O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Segmento: Serviços automotivos » Franquia certa: como saber o negócio certo para investir? DESCUBRA!

Franquia certa: como saber o negócio certo para investir? DESCUBRA!

Sumário

O empreendedor que deseja entrar para o mercado de franchising procura a franquia certa para investir e ter um bom retorno. Por conta disso, fizemos este conteúdo com algumas orientações para o você saber o que fazer na hora de investir.

Conforme um estudo conduzido em 2022, cerca de 60% dos cidadãos brasileiros expressaram o interesse em estabelecer seu próprio empreendimento

. Este indicador de aspirações empreendedoras atingiu um patamar recorde, contrastando com a queda observada em 2021, quando um pouco mais de 45% nutriam essa ambição.

Contudo, escolher uma franquia para ter o próprio negócio pode ser interessante. Isso porque, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2022, o setor faturou R$ 211,4 bilhões.

Mas esta escolha não é simples, pois se deve levar em consideração uma série de fatores que podem influenciar no dia a dia do negócio. Continue a leitura e saiba mais!

Como saber qual a melhor franquia para abrir?

Como falamos, escolher a franquia certa requer alguns cuidados, além de muita informação sobre as diversas marcas disponíveis neste modelo de negócio.

Sendo assim, é fundamental analisar uma série de fatores, desde as características pessoais do empreendedor, até o tipo de negócio e mercado da franquia. A seguir, você vai conferir as dicas que lhe ajudarão a identificar esses passos. Acompanhe!

Perfil empreendedor

Investir em uma franquia é um negócio atrativo, pois este modelo costuma ser mais simples, e em vários momentos, mais barato. Contudo, o interessado deve analisar se tem um perfil empreendedor, bem como algumas características que se encaixem a este tipo de trabalho.

Empreender é ter dedicação, disciplina e capacidade de gerenciar uma empresa. Dessa forma, o você deve observar se tem as qualidades necessárias para ter sucesso neste negócio.

Da mesma forma, o perfil do empreendedor deve orientar a escolha do nicho de mercado em que deseja atuar. Logo, se será um tipo de negócio voltado para vendas diretas ou prestação de serviços. Afinal de contas, você deve buscar franquias que combinam melhor com suas qualidades e necessidades.

Sua capacidade de investimento

Um ponto importante para escolher em qual rede de franquias investir é o capital necessário para se tornar um franqueado. Por isso, você deve organizar suas despesas pessoais para entender qual é a sua capacidade financeira para o investimento inicial.

Nesse sentido, também é preciso estar ciente de todos os custos da franquia. Na Circular de Oferta de Franquia (COF), estão descritas todas as taxas cobradas pela franqueadora e os investimentos necessários para abrir uma franquia. Por fim, a franquia certa será aquela que estiver mais adequada para a sua capacidade financeira.

Localidade de abertura do negócio

Um dos pontos centrais para escolher a franquia certa para investir é entender bem o mercado no qual irá atuar. Por exemplo, investir em uma franquia de determinado nicho de mercado que tenha pouca concorrência na sua região. Ou então, uma marca com muitos diferenciais para que possa se destacar.

Além disso, é necessário saber se a região comporta o negócio, se há público para aquele produto ou serviço. Nessa hora, é fundamental uma boa pesquisa de mercado.

Todavia, muitas franqueadoras já fazem este trabalho de mapear áreas interessantes e mesmo aquelas que não têm tanto potencial. Do mesmo modo, as franqueadoras não vendem franquias para áreas onde já existe um franqueado, com a finalidade de evitar concorrência.

Dessa forma, você deve entrar em contato com a empresa para saber da possibilidade ou não de abrir uma unidade na região escolhida.

Trabalho flexível ou com horário fixo?

A escolha de uma franquia certa para você passa também pelo tipo de trabalho que deseja realizar. Portanto, pode ser um momento de vida que exija uma maior flexibilidade de horário no dia a dia de trabalho.

Ou então, a busca por uma renda extra para quem já está empregado. Assim, para essas pessoas, o modelo de franquias Home Office pode ser o mais indicado.

Por outro lado, também é possível dedicar-se totalmente ao novo empreendimento. Nesse sentido, buscar uma franquia para trabalho em horário definido pode ser a melhor opção. Você, nesse caso, pode analisar os diversos tipos de negócios disponíveis no sistema de franquias.

Expectativa de lucro

Muitos empreendedores que desejam abrir uma franquia procuram um negócio seguro e lucrativo para investir. Desse modo, esta lucratividade é um dos fatores a se levar em consideração na escolha de uma franquia.

Isso porque, alguns nichos de mercado são mais lucrativos, com uma margem maior de ganhos. Por outro lado, algumas franquias têm margem menor, o que exige um volume maior de vendas.

Sendo assim, você pode fazer uma pesquisa para estudar as expectativas de lucros das diversas franquias que despertaram o seu interesse. Além disso, leve em consideração modelos mais enxutos, com menos gastos fixos, o que pode melhorar os ganhos no final do mês.

Reputação da franquia

Diversas franquias têm anos de experiência no mercado, com uma marca sólida junto aos franqueados e clientes. Do mesmo modo, o mercado de franchising está sempre em expansão, com diversas marcas sendo lançadas.

Portanto, antes de investir em uma franquia, saiba mais sobre a reputação, e converse com franqueados e ex-franqueados da marca. Procure saber deles, por exemplo, se o suporte dado pela franqueadora é eficiente, e se está conforme o apresentado na COF.

Em seguida, verifique se os produtos ou serviços da franqueadora agradam os clientes e se conta com um público fiel. Ao final, esta pesquisa fará toda a diferença na hora da escolha da franquia certa, evitando decepções e/ou prejuízos.

Opções que podem ser a franquia certa para você

Explorar o universo das franquias oferece inúmeras oportunidades de empreendimento, e encontrar a opção ideal pode ser o primeiro passo para o sucesso nos negócios.

Dentre as variadas escolhas disponíveis, como você aprendeu até aqui, é importante identificar aquela que melhor se alinha aos seus objetivos e habilidades. Neste contexto, apresentamos uma lista diversificada de opções que podem ser a franquia certa para você.

Desde setores tradicionais até novas tendências de mercado, cada oportunidade destaca-se por características únicas. Então, ao considerar fatores como afinidade, investimento e demanda do mercado, você estará mais próximo de tomar uma decisão estratégica para o seu futuro empreendedor. Acompanhe!

[raio_x_esf]

Logo mais, confira um passo a passo estratégico para abrir a sua franquia. Mas antes, descubra qual o modelo indicado.

Para quem o modelo de franquia é indicado

O modelo de franquia é ideal para empreendedores que buscam um caminho mais seguro para iniciar um negócio. Aqueles que desejam contar com o suporte de uma marca consolidada e processos já testados encontram na franquia uma opção atrativa.

Além disso, indivíduos com pouca experiência no ramo empresarial podem se beneficiar da estrutura pré-estabelecida oferecida pelas franquias. Desse modo, para quem busca reduzir riscos e acelerar o retorno financeiro, a franquia surge como uma alternativa promissora.

Empresários que valorizam a possibilidade de colaborar com uma rede sólida e usufruir de treinamentos e suporte contínuos também encontram na franquia uma opção alinhada aos seus objetivos.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Passo a passo para abrir uma franquia

Primeiramente, você precisa estabelecer contato direto com a marca desejada. Este primeiro contato possibilita a compreensão mais profunda do negócio em questão.

Em seguida, a análise minuciosa do modelo de franquia é o segundo passo essencial. Aqui, é importante compreender os detalhes operacionais e identificar como o empreendimento se alinha aos seus objetivos. Como dito, a avaliação da COF é uma etapa fundamental para conhecer todas as informações legais e financeiras.

O planejamento financeiro é um aspecto crítico do processo, demandando uma análise detalhada de recursos necessários e projeções de retorno.

Na negociação com a franqueadora, a transparência é a chave, discutindo termos e condições para garantir um acordo benefício para os dois lados. Finalmente, após todas as etapas anteriores, o investimento na franquia torna-se concreto, marcando o início da sua jornada como franqueado.

Ao longo do texto, você aprendeu qual a franquia certa para investir e conferiu dicas de marcas para abrir e lucrar. Agora que está por dentro do assunto, empreenda com seu próprio negócio e ganhe dinheiro.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje