Created by potrace 1.15, written by Peter Selinger 2001-2017

Onde encontrar opções de franquias lucrativas para investir? Dicas para fazer


Felipe Albergaria | 31 jul 2022
Onde encontrar opções de franquias lucrativas para investir? Dicas para fazer

Antes de investir em um negócio próprio no mercado de franchising, o empreendedor deve encontrar opções de franquias que sejam atrativas. Esta procura é um passo importante no processo. Por isso, confira dicas para lhe ajudar.

O mercado de franquias passa por um bom momento, se recuperando bem da crise econômica. Para se ter uma ideia, o faturamento do primeiro trimestre de 2022 foi 8,8% maior do que no mesmo período de 2021.

Logo, o segmento chama a atenção dos empreendedores, principalmente aqueles sem experiência. Porém, é importante ter cuidado na hora de investir e dar este primeiro passo rumo ao próprio negócio.

Advertisement

Descubra aqui alguns passos que vão lhe ajudar nesta escolha, na hora de encontrar opções de franquias interessantes para investir.

Passos para encontrar opções de franquias para abrir

Antes de escolher a franquia, o interessado precisa pesquisar bastante e analisar diversos detalhes que envolvem o processo de começar um negócio.

Sendo assim, estes passos iniciais, serão feitos de forma sólida e formarão uma boa base para o seu desenvolvimento.

Nesse sentido, são muitas redes de franquias disponíveis, em diferentes modelos e formatos. Seja para a prestação de serviços, vendas diretas online ou em uma loja, bem como outros negócios variados.

Além disso, nenhum empreendedor é igual a outro, seja por conta da sua capacidade financeira, objetivos, rotinas, características, experiências de vida, entre outros.

Dessa forma, deve-se levar isso em consideração, como mostraremos agora!

Entenda o que você quer fazer

Um primeiro ponto antes de escolher opções de franquias é analisar com o que você deseja trabalhar. Atuar com algo que goste será mais prazeroso, dará mais ânimo para estudar e se dedicar ao longo do processo.

Um fator a ser levado em consideração é o tipo de produto ou serviço com o qual deseja trabalhar.

Por exemplo, as pessoas que gostam de cozinhar têm uma propensão a buscar um negócio no mercado de Alimentação ou venda de produtos alimentícios.

Analise quais as suas paixões e como elas podem se encaixar a uma franquia, pois você terá mais ânimo para trabalhar.

Mulher sentada no chão rodeada de revistas, falando ao celular e olhando para um computador.  Imagem ilustrativa do texto encontrar opções de franquias.
O empreendedor deve buscar um tipo de negócio que se encaixe às suas paixões.
Advertisement

Do mesmo modo, atuar com algo que se gosta faz com que queiramos sempre buscar mais informações, aprender e melhorar.

Tudo isso é importante, tendo em vista que um negócio próprio exige muitas horas de trabalho. Logo, pode ser necessário abrir mão de momentos de lazer e descanso.

Mas se você estiver atuando com algo que goste, isso não será um grande problema.

Avalie se o mercado é interessante

O mercado de franchising é amplo e atualmente tem quase 3 mil marcas atuando em todo o Brasil em variados mercados. Por isso, antes de investir em uma franquia, avalie o segmento onde ela atua.

Dentro destes mercados, por exemplo, o de Serviços Automotivos, o empreendedor encontra diversos nichos. Nesta hora, é importante avaliar bem estas opções.

Nesse sentido, pode investir em uma franquia que oferece serviços de limpeza, ou então de serviços mecânicos, ou venda de peças.

Alguns mercados são bem fortes, como Alimentação, Saúde, Beleza e Bem-Estar, entre outros. O empreendedor deve pesquisar sobre o momento e as projeções do mercado que mais lhe chamam a atenção.

Além disso, não se empolgar com negócios da moda, pois podem ser passageiros e durar pouco tempo. Esta avaliação precisa ser feita com calma e cuidado.

Então, busque por mercados e nichos interessantes que possam apresentar potencialidades sólidas para investir, sem ficar dependendo muito de oscilações que fogem ao controle.

Confira nossas listas de franquias!

A internet é um campo fértil para conseguir encontrar opções de franquias das mais variadas. Alguns sites apresentam listas bem completas com um raio-x de várias marcas, como os conteúdos aqui Portal Top Franquias.

O empreendedor encontra listas com franquias a partir de R$ 5 mil, para atuar em diferentes nichos de mercado. Assim, se você está com pouco dinheiro, mas não desiste de empreender, encontrará opções interessantes.

Além disso, nestas listas você encontra detalhes sobre o modelo de franquia de cada marca, algumas no modelo Home Office, Home Based, Loja, ou até voltadas para shopping.

Computador com a página do Google na tela. Imagem ilustrativa do texto encontrar opções de franquias.
A internet é um bom lugar para achar boas franquias, principalmente em sites de confiança.

Enfim, é importante analisar bem cada franquia para saber o que a marca oferece de vantajoso, se a marca tem um bom histórico e um valor atrativo.

Navegue pelo Portal Top Franquias

O Portal Top Franquias não apresenta apenas listas de franquias, mas também diversos conteúdos para quem está começando no empreendedorismo e busca mais conhecimento antes de se aventurar.

Além disso, no site há informações sobre diversas marcas de franquias para você conhecer, separadas por investimento inicial ou por segmento.

Nesse sentido, se você tem uma predileção por atuar no mercado de Turismo, encontrará uma parte do site com franquias que atuam neste setor.

Do mesmo modo, um site como o Top Franquias é importante para que o empreendedor iniciante possa conhecer mais sobre o que é uma franquia, funcionamento e como devem ser os seus primeiros passos para gerir com uma unidade franqueada.

Vantagens de abrir uma franquia

São muitas as vantagens de abrir uma franquia. Seja por conta da simplicidade do negócio, a possibilidade de um baixo investimento bem como os suportes aos franqueados.

Nesse sentido, uma rede tem experiência no mercado, e isso é repassado ao empreendedor.

Com isso ele terá um caminho a seguir, diminuindo chances de investir errado, atuar de forma equivocada ou pouco eficiente.

Advertisement

Do mesmo modo, a franquia tem uma operação pronta, uma estrutura previamente estabelecida. Assim, todos os seus pontos de vendas atuam da mesma forma.

Cada franqueado recebe treinamento para conhecer esta operação e modo de fazer. Logo, isso é muito vantajoso principalmente para empreendedores iniciantes.

Este suporte da franqueadora também se dá por meio do acompanhamento do negócio, orientando para o trabalho de marketing e de gestão.

Por fim, faz muita diferença para o bom desenvolvimento do negócio.

Mulher com um celular na mão e um computador no colo. Imagem ilustrativa do texto encontrar opções de franquias.
Muitas franquias são vantajosas por ter uma operação simples, que precisa apenas de um computador e um celular.

Então, ao investir em uma franquia, você encontra um negócio que é uma rede que conta com uma marca reconhecida no mercado.

Nesse sentido, é uma forma de atrair clientes, pois os consumidores já conhecem a empresa.

Enfim, na franquia você encontra produtos ou serviços já testados e aprovados. Dessa forma, não é necessário fazer testes ou inventar soluções.

Qual a melhor franquia para abrir?

A melhor franquia para abrir é o conjunto de diversos fatores que o empreendedor deve levar em consideração na hora de sua escolha. Um passo inicial é buscar um negócio que se encaixa ao seu perfil.

Por exemplo, uma pessoa comunicativa, que gosta de estar rodeada de pessoas, poderá se dar bem em um negócio de vendas, sempre em contato com os consumidores.

Por outro lado, pessoas tímidas tendem a ter dificuldades em lidar com clientes diretamente, e isso deve influenciar na sua escolha do negócio.

Outro ponto é entender o seu mercado local e que tipo de lacuna existe nele, para que você possa aproveitar com a sua franquia.

Um tipo de produto ou serviço que esteja em falta ou não tenha concorrentes de qualidade.

Esta análise do mercado é como plantar uma semente. As chances dela florescer aumentam se estiver em um terreno fértil. A mesma coisa acontece com o seu negócio ao iniciá-lo em um segmento sólido.

É fácil encontrar opções de franquias, mas um cuidado extra é analisar a reputação da marca, principalmente da franqueadora.

Portanto, converse com franqueados para saber se a empresa é sólida e cumpre com os seus compromissos.

Assim, saiba se ela oferece os suportes, se os produtos ou serviços são de qualidade e têm potencial para atender bem os consumidores.

Enfim, são muitas coisas a se levar em consideração na hora de investir em um negócio, seja ele no franchising ou não.

Agora que você já sabe alguns dos passos para encontrar opções de franquias, confira um conteúdo com uma lista de diversas opções de negócios baratos e rentáveis no franchising que separamos para você.

Advertisement

Acompanhe o Mercado

As Mais Lidas