O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

Franchising se recupera em 2022 e reafirma sucesso de dois setores

Acesse uma parte específica do artigo

Homem subindo rampa do sucesso imagem ilustrativa do crescimento do franchising em 2022

Franchising se recupera em 2022 e reafirma sucesso de dois setores

2022 foi um ano de crescimento para o franchising, segundo Pesquisa de Desempenho realizada de modo trimestral pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Com base nos dados divulgados em junho, agosto e novembro deste ano, as franquias no Brasil faturaram R$ 147,6 bilhões nos primeiros nove meses de 2022.

Advertisement

Comparado ao mesmo período de 2021, o faturamento de 2022 subiu cerca de 15,02%. O aumento foi próximo a 30,45% se comparado aos três primeiros trimestres de 2020.

Advertisement
Gráfico faturamento do franchising no Brasil nos primeiros 3 trimestres 2020 2021 2022 segundo dados ABF.

Durante 2022, os valores de ganho do franchising brasileiro também foram registrando aumento com o passar do tempo. 

No primeiro trimestre do ano, o faturamento do setor alcançou os R$ 43,3 bilhões no país. Já no terceiro trimestre, as franquias no Brasil faturaram R$ 56,2 bilhões. A escalada foi de aproximadamente 29,7% comparando o registrado em janeiro, fevereiro e março, e julho, agosto e setembro.

Gráfico faturamento das franquias no Brasil nos primeiros 3 trimestres 2022 segundo dados ABF.

Segmentos de destaque no franchising se mantém no topo em 2022

Outro dado importante sobre o setor de franchising em 2022 tem a ver com o faturamento por setor no país.

Como já é comum no ramo, os setores de Alimentação e de Saúde, Beleza e Bem-estar foram os que registraram maior faturamento nos primeiros trimestres do ano. 

Até setembro/2022, o ramo de Alimentação acumulou R$ 35,7 bilhões em faturamento, considerando duas classificações da ABF: Alimentação – Comércio e Distribuição, e Alimentação – Foodservice.

Já o setor de Saúde, Beleza e Bem-estar acumulou faturamento de R$ 33,7 bilhões nos primeiros nove meses de 2022.

Para completar o Top 5 de segmentos com maior ganho, há o de Serviços e Outros Negócios (R$ 22,5 bilhões), Moda (R$ 15,4 bilhões) e Casa e Construção (R$ 10,9 bilhões). Os dados foram registrados de janeiro a setembro de 2022.

Gráfico faturamento das franquias por setor no Brasil nos primeiros 3 trimestres 2022 segundo dados ABF.

Com relação ao crescimento dos setores ao longo do ano, os que tiveram subida mais acentuada em faturamento foram o de franquias Alimentação Foodservice (de R$ 7,1 bilhões/1T a R$ 11,2 bilhões/3T); e o de Saúde, Beleza e Bem-estar (R$ 9,7 bilhões/1T a R$ 12,4 bilhões/3T).

Gráfico faturamento do franchising por setor no Brasil em cada trimestre de 2022 segundo dados ABF.

São números que mostram uma tendência de crescimento desses ramos, e que deve se acentuar em 2023. Historicamente, Alimentação e Beleza são os segmentos que mais faturam no franchising brasileiro.

Tabela faturamento das franquias no Brasil em 2020 2021 segundo dados ABF.

Qual franquia abrir em 2023?

Apesar dos setores em alta, nem sempre a melhor franquia para se investir faz parte deles. Na verdade, na hora de abrir um negócio, é indicado avaliar alguns pontos.

Para começar, é fundamental que o empreendedor entenda seu perfil na hora de abrir um negócio.

Ele precisa ter interesse pelo setor em que vai investir e gostar do trabalho que vai realizar. Mesmo que nunca tenha trabalhado na área, essa sinergia com o negócio vai ajudar a manter o entusiasmo no dia a dia.

Outro passo é confirmar se a marca desejada de franquia tem a mesma Visão, Missão e Valores que o empreendedor. A identificação com a marca e confiança no que ela oferece facilita manter a padronização e compromisso com o negócio.

Além disso, é preciso verificar se o mercado local do empreendedor tem espaço para aquele negócio. Muitas vezes, não há público local para aquele produto ou serviço. Ou então, a concorrência já é bem acirrada e domina a região.

Durante o processo de compra da franquia, as franqueadoras dão suporte ao candidato para análise mais refinada de todos os pontos citados.

Porém, essa primeira avaliação deve ser feita pelo próprio empreendedor. Assim, ele pode continuar as negociações apenas com as marcas que têm real potencial no seu caso.

Vale a pena comparar diversas marcas de franquias, para entender o que cada uma tem a oferecer e diferenciais. Para conferir opções, você pode clicar no banner a seguir.

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje