O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Exemplos de franquias no Brasil que realmente garantem sucesso a quem investe

Exemplos de franquias no Brasil que realmente garantem sucesso a quem investe

Sumário

Chegou até aqui em busca de exemplos de franquias no Brasil? Então, leia este texto até o final e saiba tudo sobre este modelo de negócio promissor.

Inclusive, não faltam opções para quem quer investir no franchising. Afinal de contas, há mais de 2,8 mil empresas franqueadas no Brasil em operação, número que considera marcas abertas até 2021.

Mas, se você quer saber, entre elas, quais as melhores franquias para investir, a conversa é outra. Isso porque, há diversos fatores que você precisa considerar.

Mesmo que você procure, por exemplo, uma lista com as 50 melhores franquias do Brasil, pode ser que ela não tenha a resposta. Escolher um negócio envolve, antes de tudo, conhecer seu próprio perfil.

O que é uma franquia? Como funciona?

Antes de conhecer exemplos de franquias no Brasil, é essencial saber do que se trata esse modelo de negócio. Pois bem, o franchising se baseia em um modelo de negócio replicável.

Ou seja, todas as operações e processos de uma unidade franqueada funcionam de forma padronizada. Logo, as unidades da rede são uma espécie de réplica da matriz.

As empresas de franquias, chamadas franqueadoras concedem o direito de uso de sua marca para os investidores. Para isso, eles pagam royalties.

Dessa forma, passam a ter direito de usar a marca, oferecer seus produtos e serviços. Além disso, eles passam a contar com apoio da franqueadora em diversos aspectos.

Mas, vamos falar disso mais adiante. No sistema de franquias, assim como em outras áreas do empreendedorismo, há leis.

Assim, há a Nova Lei de Franquias que regulamenta a relação entre franqueado e franqueadora. Isso torna tudo mais simples e honesto.

Perfil ideal para abrir uma franquia

Qualquer pessoa interessada em empreender pode escolher entre os exemplos de franquias no Brasil. Contudo, é preciso atenção às exigências da própria franqueadora.

Isso porque, algumas marcas estabelecem que apenas pessoas com experiência podem ser franqueados. Por outro lado, há franquias voltadas para profissionais de áreas determinadas.

Mas, de modo geral, as franquias são empreendimentos para quem quer ter um negócio. Assim, é preciso ter desejo empreendedor e muita dedicação.

Embora seja um negócio mais simples, uma franquia demanda muita atenção. Mas, hoje, esse modelo se tornou uma alternativa mesmo para quem não tem experiência.

Vamos ajudar você a conhecer, na prática, um exemplo de franquias no Brasil. Assim, fizemos uma seleção com algumas marcas que podem ser um bom negócio. Continue lendo!

Melhores exemplos de franquias no Brasil que valem a pena abrir

Chegou a hora de conhecer alguns exemplos de franquias no Brasil. Por isso, preparamos uma lista super completa com exemplos em diversas áreas para você conhecer.

Algumas delas estão entre as 100 maiores franquias do Brasil, confira!

[raio_x]

Como escolher uma franquia de sucesso para abrir?

Para escolher entre as maiores franquias do Brasil, você pode seguir algumas dicas. Antes de mais nada, é importante escolher uma área com a qual você se interesse.

Hoje, há franquias em praticamente todos os segmentos para investir. Por isso, faça uma análise cuidadosa de cada área e considere aquela em que você gostaria de atuar.

Afinal de contas, a afinidade é parte essencial de ter sucesso em um negócio. Pense bem, você vai investir dinheiro e tempo em algo. Logo, precisa gostar disso, certo?

Outro ponto importante para escolher entre os exemplos de franquias no Brasil é se planejar. Ou seja, estabelecer quando fazer e quanto gastar.

Dessa forma, reúna seus dados e finanças e considere qual o melhor momento para investir. Em seguida, faça uma pesquisa cuidadosa por marcas nas áreas que interessam a você.

Nesse momento, pode ser interessante voltar na nossa lista e revisar as opções. Logo, você será capaz de saber qual a melhor franquia para investir conforme seu perfil.

Vantagens e desvantagens do sistema de franchising

Abrir uma franquia vale a pena. Algumas das vantagens incluem: previsão de gastos, apoio em todas as etapas do negócio e inúmeras possibilidades de negócio.

Em primeiro lugar, vamos falar sobre a previsão de gastos. Todas as franqueadoras são obrigadas a disponibilizar um documento chamado Circular de Oferta de Franquia (COF).

Nele, há todas as informações essenciais sobre uma franquia. Há, por exemplo, a taxa de franquia, investimento inicial, capital de giro e muito mais.

Ou seja, você já começa o negócio sabendo exatamente quanto vai gastar. Muito mais simples do que descobrir na prática, não é mesmo?

Além disso, você pode conferir qual a previsão de retorno do investimento. Outra vantagem de abrir uma franquia é ter apoio em todas as etapas do negócio.

Isso porque, a franqueadora é formada por vários profissionais prontos para ajudar você a abrir e gerenciar um negócio. Então, você terá ajuda em diversas etapas desde a abertura até a divulgação de sua unidade. 

Por isso, quando for buscar qual melhor franquia para investir procure pelos suportes da franqueadora. Do mesmo modo, há inúmeras possibilidades para investir no franchising.

Hoje, há franquias muito além das lojas físicas. Para quem busca trabalhar em casa, por exemplo, há negócios home office, mais baratos e flexíveis.

No entanto, se você procura uma franquia presencial mais em conta, há os quiosques. Em outras palavras, não faltam opções para diversos bolsos e disposições de trabalho.

Mas há ainda algumas vantagens das franquias no Brasil. Esse modelo é totalmente padronizado. Por isso, você não pode fazer nenhuma alteração que não esteja na COF.

Logo, não é um negócio “à sua cara”. No entanto, isso fica bem claro desde o começo, e o franqueado está ciente ao assinar o contrato.

Passos para investir em uma franquia

Para abrir uma franquia de sucesso, você pode abrir alguns passos. O primeiro deles nós já falamos anteriormente, é solicitar e ler com atenção a COF da marca.

Em seguida, entre em contato com a franqueadora e converse pessoalmente. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas e falar sobre contrato e pagamento.

Depois, organize todos os documentos necessários e se prepare para assinar o contrato. Mas, não pense que acaba aí!

Afinal de contas, você vai precisar passar pelo treinamento e cuidar da inauguração do seu negócio, mesmo que ele seja online. Porém, a franqueadora ajuda com cada uma dessas etapas.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje