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Franquia de comida brasileira: 5 negócios para trabalhar com alimentação

Está em busca de uma franquia de comida brasileira? Então você está no lugar certo. Pois as chances de sucesso nesse setor são bem altas. Saiba mais no decorrer do texto.

Desde 2020, o mundo tem sofrido com uma crise sanitária. Tal cenário fez vários segmentos se adaptarem a uma nova rotina. Isso não seria diferente para os locais voltados para alimentação.

Diversas alternativas foram buscadas para ajudar a encontrar uma nova saída. Entre elas, está o delivery e a opção de retirada no local, por exemplo.

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Isso permitiu que diversos restaurantes conseguissem aumentar o seu faturamento e se manter competitivos no mercado. Questões que muitos empresários não olhavam com bons olhos antes.

Assim, surgiu uma nova oportunidade de negócio para quem sempre quis investir num estabelecimento voltado para alimentação, mas estava com receio do momento incerto.

Contudo, as franquias passaram a ganhar força e se mantiveram como a melhor opção. Sendo assim, conheça um pouco mais sobre o mercado alimentício e as vantagens de ser um franqueado.

Vale a pena investir no ramo de Alimentação?

O ramo de alimentação cresceu bastante em 2020, mesmo diante da pandemia. De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae, hoje o setor é o 5º no ranking dos principais serviços com mais de 6,2 mil empresas.

No caso da distribuição de alimentos, em comparação a 2019, houve o ganho de uma posição e de quase 400 novos negócios. Além disso, entre os fatores que mais contribuíram para o resultado estão os restaurantes e similares.

Mesmo com a necessidade de se reinventar diante das políticas de isolamento, em 2020, foram registrados mais de 200 novos estabelecimentos desse porte.

Ao olharmos para as franquias, os números também são animadores. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento de 2020 foi próximo a R$ 41 bilhões.

Isso é resultado de um conjunto de novas ações na hora de comercializar produtos, como o delivery.

Para se ter uma ideia, só em 2020, houve um crescimento de 27% no número de pedidos de comida on-line em todo o mundo, de acordo com a espanhola Comprar Acciones.

Vantagens de ser franqueado 

Vemos vários bloquinhos de madeira com símbolos de lojinhas; o bloco superior esquerdo em vermelho indica que ele foi o escolhido (imagem ilustrativa). Texto: franquia de comida brasileira.
Ao se tornar um franqueado, você tem acesso a uma série de auxílios e vantagens.

As vantagens de abrir uma franquia de comida brasileira estão para além dos resultados do segmento. Ainda existem pontos que precisam ser destacados que farão toda a diferença para do negócio.

Inicialmente, não podemos deixar de destacar que as franquias oferecem a possibilidade de você entrar para o mercado com uma marca de destaque. Assim, você terá todo o apoio necessário para conseguir fazer a sua unidade crescer.

Pois para que isso ocorra, as franqueadoras compartilham todo o know-how e expertise que elas adquiriram ao longo dos anos.

Dessa forma, você consegue seguir o caminho do sucesso, reduzindo os problemas e desafios comuns a quem está buscando espaço, mas ainda não tem experiência como empreendedor.

Como resultado, todo esse conhecimento é transferido por meio dos treinamentos e da equipe de suporte. Logo, qualquer pessoa tem plena condição de assumir um negócio e entregar bons resultados.

Por fim, antes de assinar o contrato e se tornar um franqueado, você receberá a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento é responsável por apresentar diversas informações sobre a marca.

São pontos como o histórico, as regras que ambas as partes deverão seguir, valores etc. A Circular é tão importante que, de acordo com a Lei de Franquia, ela deve ser entregue pelo menos 10 dias antes da assinatura do contrato.

O descumprimento do prazo pode ocasionar no cancelamento das negociações. Portanto, fique atento.

5 opções de franquia de comida brasileira

Agora que você conhece um pouco sobre os dados do setor alimentício e as vantagens de apostar numa franquia de comida brasileira, separamos algumas opções de empresas.

Lembre-se de fazer a escolha de acordo com os seus objetivos e desejos pessoais. Empreender é a chance que você tem de fazer aquilo que realmente gosta.

Não olhe apenas o lado financeiro. Fique atento a outras frentes como o atendimento, cardápio, estrutura, bem como a opinião dos clientes. Consuma alguns pratos se tiver oportunidade.

Fique atento a tudo, pois só assim você garantirá uma jornada de sucesso.

1. Box Mineiro

Levando para os clientes o que há de melhor na culinária de Minas Gerais, a Box Mineiro é uma franqueadora que oferece um novo conceito de alimentação.

A marca é responsável por entregar seus pratos dentro dos tradicionais box de comida chinesa, permitindo uma nova experiência, inclusive mais sustentável.

Dessa forma, para quem deseja se tornar um franqueado, existe a possibilidade de apostar no modelo de loja. Assim, é possível fazer todos os pratos do cardápio e o cliente pode ir até a unidade buscar o pedido.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses

2. Brasileirinho Delivery

Outra franquia de comida brasileira que tem feito muito sucesso, a Brasileirinho oferece comida típica de várias regiões do país.

Uma das grandes vantagens desse modelo é o seu sistema de delivery. Todavia, apesar dessa opção, ela também conta com espaço para quem quiser consumir no local.

No mercado desde 2013, a franqueadora tem crescido bastante. Atualmente, são quase 100 unidades espalhadas.

Outro ponto que não podemos deixar de destacar, além da qualidade dos produtos, é o suporte diferenciado oferecido aos franqueados. Assim, você tem maiores facilidades para crescer.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 275 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 20 e 24 meses

3. Kom Coxinhas

Coxinhas sobre a mesa ao lado de kibes e cerveja.
A Kom Coxinhas, por exemplo, é especializada em um dos salgados mais tradicionais do Brasil.

A Kom Coxinhas é um dos estabelecimentos que oferece um dos alimentos mais adorados do Brasil. Não importa onde, você sempre encontrará pessoas que simplesmente amam coxinha. Seja para uma festa ou apenas um lanche.

Contudo, seu cardápio completo é um dos pontos que mais chamam a atenção de quem está em busca de um investimento no segmento de alimentação.

Pois você pode oferecer quibes, enrolados, bolinhos de queijo etc. Desde 2019 atuando nesse setor, a marca tem crescido graças as suas técnicas e processos únicos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 150 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

4. Vizinhando Gastronomia

Em todos os bairros de qualquer cidade brasileira existe um bar. Não importa onde, você sempre vai encontrar estabelecimento para se sentar, tomar uma bebida e comer alguns petiscos.

Nesse sentido, uma das opções de negócio é a Vizinhando, um boteco que oferece serviços para que seus clientes possam se sentir em casa.

Além disso, a Vizinhando Gastronomia faz ainda a junção de duas frentes: bar e restaurante. Assim, você conseguirá entregar ambiente para os dois tipos de cliente.

Seja para aquele que busca diversão, bem como para quem procura um bom lugar para comer com a família.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 380 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 175 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

5. Empada Brasil

Por fim, outro empreendimento voltado para os tradicionais salgadinhos, a Empada Brasil é um estabelecimento que conta com uma variedade de recheios para os clientes.

Dessa forma, você não fica preso apenas aos sabores mais tradicionais e tem a possibilidade de entregar um catálogo variado para os consumidores.

O sucesso da franqueadora se dá pela tradição da receita utilizada para a fabricação das empadas. São mais de 100 anos de história, levando o que há de melhor para o público que adora salgados em geral.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 96,5 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 52,5 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

Para conhecer outros empreendimentos de sucesso, separamos o vídeo a seguir com mais algumas dicas. Sendo assim, não deixe de conferir!

Ao longo do texto, você pôde conhecer um pouco mais sobre o setor de alimentação e como ele tem crescido, mesmo diante de um cenário de crise global. Isso se dá graças as novas maneiras de fazer negócio.

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