Destaques ★FranchisingEmpreendedorismo

Erros que impedem o sucesso de uma franquia: conheça antes de iniciar

duas mulheres trabalhando em lanchonete franquia imagem ilustrativa erros sucesso franquia

Anda pensando em abrir uma franquia? Pois antes disso, você precisa conhecer erros para não cometer na sua franquia de sucesso.

Até porque, uma franquia pode ser um negócio barato ou bem caro. Se você não se preparar para investir, pode gastar seu dinheiro em algo que não vale a pena.

Para ajudar você, produzimos este conteúdo. Descubra tudo que você precisa logo abaixo!

Advertisement

Como funciona o modelo de franquias?

Ao abrir uma franquia, você vai abrir uma nova unidade de uma empresa que já existe. Então, vai contar com os mesmos produtos e serviços da loja, sua marca, identidade visual e mais. O McDonald’s, por exemplo, é uma das maiores franquias do mundo.

Por causa de todo esse padrão, não é preciso iniciar um plano de negócio do zero. Em vez disso, você vai colocar em prática um modo de fazer que a marca sabe que já dá certo. Então, terá maior chance de sucesso com o negócio.

Principais vantagens do negócio

Sem dúvida, uma das maiores vantagens de uma franquia é que você vai trabalhar com um modelo que já deu certo outras vezes. Então, ao abrir uma unidade, você só vai precisar colocar o plano da marca em prática para colher bons resultados.

Ao mesmo tempo, uma franquia funciona com uma marca já conhecida no mercado. Por causa disso, o consumidor tem mais facilidade de confiar e comprar com seu negócio. Mesmo que ele nunca tenha consumido com a marca, vai poder pesquisar sobre ela e perceber que outros clientes já foram satisfeitos por ela.

Ao mesmo tempo, o dono de uma franquia conta com suportes da franquia. São suportes para colocar o negócio em prática, para contratar e treinar sua equipe, fazer o marketing do negócio etc. Dessa forma, o franqueado aprende o que e como fazer para ter sucesso com a sua franquia.

Vale também destacar que um negócio desse tipo pode economizar bastante. Afinal, os insumos necessários serão adquiridos por toda a rede. Dessa forma, serão comprados em maior quantidade, o que permite negociar um preço mais em conta para o negócio.

5 erros para não cometer ao abrir sua franquia

Agora que você já sabe como uma franquia funciona e as vantagens do modelo, está na hora de conhecer os erros para não cometer na sua franquia de sucesso. Veja abaixo.

1. Não se adequar ao perfil de negócio

Na hora de abrir um negócio, é fundamental escolher aquele que combine com o seu perfil. Ou seja, que combine com o que você quer trabalhar.

Dessa forma, na hora de avaliar as marcas de franquia, entenda qual delas tem algo que chama sua atenção. O negócio precisa fazer parte de um setor pelo qual você tem interesse, com atividades que você quer realizar.

Muitas franqueadoras não exigem que o franqueado tenha experiência na área. Então, você nem precisa se limitar a algo que você já sabe fazer. Na hora de atuar, a empresa vai oferecer a você todo o treinamento necessário.

Porém, é preciso querer atuar no ramo. Do contrário, você pode perder o entusiasmo rapidamente e desistir frente às dificuldades que encontrar.

2. Não ter capital de giro

Outro dos erros para não cometer na sua franquia de sucesso é não ter capital de giro. Veja bem: muita gente acha que a única coisa que precisa na franquia é o investimento inicial. Só que a realidade está bem longe disso.

Será preciso ter dinheiro para manter o negócio, ou seja, o capital de giro. Essa reserva é essencial porque a franquia vai precisar de um tempo de maturação. Ela terá lucro, mas provavelmente ele não será o suficiente para arcar com tudo que o negócio precisa nos primeiros meses.

Por isso, planeje bem seu orçamento e seu investimento, contando com esse dinheiro “extra”. Se necessário, você pode obter um pequeno empréstimo para contar com esse dinheiro.

3. Ponto comercial mal localizado

Para que sua franquia tenha sucesso, será preciso instalá-la em um bom ponto comercial. Colocar sua loja longe do seu público-alvo, em um local “mal-visto” ou com pouca visibilidade pode ser um desastre.

Uma boa notícia é que a franqueadora vai ajudar você a encontrar a melhor localização para o seu negócio. As empresas usam um sistema de geomarketing para essa seleção, o que facilita o processo.

Vale dizer que várias opções de franquia são home office ou home based. Então, são gerenciadas de casa e não vão precisar de ponto comercial. Nesse caso, a franqueadora dá dicas de como montar o espaço de trabalho do franqueado.

4. Má gestão das finanças

Perder o controle das finanças da franquia pode ser um grande desastre. Como qualquer negócio, a empresa precisa de dinheiro e uma boa gestão para funcionar. 

Do contrário, sua unidade vai se ver acumulando dívidas ou tendo problemas para manter o estoque, por exemplo.

5. Não buscar o aperfeiçoamento

Entre os principais erros para não cometer na sua franquia de sucesso, também é importante citar a “acomodação” do franqueado.

Por mais que a franquia seja um modelo de sucesso e que a franqueadora ofereça suportes, o franqueado não pode “ficar parado”. Esperar que o negócio se desenvolva sozinho, sem correr atrás de novos conhecimentos, pode favorecer seu fracasso.

Por isso, sempre procure se atualizar sobre seu setor, sobre liderança, administração, métodos de gestão etc. 

Além de cuidar do seu negócio, essa pode ser uma opção para perceber novas oportunidades e sugeri-las à franqueadora. Quem sabe vocês não implementam juntos inovações no modelo de negócio?

Importância do planejamento ao iniciar um negócio

Na hora de abrir seu negócio, tenha a certeza de se planejar! Planeje:

  • Seu dia a dia;
  • Seu orçamento;
  • Se você vai atuar sozinho ou com sócios;
  • Suas metas com a empresa;
  • Onde você gostaria de abrir a franquia;
  • Se você vai sair do seu emprego ou mantê-lo enquanto trabalha com a franquia etc.

É fundamental saber quais serão seus passos. Assim, você terá mais segurança de investir e ter bons resultados.

Pronto! Agora você já conhece tudo sobre franquias e que erros não cometer na sua franquia de sucesso. Uma dica extra é, na hora de abrir seu negócio, pesquisar bem sobre a marca.

Você deve ter a certeza de que a marca da franquia é bem-vista pelos consumidores. Afinal, você quer que eles comprem com você, não é mesmo?

Além disso, confira se a franqueadora é uma empresa comprometida e se oferece todos os suportes que promete. Você pode conversar com outros franqueados para isso.

Com esses cuidados, você terá mais facilidade de encontrar uma boa franquia para investir. Inclusive, para conhecer marcas para considerar, você pode clicar no botão abaixo.

Outra dica é aproveitar de uma consultoria gratuita para entender qual é o melhor negócio para você. Neste caso, acesse: henriquemol.com.br.

Artigo produzido pela equipe Juros Baixos.

Franquias no interior: negócios que dão lucro mesmo fora das capitais

Artigo anterior

Franquia de produtos de limpeza automotiva está em alta! Veja como investir

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.