Destaques ★Segmento: Serviços e outros negócios

Franquia corretora de seguros home office: trabalhe em casa e lucre

Homem trabalhando de casa em frente ao computador. Imagem ilustrativa texto franquia corretora de seguros home office

Abrir uma franquia corretora de seguros home office é a oportunidade perfeita para quem deseja trabalhar mais perto da família, ter horários flexíveis e não quer passar pelo estresse do trânsito. Além disso, seu baixo investimento é um forte atrativo.

Tais características do formato home based contribuem bastante para a formação de novos empresários. Isso, sem contar na possibilidade de empreender como uma forma alternativa de renda, situação que geralmente ronda aquelas pessoas que estão em dúvida se querem ou não uma mudança de carreira.

No geral, abrir uma franquia é a forma mais segura de empreender. Tanto que, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apenas 15% delas fecham em 10 anos. Em contrapartida, empreendimentos abertos do zero têm chances cinco vezes maior, considerando período.

Portanto, para que você conheça os motivos que fazem desse negócio algo tão seguro, assim como as vantagens de abrir uma unidade home office, preparamos o texto a seguir. Acompanhe a leitura.

Por que investir em uma franquia corretora de seguros home office?

Abrir uma franquia de corretora de seguros home office oferece diversas vantagens para o franqueado. São questões que fazem toda a diferença para o empresário, principalmente em uma primeira experiência administrativa. São questões que facilitam, inclusive, quem deseja fazer disso um complemento da renda.

Afinal, falamos da capacidade de atuar utilizando um computador com acesso à internet, de qualquer lugar e a qualquer hora. Esse modelo também é conhecido como microfranquia, resultado do seu baixo valor de investimento, além da estrutura mais simplificada.

Para se ter uma ideia, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), órgão que fiscaliza e auxilia as franquias, o capital necessário para abrir uma unidade micro não pode ultrapassar R$ 90 mil. Esse valor é determinado de acordo com o Produto Interno Bruto (PIB), per capita.

Mesmo diante dessa diferença, em comparação com os demais formatos, todas as outras questões que envolvem os negócios são as mesmas, como a oferta de treinamento e suporte, por exemplo. Todavia, em relação ao desenvolvimento do negócio, existem alguns benefícios.

Mercado de seguros em alta constante

Antes de falarmos das principais vantagens de abrir uma corretora de seguros home office, é necessário trazer alguns dados sobre o mercado de seguros. Mesmo diante de um cenário de crise, como foi o ano de 2020, as empresas conseguiram se recuperar. A previsão, nesse caso, é de bons resultados.

De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), o primeiro semestre de 2020 fechou com um faturamento 4% menor se comparado com o mesmo período de 2019. Ao observarmos os primeiros meses da pandemia, o crescimento salta para mais de 30%.

Até o momento, o setor conseguiu registrar um faturamento de aproximadamente R$ 23 bilhões. Ainda segundo a Susep, alguns fatores foram importantes para a recuperação das empresas desse nicho. Entre eles está o aumento do número de seguros de automóveis e um menor número de resgates.

No ramo das franquias, as empresas de corretagem de seguro estão inseridas no segmento de “Serviços e Outros Negócios”. No levantamento da ABF, é notável a crescimento desse setor. Para se ter uma ideia, no 3º trimestre de 2020, houve uma elevação de quase 10% na receita, se comparado a 2019.

Lembrando que 2019 é considerado um dos melhores períodos para as franqueadoras, desde 2015. Dessa forma, é fácil perceber o bom momento para iniciar suas operações como corretor de seguros!

Modelo flexível e fácil de atuar

Falando agora das questões administrativas desse formato home office. O franqueado que opta por iniciar sua jornada trabalhando de casa tem a chance de fazer o seu próprio horário. Ou seja, caso uma demanda urgente apareça, será possível flexibilizar sua agenda sem maiores problemas.

Pode ser uma ida ao médico, por exemplo. Se você estivesse em um escritório, seria necessário levar alguns fatores em consideração antes de sair para a sua consulta. Afinal, pessoas precisariam ser avisadas, suas demandas acabariam atrasando e seu banco de horas ficaria prejudicado.

Por outro lado, em um modelo home office, sendo você dono do negócio, essas preocupações não um problema. A agenda é você quem faz, são suas as determinações de horário, ou seja, é muito mais fácil planejar e sair por algumas horas sem prejudicar todo o trabalho.

Além disso, existem outras fatores que devemos levar em conta, como estar no conforto de casa, não precisar enfrentar o estresse diário do trânsito ou a possibilidade de estar perto da família.

Uma dica fundamental é compartilhar sua rotina com as pessoas que dividem a casa com você, se for o caso. Com isso, você evitar ser interrompido durante o horário reservado para o trabalho. Infelizmente, muitas pessoas ainda pensam que trabalhar de casa é sinônimo de disponibilidade.

Por fim, vale repetir, a facilidade de atuação que o formato home office oferece: em qualquer lugar, usando um celular ou um computador com acesso à internet será possível realizar suas atividades. Isso também significa custo zero de estruturação, o que acaba aumentando a rentabilidade do seu negócio.

Lembrando: a rentabilidade é a capacidade do seu empreendimento se pagar, ou seja, o tempo necessário para que você realmente comece a lucrar.

Reconhecimento da marca no mercado

Vemos dois homens em uma, à mesa, com notebook, bloco de papel e o que parece ser um contrato.  Eles conservam enquanto um deles, um homem negro vestindo roupa social, lê esse contrato e segura uma caneta na mão direita (imagem ilustrativa). Texto: franquia corretora de seguros home office.
O franqueado tem a chance de encontrar um empreendimento reconhecido pelo público.

Uma das maiores vantagens de abrir uma franquia de corretora de seguros home office, ou loja física, é a possibilidade de atuar com uma marca reconhecida no mercado. Com isso, o franqueado não precisa passar pela aprovação do público, uma das principais dificuldades para quem abre um negócio do zero.

As franquias são empreendimentos que visam auxiliar uma empresa a expandir suas operações de maneira efetiva e barata. Para que isso ocorra, ela permite que um empresário terceiro explore comercialmente seus serviços e/ou produtos. Como recompensa, o franqueado aproveita todo o know-how adquirido pela marca.

E nessa equação também entra a visibilidade com o público. Afinal, mesmo que não seja uma marca muito conhecida, sua história e tradição acabam fazendo a diferença. Agora, ao iniciar algo do zero, a tendência é ter mais dificuldade para cativar as pessoas.

Amplo público-alvo para os serviços

Apesar de parecer que uma corretora de seguros oferece serviços para um nicho muito específico, na verdade, a história é bem diferente. Grande parte das franqueadoras do setor conseguem atender seus clientes nas mais diversas áreas, oferecendo serviços financeiros e até planos de saúde.

Nesse sentido, a principal função de um corretor de seguros é fazer a intermediação entre o cliente e a seguradora, além de defender os interesses do contratante em todas as suas reivindicações. Ao mesmo tempo, ele também pode gerar alguns orçamentos para encontrar o melhor serviço para o cliente.

Geralmente, as marcas que oferecem esse leque variado de possibilidades conseguem negociar até com bancos a oferta de condições mais favoráveis, por exemplo. Assim, ao mesmo tempo que o cliente fica satisfeito com o serviço, você consegue algo a mais para ser comissionado.

Vale lembrar que a fonte de renda desses empreendimentos vem exclusivamente da comissão oferecida pela franqueadora. As taxas variam de acordo com cada serviço e a tradicional oferta versus demanda.

Catálogo variado de seguros para vender

Além dos serviços variados, que amplificam o seu público, uma franquia de corretora de seguros home office também oferece uma quantidade alta de seguros. No Brasil, existem diversas possibilidades. Apesar dos mais comuns serem o de vida e de automóvel, a busca por outras tipos têm ganhado força.

Para se ter ideia, existem seguros de viagem, residencial, dental, para celular e até para pets. Sem contar nos serviços exclusivos para empresas. Logo, são muitas as possibilidades que podem ser contempladas pelo seu futuro empreendimento. Inclusive, esse é um dos principais fatores a ser considerado antes de definir a sua franqueadora.

Pois como a fonte de renda do franqueado é a comissão, quanto mais serviços você oferece, maior será a lucratividade no final do mês. Além disso, com o crescimento da sua unidade, e o número de contratantes aumentando, você pode começar a planejar a expansão da sua unidade.

De olho no futuro, quase todas as franqueadoras oferecem a possibilidade de fazer a transição para uma unidade física, o que também pode ser um grande diferencial na hora de escolher a marca.

3 opções de franquia corretora de seguros home office para investir

O caminho para abrir a sua franquia de corretora de seguros home office pode ser bem mais fácil do que você imagina. Porém, antes de definir a franqueadora, algumas questões devem ser consideradas.

Inicialmente, para uma franquia realmente funcionar, é necessário buscar por uma empresa que conversa bem com seus objetivos a médio e longo prazo. Não leve em consideração somente as questões financeiras do negócio.

Mesmo que seja algo muito atrativo, você ainda precisa conhecer a empresa e descobrir se o suporte e treinamentos da franqueadora realmente valem a pena. Essas informações constam na Circular de Oferta de Franquia (COF). O documento é a última etapa antes da assinatura do contrato.

A COF é tão importante que precisa ser entregue, pelo menos, 10 dias antes de fechar o negócio. Caso contrário, o investimento é perdido, como prevê a Lei de Franquias. Tendo isso em mente, analise com muito calma cada detalhe apresentado e só firme o contrato se tiver certeza da franqueadora escolhida.

Por último, para facilitar a sua busca, separamos algumas das principais empresas do segmento que contam com um histórico de sucesso no mercado.

1. Quisto Corretora de Seguros

A Quisto Corretora de Seguros nasceu em meados de 2010, com a intenção de levar o que há de melhor no mercado para seus clientes. Devido ao atendimento de qualidade e sua variedade de serviços, a marca começou a crescer e se tornou uma das principais do país.

Com mais de 100 unidades espalhadas pelo Brasil, a Quisto conta com um catálogo variado de possibilidades. São cerca de 90 serviços que vão desde os mais tradicionais seguros a produtos financeiros como consórcios, sem contar os planos de saúde e odontológico.

Para gerir tamanha variedade, a franqueadora oferece um sistema de gestão exclusivo. Graças a ele, é possível fazer mais de 20 orçamentos diferentes de uma só vez. Assim, o cliente consegue ter acesso às melhores seguradoras, além de uma análise do melhor custo-benefício.

Entre as empresas parceiras da Quisto, estão: Allianz, Alfa, Amil, Banco BMG, MetLife, Msig, HDI Seguros, Essor Seguros, Caixa, BB Consórcios, Golden Cross, Porto Seguro, Promed, Mapfre, Liberty Seguros etc. São quase 35 marcas disponíveis.

Quem quiser ser um franqueado da Quisto poderá optar, não apenas pelo modelo home office, mas também pela loja física. Nesse caso, a estrutura é um pouco mais elaborada, demandando gastos com aluguel e salário, ainda que seu valor de investimento não cresça tanto.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

Para que você conheça um pouco mais sobre a Quisto Corretora de Seguros, separamos o vídeo a seguir. Confira!

2. Seguralta

Uma das marcas mais tradicionais do Brasil, com aproximadamente 50 anos de história, a Seguralta aparece como uma opção de franquia de corretora de seguros home office. Além de ser uma referência, segundo a ABF, a marca é uma das maiores redes do país com mais de 1,3 mil unidades.

Entre as vantagens de atuar com a franqueadora estão as mais de 30 marcas à disposição do empresário, alta lucratividade e seu sistema operacional exclusivo. Sem contar o know-how da pioneira no segmento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 36 meses

3. É Seguro Corretora

Um exemplo de empresa que oferece um grande leque de serviços, a É Seguro Corretora conta com um catálogo bem vasto. O empresário pode oferecer empréstimos consignados, financiamentos, máquinas de cartão, planos de assistência funerária etc. Tudo para facilitar os ganhos.

Com quase 15 anos de história, a franqueadora paranaense conta com mais de 190 unidades espalhadas pelo Brasil. Entre as demais vantagens do negócio estão os treinamentos que podem ser on-line ou presencial, sem contar no suporte para desenvolver a franquia.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 19,9 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 3 e 18 meses

Ao longo do texto você pôde conhecer as diversas vantagens de trabalhar de casa e, ainda, ser dono do seu próprio negócio. Além da segurança que o empreendimento oferece, é possível fazer um baixo investimento e ter uma rentabilidade bastante atrativa.

Gostou do nosso conteúdo sobre os benefícios de abrir uma franquia corretora de seguros home office? Deseja conhecer mais sobre? Veja o artigo “Empreendedores de sucesso em franquias: veja histórias”.

Franquia de lava rápido: 10 franquias com baixo custo para investir

Artigo anterior

Valores de franquias: quanto custa e quais as taxas de uma franquia?

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.