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Por que o estudo de franqueabilidade é essencial?

Mão masculina segurando uma desenho de proteção. Imagem ilustrativa texto estudo de franqueabilidade

Muitos empresários sonham em transformar o seu negócio em uma rede de franquias de sucesso. Porém, para que isso aconteça, é preciso fazer um estudo de franqueabilidade. Você sabe como ele funciona?

Uma das melhores estratégias para criar um negócio de sucesso são as franquias. Dessa forma, é comum encontrar marcas que começam a planejar esse próximo passo.

Acontece que para isso, o empreendedor precisa fazer um levantamento de viabilidade para saber se sua empresa está pronta.

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Mesmo que exija um investimento baixo, em comparação com outros meios de expansão, entrar para o franchise sem saber como fazer pode gerar riscos desnecessários ao empresários.

Além disso, essa ação pode prejudicar (e muito) a sua marca. Portanto, preparamos o texto a seguir para que você possa conhecer um pouco mais sobre esse estudo. Acompanhe a leitura!

O que é um estudo de franqueabilidade?

O estudo de franqueabilidade é feito para descobrir se uma determinada empresa está apta para se tornar uma franquia. Ou seja, ele analisa questões com o intuito de dar o aval positivo ou negativo a um novo negócio.

Empreender não é uma atividade simples. Logo, qualquer passo a ser dado precisa ser avaliado para evitar problemas no futuro.

Quando se trata de franquear uma empresa, isso não foge à regra. Afinal, esse processo custa dinheiro e exige uma dedicação do empresário para gerenciar diversas questões.

Dessa forma, a empresa precisa apresentar uma série de informações relacionadas ao marketing, financeiro, planejamento estratégico, transmissão do know-how, processos etc.

No fim, o estudo de franqueabilidade vai dizer se a sua empresa está preparada para ser replicada em outras regiões.

Caso a sua empresa tenha um parecer negativo, é possível solucionar os problemas e trabalhar com o intuito de solucioná-los.

Ao final, basta fazer um novo estudo e dar o sinal verde para a continuidade do projeto.

Para entender um pouco mais sobre o processo de transformação da sua empresa em uma franquia, separamos o vídeo a seguir. Confira!

Entenda o que o estudo de franqueabilidade avalia

Agora você sabe da importância do estudo de franqueabilidade para o processo de transformação do seu empreendimento.

Sendo assim, vamos apresentar o que esse estudo avalia, etapa por etapa. Isso vai permitir uma compreensão mais detalhada do sistema de franquias para a expansão da sua marca.

Estrutura da empresa

A princípio, é necessário analisar toda a estrutura da sua empresa, ou seja, em termos de gestão, de pessoal, maquinário, suporte etc.

Além disso, você precisa garantir que hajam condições financeiras suficientes para fazer as melhorias estruturais e organizacionais necessárias na empresa.

Só assim será possível facilitar os seus processos de produção, já que a finalidade é simplificar toda a estrutura visando a replicação em unidades franqueadas.

Essa etapa é fundamental para conhecer e fortalecer os alicerces da empresa.

Capacidade de replicar modelo de negócio

Conhecendo a sua estrutura e os pontos que precisam ser aprimorados, chegou o momento de avaliar a capacidade de replicar o seu empreendimento.

Apesar de ter feito o levantamento financeiro anteriormente, agora é o momento de descobrir se os seus processos condizem com a sua estratégia.

Por exemplo, sua empresa oferece um tipo de serviço facilmente replicável por outra pessoa? Ela precisa ter alguma experiência na área? É possível fazer treinamentos com os franqueados?

Identificando essas questões, fica fácil entender quais melhorias serão necessárias para adequar o empreendimento.

Marca e posicionamento no mercado

Outra análise muito importante no estudo de franqueabilidade é com relação ao posicionamento da empresa no mercado. Que tipo de imagem você tem passado para o seu público-alvo como empresa?

Esse levantamento vai mostrar se você está atuando de acordo com o interesse do seu público-alvo.

Essa etapa é fundamental, pois uma das vantagens das franquias é o fato de ela conseguir chegar ao cliente com mais facilidade do que um negócio do zero.

Por outro lado, caso você não apare esta aresta, há grandes chances de acabar colocando o seu negócio – e sua futura rede – em risco.

Concorrentes da empresa

Vemos uma mão masculina escrevendo em um caderno ao lado de um notebook (imagem ilustrativa). Texto: estudo de franqueabilidade.
Identifique os principais pontos que colocam o seu negócio a frente da concorrência.

Mesmo que você conheça os seus principais concorrentes, agora é preciso pensar neles com uma projeção maior.

Muitos acreditam que ter empresas disputando espaço é algo ruim. Porém, na verdade, esse cenário é essencial para o sucesso de uma marca.

Pois dessa maneira, você consegue identificar o que é possível melhorar, a qualidade do seu trabalho, as necessidades do público, ou seja, a sua empresa evolui de maneira natural.

No caso das franquias, essa percepção não é diferente. Todavia, nesse momento, você precisa encontrar seus diferenciais técnicos.

Analise tanto seus concorrentes diretos, quanto indiretos. Se sentir necessidade de criar algo inovador para iniciar seu projeto de franchise, não se acanhe. Faça os estudos necessários e execute!

Diferenciais dos produtos e serviços

Por fim, chegou o momento de fazer uma pesquisa bem detalhada sobre o seu produto ou serviço.

O que ele oferece diferente dos demais? Onde ele consegue atuar que as outras empresas não atuam? Existe algo de inovador? Quais as matérias primas de melhor qualidade?

Essas questões básicas vão dar a você uma percepção bem detalhada das suas reais chances de sucesso com o estudo de franqueabilidade.

Se necessário, faça uma pesquisa com seus clientes para saber o que pode ser melhorado. Colocar o seu consumidor no centro das decisões torna o caminho mais fácil.

Modelo financeiro do negócio

Você precisa desenvolver um modelo financeiro do empreendimento. Ou seja, colocar na ponta do lápis todo o capital necessário para transformar a sua empresa em uma franquia.

Não deixe nada de fora. Avalie também a margem de lucro de seus produtos ou serviços. Em seguida, faça um estudo do gasto médio de operação de cada unidade.

Como resultado, você terá noção do investimento necessário que um novo franqueado precisará ter para abrir uma unidade da sua marca. Isso também vai ajudar a fazer um comparativo com a concorrência.

Consultoria para franquear: vale a pena?

Fazer a análise de franqueabilidade exige muito cuidado em diversos pontos. Dessa forma, mesmo um empresário experiente pode acabar tendo dificuldades.

Sendo assim, uma das soluções para facilitar esse processo é contratar uma consultoria. É o caso da NX Franquias.

A empresa faz parte do grupo Encontre Sua Franquia, holding que comanda sete marcas próprias e mais de 1.200 franqueados espalhados pelo Brasil, Estados Unidos e República Dominicana.

Uma das grandes vantagens da NX Franquias é o seu leque de serviços. Para se ter uma ideia, além do estudo de franqueabilidade, a empresa fica responsável por potencializar a captação de leads.

Além disso, ela conta com espaço em duas feiras de negócios, virtual e presencial, um portal de notícias sobre franchising e um canal no YouTube com muito conteúdo sobre sobre franquias.

Ao longo do texto, você pôde conhecer cada etapa do processo de um estudo de franqueabilidade. São pelo menos seis tópicos que devem ser pensado com muito cuidado.

Gostou do nosso conteúdo e deseja aprender mais? Então leia o artigo “Formatação de Franquias: NX Franquias pode ajudar a ampliar seu negócio!

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