O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

As opções de franquia automotiva lucrativas que você precisa conferir

Acesse uma parte específica do artigo

Homem usando luva azul realizando limpeza em motor de carro. Ilustração do texto sobre franquia automotiva.

As opções de franquia automotiva lucrativas que você precisa conferir

Investir em uma franquia automotiva pode ser uma forma rentável de aproveitar este setor em alta. Por isso, preparamos este texto com tudo que você tem que saber sobre o negócio.

Afinal de contas, o setor automotivo tem boas perspectivas de expansão para 2022. Dessa forma, estima-se que a área cresça entre 4% e 5% neste ano.

Advertisement

Outro fator atrativo deste tipo de negócio é a enorme possibilidade de atuação. Existem, por exemplo, franquias de manutenção de veículos, auto peças, estética automotiva e muito mais. 

Advertisement

O que é franquia automotiva?

Uma franquia automotiva é um empreendimento que oferece produtos e serviços para todos os tipos de automóveis. Dessa forma, atuam por meio de um modelo de negócio replicável.

Nas franquias automotivas, donos de veículos podem encontrar serviços de reparos e estética automotiva. Então, há um amplo cenário de atuação.

Cada um desses negócios trabalha em um nicho. Alguns oferecem serviços variados. Por outro lado, há opções de franquia de autopeças que vendem produtos.

Do mesmo modo, as franquias deste segmento podem atuar com vistoria veicular, rastreamento e muito mais. Não faltam negócios que trabalham com veículos.

Afinal de contas, manter um carro em dia exige peças, reparos e outros cuidados. Logo, as franquias automotivas surgem para suprir essas demandas.

Sendo assim, podem atender os donos de veículos ou mesmo concessionárias, lava jatos e outros estabelecimentos. Por isso, o modelo de negócio depende do tipo de atuação que o investidor quer.

Números das franquias automotivas no Brasil

O segmento de franquia automotiva no Brasil apresentou crescimento significativo. Dessa forma, vamos apresentar dados relativos aos primeiros meses de 2021 e 2022.

No período entre 2021 e 2022, as franquias automotivas variaram 11,30%. Assim, é possível perceber uma alta neste segmento em específico.

Porém, quando olhamos para o franchising de um modo geral, as perspectivas também são positivas. Afinal de contas, o faturamento subiu 16,8%.

Além disso, durante a pandemia, a busca por serviços automotivos cresceu 89%. Com a alta no preço dos carros usados, a manutenção se tornou parte essencial.

Entre os serviços em alta estão: auto elétrico, funilaria automotiva, higienização e polimento, mecânica geral e insulfilm.

Sendo assim, pensar em abrir uma franquia de estética automotiva pode ser interessante.

Outra perspectiva é abrir uma franquia de peças automotivas. As possibilidades neste mercado são grandes. Por isso, vamos apresentar algumas possibilidades de investimento no tópico a seguir.

Melhores franquias automotivas para você abrir

Vamos apresentar as melhores opções de franquias automotivas em nichos promissores para você analisar. Então, considere o negócio que mais se adapta aos seus objetivos.

Do mesmo modo, verifique o tipo de atuação da marca. Afinal de contas, cada franquia funciona de uma forma.

...Carregando..

Vantagens de abrir uma franquia automotiva

Abrir uma franquia automotiva pode ser vantajoso por inúmeros motivos. Por exemplo, um setor em alta, facilidade de implantação e os suportes da franqueadora.

Então, vale destacar que o Brasil conta com cerca de 60 milhões de automóveis. O número é expressivo e representa um amplo público-alvo para essas franquias.

Outra vantagem deste tipo de negócio é a facilidade. Afinal de contas, as franquias funcionam por meio de um modelo de negócio pronto.

Ou seja, uma espécie de guia que vai orientar a abertura e o gerenciamento da unidade. Isso poupa tempo e evita erros. Sem contar que esse plano de negócio já foi testado outras vezes e deu certo.

Logo, as franqueadoras oferecem inúmeros suportes para que as unidades franqueadas tenham sucesso. Portanto, os franqueados recebem treinamentos, manuais, capacitações e muito mais.

Ainda podem contar com suporte por parte da franqueadora em diversos aspectos como jurídico, financeiro e até mesmo marketing para divulgar suas unidades.

Como escolher a melhor franquia de carros?

Entre as franquias automotivas, é essencial saber escolher a melhor opção. Sendo assim, considere alguns fatores como capacidade de investimento e reputação da franqueadora.

Antes de mais nada, é importante buscar por negócios que sejam compatíveis com aquilo que você pode investir.

Hoje, há opções de franquia de estética automotiva, proteção veicular, mecânica e muito mais.

Do mesmo modo, é essencial procurar alternativas dentro da sua capacidade financeira. Por isso, faça um planejamento financeiro e estabeleça quanto pode investir sem se endividar.

Em seguida, pesquise pela reputação das marcas de franquias que achar interessante. A internet é uma grande aliada neste momento e pode revelar a opinião de investidores e clientes.

Isso é muito importante! Até porque, você vai atuar como um representante daquela marca e precisa ter confiança.

Cuidados para abrir uma franquia automotiva

Existem cuidados importantes a serem tomados para que o empreendedor escolha abrir uma boa franquia. 

Um deles é a avaliação da marca e da sua experiência como franqueadora. Como o suporte oferecido ao franqueado, resultados financeiros e satisfação de outros franqueados. 

Além de como a marca é vista pelo mercado, se está consolidada e com boa reputação. Ou seja, a franquia precisa ter o seu negócio já testado.

Afinal, a ideia da franquia é a possibilidade de reproduzir as mesmas condições oferecidas para os franqueados, comprovando sua viabilidade. 

Mas além de minimizar os riscos do investimento e oferecer um negócio seguro e pronto para ser replicado.

Portanto, com esses testes muitos erros são corrigidos, os produtos e serviços são testados e avaliados pelo mercado.

Esse passo também ajuda em outras questões, como avaliar se o modelo de negócio é baseado em uma tendência de mercado ou apenas em um modismo passageiro. 

Afinal, ao adquirir uma franquia, o franqueado paga uma taxa para reproduzir esse modelo e ter os direitos de uso da marca já reconhecida pelo mercado. Com o objetivo de obter o sucesso já alcançado pela franqueadora. 

Um dos pontos principais das franquias é que a marca oferece apoio, treinamentos, acompanhamento, inovações tecnológicas aplicadas de forma constante e suporte operacional.

Todos esses fatores são pontos principais para o sucesso das franquias. Há também o cuidado de prestar atenção e avaliar a saúde financeira das franquias. Do mesmo modo, devem cumprir as exigências legais.

A franqueadora precisa garantir para os seus franqueados a viabilidade do seu plano de negócio.

Essa avaliação leva em conta os dados financeiros que comprovam a capacidade do negócio em atender as necessidades de gestão de toda a rede.

Agora que você está por dentro do assunto, abra a sua franquia automotiva e lucre.

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje