O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Segmento: Serviços automotivos » Envelhecimento da população aquece mercado de franquias para idosos

Envelhecimento da população aquece mercado de franquias para idosos

Sumário

Franquias para idosos podem ser uma boa opção de negócio. Então, acompanhe o texto e descubra como investir e lucrar nesse mercado.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2060, um em cada quatro brasileiros será idoso. Já atualmente, cerca de 15,1% da população brasileira tem mais de 60 anos. Logo, entende-se que o envelhecimento da população tem vários efeitos na sociedade.

Isso porque muda, entre outras coisas, a arquitetura dos espaços, pois é preciso garantir a mobilidade das pessoas mais velhas. Também são necessárias políticas diferentes para a Economia e Saúde. Mas você sabia que isso também afeta as empresas?

Quando falamos sobre o mercado de franquias para idosos, podemos abordar duas perspectivas diferentes. Primeiro, as franquias que oferecem serviços para os idosos. Depois, vêm as que podem ter investimento de um empreendedor da 3.ª idade. Continue a leitura e saiba mais!

Franquias têm como público-alvo os idosos

De acordo com uma pesquisa, o grupo de consumidores com mais de 65 anos é um dos que mais vai crescer até o ano de 2030. Além disso, outros estudos mostram que quatro em cada dez consumidores com mais de 55 anos demandam produtos e serviços exclusivos.

Por isso, as franquias para clientes idosos têm se mostrado cada vez mais lucrativas. Esse público também tem encontrado mais tempo para cuidar de si. Assim, os setores que mais se destacam são o de Saúde e Bem-estar.

Com esses serviços, os indivíduos melhoram sua qualidade de vida, vivem mais e melhor. Contudo, são várias as franquias que têm os idosos como público-alvo. A seguir, listamos algumas delas que podem ser uma opção de investimento.

Franquia de Escola SUPERA

Ao abrir uma franquia SUPERA, o empreendedor passa a oferecer cursos para o público idoso. Esses cursos trabalham diferentes habilidades: criatividade, perseverança, foco e raciocínio lógico. Assim como: segurança, autoestima, concentração, disciplina e coordenação motora.

Dessa forma, as aulas são dinâmicas e visam a “Ginástica do Cérebro”. O trabalho da franquia pode ajudar a prevenir uma série de problemas na terceira idade, como a perda de memória e sintomas de doenças degenerativas.

Visiting Angels Brasil

A Visiting Angels Brasil é uma rede de franquias que oferece cuidados para a saúde, não apenas dos idosos, mas também para outros públicos. Existe a possibilidade de trabalhar com o acompanhamento terapêutico, fisioterapia, fonoaudiologia, nutricionista e terapia ocupacional.

O atendimento pode ser realizado no chamado home care. Ou seja, quando os médicos visitam o paciente em sua casa. Já o investimento em uma unidade varia entre R$ 20 mil e R$ 50 mil, segundo o número de habitantes do município.

Cuidador Virtual

A franquia Cuidador Virtual oferece a chamada teleassistência emergencial. Isso significa que presta atendimento médico ao usuário, de modo online, sempre que há uma emergência.

Sendo assim, com o serviço, os usuários não precisam ser acompanhados de perto por um cuidador. Em vez disso, mantém sua independência e intimidade no dia a dia, solicitando o cuidado apenas quando necessário.

Essa solicitação pode ser feita por um aparelho eletrônico entregue ao usuário. O serviço de atendimento fica disponível 24 horas por dia.

A rede ainda realiza o contato semanal com os seus clientes. Por fim, faz o acompanhamento do quadro de saúde do usuário e oferece apoio para os momentos em que não tem companhia.

B-Active

Os serviços da B-Active estão disponíveis para todos os públicos, sendo bastante atrativos para usuários com mais de 60 anos. A empresa oferece atendimentos de fisioterapia, medicina esportiva e preventiva.

As atividades funcionam tanto para o tratamento de problemas, quanto para a sua prevenção e manutenção da qualidade de vida do indivíduo.

Por último, é preciso dizer que os treinos e exercícios são funcionais e ainda podem ser realizados por meio do plano de saúde. Isso aumenta o ticket médio dos atendimentos e a atração do consumidor.

Opções de franquias para idosos empreendedores

Empreender nunca foi uma questão de idade, e os idosos estão cada vez mais buscando oportunidades de negócios para investir seu tempo e experiência.

No universo das franquias, há uma gama de opções especialmente desenhadas para atender às necessidades e interesses dos empreendedores mais maduros. Desde serviços de assistência domiciliar até segmentos de lazer e entretenimento, as opções são diversas.

Então, considerando o crescimento da população idosa e a demanda por serviços especializados, explorar as alternativas de franquias para idosos pode ser a chave para um novo capítulo, proporcionando não apenas lucratividade, mas também realização pessoal. Acompanhe!

[raio_x_esf]

Logo mais, entenda se vale a pena investir em uma franquia. Mas antes, descubra como escolher a melhor opção para lucrar.

Como escolher a melhor franquia para abrir?

Primeiramente, você precisa avaliar seu perfil e interesses. Depois, considere setores em ascensão no mercado e o suporte oferecido pela franqueadora. Em seguida, pesquise minuciosamente sobre o histórico da marca, verifique o desempenho de outras unidades.

Além disso, avalie a viabilidade financeira, custos iniciais, taxas e retorno esperado. Busque opiniões em depoimentos de outros franqueados. A compreensão clara do contrato é essencial, o que inclui cláusulas de exclusividade e responsabilidades.

Nesse sentido, ao seguir esse processo de seleção criterioso, você aumenta suas chances de investir na melhor franquia, alinhada aos seus objetivos e garante um futuro empreendedor promissor.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Vale a pena investir em uma franquia?

Investir em uma franquia é uma decisão estratégica que requer avaliação criteriosa. Portanto, é importante analisar o modelo de negócios da franqueadora. Isso porque, ao optar por uma franquia, você usufrui de uma marca consolidada e suporte empresarial, reduzindo riscos iniciais.

Além disso, a possibilidade de treinamento e know-how compartilhado facilita a gestão da sua unidade. No entanto, é fundamental considerar os custos envolvidos, como taxas de franquia e royalties.

Por fim, avaliar o mercado local também é essencial para garantir a demanda do público-alvo. Logo, pondere esses fatores, pois assim será possível determinar se o investimento em uma franquia é realmente vantajoso para seu perfil empreendedor.

Passo a passo para abrir uma franquia

Iniciar um negócio por meio de uma franquia exige um planejamento meticuloso. Por isso, entre em contato com a marca para obter informações detalhadas sobre a franquia desejada. Em seguida, como você aprendeu até aqui, uma análise minuciosa do negócio é essencial.

Depois, a Circular de Oferta de Franquia (COF) deve ser avaliada com atenção, porque o documento tem informações sobre obrigações e condições contratuais. Desse modo, planeje suas finanças de forma realista, considerando custos iniciais e operacionais.

Na fase de negociação com a franqueadora, esclareça dúvidas e discuta termos para alinhar expectativas. Por fim, ao decidir investir, esteja seguro de que todos os aspectos foram cuidadosamente avaliados para garantir um início sólido e bem-sucedido no mundo das franquias.

Agora você já sabe mais sobre as franquias para idosos. Seja para investir ou usar dos seus serviços, esse tipo de negócio é bastante atrativo. Especialmente porque seus métodos já terão sido testados em outras unidades, demonstrando sua eficácia. Agora que está por dentro do assunto, empreenda e lucre.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje