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Franqueados de sucesso têm características comuns; veja quais são

Sumário

Franqueados de sucesso não nascem assim. Logo, é preciso estar em constante evolução. Então, você quer saber quais são as características desses empreendedores no Brasil? Continue a leitura e descubra tudo!

Nos estados brasileiros surgem cada vez mais franqueados. Isso porque, somente em 2021 a quantidade de novas unidades franqueadas aumentou em 9,1% em comparação com 2020.

Porém, mesmo com o crescimento, nem todos são franqueados de sucesso. Afinal, é necessário se dedicar. Mas para os que querem investir, é possível desenvolver as características necessárias. Vamos falar mais sobre esse assunto ao longo do conteúdo.

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Características importantes dos franqueados de sucesso

Algumas características importantes dos franqueados de sucesso envolvem a capacidade de ouvir, vontade de aprender, proatividade, entre outros. Nesse sentido, não existe uma fórmula, mas é possível desenvolver essas habilidades.

Entenda que não adianta buscar as características dos franqueados de sucesso sem ter interesse por aquilo que vai fazer. Então, leve em conta seus gostos e preferências antes de investir em um negócio, independente do seja.

Dessa forma, alguns negócios demandam conhecer assuntos específicos. Por outro lado, alguns são uma boa opção de investir sem experiência. Sendo assim, conhecer a si e ao seu negócio é determinante no sucesso.

Disposição para ouvir

Uma das principais características dos franqueados de sucesso é a disposição de ouvir. Assim, é necessário escutar com atenção críticas construtivas, opinião de profissionais e clientes. 

Nas franquias, também é possível falar antes com franqueados e ex-franqueados sobre como são as atuações e relação com a franqueadora.

Outro ponto importante é ouvir a franqueadora. Tanto antes, para tirar todas suas dúvidas e entender direitos e deveres, como depois, para seguir os padrões da rede. Isso, tanto no espaço como nas atuações no geral. 

Afinal, a franqueadora tem o dever de passar o know-how e realizar treinamentos que devem ser seguidos para alcançar os melhores resultados. Mas cabe ao franqueado fazer o que for preciso para seguir esses padrões.

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Logo, a capacidade de ouvir e seguir as direções apontadas pela franqueadora ajuda o franqueado a ter uma unidade com maior potencial de resultados. Além disso, é também de obrigação do franqueado levar a qualidade da marca em seus produtos, serviços e atendimentos. 

Todos esses pontos devem ser observados antes da assinatura do contrato. Desse modo, é possível conferir essas obrigações na Circular de Oferta de Franquia (COF). O documento tem tudo que um futuro franqueado precisa saber.

Desejo de aprender

A disposição de ouvir leva para outra característica importante de franqueados de sucesso, o seu desejo de aprender. Ou seja, a atenção ao ouvir é seguida pelo desejo de aprender e melhorar. 

Sendo assim, essa dica serve tanto para empreendedores que estão começando quanto para os que já têm experiência de atuação. Isso porque, o mercado está em constante mudança e sempre se adaptando a novos estilos de vida e visões de mundo. 

O desejo de aprender ajuda os franqueados a sempre melhorar a atuação e seu negócio. Além de auxiliar o empreendedor a não estagnar no tempo. 

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Portanto, o empreendedor pode aprender mais sobre a própria unidade e a marca da franquia. Além disso, os franqueados têm o benefício de conversar com os profissionais experientes da franqueadora. 

Isso também irá auxiliar o aprendizado sobre empreendedorismo e o setor de atuação. Porém, o franqueado tem a autonomia de aprender mais sobre o negócio e melhorá-lo, embora receba o auxílio da franqueadora. 

Por fim, o empreendedor é responsável por manter as boas práticas e gerenciar o seu negócio da melhor forma. Ou seja, o auxílio da franqueadora não exclui o esforço do franqueado na busca por melhorias.

Ser colaborativo

A colaboração é outro segredo da rede de franquias e franqueados de sucesso. A oportunidade oferecida pela franqueadora é a colaboração para que ambos alcancem os seus objetivos. 

Ou seja, as duas partes desejam melhorar a marca e evoluir os seus processos. Assim, não tenha vergonha de perguntar tudo que achar necessário para a franqueadora. 

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Isso porque, o papel da franqueadora é justamente esse. Assim, aproveite essa relação colaborativa com profissionais capacitados e preparados para ajudar nos mais diversos assuntos.

Isso também significa que os franqueados devem sempre ser transparentes em relação ao seu negócio. Em outras palavras, contar tanto as coisas boas como as ruins. 

Nesse sentido, essa ação possibilita que a franqueadora ofereça maior auxílio em momentos difíceis e ajude a contornar ou resolver problemas. Porém, o franqueado é até certo ponto, independente para atuar e responsável pela sua unidade franqueada. 

Desse modo, a colaboração é uma das maiores vantagens que fazem as franquias terem um maior potencial de resultados positivos e até na vida útil do negócio. Então, o franqueado pode ter o próprio negócio, mas sem a necessidade de fazer tudo sozinho e começar do zero. 

Ânimo para se envolver na operação

Para estar entre os franqueados de sucesso é preciso dedicação e isso inclui ter ânimo para se envolver nas operações da rede.

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Afinal, a franqueadora pode auxiliar em diversos assuntos macro, como: propaganda, aspectos jurídicos e financeiros. Mas apenas o franqueado sabe como a unidade está funcionando de perto, os desafios enfrentados e aspectos que podem melhorar. 

Portanto, é seu dever se envolver nas operações e dedicar-se para alcançar os resultados. Em seguida, como dito, conte com as dicas dos profissionais da franqueadora. 

Mas lembre-se que o único capaz de colocar esse conhecimento em prática é o próprio franqueado. Ou seja, comprar uma franquia não significa apenas esperar os resultados. Isso porque, o franqueado também tem o seu papel para que isso dê certo.

Além disso, um bom franqueado conhece bem a sua unidade. Logo, cabe a ele conseguir resolver problemas e aproveitar oportunidades. Como você aprendeu até aqui, trata-se de uma relação colaborativa, em que ambas as partes têm as intenções alinhadas. 

Perfil de liderança

O franqueado, como o responsável pela sua unidade, deve ter um perfil de liderança. Essa característica é essencial para os franqueados de sucesso.

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Porém, o perfil de liderança não significa apenas passar ordens a serem seguidas, mas sim entender como o negócio funciona e tomar ações para que melhore. Já as outras dicas de disposição de ouvir e ânimo para envolver nas operações também se aplicam nesse ponto. 

Assim, o franqueado deve escutar os seus funcionários e clientes para identificar pontos importantes sobre a unidade, tanto positivos como negativos.

Portanto, um bom profissional também é capaz de inspirar os seus funcionários e liderar pelo exemplo. Por isso, é importante conhecer bem o mercado e como o seu negócio se insere nele. Em seguida, optar por ações proativas e sempre aprender mais sobre empreendedorismo e a marca. 

Desse modo, é possível ser um líder que gera resultados e que busca aprimorar o seu local de trabalho. O que é potencializado pelo auxílio da franqueadora em diversas questões importantes. 

Proatividade para o negócio

A proatividade é a capacidade do franqueado de buscar por mudanças de forma espontânea. Logo, essa característica é essencial aos franqueados de sucesso.

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Por exemplo, em vez de agir apenas quando o problema aparece, a pessoa proativa pode identificar e aperfeiçoar a situação antes que um problema aconteça. 

Assim, o franqueado terá uma boa visão de futuro, a capacidade de identificar necessidades e antecipar problemas ou oportunidades. Afinal, nesse aspecto os franqueados têm a liberdade para gerir a franquia desde que siga as regras da franqueadora. 

Ou seja, além de seguir as regras da franquia, pode ir além e lapidar outros aspectos. Até mesmo passar feedbacks para a franqueadora informando o andamento do negócio. 

Nesse sentido, essas informações ajudam a franqueadora a melhorar como um todo e atualizar as suas práticas. Então, muitas franqueadoras cobram taxas justamente para melhorar os seus produtos e serviços, pesquisar novas tecnologias e estratégias de mercado. 

Por fim, isso não seria possível sem as informações passadas pelos franqueados sobre as suas atuações. Ou seja, o auxílio da franqueadora com a proatividade do franqueado irão potencializar ainda mais a unidade e a marca.

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Capacidade de organização

A organização é muito importante para todos os negócios. Essa prática se estende a diversos aspectos, como: financeiro, gerencial e jurídico. 

Por exemplo, separar as finanças pessoais das finanças da empresa. Ainda, ter a disciplina de não misturar as duas, o que pode causar problemas futuros. 

A organização financeira da empresa também serve para outras coisas, como identificar todos os dados sobre gastos, deveres financeiros e faturamento. Os processos também devem passar por organização, para você identificar quais as ações prioritárias. 

Isso porque, os negócios estão sempre em evolução e constante necessidade de adaptação. Logo, para ser feito de maneira responsável e produtiva é necessário organizar e analisar todos eles.

O hábito de organizar é algo a ser cultivado e trabalhado. Assim, o empreendedor sempre pode aprender mais sobre o assunto e usar esse conhecimento para aplicar na sua realidade, adaptando se necessário. 

Dessa forma, por mais que seja algo complexo, não é um passo que pode ser dispensado. Sendo assim, ao escolher ter um negócio próprio o franqueado precisa estar ciente da sua responsabilidade sobre a unidade e se organizar para cumprir seus compromissos.

Como escolher a melhor franquia para abrir?

Você deve analisar, como o mercado e a franqueadora. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias apresentou um crescimento de 14,5% em 2022. Então, é preciso entender o perfil do franqueado, os potenciais do mercado local e a reputação da marca franqueada.

Ou seja, mesmo com todas essas características, se o franqueado escolher um modelo de franquia que não vai de encontro ao seu perfil, pode não conseguir manter. 

Assim, é muito importante o franqueado entender o seu próprio perfil, seus pontos fortes e fracos para encontrar uma franqueadora alinhada com essas características.

Mas a questão do mercado local serve principalmente para quando a atuação é delimitada por uma região. Por exemplo, algumas franquias só aceitam abrir uma unidade física caso o município tenha um número específico de habitantes. Isso também inclui a escolha do ponto comercial.

A franqueadora realizará uma pesquisa mercadológica do melhor local para a implantação do negócio. Logo, o franqueado precisa estar ciente que pode auxiliar na escolha do ponto, mas a decisão final cabe à franqueadora.

A reputação da marca também é um fator que você deve analisar. Isso porque, a escolha da franquia é uma grande responsabilidade. 

Nesse sentido, a pesquisa e comparação das marcas é um passo essencial. O investidor analisa a COF e se todas as exigências da Lei de Franquias estão sendo seguidas. Além de analisar possíveis processos jurídicos que a franqueadora tem.

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A seguir, descubra quais são os segmentos de franquias que estão em alta para investir e ganhar dinheiro.

Quais as franquias que estão em alta?

Para quem busca investir em uma franquia, é essencial estar atento aos setores que estão em alta no momento. Isso garante uma maior probabilidade de sucesso e rentabilidade.

Dentre os setores promissores, podemos destacar o segmento de Alimentação Saudável, que acompanha a crescente preocupação das pessoas com hábitos de vida mais saudáveis.

Outra opção em destaque é o ramo da Tecnologia, abrangendo desde serviços de reparo e manutenção de dispositivos eletrônicos até soluções inovadoras para negócios.

O setor de Beleza e Estética também apresenta um grande potencial, impulsionado pela busca constante por cuidados pessoais e bem-estar. Além disso, a área de Educação, como cursos de idiomas e reforço escolar, continua em alta devido à importância do aprendizado contínuo.

Não podemos deixar de mencionar o setor de Serviços, como limpeza e manutenção residencial, que têm sido cada vez mais procurados para facilitar a vida das pessoas ocupadas.

Vale ressaltar que, independentemente do setor escolhido, é fundamental realizar uma análise detalhada de mercado, considerando fatores como concorrência, demanda local e viabilidade financeira.

Além disso, ao identificar setores em alta e selecionar a franquia certa, você estará no caminho certo para iniciar um empreendimento com boas perspectivas de crescimento e sucesso.

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