Destaques ★FranchisingEmpreendedorismo

Como escolher um nicho para empreender? 5 dicas para você fazer

Mulher usando notebook com revista aberta ao lado. Imagem ilustrativa do texto sobre escolher um nicho para empreender.

Escolher um nicho para empreender é o primeiro passo para abrir o próprio negócio. Aqui, você vai conferir dicas e conhecer alguns segmentos promissores.

De acordo com o Governo Federal, em 2021 os brasileiros abriram 3,9 milhões de novos empreendimentos. Estes negócios estão nos mais diversos segmentos e a tendência é que a cada dia surjam novas áreas.

Por isso, escolher um nicho para empreender demanda muita análise do mercado e dos seus objetivos enquanto empreendedor.

Advertisement

Veja como escolher um nicho para empreender

Você deseja saber a melhor forma de escolher um nicho para empreender? Então, confira algumas dicas a seguir!

Entenda o que você quer fazer

O primeiro passo para começar a empreender é definir a sua ideia. Esse é um modo de direcionar o investidor no início. Além de ajudar futuramente a manter o negócio a longo prazo.

Assim, definir o segmento que mais se identifica, não significa que será um bom empreendimento. Isso porque, é preciso estudar esse mercado. Assim, observe o objetivo de venda e os métodos utilizados para moldar a ideia.

Afinal, empreender é complicado, além de ser um trabalho constante. Quando o empreendedor tem afinidade com a área, é mais fácil enfrentar desafios e ter resiliência. Características indispensáveis para todo empreendedor.

Além disso, esse passo evita que o empreendedor aposte em um produto da moda. Pois, ele pode ser apenas pasageiro. Assim, caso queira abrir um negócio de Beleza por exemplo, você pode começar pesquisando opções dentro dessa área.

Desse modo, vai ser mais simples escolher um nicho para empreender.

Encontre um problema no seu mercado local

Com o mercado de atuação em mente, o empreendedor deve estudar as necessidades não atendidas nele. Assim, é possível enxergar possíveis lacunas para investir. Por exemplo, um produto pouco oferecido ou um serviço em falta que o seu empreendimento pode oferecer.

Desse modo, é possível ter mais segurança, pois as chances do produto ou serviço oferecido serem consumidos são maiores. Além disso, é importante observar se há demanda para isso.

Afinal, o produto ou serviço pode ser inovador. Porém, é necessário saber se os clientes estão dispostos a consumi-lo.

Mulheres olhando através de vitrine de vidro. Imagem ilustrativa do texto sobre escolhe um nicho para empreender.
Analisar a concorrência pode ser uma forma de escolher um nicho para empreender.

Dessa forma, o caminho é estudar o mercado e analisar os seus pontos fortes e fracos. Além de, claro, verificar os resultados apresentados, as ideias que deram certo e os empreendimentos que não foram para frente.

Ao fazê-lo, o empreendedor saberá como o segmento funciona e pode escolher um nicho para empreender de forma mais assertiva.

Analise sua concorrência

A análise de mercado, como já citado, é um fator importante para começar a empreender. Assim, o investidor pode observar as outras empresas que atuam nessa área. E analisar os seus objetivos de venda e os métodos usados por esses empreendedores ao oferecerem seus produtos ou serviços.

Dessa forma, é possível enxergar as possíveis necessidades desse mercado. E as áreas que não são exploradas pelos concorrentes.

O empreendedor pode até mesmo falar com pessoas que atuam na área e saber suas experiências.

Também é interessante conversar com possíveis clientes, saber sua opinião sobre os produtos ou serviços. Os aspectos que eles gostam e os pontos que eles julgam que podem melhorar.

Além disso, é possível contratar uma ajuda profissional para esse passo. Para fazer pesquisas de mercado e de público-alvo.

Planeje seu investimento

Com a ideia do empreendimento já desenvolvida, chegou a hora de começar a planejar e colocar no papel o plano de negócios. O planejamento é indispensável para que a empresa alcance o sucesso.

Assim, já entendendo as demandas básicas e outros pontos essenciais, é o momento para organizar melhor essas informações. Esse documento precisa conter o máximo de detalhes possíveis, com organização das etapas e estratégias. 

Outro ponto que precisa estar nesse planejamento é o financeiro. Assim, o empreendedor precisa saber quanto ele quer e pode investir no seu novo negócio. Esse planejamento ajuda na organização dessas finanças.

Ainda, evita que o investidor passe por problemas financeiros difíceis de serem contornados.

Assim, o planejamento deve conter o estudo do mercado, o planejamento financeiro, a descrição do serviço ou produto, o modelo de negócio a ser adotado, além de informações sobre o mercado de atuação.

Valide sua ideia

Mulher falando ao telefone e anotando em caderno em local com flores. Imagem ilustrativa do texto sobre escolher um nicho para empreende.r
Aprovação de outros empreendedores pode ajudar a verificar a relevância do negócio.

A validação da ideia de negócio precisa ser feita de maneira fria e objetiva. O empreendedor não pode ter medo de enfrentar as críticas. Isso porque, ele deve ter em mente que sempre é possível melhorar e adaptar a sua ideia.

Um dos passos para isso, é buscar um feedback sincero, tanto de profissionais quanto de empreendedores e clientes do mercado. Assim, as críticas construtivas ajudam a esculpir o seu negócio e ideias.

Dessa forma, é possível criar um diferencial das demais, oferecendo algo mais interessante. Afinal, é melhor descobrir as possíveis falhas do produto ou serviço antes de comercializá-lo de fato.

Assim, o investidor pode evitar possíveis problemas antes que eles realmente aconteçam, além de criar um negócio que cause uma boa impressão desde o início.

Desse modo, o empreendedor começa o seu negócio no caminho certo.

Qual o melhor tipo de negócio para abrir?

Após considerar todas as dicas anteriores, o investidor já consegue traçar o seu perfil de empreendedor. Com um perfil bem delimitado, ele já sabe qual será os melhores negócios para ele investir e atuar.

Uma boa opção para quem quer começar do zero, é adquirir uma franquia. Assim, ele poderá ter um negócio próprio com todo o apoio nos aspectos essenciais do negócio. Inclusive em todos os passos citados acima.

A franqueadora irá auxiliar o franqueado em questões financeiras, de gerenciamento, marketing e a atuação do dia-a-dia.

Além disso, antes de começar, o franqueado recebe treinamento, transferência de know-how e pode contar com a experiência da franqueadora.

Depois disso, o franqueado também tem a oportunidade de pedir o auxílio da franqueadora sempre que precisar. Além da segurança de investir em um negócio testado, aprovado e consolidado no mercado.

Por fim, existem muitas opções no segmento de franchising. Desde os negócios mais tradicionais, até segmentos inovadores, como o de estética automotiva.

Grupo de pessoas em mesa de madeira em reunião de negócios.
O sistema de franquias oferece todo o suporte para investidores.

Nichos vantajosos para você considerar investir

Para os empreendedores que querem começar, existem várias opções de franquias em diferentes mercados. Para conhecê-las, é preciso antes pesquisar.

Assim, com o perfil e a área delimitada, o empreendedor pode encontrar boas alternativas de franquia para atuar.

Confira agora, alguns nichos interessantes para você investir!

Serviços de limpeza

O mercado de serviços de limpeza é considerado essencial. Um exemplo de franquia da área é a Acquazero,que realiza a limpeza ecológica de automóveis.

Desse modo, com uma rotina cada vez mais corrida, muitas pessoas precisam contratar esses serviços para ter o carro e os móveis da casa completamente limpos.

Além disso, a empresa apresenta diversos modelos de negócio, como o serviço de delivery para limpeza de automóveis, ou limpeza ecológica, que gasta menos água para realizar o serviço. 

Assim, pode ser um bom investimento, já que tem sido muito requisitado no mercado. Esse é o caso da franquia Acquazero.

Saúde física

A saúde física é um serviço cada vez mais procurado. Além de ser impulsionado pela pandemia, que deixou todos mais atentos para sua saúde. Assim, cada vez mais pessoas desejam adotar um estilo de vida mais saudável.

Sendo assim, existem diversas opções de atuação nesse mercado como clínicas de emagrecimento, de saúde, odontológicas, redes de farmácia, academias, entre diversos outros. Uma opção de franquia para investir nessa área é a rede Emagrecentro.

Marketing digital

O mercado de marketing digital está em franco crescimento. Com um mundo cada vez mais conectado, é obrigatório que as empresas tenham uma presença digital. Além disso, muitos negócios atualmente apostam o seu marketing no mundo digital.

Dessa forma, esse foi outro mercado impulsionado pela pandemia. Onde diversas pessoas se inseriram no mundo digital.Sendo assim, uma ótima opção para atuar nessa área é a franquia Guia-se.

Alimentação saudável

Junto com o mercado de saúde física vem o mercado de alimentação saudável. Afinal, um dos principais pontos para uma vida saudável está na alimentação balanceada. Além disso, o conceito de que comidas saudáveis são sem graça está ficando no passado.

Tigela de açaí ao lado de banana, granola e leite em pó. Imagem ilustrativa do texto sobre  escolher um nicho para empreender.
Alimentação saudável é um nicho que teve crescimento na pandemia.

Atualmente, é possível comer alimentos saudáveis, rápidos e deliciosos, como na franquia Cream Berry, que comercializa açaí.

Loja virtual

O mercado de lojas virtuais já está consolidado. Atualmente, até lojas físicas possuem também a opção de loja virtual. Além disso, as franquias deste segmento cuidam do estoque e envio dos produtos.

Assim, o franqueado não precisa investir em locação e envio. Ainda, pode atuar apenas nas vendas, com um site próprio. Uma opção de franquia no mercado de loja virtual é a Mazze Semi Joias.

Mercado pet

Atualmente, quase todo mundo tem um animal de estimação. Porém, o mercado pet teve um crescimento recente. Por conta das restrições sociais, muitas pessoas resolveram adotar um pet ou começaram a passar mais tempo com os seus animais.

Assim, houve um grande crescimento neste mercado de cuidados com os pets, desde a aérea veterinária até os acessórios personalizados para os bichinhos. Para quem deseja atuar nessa área, existe a franquia Padaria Pet.

Desenvolvimento de games

O hábito de jogar de forma virtual é uma tendência que veio para ficar. Podem ser jogos para celulares, computadores ou consoles. Atualmente, tem um tipo de jogo para todos os gostos. A ideia de que jogos virtuais são apenas para crianças e adolescentes também ficou no passado.

Assim, é um mercado em franca expansão. Além disso, por conta da alta demanda, o mercado carece de profissionais. Na franquia Exponencial Cursos por exemplo, crianças e adolescentes aprendem a desenvolver games.

Carreiras

A escolha da carreira é uma decisão extremamente difícil para muitas pessoas. Assim, é cada vez mais comum a busca por auxílio em relação à carreira profissional.

Desde pessoas já inseridas no mercado de trabalho, que desejam mudar sua área de atuação, até aqueles que estão em busca de um área na qual se identifiquem para atuar no mercado.

Nesse sentido, é possível atuar na capacitação profissional por meio de cursos, consultorias e aconselhamentos. Assim, uma franquia que atua neste segmento é a QCarreira.

Turismo

O mercado de turismo está cada vez mais acessível para as pessoas. Assim, existe uma grande procura para os mais diversos destinos. Porém, o planejamento de uma viagem pode ser um grande desafio. 

Dessa forma, agências de turismo são ideais para quem quer viajar de forma barata e segura. Uma opção de franquia desse mercado é a rede Encontre Sua Viagem.

Agora que você já sabe como escolher um nicho para empreender, confira alguns negócios nos mais variados segmentos: Franquias baratas e rentáveis: conheça as melhores opções no Brasil

Franquias automáticas: como funciona? Entenda se vale a pena

Artigo anterior

Aqui está a melhor opção entre empreendimentos lucrativos do mercado!

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.