O franqueamento é a chance de fazer um negócio expandir e mudar de patamar. Mas você sabe como fazer esse processo? No texto, apresentamos o passo a passo para você transformar a sua marca em uma rede sucesso. Confira!
Empreender é o sonho de mais da metade dos brasileiros, segundo uma pesquisa. Logo, realizar esse sonho por meio de uma franquia pode ser interessante para quem quer ganhar dinheiro com um modelo de negócio já consolidado no mercado e que oferece suporte ao franqueado para a operação da unidade.
Em outras palavras, como o franchising se trata de uma opção atrativa, é comum encontrar empreendedores que queiram tranformar seus negócios para esse modelo. Então, se esse o seu caso, para ajudar, preparamos o texto a seguir. Acompanhe!
O que é o processo de franqueamento de um negócio?
O processo de franqueamento de um negócio é uma estratégia eficiente para expandir uma marca de forma sólida e sustentável. Consiste em conceder a terceiros o direito de usar a marca, produtos e know-how, em troca de taxas e royalties.
Em primeiro lugar, é necessário avaliar a viabilidade do negócio e definir o modelo de franquia a ser adotado. Ou seja, a escolha entre franquia unitária, multiunitária ou master-franquia dependerá dos objetivos e recursos disponíveis.
Em seguida, crie um plano de negócio detalhado, que estabeleça metas, estratégias de marketing, suporte ao franqueado e projeções financeiras realistas. Desse modo, esse plano orientará todo o processo de expansão.
Então, após a definição, é importante elaborar a documentação jurídica. Contratos de franquia e manuais operacionais serão fundamentais para estabelecer direitos e deveres entre franqueadora e franqueado.
A seleção criteriosa dos franqueados é um passo indispensável. Isso porque, determinar um perfil desejado, realizar entrevistas e análise de capacidade financeira e empresarial ajudarão a garantir parcerias de sucesso.
Já o treinamento e suporte aos franqueados são essenciais para a padronização da operação. Treinamentos presenciais, manuais e suporte contínuo garantirão que os processos da marca sejam transmitidos corretamente.
Depois, ao longo do processo, será importante gerenciar a rede de franquias de forma ativa. Ou seja, monitorar o desempenho, realizar auditorias e promover atualizações. Isso vai ajudar a manter a qualidade e o crescimento da sua marca.
O mercado de franquias no Brasil
Transformar um negócio em franquia tem se mostrado uma estratégia eficaz para quem busca crescimento sustentável, aproveitando o bom desempenho do setor no país.
Em 2024, o mercado de franquias apresentou um aumento expressivo no faturamento. No primeiro trimestre, houve uma alta de 19,1%, com o faturamento passando de R$ 50,8 bilhões em 2023 para R$ 60,5 bilhões.
Já no segundo trimestre, o crescimento foi de 12,8%, totalizando R$ 61,2 bilhões. No semestre, o setor acumulou um avanço de 15,8%, alcançando R$ 121,7 bilhões. Desse modo, nos segmentos como Saúde, Beleza e Bem-Estar, Alimentação e Casa e Construção lideram a demanda, oferecendo boas oportunidades de negócios.
Logo, expandir por meio de franquias no Brasil é uma decisão estratégica. Esse modelo permite consolidar marcas nacionalmente, atingir novos públicos e oferecer aos franqueados um sistema testado, com grande potencial de sucesso. Em breve, entenda como saber se o negócio está pronto para ser franqueado. Mas antes, descubra quais são as vantagens de transformar a sua empresa em uma franquia.
Vantagens de transformar empresa em franquia
Ao transformar o seu negócio em uma franquia, você tem acesso a uma série de benefícios que farão a sua marca mudar de rumo.
Nesse sentido, o mais importante é entender que não estamos falando apenas de questões financeiras, mas também de estruturação e alcance. Confira abaixo alguns pontos que merecem destaque e que ajudarão você a aprender sobre essas vantagens!
Expansão do negócio
A expansão de negócios é um dos principais objetivos do processo de franqueamento de uma empresa. Esse modelo de negócio oferece oportunidades para crescer de forma rápida e eficiente, alcançando novos mercados e aumentando a presença da marca no mercado.
Ou seja, ao abrir novas unidades por meio de franquias, você pode contar com empreendedores locais que têm conhecimento do mercado regional.
Mas é fundamental que a empresa tenha um plano estratégico claro para a expansão por franquias. Ou seja, é preciso definir critérios para a seleção dos franqueados, garantir o suporte adequado para as unidades e manter a consistência da marca em todas as operações.
Entre outras palavras, todo o sucesso depende do planejamento que for montado. O mais importante é que qualquer pessoa sem experiência empreendedora seja capaz de montar uma unidade da sua marca. Portanto, lembre-se que você só terá uma rede de franquias grande se ajudar todos os franqueados a manterem o empreendimento de pé.
Inteligência de mercado
A inteligência de mercado desempenha um papel necessário para o sucesso de uma franqueadora. Então, compreender o mercado e as tendências é essencial para tomar decisões estratégicas e aproveitar oportunidades.
Uma das principais vantagens é a capacidade de identificar lacunas e nichos do setor. Por meio de análises e pesquisas, é possível identificar áreas geográficas ou segmentos de consumidores que ainda não são atendidos adequadamente. Essa informação permite direcionar os esforços de expansão e desenvolvimento de novas franquias de forma mais precisa.
Além disso, a inteligência de mercado auxilia na definição do mix de produtos e serviços oferecidos pelas franquias. Com base nas análises de demanda e preferências do consumidor, a franqueadora pode ajustar e otimizar o portfólio de produtos. Garantindo, assim, que esteja alinhado com as necessidades do mercado.
Outro benefício é a capacidade de antecipar tendências e mudanças no mercado. Desse modo, é possível identificar oportunidades emergentes e se adaptar rapidamente às mudanças do ambiente de negócios. Isso por meio de análises de dados e monitoramento de concorrentes.
Fortalecimento da rede
Outro ponto que podemos destacar entre as grandes vantagens do processo de franqueamento é o fortalecimento da sua rede. Ou seja, com uma rede de franquias, você vai espalhar sua marca por novos locais e vai atrair mais consumidores. Portanto, pode tornar seu negócio uma potência no mercado.
Ficou animado com a possibilidade de transformar o seu negócio em uma rede franquias de sucesso? Então, continue a leitura e descubra se a sua marca está pronta para ser franqueada!
Como saber se o negócio está pronto para ser franqueado?
Embora existam todas essas vantagens no processo de franqueamento, essa decisão deve ser tomada com cautela e estudo. Isso porque, estamos falando de investimento, mudança de comportamento, processos etc.
Dessa forma, faça estudos que possam garantir a você que estará prestes a tomar uma boa decisão. Ou seja, descubra se a sua empresa tem a capacidade de ser replicada ou não.
Ainda, vale a pena destacar, caso ainda não tenha ficado claro, que as franquias são “cópias” de um empreendimento. É quase um “clone”, com poucas diferenças entre a unidade franqueada e sua matriz.
Então, avalie a estrutura necessária para montar o negócio, qual o seu público e se a sua empresa consegue atender todos os clientes. Em muitos casos, apenas uma expansão da sua loja física será o suficiente, em vez de franquear.
Por isso, para ter essa noção, identifique se o negócio não é apenas algo regional. Ou seja, que faz sucesso apenas na cultura da sua cidade ou bairro.
Imagine um empresário do Sul do Brasil, com um restaurante especializado em cuscuz, chamado de “bijajica” na região. Por maior que seja o sucesso no seu estado, ao criar uma franquia, ele precisa ter em mente que o produto não terá o mesmo apelo no nordeste, por exemplo. Até porque, lá o cuscuz tem uma receita bem diferente.
Passos para fazer o franqueamento da sua empresa
Para quem está considerando fazer o franqueamento de uma empresa, é importante seguir alguns passos fundamentais para garantir o sucesso desse processo.
Ou seja, como dito, a análise do modelo de negócio, elaboração de um plano de franqueamento, busca de orientação jurídica, seleção dos franqueados, plano de marketing etc. Desse modo, confira os detalhes fundamentais para fazer o franqueamento da sua marca nos tópicos a seguir!
Análise de franqueabilidade
No processo que torna a sua empresa uma franquia, a primeira ação a ser feita é a análise de franqueabilidade. Então, tenha uma noção detalhada de tudo que é preciso para tornar o seu negócio replicado.
Para isso, levantamentos devem ser feitos, como o tipo de produto comercializado, os fornecedores que você tem, o valor do investimento necessário, todos os processos adotados etc.
Com esse estudo, será possível encontrar gargalos que podem prejudicar o desenvolvimento da sua franquia. Logo, ao encontrá-los, você deve buscar soluções para resolvê-los e dar continuidade à sua expansão.
Não tenha pressa para isso! Teste e confirme os resultados. Se não melhorar, pesquise novamente. Assim, teste e confira os resultados mais uma vez. Faça isso até que a falha desapareça por completo.
Afinal, sem o estudo de franqueabilidade, você não conseguirá fazer a sua empresa se tornar uma franquia. Estamos falando da etapa mais importante que você terá que concluir.
Na sequência, faça o estudo financeiro para conhecer todos os gastos referentes ao processo de franqueamento. Mas calma! Aqui podemos apenas incluir algumas previsibilidades. Como os fornecedores irão cobrar? Quais os gastos por unidade? Qual o impacto na produção? Quais valores na prestação de serviço?
Graças a isso, você terá uma noção maior da necessidade financeira do seu empreendimento caso se torne uma franquia. Mais uma vez, seja realista com os números.
Documentos da franquia
Toda franquia precisa ter documentos bem elaborados para garantir aos franqueados o bom negócio. No caso das franquias, são três principais.
Você vai precisar da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), da Circular de Oferta de Franquia (COF) e do contrato de franquia. Em primeiro lugar, está a DRE. Certamente estamos falando de um documento que você já deve ter montado diversas vezes.
Na franquia, a DRE será apresentada todo mês para os franqueados da sua rede. Assim como para os futuros empreendedores, que estão conhecendo a sua marca. Basicamente, esse documento é um demonstrativo que revela que vale a pena investir na sua marca.
Na sequência, monte a COF. Este documento é responsável por apresentar diversas informações importantes. Como os investimentos necessários, taxas, padrões estabelecidos, a história da sua marca, treinamentos, regras etc. Então, entregue ao seu franqueado a Circular, com no mínimo, dez dias antes da assinatura do contrato, conforme prevê a Lei das Franquias. Ainda, monte o seu contrato.
Lembre-se de explicar tudo que envolve o empreendimento. Por exemplo, o tempo de vigência do acordo e a proteção do segredo da marca. Outra questão é com relação aos manuais dos franqueados. Essa é a maneira mais fácil de transmitir todas as regras da rede.
Definição dos treinamentos
Agora, estruture os treinamentos da sua franquia. Ofereça essas atividades da maneira que achar mais conveniente para o seu empreendimento. Não importa se será online, presencial ou mista.
Portanto, o critério para essa decisão depende exclusivamente do modelo de negócio que a sua marca oferece. Por exemplo, geralmente prestadores de serviços precisam de atividades presenciais para entender todos os métodos e boas práticas da rede.
Sendo assim, para uma loja ou quem trabalha com produtos, o treinamento online pode não ser o suficiente. Logo, o foco deve estar na melhor estratégia possível para compartilhar o seu know-how. Use essas atividades para disseminar a cultura e a visão da sua empresa.
Porém, há um detalhe importante que devemos trazer. No caso dos treinamentos presenciais, é necessário passar para os franqueados todos os gastos que eles terão como deslocamento, hospedagem, alimentação etc.
Marketing para expansão
No processo que envolve transformar uma empresa em franquia, é essencial adotar estratégias de marketing eficazes para impulsionar a expansão do negócio. Afinal, com uma boa abordagem estratégica será possível alcançar e atrair potenciais franqueados e consumidores.
Uma das estratégias de marketing mais importantes é a criação de uma marca forte e atrativa. Nesse sentido, é essencial desenvolver uma identidade visual consistente, com um logotipo e um slogan marcantes, que transmitam os valores e a proposta da empresa.
Além disso, é importante investir em estratégias de branding, como o desenvolvimento de uma história envolvente e a comunicação eficaz dos diferenciais competitivos da empresa.
Outra estratégia fundamental é a geração de leads qualificados. Isso pode ser feito por meio de campanhas de marketing digital, como: anúncios pagos, otimização de mecanismos de busca (SEO) e marketing de conteúdo.
Mas é importante criar conteúdo relevante e útil, como artigos, e-books e vídeos, que demonstrem o conhecimento e a expertise da sua franqueadora. Além disso, é preciso investir em ações de marketing voltadas para a captação de consumidores. Isso pode incluir promoções especiais, programas de fidelidade, parcerias com influenciadores digitais e participação em eventos locais.
Ou seja, conhecer o público-alvo e usar os canais de comunicação adequados para alcançá-lo de forma eficaz. Por fim, é necessário realizar um acompanhamento constante dos resultados das estratégias de marketing adotadas. Isso permite ajustes e melhorias contínuas, garantindo que as ações estejam alinhadas com os objetivos de expansão da sua empresa
Contrate uma consultoria de franquias!
Contratar uma consultoria especializada em franquias pode ser um passo estratégico para alavancar o sucesso do seu negócio. Afinal, ao contar com profissionais experientes, você terá acesso a conhecimentos e ferramentas indispensáveis para tomar decisões embasadas e maximizar os resultados.
Uma das principais vantagens de contratar uma consultoria é a expertise do time que tem ampla vivência no mercado de franquias. Em outras palavras, esses especialistas entendem os desafios e as oportunidades do setor, bem como as melhores práticas para impulsionar o crescimento. Assim, você pode contar com a Formatação de Franquias para lhe ajudar.
Ao mesmo tempo, a consultoria poderá oferecer suporte na análise da viabilidade do negócio e na elaboração do plano de negócios. São passos essenciais para conquistar investidores e obter financiamentos depois.
Com base em estudos de mercado e projeções financeiras, uma consultoria especializada poderá fornecer informações estratégicas para você tomar decisões fundamentadas. Outro aspecto importante é o auxílio na gestão operacional. Isso garantirá um funcionamento otimizado da sua rede de franquia e contribuirá para a satisfação dos franqueados e clientes.
Do mesmo modo, ao contratar uma consultoria para auxiliar no processo de franqueamento, você terá acesso a uma rede de contatos valiosa, incluindo fornecedores. Essa rede pode facilitar parcerias estratégicas, troca de experiências e aprendizados mútuos, fortalecendo ainda mais a sua posição no mercado.
Na playlist abaixo, você confere ainda mais detalhes sobre o processo de franqueamento de um negócio. Assista!
Ao longo do conteúdo, você aprendeu como fazer o franqueamento e que pode contar com a Formatação de Franquias para ter sucesso na expansão do seu negócio. Agora que você já está por dentro do assunto, que tal planejar e ampliar a presença da sua marca no mercado nacional e internacional? Tire seus sonhos do papel e boa sorte!