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Franqueamento: tudo que você precisa saber para tornar o seu negócio uma franquia

Blocos de madeira ao fundo formando uma escadinha com simbolos diversos. Em primeira plano, blocos de madeira com desenho de loja. Bloco do topo de vermelho. Imagem ilustrativa texto franqueamento

O franqueamento é a chance de fazer um negócio mudar de patamar. Mas você sabe como fazer esse processo?

As franquias funcionam como uma cópia autorizada de uma empresa. Por isso, é necessário criar regras e conhecer bem o mercado, para não correr riscos desnecessários. 

Como é uma opção atrativa, é comum encontrar empreendedores que queiram mudar seus negócios. É o seu caso? Para ajudar, preparamos o texto a seguir. Acompanhe!

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O que é o processo de franqueamento de um negócio?

O processo de franqueamento é voltado a empresários que buscam aumentar a área de atuação do seu negócio. Mas a ideia de expansão pode ser uma grande dúvida, devido ao preparo que isso envolve. 

Falamos de investimento e tempo para administrar uma nova unidade, o que afasta ou atrasa a tomada de decisão. Por isso, uma das estratégias recomendáveis para um empreendimento é o franchising. 

Neste modelo, qualquer pessoa dentro do perfil que você estipular. pode abrir uma loja. Usando o nome da marca, seus produtos e serviços.

O sucesso da estratégia vai depender da estruturação que você, como franqueador, conseguir montar. Para isso, reduza as burocracias dos processos, agilize atendimentos e mude paradigmas. 

Tudo deve ser bem planejado, para que não corra riscos desnecessários. Afinal, eles existem, mesmo com todas as vantagens que o processo de franqueamento proporciona. 

Vantagens de transformar empresa em franquia

Ao transformar o seu negócio numa franquia, você tem acesso a uma série de benefícios que farão a sua empresa mudar de rumo.

E o mais importante: não estamos falando apenas de questões financeiras, mas também de estruturação e alcance. 

Expansão do negócio

Caderno escrito franchise com desenho de várias lojas pelo globo. Ao lado computador, tablet, oculos, café e alguns lápis. Imagem ilustrativa texto franqueamento.
O processo de franqueamento permite que você expanda suas operações para qualquer lugar.

Devido a estratégia das franquias, você consegue desenvolver um plano de expansão muito mais previsível.

O importante é que consiga montar uma estrutura capaz de atender todos os futuros franqueados e, assim, compartilhar o conhecimento. 

Desenvolva uma padronização. Dessa forma, o processo será replicado e compartilhado por todo o território. Seja no seu estado, país ou continente 

Tudo depende do planejamento que for montado. O mais importante é que qualquer pessoa sem experiência empreendedora seja capaz de montar uma unidade da sua marca.

Portanto, lembre-se que você só terá uma rede de franqueados grande, se ajudar todos a manterem o empreendimento de pé.  

Inteligência de mercado

A inteligência de mercado é uma estratégia comum, utilizada por grandes empresas. Você já deve ter realizado esse estudo em algum momento. Porém, devido a uma atuação mais restrita, você obteve um resultado micro. 

Mas, com diversas unidades de franquias espalhadas em diferentes cantos, os resultados terão um impacto muito maior no seu negócio do que se pensa.

Afinal, você estará fazendo o monitoramento das atividades de todos os seus concorrentes e consumidores. 

Assim, você conseguirá ter uma visão mais macro das coisas. Então, vai entender tudo que precisa fazer para se destacar no mercado.

De maneira simples e direta, estamos tratando de informações que vão permitir que você tome decisões com confiança. 

Fortalecimento da rede

Outro ponto que podemos destacar entre as grandes vantagens do processo de franqueamento é o fortalecimento da sua rede.

Com algo bem montado, estruturado e fácil de ser replicado, a tendência é que você consolide a sua franquia mais facilmente. 

Se inserir em novos mercados significa encarar algo completamente diferente do que já está habituado. É preciso estar atento ao suporte e auxílio que você deverá prestar aos franqueados. 

De nada adianta todas as facilidades do seu empreendimento, se não conseguir ajudar a sua rede no desenvolvimento. Além de atrair novos empresários, esse cuidado vai funcionar como um motivador a mais para os que já estão dentro da rede. 

Quanto mais satisfeitos eles estiverem com os resultados obtidos, melhor para a empresa como um todo. Monte um bom apoio, crie treinamentos de qualidade e faça novos estudos para se tornar competitivo no mercado.

Como saber se o negócio está pronto para ser franqueado?

Mulher comandando uma reunião.
Antes de tomar a decisão de franquear, é importante conhecer alguns aspectos do seu negócio.

Apesar de todas as vantagens do processo de franqueamento, essa decisão deve ser tomada com cuidado. Estamos falando de investimento, mudança de comportamento, processos etc. 

Desta forma, faça estudos que possam garantir a você que estará prestes a tomar uma boa decisão. Descubra se a sua empresa tem a capacidade de ser replicada ou não. 

Vale a pena destacar, caso ainda não tenha ficado claro, que as franquias são “cópias” de um empreendimento. É quase um “clone”, com poucas diferenças entre a unidade franqueada e sua matriz. 

Avalie a estrutura necessária para montar o negócio, qual o seu público e se a sua empresa consegue ainda atender todos os clientes. Em muitos casos, apenas uma expansão da sua loja física será o suficiente, em vez de franquear.

Para ter essa noção, identifique se o negócio não é apenas algo regional. Ou seja, que faz sucesso apenas na cultura da sua cidade ou bairro. 

Portanto, imagine um empresário do Sul do Brasil, que tem um restaurante especializado em cuscuz. Por maior que seja o sucesso no seu estado, ao criar uma franquia, ele precisa ter em mente que o produto não terá o mesmo apelo no Nordeste.

Trata-se de um prato típico e precisará ser algo “de outro mundo” para conquistar o paladar daquela parte da população. Em outros estados, o interesse também pode não ser tão grande, principalmente naqueles que possuem uma culinária forte. 

O estudo para identificar se o seu empreendimento está realmente pronto para ser franqueado é fácil de fazer. Vamos detalhar a seguir. 

Passos para fazer o franqueamento da sua empresa

Conhecendo as principais questões que envolvem o processo de franqueamento, vamos trazer para você todo o processo necessário na transformação. Lembrando que tudo precisa ser feito com sinceridade e bastante cuidado. 

Não deixe nenhuma informação passar em branco e nem crie médias muito acima do habitual, apenas para traçar objetivos mais chamativos aos empreendedores. 

Por mais satisfatório que os números possam parecer em um primeiro momento, eles serão passageiros e certamente a sua empresa irá caminhar rumo à falência. O mesmo vale para quem esquecer de colocar algum dado importante. 

Por isso estamos alertando sobre todos os cuidados necessários antes de apresentar as etapas do franqueamento. Fique atento!

Análise de franqueabilidade

No processo que torna a sua empresa uma franquia, a primeira ação que deve ser feita é a analise de franqueabilidade. Tenha uma noção detalhada de tudo que é preciso para tornar o seu negócio replicado. 

Para se ter uma ideia, devem ser feitos diversos levantamentos. Como o tipo de produto comercializado, os fornecedores que você possui, o valor do investimento necessário, todos os processos adotados etc. 

Com esse estudo, será possível encontrar gargalos que podem prejudicar o desenvolvimento da sua franquia. Ao encontrá-los, você deve buscar soluções para resolvê-los e dar continuidade à sua expansão. 

Não tenha pressa para isso. Teste e confirme os resultados. Se não melhorar, pesquise novamente, teste e confira os resultados mais uma vez. Faça isso até que a falha desapareça por completo. 

Sem o estudo de franqueabilidade, você não conseguirá fazer a sua empresa se tornar uma franquia. Estamos falando da etapa mais importante que você terá que fazer.

Na sequência, faça o estudo financeiro para conhecer todos os gastos referentes ao processo de franqueamento. Mas calma, aqui podemos apenas incluir algumas previsibilidades.

Como os fornecedores vão cobrar? Quais os gastos por unidade? Qual o impacto na produção? Quais valores na prestação de serviços? São várias perguntas que podem ser feitas. 

Graças a isso, você terá uma noção maior da necessidade financeira do seu empreendimento caso se torne uma franquia. Mais uma vez, seja realista com os números.

Documentos da franquia

Homem assinando um documento com mulher ao lado e em frente a outro homem.
Os documentos são essenciais para comprovar que seu negócio é realmente atrativo.

Toda franquia precisa ter documentos bem elaborados para garantir aos franqueados o bom negócio. No caso das franquias, são três: Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), a Circular de Oferta de Franquia (COF) e o contrato final. 

Primeiramente, a DRE. Certamente estamos falando de um documento que você já deve ter montado diversas vezes.

Na franquia, a DRE terá de ser apresentada todo mês para os franqueados da sua rede. Assim como para os futuros empreendedores, que ainda estão conhecendo a sua marca. 

Na sequência, monte a COF. Este documento é responsável por apresentar diversas informações importantes. Como os investimentos necessários, taxas, padrões estabelecidos, a história da sua marca, treinamentos, regras etc. 

Entregue a Circular, no mínimo, 10 dias antes da assinatura do contrato, conforme prevê a Lei das Franquias

Por fim, monte o seu contrato. Lembre-se de explicar tudo que envolve o empreendimento. Por exemplo, o tempo de vigência do acordo e a proteção do segredo da marca.

Outra questão é com relação aos manuais aos franqueados. Essa é a maneira mais fácil de transmitir todas as regras da rede. Assim, qualquer dúvida é facilmente resolvida por qualquer franqueado.

Os manuais devem ser de fácil acesso, para que possam ser consultados a qualquer momento.

Definição dos treinamentos

Agora, estruture os treinamentos da sua franquia. Vale destacar que isso é algo obrigatório e previsto na lei. 

Ofereça essas atividades da maneira que achar mais conveniente para o seu empreendimento. Não importa se será on-line, presencial ou mista. 

Portanto, o critério para essa decisão depende exclusivamente do modelo de negócio que a sua marca oferece. Por exemplo, geralmente prestadores de serviços precisam de atividades presenciais para entender todos os métodos e boas práticas da rede. 

Sendo assim, para uma loja ou quem trabalha com produtos, o treinamento on-line pode não ser o suficiente. O foco deve estar na melhor estratégia possível para compartilhar o seu know-how. Utilize essas atividades para disseminar a cultura e a visão da sua empresa. 

Porém, há um detalhe importante que devemos trazer. No caso dos treinamentos presenciais, é necessário passar para os franqueados todos os gastos que eles terão como deslocamento, hospedagem, alimentação etc. 

Marketing para expansão

Todo o trabalho que citamos acima, de nada adiantará se não houver um bom planejamento de marketing para a expansão. 

Assim, lembre-se de desenvolver boas estratégias e campanhas com o intuito de divulgar a sua nova estratégia. Divulgue nas redes sociais, converse com empresários, explore todas as ferramentas que tem em mãos para o negócio fluir. 

Outra boa estratégia é procurar portais e sites especializados em empreendimentos, por exemplo. Faça sua divulgação, compre um espaço se for preciso.

Explique em detalhes todos os pontos que fazem da sua franquia uma atração. 

Contrate um bom time de consultores de vendas. Eles serão o primeiro contato dos interessados com a sua empresa. O tratamento diferenciado terá um papel muito importante no desenvolvimento da sua rede. 

Contrate uma consultoria de franquias!

Por fim, a melhor maneira para passar por todos os processos citados, é contratar uma empresa de consultoria.

Muitos dos pontos podem ser complicados de serem feitos sozinhos e, devido à precisão, nas informações, há uma pressão maior para não errar. 

Existem no mercado opções com história e expertise nesse processo. Esse é o caso da NX Franquias, braço da holding Encontre Sua Franquia, holding responsável por oito marcas de sucesso. Ela é considerada uma das maiores do ramo. 

Ao contratar a NX Franquias, entregue as informações solicitadas. Assim, as etapas que mostramos no texto serão executadas sem nenhuma preocupação.

É importante destacar que, com a NX Franquias, você pode participar das feiras montadas por ela. Também vai contar com apresentação no portal Top Franquias e no canal Henrique Mol no YouTube. 

Sendo assim, para deixar as coisas um pouco mais claras, separamos um vídeo explicando todos os detalhes para transformar a sua empresa numa franquia. Confira!

Gostou do nosso conteúdo sobre franqueamento? Descubra mais sobre as vantagens de contar com uma consultoria no artigo: “Formatação de Franquias: NX Franquias pode ajudar a ampliar seu negócio!”.

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