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Quer uma empresa lucrativa? Aposte no ramo de franquias!

Dólares a baixo de um celular com gráficos e calculadora. Imagem ilustrativa texto empresa lucrativa

Quando você pensa em uma empresa lucrativa, as franquias surgem na sua cabeça? Se não, saiba que você está perdendo uma grande oportunidade de investir em um empreendimento que tende a oferecer boa rentabilidade e lucratividade.

As franquias são negócios que visam permitir a um terceiro usufruir de uma marca reconhecida pelo mercado comercializando seus produtos e/ou serviços. Em troca disso, esse empresário, mais conhecido como franqueado, ajuda na expansão dos negócios.

Nesse sentido, para que essa parceria seja realmente atrativa para ambas as partes, é necessário seguir algumas condições estabelecidas pela franqueadora. Elas vão auxiliar no desenvolvimento das unidades e assim, possibilitar um faturamento bastante atrativo aos empresários.

Logo, para apresentar a você as vantagens desse modelo de negócio lucrativo, preparamos o texto a seguir. Acompanhe a leitura.

Entenda porque franquias são empresas lucrativas

As franquias oferecem diversos benefícios para quem opta por elas. Esses pontos acabam tornando o empreendimento mais seguro do que abrir algo do zero. Não apenas por contar com uma marca reconhecida, mas também por outras vantagens que geram grandes resultados financeiros.

Mas antes de apresentarmos esses benefícios, separamos um vídeo explicativo sobre o que é uma franquia. Confira!

Modelo de negócio já testado no mercado

Uma das grandes vantagens que fazem de uma unidade de franquia uma empresa lucrativa é o seu modelo de negócio. Isso porque ele já foi testado e é aceito pelo público. Para que você entenda essa relação, é necessário colocar em perspectiva o processo de abertura de um empreendimento do zero.

Ao optar por criar a sua própria marca, um dos caminhos a percorrer seria estudar a necessidade do mercado. Isso não é algo simples de ser feito e, em muitos casos, essa etapa acontece com o negócio a todo vapor. É como “trocar o pneu com o carro em movimento”.

No plano inicial você vê que algo tem potencial para resolver as dores do consumidor, mas ao entrar em atividade, as coisas não saem como planejado. Até encontrar a solução, o seu empreendimento seguirá girando, com gastos que precisam ser pagos. Sendo assim, muitos negócios acabam fechando.

Para se ter uma ideia, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), cerca de 75% dos negócios iniciados do zero fecham as portas antes de completar 10 anos. Em dois anos, esse número chega a 20%.

Agora, ao analisarmos as franquias, a situação é bem diferente. No mesmo período de 10 anos, apenas 15% delas encerram suas atividades. Muito dessa segurança ocorre graças a esse conhecimento prévio do mercado que elimina várias etapas.

Reconhecimento da marca pelo consumidor

Outra vantagem, ao analisarmos uma empresa lucrativa como as franquias, é o fato de trabalhar conjuntamente a uma marca reconhecida. A luta pelo reconhecimento do público pode ser exaustiva e bastante infrutífera se mal executada. Muitos acreditam que para abrir um negócio basta oferecer um serviço ou produto, e pronto.

Ao contrário disso, é necessário muito estudo, projeção, testagem e adaptação. Pense: não é difícil encontrar empreendimentos que ofereçam o mesmo tipo de produto ou serviço. O que, então, faz a diferença nisso tudo?

O segredo para conseguir se destacar é vender uma experiência, um estilo de vida, um status para quem possuir seus produtos ou contratar seus serviços. Existem diversas empresas que conseguiram se destacar no mercado dessa forma, como a Red Bull ou a Apple.

Ao apostar nas franquias, o mesmo ocorre, uma vez que você consegue oferecer o que há de melhor em um mercado existente cujo público já está consolidado.

Suportes da franqueadora para o dia a dia da operação

Outro ponto presente nas franquias que as tornam uma empresa lucrativa são os suportes oferecidos pelas marcas. Graças a essas ações, até mesmo quem nunca teve a experiência de administrar algo, consegue ter um negócio de sucesso.

Nesse caso, as empresas oferecem treinamentos que visam auxiliar o empresário em vários aspectos. Você consegue encontrar marcas que ajudam na contratação dos primeiros empregados da rede, na busca pelo melhor ponto comercial ou mesmo pontes para aquisição de linhas de crédito.

Ao mesmo tempo, elas oferecem atividades que visam apresentar ao franqueado a cultura da empresa, além de todas as características e diretrizes da marca. Graças a isso, todos os empreendedores que compõem a rede de franquia conseguem se alinhar e manter um padrão de qualidade.

Apoio da franqueadora para marketing da unidade

Por fim, precisamos apontar outra qualidade no ramo das franquias que são as orientações de marketing. De acordo com a Lei de Franquias, todas as empresas precisam gerar um fundo de publicidade para arcar com as campanhas de divulgação da rede como um todo. Para isso, existe uma taxa mensal.

Esse valor, segundo a Lei, pode equivaler a uma porcentagem do faturamento da unidade ou um valor fixado em contrato. Nesse sentido, o franqueado tem acesso a diversas estratégias de marketing pensadas por um time especializado. Logo, você não precisará se preocupar com sua visibilidade.

No entanto, caso queira fazer algo por fora, será preciso contar com a aprovação da franqueadora. Afinal, estamos falando da identidade visual da marca, em que estão embutidas seu histórico e reconhecimento. Caso essa condição não seja respeitada, poderão ocorrer problemas de ordem contratual.

Para que seja um fundo transparente e seguro para os empresários, todos têm o direito de solicitar uma prestação de contas à marca sobre a destinação desse dinheiro. Porém, a empresa só pode fazer isso uma vez a cada 12 meses.

Qual o lucro de uma empresa lucrativa no formato de franquia?

Mulher como dólares na mão comorando. Imagem ilustrativa texto empresa lucrativa
O lucro de uma franquia varia de acordo com a empresa, mas sempre apresenta boas previsões.

Não é possível apresentar uma média de lucro, pois estamos falando de um universo bem amplo e variado. Apesar do cenário bastante conturbado que foi o primeiro semestre de 2020, o mercado das franquias segue sendo uma boa aposta para quem busca uma empresa lucrativa.

Mesmo diante das quedas no faturamento do mercado como um todo, diversos segmentos no ramo das franquias conseguiram se recuperar. Segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), graças ao aumento da confiança empresarial, o mercado tem conseguido reagir.

Levando em consideração o ano de 2019, um dos melhores períodos da história das franquias, o faturamento foi apenas 6,9% mais baixo que o esperado. Muito desse resultado foi puxado pelos setores de “Hotelaria e Turismo” e “Entretenimento e Lazer”, que conseguiram números bastante atrativos, mas que ainda fecharam o 3º trimestre de 2020 em queda.

Demais segmentos mostraram uma força de recuperação maior, e ainda existem aqueles que estão alcançando resultados melhores que os de 2019. De modo geral, a expectativa dos empresários para o final do ano é a maior dos últimos quatro anos.

Abrir um negócio não é uma tarefa fácil e exige muita atenção dos empreendedores. Para facilitar essa jornada, existem as franquias. Graças as suas vantagens, podemos dizer, o caminho do sucesso fica logo ali. São treinamentos e suportes oferecidos, além da possibilidade de atuar junto a uma marca reconhecida pelo público.

Gostou do nosso conteúdo sobre empresa lucrativa? Então, confira o nosso artigo “Microfranquias home office para você trabalhar no conforto da sua casa”.

Será que vale a pena pegar empréstimo para abrir uma franquia?

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