Destaques ★FranchisingEmpreendedorismo

Franqueado de sucesso: conheça os caminhos para ser bem-sucedido

Homem analisando o ambiente com uma prancheta na mão. Imagem ilustrativa texto franqueado de sucesso

Um franqueado de sucesso não precisa de muito para ser feliz, ter lucros e um empreendimento durante anos. Para isso, é necessário seguir apenas algumas recomendações.

Se tornar dono de uma franquia é o caminho que muitas pessoas escolhem devido a segurança que esse tipo negócio oferece. Porém, para que o projeto seja um sucesso, é importante estar atento a todo o processo de consolidação do negócio.

Pontos como a situação do mercado, um planejamento pessoal e financeiro, treinamento, suporte… Ainda que pareçam coisas simples, todo o cuidado é pouco quando estamos traçando o caminho para o sucesso.

Sendo assim, preparamos o texto a seguir para mostrar como se tornar um empresário de sucesso no ramo de franquias. Acompanhe a leitura!

7 dicas definitivas para ser um franqueado de sucesso

Antes de passarmos para as dicas com o intuito de torná-lo um franqueado de sucesso, é importante entender, inicialmente, como funciona esse modelo de negócio.

As franquias são marcas que buscam expandir a sua área de atuação. Dessa forma, ela autoriza a exploração comercial de seus produtos e serviços a um empresário terceiro.

A princípio, o trabalho pode parecer simples. Porém, para que tudo funcione de maneira correta e segura, é necessário se atentar a alguns pontos.

Inicialmente, o franqueado precisa seguir todos os padrões estabelecidos pela franqueadora. Afinal, se cada elo da rede fizer o que bem entender, todas as partes sairão perdendo.

Outro ponto muito importante a ser considerado é com relação aos treinamentos e suportes que a franqueadora oferece. Ou seja, não basta simplesmente adquirir o direito e começar a operar. Você precisa entender como a marca funciona, suas diretrizes, valores, etc.

Essas são questões base para que uma franquia seja realmente um sucesso e ofereça boas oportunidades de negócio para os empresários. É uma relação de mão dupla, em que ambas as partes precisam se ajudar.

Não à toa, a taxa de mortalidade entre as franquias é a menor do Brasil, segundo o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Com o intuito de deixar ainda mais claro o que é e como funciona uma franquia, separamos o vídeo a seguir. Confira!

1. Escolha uma boa franquia para investir

Em primeiro lugar, você precisa ter uma ideia do que deseja para a sua vida enquanto empresário. Muitas pessoas entram para o mercado pensando apenas em ganhar dinheiro. Essa percepção acaba sendo bastante reducionista, já que há um conjunto de questões envolvidas na hora de escolher uma franquia.

Inicialmente, você precisa atuar em uma área da sua preferência. Não tem como mudar de vida e ser dono de algo que não o motiva, que você não conhece ou não sabe como funciona.

Imagine o seguinte cenário: você é um apaixonado por carros, mas vê que o mercado da beleza e estética pessoal está em alta. Ao optar pelo segundo ramo, ignorando o principal fator que é a sua paixão por carros, certamente terá dado o primeiro passo rumo à falência.

Empreender é a chance que você tem para fazer aquilo que realmente gosta. Mesmo que o mercado não esteja bom em determinado momento, as coisas mudam. Quando falamos das franquias, você ainda poderá contar com todo o suporte oferecido pela franqueadora para que situações de crise não abalem o negócio.

Além disso, ser empresário é estar 24 horas por conta do seu empreendimento. Agora pense em acordar todas as manhãs sabendo que seu dinheiro foi investido em algo que você não gosta? Sem conhecer a área que você deseja trabalhar, não tem como se tornar um franqueado de sucesso.

O futuro franqueado pode pesquisar a reputação da empresa nas redes sociais, fazer um estudo detalhado da Circular de Oferta de Franquia (COF), atestar a qualidade ao consumir os produtos ou serviços das marcas que forem interessantes, conhecer a história da franqueadora etc.

Após essa primeira análise, para encontrar a franquia perfeita, você pode seguir outros passos bem simples.

2. Faça um planejamento financeiro detalhado

O segundo passo para se tornar um franqueado de sucesso é conseguir fazer um bom planejamento financeiro. Ao gerir uma empresa, é importante ter a consciência que você terá que trabalhar com um grande volume de dinheiro. Nesse sentido, é importante ficar atento.

Dessa forma, caso você ainda não se planeje financeiramente no dia a dia, por exemplo, é bom que inicie essa prática o quanto antes. Elimine gastos desnecessários ao longo do mês, faça anotações para visualizar a entrada e a saída de dinheiro. 

Certamente, há coisas na sua lista de compras que não precisam estar ali, ou podem ser realocadas para um outro momento. Em caso de dívidas, tente renegociá-las para tentar reduzir os juros. Crie metas e tente cumprir com todas elas. Ter foco é importante.

Logo nos primeiros meses dos seus novos hábitos, você verá o seu dinheiro render. Além disso, você perderá o “medo” do dinheiro, pois, de agora em diante, saberá como gerir e controlar seus gastos. Preze pela sua saúde financeira.

Sem esse controle você possivelmente enfrentará problemas que poderão colocar seu empreendimento em risco. Do contrário, se você já tem por hábito acompanhar suas finanças e conhece seus limites financeiros, o caminho para se tornar um franqueado está livre, é só prosseguir.

3. Dedique-se ao seu treinamento inicial e atualização

Os treinamentos são fundamentais para que uma franquia possa se destacar no mercado. Sem eles, é impossível que a rede se mantenha atualizada, oferecendo os mesmos serviços ou produtos de acordo com o padrão estabelecido.

Essas atividades são benéficas para qualquer tipo de empresário. Não importa se você possui anos de experiência ou está iniciando agora no mundo dos negócios. Todos devem passar pelo processo.

Sem o conhecimento prévio ou atualizado de como as coisas devem proceder na sua unidade, muita coisa se perde no caminho, inclusive seus esforços.

Ao longo do processo, caso sinta a necessidade de revisar algum ponto ou a empresa tenha novas orientações, basta solicitar um novo treinamento. Vale destacar, em muitos casos, o treinamento é passado para o quadro de funcionários também.

Assim, todos ficam alinhados com o modus operandi da marca.

Sua unidade só conseguirá atingir os objetivos e entregar um bom retorno financeiro se os treinamentos estiverem em dia.

4. Solicite sempre suporte da franqueadora

Mulher conversa ao telefone enquanto confere algo em seu computador (imagem ilustrativa). Texto: franqueado de sucesso.
O franqueado deve ter acesso ao suporte a qualquer momento ao longo da vigência de seu contrato.

Uma das coisas que mais atrai a atenção na hora de abrir uma franquia é a possibilidade de suporte. Esse auxílio fica disponível a qualquer momento durante todo o período de vigência do contrato.

Seja para o esclarecimento de dúvidas ou na resolução de pendências, as marcas devem sempre disponibilizar um canal para isso. Uma das vantagens desse sistema é que, caso você sinta alguma dificuldade, bastará entrar em contato com eles para saber o que fazer.

Ao mesmo tempo, caso você realize uma gestão de muito sucesso, a marca poderá entrar em contato com para que seu exemplo seja repassado aos demais franqueados da rede. Nesse caso, você se tornará uma referência para as outras unidades.

Essa troca é fundamental para o sucesso de toda a rede. Nisso consiste a importância do suporte. Sem ele, tanto o franqueado fica sem uma base segura, quanto a franqueadora coloca em risco todo o seu negócio.

Por isso é extremamente importante que você analise com muito cuidado as informações que constam na COF e identifique as questões relacionadas ao suporte. Além disso, caso tenha dúvidas, não deixe de conversar com o representante comercial.

O suporte deve lhe passar a mesma segurança que a credibilidade da marca.

5. Realize ações assertivas de marketing para seu negócio

Entre as grandes vantagens do modelo de negócio das franquias estão as ações de marketing.

Essa é uma preocupação que o empresário praticamente não precisa ter, bastando seguir as orientações da franqueadora para divulgação da sua unidade da melhor maneira possível.

Para ter acesso a esse apoio publicitário, o empresário precisa pagar o fundo de propaganda, diretriz que deve constar no contrato. Existem duas formas disso ser feito: em uma equivalência relativa a uma porcentagem bem pequena do faturamento ou um valor fixado via contrato.

Todo o design de peças e materiais publicitários são feitos pela franqueadora e entregues a você para realização da divulgacão da marca. Além disso, haverão estratégias que serão oferecidas por uma equipe do suporte especializada no assunto.

Mas atenção: qualquer tipo de publicidade desenvolvida pelo franqueado precisa ser aceita pela marca.

Afinal, estamos falando das questões visuais de uma empresa que possui todo um regimento e um marco regulatório que a protege. Não à toa, o descumprimento dessa regra pode levar ao encerramento do contrato.

Em suma, fique atento a todas as questões. Siga as recomendações da equipe de marketing da franqueadora e aproveite o sucesso da sua franquia.

6. Seja um bom gestor para seu negócio

Como vimos, as franquias são negócios possíveis para qualquer pessoa que deseja empreender. Não importa se você possui ou não experiência, existem empresas voltadas para qualquer tipo de empresário. Assim, se tornar um bom gestor irá depender exclusivamente de seus traços como empreendedor.

Existem pelo menos dois tipos de gestores. Primeiramente, temos aquele mais ligado ao processo de venda. Esse profissional consegue conversar com mais facilidade com o público, lida melhor com os conflitos e tem boas técnicas de persuasão, por exemplo. 

Em contrapartida, existe o empresário que lida melhor com os números. Esse tipo de gestor está mais ligado ao administrativo, entende melhor os relatórios, tem a capacidade de identificar tendências e lida com fluidez na negociação com fornecedores.

Importante ressaltar que não existe um certo ou errado neste ponto, afinal, estamos falando de traços profissionais. O ideal é encontrar um ponto de equilíbrio entre o que você sente ser um traço natural, atrelado àquilo que você pode aprimorar ou mesmo desenvolver.

7. Preocupe-se em oferecer um excelente atendimento

O atendimento é ponto-chave em todo empreendimento. Não há outro caminho para fidelizar um cliente. Mesmo que você ofereça “algo de outro mundo”, de nada adianta não entender e respeitar o seu público.

Por isso é tão importante que você esteja na linha de frente da sua unidade, atuando como uma referência para seus colaboradores. Afinal, você passou por um longo treinamento para conhecer e “viver” a marca, portanto, saberá como as coisas devem proceder.

Mesmo que seus funcionários tenham experiência, ninguém saberá como você o que tudo aquilo significa e representa.

Vale a pena investir no setor de franchising?

Para mostrar como vale a pena abrir uma franquia e se tornar um franqueado de sucesso, vamos apresentar os numeros da Associação Brasileira de Franchising (ABF). De acordo com a instituição, o 3º trimestre de 2020 foi um dos melhores para o setor.

Em comparação com o mesmo período de 2019, diversos segmentos conseguiram aumentar o faturamento. É o caso dos segmentos de “Casa e Construção”, “Comunicação, Informática e Eletrônicos”, “Saúde, Beleza e Bem Estar” e “Serviços e outros negócios”.

Abrir uma franquia pode trazer diversos benefícios para um empresário. Essa caminhada se faz mais simples do que abrir um negócio do zero. No entanto, ela exige uma análise prévia na tentativa de encontrar o melhor empreendimento.

Além disso, o modelo de franquia é um negócio mais seguro por contar com treinamentos, transferência de know-how e suporte, além de um plano de negócio estabelecido.

Gostou do nosso conteúdo sobre como ser um franqueado de sucesso? Continue explorando o site Top Franquias e leia o artigo “Finalmente! O segredo das franquias inovadoras foi revelado”.

Franquias de moda: vale a pena investir? Em quais marcas?

Artigo anterior

Lei de Franquia: 5 coisas mais importantes que você precisa saber

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.