O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » Franquia certa: como escolher o melhor negócio para o meu perfil empreendedor?

Franquia certa: como escolher o melhor negócio para o meu perfil empreendedor?

Sumário

Muitas pessoas que desejam realizar um investimento levam em consideração o sistema de franchising. Isso porque, ele apresenta várias vantagens. Assim, fica mais fácil você escolher a franquia certa para investir.

Os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgados em 2023, revelam que o setor de franquias teve um crescimento de 13,8% no faturamento em relação ao ano de 2022. Desse modo, investir nesse mercado pode ser uma boa opção para quem deseja ganhar dinheiro.

Portanto, com esses resultados positivos abrir uma franquia se torna mais interessante. Até porque, a franqueadora oferece um modelo de negócio já testado. Desse modo, há mais segurança para empreender do que começar uma empresa do zero. Mas, como achar a franquia ideal para o seu perfil?

Nesse conteúdo iremos abordar um passo a passo pra que você escolha a franquia certa. Continue a leitura!

Por que empreender no mercado de franchising?

Empreender no mercado de franchising traz muitas vantagens. Você começa com um modelo de negócio já testado e comprovado. Então, como dito acima, o que reduz os riscos comparados a empreender com uma empresa do zero. Além disso, contar com o suporte da franqueadora ajuda muito.

Logo, você também aproveita o prestígio de uma marca reconhecida, o que facilita atrair clientes. E não se preocupe, geralmente as franquias oferecem treinamento e apoio contínuo para o seu sucesso.

Com isso, você tem mais flexibilidade e controle sobre o seu negócio, ao mesmo tempo em que faz parte de uma comunidade de outros franqueados. Nesse sentido, empreender com a franquia certa para você pode ser uma boa escolha e gratificante.

Passo a passo para escolher a franquia certa para você

Para escolher entre as franquias de sucesso para investir, é preciso ter atenção a alguns fatores. Mesmo com o modelo de negócio em alta, nem toda franquia pode ser a escolha ideal.

Afinal de contas, o mercado é amplo. Dessa maneira, existem franquias que são mais vantajosas para o seu perfil.

Por isso, vamos lhe ajudar nessa escolha. Acompanhe agora os passos para você achar a franquia certa para você.

Analise bem o seu perfil

É importe analisar bem o seu perfil. Isso porque, de nada adianta investir em algo que não gosta ou que não combina com você.

Trabalhamos bem melhor com aquilo que dominamos e temos uma certa intimidade e conhecimento. Mas ter conhecimento de marketing, administração, gestão e finanças, são habilidades que vão lhe garantir um melhor entendimento do ambiente de trabalho que está entrando.

Ainda, ter algumas experiências amplia ainda mais as oportunidades de você se dar bem. Assim, é bom fazer uma junção de seus conhecimentos e sua personalidade. Se todo esse pacote se encaixar bem com o investimento que deseja abrir, as chances de sucesso são grandes.

Então, tenha certeza do que quer fazer e busque seguir esse ramo. Isso facilitará a sua vida quando começar a trabalhar em uma franquia.

Tenha a certeza que deseja uma franquia

Com essas explicações dos perfil entramos em outro tópico. Após você se identificar com um negócio, tenha certeza de que quer ser um franqueado. Muito vezes seu desejo não está em se limitar a certas regras.

Portanto, se você deseja ter total liberdade para criar suas regras e seus padrões, se tornar um franqueado não é uma boa opção. Afinal, terá que respeitar os critérios da franqueadora e contar com todo o apoio dela.

Seja realista com o quanto você pode investir

Está certo de que quer se tornar um franqueado? Se sim, então, o próximo passo é se certificar do quanto pode investir.

Não abuse! Investir mais do que seu bolso permite pode lhe levar rapidamente a falência e dívididas acumuladas.

Com isso, procure analisar melhor quais franqueadoras estão dentro do seu orçamento e junto com todos outros passos que irá aprender aqui, ficará mais certo de como escolher uma franquia que irá se encaixar melhor para você.

Nesse processo de escolha, você receberá das marcas a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse é um documento que será a base de comparação, inclusive financeiras, entre as franqueadoras.

Avalie seu mercado local

Esse passo não é o ponto final para fazer a sua escolha. Desse modo, é importante avaliar o mercado de trabalho no local onde você quer abrir sua empresa.

Nesse sentido, é extremamente necessário saber quem irá competir com o seu investimento. Assim, você poderá ter mais abertura para programar como irá se destacar com a possível concorrência.

Dessa forma, também é essencial conhecer melhor o seu público e analisar bem se as pessoas que você quer alcançar têm acesso ao local.

Isso porque, do que adiantaria escolher um ambiente muito movimentado e conhecido, se as pessoas que costumam estar ali não são o público que se interessaria pelo o que oferece?

Por exemplo, abrir um açougue onde os maiores frequentadores da região são veganos, de longe não é uma boa escolha.

Então, é melhor estar atento a esses detalhes ou irá falhar em alcançar as pessoas certas para seu produto ou serviço. Além disso, atrair o público certo, é um dos caminhos para o sucesso do seu próprio negócio.

Analise a lucratividade do setor

Avaliar o mercado local, seja físico ou virtual, também influencia em qual tipo de público você deseja atrair. Isso além de lhe garantir um conhecimento sobre a demanda dentro da economia, o que nos leva ao próximo passo.

Verificar o sistema comercial do local desejado e das possíveis franquias lucrativas que lhe interessou é um grande passo para se situar melhor.

Mas dependendo do mercado de franquias, os produtos ou serviços que pretende instalar ali podem não gerar um bom lucro para você.

Tudo isso são passos que estão sempre interligados, um complementa o outro e é necessário encaixar cada um para ter sucesso na sua escolha.

Se achar todos os tópicos em um único lugar, da forma como deseja, planejar boas estratégias irá lhe alavancar ainda mais.

Cada pesquisa implica em todas essas avaliações do público-alvo e da concorrência que irá enfrentar. Afinal, tudo isso influencia no desempenho do seu produto ou serviço, se será vantajoso ou não.

Entenda o melhor modelo

Feito esses passos até agora, é bom pensar bem em qual modelo você quer se encaixar e analisar se será funcional para a franquia e o local onde irá se instalar. Online, Loja Física, Home Office ou Home Based, a sua escolha dependerá de todos os passos que mostramos a cima.

Muitas vezes, o modelo que deseja não irá se encaixar bem para a marca ou até mesmo para o seu público desejado e isso poderá afetar bastante no seu desenvolvimento.

Logo, até mesmo as suas próprias necessidades poderão ser melhores atendidas com um negócio para trabalhar em casa, por exemplo. Inclusive, essas opções de negócios costumam ser de franquias baratas.

Inclusive, essas questões são tratadas no curso Guia Para Iniciantes em Franquias. Com aulas disponíveis online, você pode assistir ao clicar aqui para aprender detalhadamente como investir em uma franquia no Brasil.

Pesquise por opções de franquia

Entre os passos sobre como escolher a franquia certa, está a importância de conhecer bem a localidade e todo o mercado composto.

Desse modo, pesquise bem as opções de franquias baratas e lucrativas que se encaixam em tudo o que você já analisou. Ou ainda, se as franquias que já tinha em mente se encaixam em todos os requisitos levantados.

Aprenda todo o possível sobre as marcas

Identifique quais são melhores franquias. Ou seja, conheça os detalhes das marcas para que possa dominar e apresentar um produto ou serviço que saberá resolver qualquer problema.

Isso porque, de nada adianta se você investir em algo que tão pouco conhece e não está preparado para resolver os possíveis problemas que podem surgir. Então, é necessário ver todos os prós e contras do negócio.

Geralmente, o público-alvo não foca diretamente no problema em si e sim na forma como você irá trazer soluções.

Em outras palavras, o cliente se cativa pelo modo como você domina aquilo o que está oferecendo e a atenção que dedica para que ele saia satisfeito.

Isso faz com que volte até você, mesmo tendo uma possibilidade de encontrar mais erros. Até porque, não irá se preocupar já que sabe que você resolverá qualquer situação para satisfazê-lo.

Compare as franquias

Compare as franquias, afinal, é bom estar a par de tudo o que elas podem oferecer ou não. Sendo assim, avalie qual lhe trará mais vantagens ou mais problemas.

Caso sua franquia tiver uma concorrência no mesmo setor, você saberá como atrair os possíveis clientes devido as informações que buscou de outras franqueadoras comparando-as com as suas.

Poderá apresentar para o seu público tudo sobre o seu produto ou chancelar que contratar o seu serviço é a melhor decisão. Além disso, mostrar as vantagens e até mesmo fazer uma breve comparação.

Então, ao conhecer bem a fundo a marca com a qual deseja empreender e as outras, você terá mais segurança na hora de tomar decisões. A opinião dos franqueados e ex-franqueados também é um bom ponto de como escolher a franquia certa.

Confira a reputação das marcas

Verifique o tipo de imagem que a franquia transmite para com os possíveis clientes. Isso porque, uma marca com uma reputação manchada pode interferir nos seus lucros e no desenvolvimento do seu investimento.

Sendo assim, pesquise bem para saber se houve algum escândalo ou algum processo, e como isso afetou a imagem da franqueadora, pois também irá lhe afetar caso decidir prosseguir com a franquia.

Converse com as franqueadoras

Busque conversar com as franqueadoras. Isso porque, poderá aprender mais sobre a marca e também ver se você sente segurança em entrar para o mercado em questão.

Não tenha medo de expor os prós e contras que encontrou sobre a marca, perguntar como lidam com certos assuntos para que você possa se preparar para quando surgir algo parecido.

Além disso, você também terá um breve exemplo de como a marca lida com tais assuntos polêmicos e isso pode lhe dar segurança ou não de escolher essa franquia.

Converse com outros franqueados

Conversar com outros franqueados das possíveis marcas que lhe interessou é importante. Isso lhe garante uma visão de como as coisas realmente funcionam entre as franqueadoras e os franqueados e se estão dentro do que você deseja.

Inclusive, na Lei de Franquias existe uma exigência da franqueadora disponibilizar contato de todos os ex-franqueados de até 24 meses. 

Escolha a franquia certa para você!

Agora chegou hora certa de ter uma franquia e alcançar seus objetivos. Por isso, para não errar, siga os passos que mostramos nesse conteúdo. Isso porque, você terá uma chance bem maior de continuar a percorrer seu caminho para o sucesso e ter uma vida bem-sucedida.

Mas é bom lembrar que tudo depende do seu esforço e das suas estratégias, tanto nos primeiros anos, quanto nos próximos que virão.

Logo, traçar um plano estratégico antes de colocar a mão na massa, vai lhe dar mais estabilidade e um rumo a seguir.

Pode parecer bobo seguir um passo a passo e você pode até mesmo achar que já tem certeza do que quer ou qual o melhor negócio para você. Mas quando as coisas acontecem na prática, é diferente daquilo que imaginamos.

O processo pode ser demorado até seu negócio estar estável o suficiente para você usufruir de tudo que idealizou. Porém, cuidar para que você não passe dos seus limites também garante o sucesso do seu investimento a longo prazo.

Como abrir a franquia certa?

Primeiro, entre em contato com a marca desejada. Em seguida, pesquise bem para escolher uma empresa alinhada ao seu perfil e objetivos.

Depois, analise o negócio minuciosamente. Verifique o histórico da marca, sua reputação e os suportes oferecidos. Como lhe ensinamos aqui, avalie a COF, que contém todas as informações importantes sobre o negócio.

Planeje suas finanças com cuidado. Entenda os custos iniciais, taxas e possíveis despesas futuras. Certifique-se de que tem o capital necessário e um fundo de reserva.

Finalmente, invista na sua franquia. Assine os contratos, participe dos treinamentos oferecidos e inicie suas operações. Com dedicação e o suporte da franqueadora, você poderá alcançar o sucesso.

Ao longo do conteúdo, você aprendeu como encontrar a franquia certa. Ainda, descobriu dicas estratégicas para empreender.

Então, agora que está por dentro do assunto, escolha a marca que mais se enquadra com o seu perfil empreender, abra o seu negócio e ganhe dinheiro.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje