O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

Quer uma empresa lucrativa? Aposte no ramo de franquias!

Acesse uma parte específica do artigo

Mulheres atentas, reunidas em torno de mesa branca, analisando um notebook cinza. Ilustração do texto sobre empresa lucrativa.

Quer uma empresa lucrativa? Aposte no ramo de franquias!

Quando você pensa em uma empresa lucrativa, as franquias surgem na sua cabeça? Nelas, você tem uma boa oportunidade de investir em um empreendimento que tende a oferecer boa lucratividade. Agora, confira as vantagens desse modelo de negócio lucrativo que preparamos no texto a seguir.

No ano de 2022, dados fornecidos pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelaram um aumento de 14,3% na receita do setor de franquias

Advertisement
em comparação com o ano anterior. Desse modo, totalizando um faturamento acumulado de R$ 211,4 bilhões.

Nesse sentido, pode ser uma alternativa interessante para quem quer investir e lucrar. Isso porque, as franquias são negócios que permitem que você usufrua de uma marca reconhecida pelo mercado comercializando seus produtos e/ou serviços.

Advertisement

Então, para que essa parceria seja realmente atrativa para franqueador e franqueado, é necessário seguir algumas condições. Até porque vão auxiliar no desenvolvimento das unidades e possibilitar um faturamento atrativo. Continue a leitura!

Entenda porque franquias são empresas lucrativas

No mundo dos negócios, explorar as razões que tornam as franquias empresas altamente lucrativas é fundamental para empreendedores em busca de investimentos sólidos. Por isso, a seguir, você saberá quais os motivos podem levar ao sucesso financeiro da sua unidade.

Cada ponto destacado oferece percepções valiosas, o que proporciona a compreensão sobre por que as franquias se destacam como empreendimentos rentáveis e atrativos.

Ao desvendar esses elementos-chave, você pode tomar decisões informadas e estratégicas ao considerar investir nesse modelo. Acompanhe!

Modelo de negócio já testado no mercado

Uma das grandes vantagens que fazem de uma unidade de franquia uma empresa lucrativa é o seu modelo de negócio. Isso porque, já foi testado e é aceito pelo público. Portanti, para que você entenda essa relação, é necessário colocar em perspectiva o processo de abertura de um empreendimento do zero.

Ao optar por criar a sua própria marca, um dos caminhos a percorrer seria estudar a necessidade do mercado. Isso não é algo simples de ser feito e, em muitos casos, essa etapa acontece com o negócio a todo vapor. É como “trocar o pneu com o carro em movimento”.

No plano inicial, você vê que algo tem potencial para resolver as dores do consumidor, mas ao entrar em atividade, as coisas não saem como planejado. Até encontrar a solução, o seu empreendimento seguirá girando, com gastos que precisam ser pagos. Sendo assim, muitos negócios acabam fechando.

Dessa forma, para se ter uma ideia, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), cerca de 75% dos negócios iniciados do zero fecham as portas antes de completar dez anos. Já em dois anos, esse número chega a 20%.

Agora, ao analisarmos as franquias, a situação é bem diferente. No mesmo período, apenas 15% delas encerram suas atividades. Muito dessa segurança ocorre graças a esse conhecimento prévio do mercado que elimina várias etapas.

Reconhecimento da marca pelo consumidor

Outra vantagem, ao analisarmos uma empresa lucrativa como as franquias, é o fato de trabalhar conjuntamente a uma marca reconhecida.

A luta pelo reconhecimento do público pode ser exaustiva e bastante infrutífera se mal executada. Muitos acreditam que para abrir um negócio basta oferecer um serviço ou produto, e pronto.

Mas ao contrário disso, é necessário muito estudo, projeção, testagem e adaptação. Pense: não é difícil encontrar empreendimentos que ofereçam o mesmo tipo de produto ou serviço. O que, então, faz a diferença nisso tudo?

O segredo para conseguir se destacar é vender uma experiência, um estilo de vida, um status para quem tiver seus produtos ou contratar seus serviços. Existem diversas empresas que conseguiram se destacar no mercado, como a Red Bull ou a Apple.

Ao apostar nas franquias, o mesmo ocorre, uma vez que você consegue oferecer o que há de melhor em um mercado existente cujo público já está consolidado.

Suportes da franqueadora para o dia a dia da operação

Outro ponto presente nas franquias que as tornam uma empresa lucrativa são os suportes oferecidos pelas marcas. Graças a essas ações, até mesmo quem nunca teve a experiência de administrar algo, consegue ter um negócio de sucesso.

Nesse caso, as empresas oferecem treinamentos que visam auxiliar o empresário em vários aspectos. Você consegue encontrar marcas que ajudam na contratação dos primeiros empregados da rede, na busca pelo melhor ponto comercial ou mesmo pontes para aquisição de linhas de crédito.

Ao mesmo tempo, oferecem atividades que visam apresentar ao franqueado a cultura da empresa, além de todas as características e diretrizes da marca. Graças a isso, todos os empreendedores que compõem a rede de franquia conseguem se alinhar e manter um padrão de qualidade.

Apoio da franqueadora para marketing da unidade

Precisamos apontar outra qualidade no ramo das franquias que são as orientações de marketing. De acordo com a Lei de Franquias, todas as empresas precisam gerar um fundo de publicidade para arcar com as campanhas de divulgação da rede como um todo. Para isso, existe uma taxa mensal.

Esse valor, segundo a Lei, pode equivaler a uma porcentagem do faturamento da unidade ou um valor fixado em contrato. Nesse sentido, o franqueado tem acesso a diversas estratégias de marketing pensadas por um time especializado. Logo, você não precisará se preocupar com sua visibilidade.

No entanto, caso queira fazer algo por fora, será preciso contar com a aprovação da franqueadora. Afinal, estamos falando da identidade visual da marca, em que estão embutidas seu histórico e reconhecimento. Caso essa condição não seja respeitada, poderão ocorrer problemas de ordem contratual.

Por fim, para que seja um fundo transparente e seguro para os empresários, todos têm o direito de solicitar uma prestação de contas à marca sobre a destinação desse dinheiro. Porém, a empresa só pode fazer isso uma vez a cada 12 meses.

Qual o lucro de uma empresa lucrativa no formato de franquia?

Não é possível apresentar uma média de lucro, pois estamos falando de um universo bem amplo e variado. Por outro lado, o mercado das franquias seguiu sendo uma boa aposta para quem busca uma empresa lucrativa.

Mesmo diante das quedas no faturamento do mercado devido aos impactos gerados pela pandemia, diversos segmentos no ramo das franquias conseguiram se recuperar.

Segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), graças ao aumento da confiança empresarial, o mercado reagiu e segue em crescimento.

Abrir um negócio não é uma tarefa fácil e exige muita atenção dos empreendedores. Nesse sentido, para facilitar essa jornada, existem as franquias. Graças as suas vantagens, podemos dizer, o caminho do sucesso fica logo ali.

São treinamentos e suportes oferecidos, além da possibilidade de atuar junto a uma marca reconhecida pelo público. A seguir, confira quais são as franquias lucrativas para você investir e ganhar dinheiro.

Franquias lucrativas para você investir

No dinâmico universo dos investimentos, identificar oportunidades lucrativas é importante. Por isso, aqui exploraremos uma lista selecionada de franquias que se destacam como opções rentáveis para empreendedores que buscam lucrar.

Cada franquia apresentada nesta lista destaca-se por seu potencial de retorno financeiro e estabilidade no mercado. Portanto, ao considerar investir em uma dessas marcas, você pode alavancar suas chances de sucesso e prosperidade no competitivo cenário empresarial.

Descubra agora, quais são as franquias que oferecem não apenas um modelo de negócios promissor, mas também a oportunidade de ingressar em setores sólidos e em crescimento. Confira!

...Carregando..

Como escolher a melhor franquia para abrir?

Primeiramente, compreenda o próprio perfil e interesses, pois isso é essencial. A pesquisa de mercado revela oportunidades e demandas específicas, orientando a seleção do setor mais promissor.

Analisar o histórico da franquia, verificar o suporte oferecido pelo franqueador e avaliar o retorno sobre o investimento são passos indispensáveis. Ao alinhar suas habilidades e objetivos ao contexto do mercado, a escolha da melhor franquia torna-se estratégica, pavimentando o caminho para o sucesso empresarial.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Passo a passo para ter sua franquia

O primeiro passo é estabelecer contato direto com a marca, compreender sua visão e valores. Em seguida, a análise aprofundada do negócio é importante, pois identifica sua viabilidade e alinhamento com seus objetivos.

Em seguida, a avaliação minuciosa da Circular de Oferta de Franquia (COF) proporciona transparência quanto às condições contratuais.

No aspecto prático, planejar suas finanças é essencial para mensurar a viabilidade do investimento. Depois, negociar com a franqueadora é uma etapa estratégica, onde acordos e condições podem ser alinhados.

Finalmente, o último passo envolve o investimento efetivo na franquia escolhida, porque consolida o compromisso e abre caminho para o início da jornada como franqueado. Ao seguir esse passo a passo, você pode garantir uma entrada segura e bem-sucedida no mundo das franquias.

Ao longo do texto, você aprendeu que investir no ramo de franquias oferece vantagens significativas para se tornar um franqueador de sucesso e explorar empresas lucrativas.

Portanto, compreender os motivos da rentabilidade, avaliar o lucro, escolher a franquia certa e seguir um passo a passo estratégico são fundamentais para o êxito nesse modelo de negócio. Agora que você já sabe qual a empresa lucrativa para abrir, invista e ganhe dinheiro.

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje