Destaques ★Franchising

Vale a pena franquear meu negócio? Como saber a melhor hora?

blocos de madeira com desenho de lojas. Última sendo girada por uma mão e sinal verde de confirmado. Imagem ilustrativa texto franquear meu negócio.

Muitos empresários ainda têm dúvida sobre qual o melhor momento para expandir seu negócio e ficam se perguntando: quando franquear meu negócio? 

Apostar em franquia é uma das melhores soluções para quem deseja ampliar o mercado da sua empresa. O problema é que alguns empreendedores acabam decidindo fazer essa mudança muito cedo e sem planejamento.

Como resultado, as chances de sucesso ficam reduzidas. Para evitar isso, preparamos o texto a seguir, para lhe ajudar a encontrar o melhor momento de se transformar numa franquia.

Advertisement

Também apresentamos todos os processos necessários para viabilizar o negócio. Continue lendo! 

Qual é a melhor hora de franquear meu negócio?

Quando você se questiona sobre o melhor momento para franquear seu negócio, é sinal de que consegue enxergar a possibilidade e que seu empreendimento tem ido bem. Mas como ter certeza de que é o momento?

Inicialmente, você deve considerar como estão as suas métricas de venda. Elas estão de acordo e mostram um relativo sucesso?

Analisar essa informação é muito importante, pois dificilmente você conseguirá atingir o resultado esperado se não tiver uma boa margem de lucro.

Alinhado a isso, é muito importante descobrir como as pessoas estão lidando com o seu produto ou serviço. Elas gostam do que você oferece? Se sentem confortáveis para continuar comprando de você? Como o mercado tem recebido o seu trabalho?

São diversas questões que vão lhe ajudar a ter uma ideia mais clara se esse é o melhor momento para iniciar uma franquia ou não.

No passo seguinte, busque entender pontos internos do seu negócio. Uma coisa é você cuidar de apenas uma loja, outra é se tornar responsável por várias. Mesmo que você não seja responsável pela gestão das unidades franqueadas, será sua obrigação oferecer as melhores condições possíveis para os empresários.

Essa nova etapa do seu negócio exige um cuidado extremo sobre as capacidades de tornar isso realidade ou não. Por mais atrativo que seja adotar a estratégia do franchise, todo cuidado é pouco. Por isso, até, é necessário fazer uma série de análises para identificar a viabilidade ou não do projeto. Veja a seguir.

9 passos para franquear uma empresa com sucesso

Agora que você sabe como avaliar o melhor momento para franquear seu negócio, chegou a hora de descobrir as etapas necessárias para tirar esse projeto do papel. São pontos que vão apontar onde você precisa melhorar para conseguir ter uma rede de franquias realmente forte. 

Graças a esse estudo, os riscos de eventuais falhas se tornarão bem menores. Separamos um vídeo explicando em detalhes o passo a passo. Acompanhe e depois continue a leitura!

1. Análise de franqueabilidade

Primeiramente, para tornar seu negócio uma franquia, você deve fazer uma análise de franqueabilidade.

Esse levantamento vai apresentar algumas questões importantes sobre a estrutura do seu negócio e a viabilidade de ele se tornar uma franquia. Questões financeiras, estruturais, percepção de produto ou serviço etc.

Já nessa primeira etapa, a sua empresa pode ser considerada uma marca sem franqueabilidade. Porém, isso não significa que as coisas estão perdidas.

Pois o estudo vai apontar os gargalos que estão prejudicando o seu modelo de negócio e cabe a você fazer as correções. Depois, é só refazer a análise e avaliar mais uma vez a possibilidade. 

2. Análise da situação legal do negócio

Em seguida, você precisa fazer um estudo sobre a situação legal do seu empreendimento. Ou seja, se existe algum ponto pendente com a justiça, se todos os impostos estão pagos etc.

Neste estudo, será possível identificar se existe alguma falha de gestão que pode prejudicar a sua rede no futuro. Para se ter uma ideia, é preciso apresentar essas informações aos franqueados.

Dessa forma, caso encontre algo pendente para regularizar a sua empresa, agilize e resolva antes de iniciar o processo para se tornar uma franqueadora. 

3. Ajustes para rentabilidade do franqueado

Todo negócio, na hora de se transformar em uma franquia, precisa encontrar uma maneira para que a unidade ofereça boa rentabilidade aos franqueados.

Para isso, é importante pensar em como a sua empresa irá se transformar para chegar a uma porcentagem realmente atrativa para eles. 

Esse levantamento é feito por meio de uma análise detalhada dos valores praticados pela empresa. Assim, é possível chegar a uma estratégia financeira que seja boa também para você, como franqueador. 

4. Plano de expansão da rede

A seguir, é o momento de montar o seu plano de negócio para expansão da rede.

Então, cabe ao empresário, com base nos seus objetivos e nos resultados adquiridos em todas as análises até aqui, descobrir o melhor caminho para chegar ao sucesso que se espera. Para isso, é preciso:

  • Ter uma visão geral do seu mercado, para identificar as boas oportunidades de negócio que existem;
  • Desenvolver uma estratégia para captar leads, seja por meio de site, portais especializados, redes sociais, canal no YouTube etc.;
  • Pensar nos treinamentos e no suporte. 

5. Definição dos documentos legais

Casa apertando as mãos de um cara com gravata após assinar um contato. Imagem ilustrativa texto franquear meu negócio.
Os documentos legais são fundamentais para montar um empreendimento atrativo.

Outro ponto muito importante para quem se pergunta se está no momento de franquear meu negócio, é montar os documentos legais. Primeiramente, você precisa montar o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE).

Em seguida, monte a Circular de Oferta de Franquia (COF). Nesse documento, constam informações como o histórico da marca, as regras, obrigações de ambas as partes, valores, taxas e outras.

Para se ter uma ideia da importância da COF, ela deve ser entregue ao candidato pelo menos 10 dias antes da assinatura do contrato de franquia. Este é outro documento que você deve preparar e apresentar para os futuros franqueados.

6. Padronização dos processos e manuais

Nos aproximando do final das etapas, chegou o momento de você montar todos os processos da sua empresa e colocá-los em manuais. Aqui, você deve considerar o tratamento com os clientes, como o seu serviço é feito ou o tipo de produto ofertado, os detalhes relacionados ao marketing e outros pontos que considerar importantes. 

O objetivo dessa etapa é facilitar o entendimento do franqueado com relação aos processos da empresa. Aliás, pensando nesse aspecto, também deverão ser oferecidos treinamentos. Tudo isso visando a padronização da rede. 

7. Definição dos treinamentos

Os treinamentos são parte fundamental para o sucesso de uma rede de franquias. Assim, no momento em que estiver montando suas estratégias como franqueador, pense nos tipos de atividades e como elas serão oferecidas. Há empresas que contam com estrutura de capacitação totalmente virtual, outras presenciais ou até mesclando as duas opções.

8. Marketing para expansão

O próximo passo é pensar a estratégia de marketing para expandir a sua rede. Busque encontrar estratégias que sejam mais condizentes com a identidade da marca.

Em outras palavras, o perfil do empresário que você busca para a sua rede utiliza mais as redes sociais? Ele prefere portais sobre empresas? Faça esse levantamento. Além disso, pense em soluções para reter seus leads.

De nada adianta um bom processo de divulgação, se não há um trabalho de qualidade para manter os empreendedores interessados e convencê-los a adquirir uma franquia. 

9. Venda das franquias

Casal com cabelos grisalhos apertando a mão de um empresário após assinar um documento.
Para essa etapa, invista em um bom time de representantes comerciais.

Por fim, será o momento de vender as unidades. Para isso, monte um bom time de representantes comerciais e estabeleça metas. Apresente para eles o tipo de perfil que mais combina com o seu negócio, dê dicas sobre o relacionamento que a empresa preza com os clientes etc. 

Uma dica importante, e que pode facilitar muito a venda das franquias, é participar de feiras para empreendedores. Esses eventos podem trazer uma série de novos franqueados e alavancar a sua estratégia de expansão. 

Vale a pena contratar consultoria para formatar franquia?

Contratar uma consultoria para auxiliar no processo de formatação de franquia pode fazer toda a diferença. Com esse tipo de ajuda, torna-se necessário apenas apresentar os dados solicitados e aguardar a análise de franqueabilidade do seu negócio.

Além disso, as consultorias vão atrás da melhor estratégia para o seu empreendimento com base nos seus objetivos.

Uma das possibilidades de maior destaque no mercado é a NX Franquias. A empresa faz parte do grupo Encontre Sua Franquia, que possui sete marcas de sucesso atuando no franchise e mais de mil franqueados atuando no Brasil, Estados Unidos e República Dominicana. 

Ao longo do texto, você pôde conhecer um pouco mais sobre as vantagens de transformar seu negócio numa rede de franquias.

Além disso, conheceu os processos necessários para conseguir expandir sua operação com tranquilidade e sucesso. Principalmente se estiver ao lado de uma consultoria especializada em franchising. 

Gostou do nosso conteúdo sobre como franquear meu negócio? Então continue explorando nosso portal e leia o artigo “Formatação de Franquias: NX Franquias pode ajudar a ampliar seu negócio!”.

O que é uma franqueadora? Você sabe qual o papel dela?

Artigo anterior

Quer ser franqueador? Saiba como e as vantagens de fazer

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.