Rede de franquia Açai Beat pensa na qualidade de seus produtos para acompanhar as tendências de um mercado cada vez mais exigente.

Por isso, a Açaí Beat conta um projeto arquitetônico inovador. É algo que torna a loja cada vez mais atrativa ao cliente.

Expandindo-se pelo Brasil, a marca possui franquias nos estados do Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em seu cardápio estão casquinhas de açaí, Beat Mix, com várias opções de combinações. Há também o Beat Day, é uma opção diferenciada apresentada pelo site da marca. Ele monta o açaí de acordo com as sugestões dos clientes.

7. Jah do Açaí

A Jah é uma rede de franquia de açaí e sorvetes. Ela teve a sua primeira unidade no interior de Minas Gerais e hoje tem mais de 10 anos de sucesso no mercado.

A Jah do Açaí surgiu no ramo com uma ideia inovadora. Há 10 anos, a empresa implantou o sistema de self-service de açaí no interior de Minas Gerais. Assim, os clientes puderam experimentar o açaí com seus acompanhamentos preferidos.

Com uma receita exclusiva, o Jah do Açaí virou sucesso na região. Então, expandiu suas unidades e logo entrou para o mercado do franchising.

8. Uni Açaí

Essa franquia de açaí nasceu em Araçatuba, no interior de São Paulo, no ano de 2014. Mas com o sucesso da unidade, a empresa aderiu ao franchising e hoje conta com mais de 20 unidades.

No cardápio da Uni Açaí existem mais de 20 opções de combinados. São milshakes, barcas e muito mais. Além disso, a marca garante inovar sempre em seus sabores.

A Uni Açaí trabalha com açaí na tigela e self-sevice, que permite ao cliente montar o açaí da forma que preferir.

9. Tribbu Fit Food

O grande diferencial da Tribbu Fit Food é o açaí Zero, com zero adição de açúcar. O sabor é opção para quem prefere estar em dia com a saúde. Além disso, o produto é destinado para aqueles que não podem ingerir açúcar, como é o caso dos diabéticos.

Desse modo, a marca está no mercado desde 2016 e conta com mais de 70 unidades em todo o Brasil.

É importante destacar que a Tribbu Fit Foot também oferece opções de saladas. É uma opção para quem realmente deseja manter uma alimentação saudável e equilibrada.

Essa franquia tem três modelos de negócios. Dessa forma, o empreendedor poderá optar por quiosques, unidades físicas ou móveis.

Pronto! Nós apresentamos aqui, algumas opções de franquias de açaí para você escolher aquela que mais combina com você.

Mas se você ainda quer saber o que precisa analisar para fazer a escolha da sua franquia, leia o nosso conteúdo com algumas dicas sobre o assunto. Acesse: Qual a melhor franquia para seu perfil? Saiba como escolher.

Agora, se deseja contar com uma consultoria gratuita para abrir o seu próprio negócio, você pode acessar o site henriquemol.com.br.

Franqueado da Brasil Nutri Shop fatura R$ 15 mil por mês trabalhando 2 horas por dia

Artigo anterior

Invista no ramo da odontologia: conheça a franquia DNTBRAS

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.