O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Por que o estudo de franqueabilidade é essencial?

Por que o estudo de franqueabilidade é essencial?

Sumário

Muitos empresários sonham em transformar o seu negócio em uma rede de franquias de sucesso. Porém, para isso acontecer, é preciso fazer um estudo de franqueabilidade. Você sabe como ele funciona? Preparamos o texto a seguir para que você possa conhecer um mais sobre esse procedimento.

Mas primeiro, é bom destacar que investir em franquias para expandir seu negócio pode ser uma boa maneira de ganhar dinheiro. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2023, as franquias faturaram R$ 240,6 bilhões, o que representa um aumento de 13,8% em relação ao ano anterior.

Em outras palavras, uma das melhores estratégias para criar um negócio de sucesso são as franquias. Dessa forma, é comum encontrar marcas que começam a planejar esse próximo passo. Acontece que para isso, você precisa fazer um levantamento de viabilidade de franquia para saber se sua empresa está pronta.

Mesmo que exija um investimento baixo, em comparação com outros meios de expansão, entrar para o franchising sem saber como fazer pode gerar riscos desnecessários. Então, aprenda agora com os passos estratégicos que preparamos para você ter sucesso. Continue a leitura!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

O que é um estudo de franqueabilidade?

O estudo de franqueabilidade é feito para descobrir se uma determinada empresa está apta para se tornar uma franquia. Ou seja, ele analisa questões com o intuito de dar o aval positivo ou negativo a um novo negócio.

Isso porque, empreender não é uma atividade simples. Portanto, qualquer passo a ser dado precisa ser avaliado para evitar problemas no futuro.

Quando se trata de franquear uma empresa, isso não foge à regra. Afinal, esse processo custa dinheiro e exige a sua dedicação para gerenciar diversas questões.

Dessa forma, a empresa precisa apresentar uma série de informações relacionadas ao marketing, financeiro, planejamento estratégico, transmissão do know-how, processos etc. No fim, o estudo de franqueabilidade vai dizer se a sua empresa está preparada para ser replicada.

Caso a sua marca tenha um parecer negativo, é possível resolver os problemas e trabalhar com o intuito de saná-los. Ao final, basta fazer um novo estudo e dar o sinal verde para a continuidade do projeto.

Agora, para você entender mais sobre o processo de transformação da sua empresa em uma franquia, separamos a playlist a seguir. Confira!

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Por que transformar um negócio em franquia?

Porque transformar um negócio em franquia é uma boa maneira de expandir e fortalecer sua marca. Com esse modelo, você pode crescer sem precisar abrir novas unidades por conta própria. Assim, pode alcançar mais lugares de forma rápida. Além disso, os custos são compartilhados entre você e os franqueados, o que reduz os riscos financeiros.

Outra vantagem é que você pode aproveitar o conhecimento e a experiência dos franqueados locais, o que pode ajudar bastante no sucesso do negócio.

Além disso, ao se tornar uma franquia, sua marca ganha mais visibilidade e pode conquistar uma parte maior do mercado. Isso porque os franqueados têm interesse direto no reconhecimento da marca e trabalharão para promovê-la. Ou seja, transformar seu negócio em franquia pode ser uma estratégia poderosa para crescer e alcançar o sucesso a longo prazo.

Entenda o que o estudo de franqueabilidade avalia

Agora você sabe da importância do estudo de franqueabilidade para o processo de transformação do seu empreendimento.

Sendo assim, vamos apresentar o que esse estudo avalia, etapa por etapa. Isso vai permitir que você compreenda de forma mais detalhada como funciona o sistema de franquias para a expansão da sua marca. Acompanhe!

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Estrutura da empresa

A princípio, é necessário analisar toda a estrutura da sua empresa, ou seja, em termos de gestão, de pessoal, maquinário, suporte etc. Além disso, você precisa garantir que haja condições financeiras suficientes para fazer as melhorias estruturais e organizacionais necessárias.

Só assim será possível facilitar os seus processos de produção, já que a finalidade é simplificar toda a estrutura do seu modelo de negócio, visando a replicação em unidades franqueadas. Essa etapa é fundamental para conhecer e fortalecer os alicerces da sua empresa.

Capacidade de replicar modelo de negócio

Ao conhecer a estrutura e os pontos que precisam ser aprimorados, chegou o momento de avaliar a capacidade de replicar o seu empreendimento.

Embora tenha sido feito o levantamento financeiro, agora é o momento de descobrir se os seus processos condizem com a sua estratégia.

Por exemplo, sua empresa oferece um tipo de serviço facilmente replicável por outra pessoa? Ela precisa ter alguma experiência na área? É possível fazer treinamentos com os franqueados? Quando identificamos essas questões, fica fácil entender quais melhorias serão necessárias para adequar o seu empreendimento.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Marca e posicionamento no mercado

Outra análise muito importante no estudo de franqueabilidade é com relação ao posicionamento da empresa no mercado. Que tipo de imagem você tem passado para o seu público-alvo como empresa?

Esse levantamento vai mostrar se você atua de acordo com o interesse do seu público-alvo. Essa etapa é fundamental, pois uma das vantagens das franquias é o fato de conseguirem chegar ao cliente com mais facilidade em comparação com um negócio iniciado do zero.

Por outro lado, caso você não apare esta aresta, há grandes chances de acabar colocando o seu negócio – e sua futura rede – em risco.

Concorrentes da empresa

Mesmo que você conheça os seus principais concorrentes, agora é preciso pensar neles com uma projeção maior. Muitos acreditam que ter empresas na disputa de espaço é algo ruim. Porém, na verdade, esse cenário é essencial para o sucesso de uma marca.

Dessa maneira, você consegue identificar o que é possível melhorar, a qualidade do seu trabalho, as necessidades do público, ou seja, a sua empresa evolui de maneira natural.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Bom, no caso das franquias, essa percepção não é diferente. Por outro lado, nesse momento, você precisa encontrar seus diferenciais técnicos.

Analise tanto seus concorrentes diretos, quanto indiretos. Se sentir necessidade de criar algo inovador para iniciar seu projeto de franchising, não se acanhe. Faça os estudos necessários e execute!

Esse tópico é abordado no curso “Franquias: Guia prático para iniciantes”. Acesse para ampliar seu conhecimento sobre ter uma franquia de sucesso.

Diferenciais dos produtos e serviços

Chegou o momento de fazer uma pesquisa bem detalhada sobre o seu produto ou serviço. O que você oferece diferente dos concorrentes? Onde você consegue atuar que as outras empresas não atuam? Existe algo de inovador? Quais as matérias-primas de melhor qualidade?

Essas questões básicas vão dar a você uma percepção bem detalhada das suas reais chances de sucesso com o estudo de franqueabilidade.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Se necessário, faça uma pesquisa com seus clientes para saber o que pode ser melhorado. Até porque, colocar o seu consumidor no centro das decisões torna o caminho mais fácil.

Modelo financeiro do negócio

Você precisa desenvolver um modelo financeiro do empreendimento. Ou seja, colocar na ponta do lápis todo o capital necessário para transformar a sua empresa em uma franquia.

Então, não deixe nada de fora! Avalie também a margem de lucro dos seus produtos ou serviços. Em seguida, faça um estudo do gasto médio de operação de cada unidade.

Como resultado, você terá noção do investimento necessário que um novo franqueado precisará ter para abrir uma unidade da sua marca. Isso também vai ajudar a fazer um comparativo com a concorrência.

Consultoria para franquear: vale a pena?

Sim, optar por uma consultoria para franquear vale a pena. Isso porque, fazer a análise de franqueabilidade exige muito cuidado em diversos pontos. Dessa forma, mesmo um empresário experiente pode acabar tendo dificuldades.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Ou seja, uma das soluções para facilitar esse processo é contratar uma consultoria. Logo, você pode contar com a Formatação de Franquia oferecida pela Encontre Sua Franquia, pois ela é a chave para transformar sua marca em uma rede de sucesso.

Com mais de uma década de experiência, a Formate Sua Franquia guiará você em cada etapa do processo, desde a análise detalhada da sua empresa até a criação de um modelo de negócio replicável e lucrativo.

Receba orientações sobre documentos legais, como manuais, contratos e muito mais. Como resultado, será possível simplificar a expansão do seu negócio. Não hesite em buscar essa solução para impulsionar o crescimento da sua marca.

Ao longo do texto, você aprendeu as etapas do processo de um estudo de franqueabilidade. Agora que está por dentro do assunto, converse com a Formatação de Franquia e dê o pontapé inicial na expansão do seu negócio.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje