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Quer ser um franqueador bem-sucedido? 9 segredos para coordenar sua rede de franquias

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Homem sorridente, usando camisa cinza, com os braços para cima, em comemoração, observa notebook posicionado no colo. Ilustração do texto sobre franqueador bem-sucedido.

Quer ser um franqueador bem-sucedido? 9 segredos para coordenar sua rede de franquias

Atuar com o franchising é o sonho de muitos empreendedores. Por isso, mostraremos aqui algumas dicas para se tornar um franqueador bem-sucedido. Seja para melhorar a sua rede de franquias ou para começar uma, todo cuidado deve ser tomado para que o negócio seja bem feito.

Em 2022, as informações divulgadas pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostraram que o segmento de franquias teve um crescimento de 14,3% na receita em comparação com o ano anterior. Assim, alcançando um faturamento acumulado de R$ 211,4 bilhões.

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Logo, investir no setor pode ser interessante para quem quer empreender e lucrar com sua própria rede de franquias. Contudo, para apresentar um modelo de negócio interessante, o franqueador deve estruturar bem a sua operação em diversos aspectos, sobre os quais falaremos a seguir. Continue a leitura!

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Entenda como ser um franqueador bem-sucedido

Para ser um franqueador bem-sucedido, é necessário organizar bem a operação da franquia, desde a parte burocrática. Ainda, passando pelos treinamentos e até todo o trabalho de marketing a ser feito ao longo do processo.

Nesse sentido, se o franqueador já está atuando no mercado, deve se certificar de que cada parte do seu processo de franqueamento está bem feito, organizado, sólido.

Do mesmo modo, deve-se levar em conta estes cuidados se o empreendedor está transformando o seu negócio em uma franquia. Este processo de franqueamento tem alguns pontos que são de fundamental importância para que resulte em uma franquia atrativa para os novos franqueados.

Enfim, confira o passo a passo que separamos para você ter sucesso no processo de franqueamento da sua marca.

1. Defina metas para sua rede

Tenha em mente onde quer chegar com a sua marca. Isso porque, é um passo importante para ser um franqueador bem-sucedido. Dessa forma, defina metas, objetivos a curto, médio e longo prazo para sua franquia.

Nesse sentido, primeiramente entenda quais serão suas estratégias para chegar nesses objetivos, e ao longo do tempo sempre analise se está mais próximo ou se afastando dos resultados esperados.

Ter estas metas de desenvolvimento da sua rede permite sempre analisar se o caminho tomado é suficiente para chegar até os números que deseja. Isso seja referente ao faturamento, quantidade de unidades, entre outros parâmetros.

2. Saiba o perfil de franqueados que você deseja

Um importante passo para o sucesso de uma rede de franquia é que a franqueadora tenha bem definido que tipo de empreendedor quer como parceiro.

O perfil do franqueado ideal deve levar em consideração as características do negócio. Isso porque, alguns deles exigem maior atuação no balcão da loja. Outros, por exemplo, dependem mais da gestão interna da operação para que as vendas aconteçam.

Nesse sentido, é necessário entender o que será exigido do franqueado no dia a dia do negócio. Se precisa ter um perfil voltado para um tipo de trabalho, ou para outro.

Além disso, ter este perfil permite que a franqueadora possa escolher melhor os empreendedores que irão investir na sua marca, e buscar pessoas que aumentem as chances de sucesso do negócio.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

3. Faça uma análise de franqueabilidade completa

A análise de franqueabilidade mostra se o seu negócio é rentável neste modelo de franquia. Logo, leva em consideração se a sua franquia tem bom potencial de atuação no setor e deve ser feita no início do processo de franqueamento.

Por exemplo, considerar sua capacidade de replicar o negócio em novas unidades, se haverá um custo e rentabilidade atrativos, se os produtos ou serviços podem concorrer no mercado.

Dessa forma, o empreendedor deve fazer esta análise de franqueabilidade completa para entender se vale a pena para o seu negócio entrar para o setor de franchising.

4. Calcule todo o investimento para dar solidez à rede

Se tornar um franqueador exige investimento para estruturar a franqueadora, e nesse sentido, é preciso analisar o investimento que será necessário e se você tem a capacidade de fazer este aporte.

O franqueado precisa de todo o suporte da franqueadora. Por isso, a empresa deve estar preparada. São necessários funcionários para todo este atendimento, parte comercial, de marketing, de logística, entre outros departamentos.

Portanto, o franqueador precisa saber da forma mais detalhada e realista possível quanto terá de investir para esta estruturação. Isso é fundamental, para que possa começar o processo e terminá-lo com segurança.

5. Crie os documentos legais necessários

A parte burocrática para o modelo de franquia é importante, pois existem documentos que trazem segurança tanto para os franqueados como para a franqueadora. Logo, é um passo importante a criação desta documentação.

Por exemplo, o contrato de franquia para repassar os direitos de uso da marca, a proteção do know-how e para que a franqueadora possa ter controle do que os franqueados podem ou não fazer.

Nesse sentido, as redes de franquias precisam estar seguras contratualmente, para que as partes tenham ciência dos seus direitos e deveres ao longo da parceria.

6. Padronize e torne os processos replicáveis

Para ser um franqueador bem-sucedido você deve apresentar um negócio atrativo para os empreendedores. Esta atratividade passa por uma padronização em sua operação. Assim, os franqueados realizam a réplica do negócio independente de sua localização ou experiência no setor.

Então, você deve organizar como será a produção de cada unidade e ter uma operação que o franqueado possa montar.

Além disso, simplificar processos para que possam ser mais facilmente replicados. Desse modo, você precisa levar isso em consideração, pois seu público-alvo muitas vezes não tem nenhuma expertise no negócio.

Por último, com uma padronização eficiente, cada franqueado pode atuar com mais facilidade e se sentir seguro para lidar com o negócio no dia a dia.

7. Defina os manuais da franquia com cuidado

Toda empresa, independente do seu porte, tem um manual em que está toda a política de funcionamento, normas e regras. Então, para franquias esse processo não é diferente, existe o manual do franqueado que contém orientações para gestão de cada franquia.

O manual de implementação é responsável por conter informações administrativas de uma franquia, ou seja, todo o passo a passo até a inauguração de fato.

Por isso, estes manuais precisam ser de simples entendimento, mas devem ser completos para mostrar o que o franqueado deve fazer para a gestão completa da unidade da franquia.

8. Crie treinamentos eficazes

O sucesso da identidade de uma franquia só é possível a partir da criação de padrões muito bem definidos pela empresa. Nesse sentido, a réplica deste modelo só é possível por meio da aplicação de um treinamento de franqueados eficiente.

Caso cada uma das pessoas que adquire sua franquia não siga seus padrões, em pouco tempo a empresa perde a identidade e tem a sua marca prejudicada no mercado, pois o cliente não sente a unidade entre cada ponto do negócio.

Assim, ao se tornar um franqueado, o empreendedor precisa ter acesso a treinamentos completos para conhecer todo o processo da franquia. Por fim, manter a qualidade e o padrão da marca.

9. Estabeleça estratégias de marketing para expansão

O marketing é um trabalho importante para o crescimento de uma rede de franquias. Esta divulgação do negócio atrai a atenção dos empreendedores e dos clientes, o que é fundamental para o crescimento da marca e ser um franqueador bem-sucedido.

Nesse sentido, as atividades de marketing relacionadas à imagem da empresa são de responsabilidade da franqueadora. Portanto, é preciso pensar em estratégias de divulgação que contemplem a rede em todas as regiões em que se encontra.

Para isso, a franqueadora deve fornecer materiais padronizados a todos os franqueados e definir como deve ser feito este trabalho de marketing. Isso é importante para orientar os empreendedores e ter uma forma eficiente de comunicação da franquia com seu público.

Todos estes cuidados podem ser tomados pelo franqueador de forma independente ou com a ajuda de uma empresa especializada neste processo de formatação de franquias.

Por exemplo, você pode contar com a Formatação de Franquia, serviço prestado pela Encontre Sua Franquia, holding com cerca de 13 anos de experiência, você pode transformar sua marca em uma rede de sucesso, expandindo para diversas unidades.

A consultoria oferecida auxilia em todas as etapas do processo. Logo, inicia com um diagnóstico profundo da sua empresa e identifica pontos a serem trabalhados. Depois, define um modelo de negócio replicável e lucrativo.

Desse modo, você pode receber orientações sobre os cuidados na elaboração de documentos legais, como: manuais, Circular de Oferta de Franquia (COF) e contratos. Assim, simplifica a expansão do seu negócio. Então, conte com essa solução para lhe ajudar!

Vantagens de criar uma rede sólida de franquias

São muitas as vantagens de criar uma rede sólida de franquias, como o aumento do faturamento por meio da venda das unidades e maior comercialização dos produtos ou serviços da marca.

Do mesmo modo, é uma forma de captar cada vez mais clientes. Isso porque, as unidades se expandem pelo território, chegando aos consumidores que antes a marca não atendia, ou não conheciam seus produtos.

Além disso, a franquia entra em um círculo virtuoso, onde cada nova unidade chama a atenção de empreendedores. Um vai puxando o outro, e com este crescimento novos investidores se interessam pelo negócio e assim por diante.

Seja no modelo home office ou voltado para pontos comerciais, um negócio sólido atrai empreendedores de vários perfis e que desejam ter um negócio próprio.

O franchising é atrativo por estes e outros motivos. Por isso, vale a pena você realizar o processo de franqueamento de forma sólida para se tornar um franqueador bem-sucedido.

Por fim, aplicar os nove segredos que você descobriu aqui, para coordenar uma rede de franquias é fundamental para se tornar um franqueador bem-sucedido. Compreender desde a seleção de franqueados até a comunicação eficaz facilita a construção de uma rede sólida.

Como você aprendeu nesse conteúdo, as vantagens vão além do crescimento da marca. A harmonia entre franqueador e franqueados é importante para o êxito, pois evidencia que, ao incorporar esses passos, é possível criar e sustentar uma rede de franquias próspera.

Ao longo do conteúdo, você aprendeu sobre como ser um franqueador de sucesso e conferiu dicas estratégicas. Agora que você está por dentro do assunto, expanda o seu negócio e lucre.

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