O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Como escolher uma empresa especializada em formatação de franquia para expandir a minha marca?

Como escolher uma empresa especializada em formatação de franquia para expandir a minha marca?

Sumário

Entrar para o mercado de franchising é o sonho de muitos empresários, mas para fazer essa transição para esse modelo de negócio busque uma empresa especializada em formatação de franquia. Aqui, explicamos sobre esse processo e como buscar ajuda.

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), existem cerca de 2.882 marcas de franquias atuando no Brasil, mas o mercado é amplo, e pode ser o futuro da sua empresa.

Não é simples uma alteração de modelo de negócio para uma expansão da marca no mercado de franquias. Esse processo de formatação precisa ser feito com cuidado para não resultar em prejuízo.

Quer saber mais sobre esse processo e entender todos os aspectos que envolvem essa mudança? Fique com a gente até o final deste conteúdo!

O que é formatação de franquia?

O processo de formatação de franquias consiste na adequação de um modelo de negócio para que se expanda por meio de unidades franqueadas.

Esse procedimento é destinado aos franqueadores que desejam expandir seu negócio e para aqueles que querem ampliar e adequar sua empresa para o mercado de franquias.

O processo de formatação de franquia tem algumas etapas para que a empresa possa ajustar seu formato e entender como atuar para captar futuros franqueados.

Primeiramente, é feito um estudo de franqueabilidade, que avalia o que deve ser alterado na estrutura da empresa para que possa ser uma franquia.

Ainda este estudo avalia se vale a pena e será lucrativo um modelo de franchising daquela marca.

Além disso, analisa-se onde a franquia irá atuar no mercado, se poderá concorrer com as outras empresas ou ter um alto faturamento.

Um ponto deste processo é a parte burocrática, que engloba proteção de marca, know-how, documentos necessários para o plano de expansão e para proteger o negócio.

Do mesmo modo, nesse processo há a montagem de um plano de negócio para a franqueadora e também para os franqueados, para que ao investir na marca possam saber o que fazer para a gestão e desenvolvimento de sua unidade.

Enfim, é um procedimento que merece uma atenção em todas as etapas. Por isso, buscar uma empresa especializada em formatação de franquia pode ser uma boa solução.

QUERO FORMATAR UMA FRANQUIA

Vantagens de transformar uma empresa em franquia

O sistema de franquias é conhecido em todo o mundo, são empreendedores em vários países que investem neste modelo de negócio e em suas marcas. São muitas vantagens desse formato para o franqueador.

Nesse sentido, o empreendedor que transforma sua empresa em uma rede de franquia consegue expandir a marca de forma mais rápida, e com menores custos.

Por exemplo, terá um franqueado longe da sua sede, que irá investir na montagem do negócio, tomará conta da unidade e ainda, fará com que a marca seja conhecida na região.

Assim, ao franquear sua empresa, o empresário consegue ocupar o mercado de forma organizada com baixo investimento. Ainda, fortalece sua marca junto ao cliente, evitando o uso de capital próprio e manter um dono próximo ao negócio.

Mas além disso, a expansão de franquias permite aos franqueados capitalizarem mais rápido e com isso, investir cada vez mais no negócio.

A cada uma de suas unidades de franquia, o franqueador recebe uma taxa de royalties, bem como aumenta suas vendas de produtos ou prestação de serviços.

Outro ponto vantajoso para o franqueador é um aumento em sua economia de escala. Isso porque, passa a ter que comprar mais. Logo, aumenta o seu poder de negociação.

Se antes comprava mil unidades, passa a comprar 10 mil, e depois 50 mil, e com isso pode negociar melhores condições, barateando para si e seus franqueados.

Com o processo de formatação, o empresário também torna sua estrutura e processos mais eficientes, já que precisa baratear seu negócio para que seja atrativo para os empreendedores.

Assim, são muitas vantagens para esse franqueador, mas para conseguir aproveitar tudo isso, deve fazer uma formatação de qualidade.

Por isso, vamos falar o que você precisa avaliar para escolher uma empresa especializada em formatação de franquia.

Qual a melhor empresa especializada em formatação de franquia?

Com o crescimento do mercado de franquias, também houve um aumento de empresas voltadas para este processo de formatação. Porém, o empresário deve analisar alguns aspectos importantes antes de escolher.

Não deve se deixar levar apenas por propagandas, Isso porque, é preciso conhecer bem a empresa especializada em formatação de franquias para escolher com segurança.

Aqui, citamos alguns detalhes que você deve se atentar na hora de selecionar com quem fazer esse processo que pode mudar a vida da sua empresa.

Reputação da empresa

Primeiramente, o empresário precisa analisar a reputação da empresa especializada em formatação de franquias. Portanto, pesquise de todas as formas que puder.

Nesse sentido, pergunte para a empresa com quais franquias já trabalhou, e vá atrás desses empreendedores. Saiba deles como se deu o processo, se foram bem atendidos e se ficaram satisfeitos.

Busque referências também na internet, se há processos contra a empresa, reclamações de clientes insatisfeitos e qual o motivo dessa insatisfação.

Mas é interessante que se preste atenção no histórico da empresa, se é nova no mercado, se tem pouca experiência ou se é sólida, com muitos trabalhos anteriores.

Todos esses cuidados são importantes para avaliar a reputação da empresa no mercado de franchising e com isso, escolher de forma certeira.

Processos de formatação que ela realiza

Como dito, a formatação de franquia envolve muitos processos e já foi citado alguns deles. A empresa que você procura precisa estar atenta a todas essas etapas do processo.

Entenda quais os tipos de processos a empresa faz para formatar a franquia, ou se terceiriza muitos desses trabalhos.

Se isso acontecer pode não ser tão interessante, pois você pode ter como parceira apenas uma intermediadora.

Do mesmo modo, processos importantes da formatação, como o estudo de franqueabilidade, são primordiais, e precisam ser feitos com qualidade.

O empresário precisa entender que se o negócio não for viável, dificilmente terá sucesso no mercado de franquias, e é bom que descubra isso o quanto antes.

Pesquise você mesmo sobre todas as etapas da formação para ter subsídios para conversar com a empresa e avaliar se ela pode lhe atender com qualidade.

Ela precisa saber orientar o empresário para as questões de proteção da marca e do conhecimento dos processos. Isso é primordial para se proteger quando for repassar essas informações aos franqueados.

Outro processo que a empresa especializada em formatação de franquia precisa fazer é planejamento operacional, de marketing e da parte comercial.

Se a empresa pular etapas ou falar que não faz esse ou aquele processo, o empresário deve ficar atento e avaliar se vale a pena continuar com a formatação com aquele parceiro.

Quem está à frente do negócio

Além de avaliar o que a empresa faz, é importante que o empresário também pesquise e conheça sobre quem está à frente dela.

Saiba quem é a pessoa por trás da empresa, se é idônea, se tem experiência, se já atuou no mercado de franquias ou atua ainda.

Desse modo, são informações que ajudam a escolher bem e conhecer a qualidade do trabalho.

O empresário que está à frente do negócio pode ser uma pessoa conhecida no mercado de franchising, e isso traz credibilidade ao empreendimento.

Muitas franqueadoras de grandes redes atuam também com a formatação, para aplicar toda sua experiência e ajudar outros empreendedores nesse processo.

Por outro lado, o empresário pode ser uma pessoa com problemas anteriores, com franquias falidas ou que não deram muito certo. Isso não quer dizer que não saiba o que está fazendo, mas é um indício.

Enfim, quanto mais informações você buscar e conhecer sobre a empresa melhor.

Clareza da empresa

Um ponto muito importante que o interessado em franquear sua empresa deve analisar é a clareza com que lhe são passadas as informações sobre este processo.

Ao buscar uma empresa especializada em formatação de franquia, ela deve ser sincera e não tentar vender sonhos sem respaldo na realidade.

Nesse sentido, se a sua marca não tiver condições de se transformar em franquia, a empresa deve lhe passar isso, até para evitar que você gaste com uma formatação que não terá um bom resultado.

Por exemplo, desde o primeiro contato a empresa precisa ser clara, apresentar seus projetos anteriores, mostrando as franquias que surgiram do seu trabalho.

Do mesmo modo, se o empreendedor quiser, o contato dos franqueadores que trabalharam com a empresa, para que você possa falar com eles e buscar referências.

Além disso, não iludir, prometer uma ascensão rápida da sua marca, um lucro em pouco tempo, que você poderá vender tantas unidades em um ano. Lembre-se que mercado de franquias não é uma matemática exata.

Uma empresa especializada em formatação que franquia que você deve conhecer, na qual encontrará muitas dessas qualidades das quais falamos é a NX Franquias.

Isso porque, faz parte do grupo Encontre Sua Franquia, uma das maiores holdings de franquias do Brasil.

Veja um vídeo explicando um pouco sobre a NX Franquias que separamos para você.

Para finalizar, confira também o nosso conteúdo com diversas franquias para você conhecer um pouco mais sobre o mercado e os variados modelos de negócios que atuam nele.

QUERO FORMATAR MINHA FRANQUIA
Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje