Destaques ★FranchisingEmpreendedorismo

Empreender com franquias e ter sucesso é possível, saiba como!

Vários blocos de madeira com lojas desenhadas esplhadas sobre uma superfície e mão feminina pegando um deles. Imagem ilustrativa texto empreender com franquias.

Empreender em franquias é uma prática que exige alguns cuidados para conseguir encontrar a melhor marca disponível no mercado.

Abrir uma franquia é um passo muito importante e o franqueado precisa ficar atento aos mínimos detalhes. Afinal, ele precisa encontrar aquele empreendimento cujo valor de investimento seja justo para o negócio, que apresente boas taxas e boas perspectivas de mercado.

À primeira vista, o caminho pode até parecer complicado. No entanto, existem algumas dicas que ajudam na hora de decidir qual o melhor negócio disponível, resultando, assim, em uma escolha perfeita.

Desse modo, preparamos o texto a seguir com algumas orientações para você ganhar confiança e aplicar o seu dinheiro em algo que realmente vale a pena! Acompanhe a leitura.

Por que as franquias têm mais chances de sucesso?

Empreender em franquias é o caminho mais seguro que um empresário pode seguir na hora de investir. Tanto que, de acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em um período de 10 anos, apenas 15% das franquias fecharam as portas.

Por outro lado, quando analisamos os empreendimentos abertos do zero, esse valor aumenta quase cinco vezes.

Nesse sentido, vamos apresentar alguns pontos que atestam a seguridade desse modelo de negócio.

Modelo de negócio já estabelecido

Para que você possa entender o motivo por trás dessa segurança, é preciso entender, ainda que de forma breve, como as franquias funcionam.

Esse é a melhor forma que uma marca tem para expandir a sua área de atuação. Para isso, ela concede a um empresário terceiro o direito de explorar comercialmente seus serviços ou produtos.

Nesse momento, o empreendedor, conhecido como franqueado, recebe do franqueador, ou seja, o detentor da marca, treinamentos e suportes que auxiliarão no entendimento do negócio e de suas diretrizes operacionais.

Em síntese, você iniciará suas atividades junto a um negócio que possui uma estrutural funcional consolidada, e ficará a par de tudo isso logo no primeiro momento. Esse cenário não ocorreria ao abrir um negócio do zero, por exemplo. Sendo assim, você não perde tempo nem corre riscos.

Afinal, estamos falando de uma empresa que possui todo um know how e uma expertise de anos no mercado. Esses dois pontos estratégicos alçaram a marca a conquistar posições de bastante prestígio frente ao público, que é ponto fundamental também.

Marca reconhecida pelos consumidores

Um casal jovem aparenta estar acompanhado de um representante comercial. Os dois homens apertam as mãos e parecem fechar um negócio (imagem ilustrativa). Texto: empreender em franquias.
Entre outras vantagens, as franquias contam com um público já existente.

Uma franquia da marca conhecida tem a vantagem de já contar com um público estabelecido, seja dentro ou fora do Brasil. Você consegue imaginar o nome de, pelo menos, cinco marcas sem realizar uma pesquisa previa? Se sim, é graças a esse reconhecimento.

Muitas pessoas ainda têm dificuldades para aceitar o novo. Ou seja, uma empresa que surge hoje, pode encontrar muitas dificuldades para convencer um público que ela é a melhor do mercado. Esse problema não é exclusivo, seja para um empresário com experiência ou em início de carreira.

Afinal, não existe uma receita exata para o sucesso. Acontece que, quem busca empreender no sistema de franquias, costuma pegar um atalho, digamos assim. Pois, você estará apostando em um empreendimento que já possui reconhecimento no mercado.

Por isso é tão importante que o futuro franqueado tenha calma e estude todas as possibilidades antes de definir qual será a marca da sua franquia.

Alguns pontos que podem ser levados em consideração: reconhecido do público, se existem clientes defensores da marca, comentários, reclamações etc.

Suporte da franqueadora ao dia a dia do negócio

Outro ponto que vale a pena destacar entre as vantagens de empreender com franquias diz do suporte oferecido.

Vimos no tópico sobre o modelo de negócio que as marcas oferecem diversos auxílios a seus franqueados. Essas atividades visam explicar para os empresários os caminhos necessários para gerir sua unidade.

Nesse caso, o suporte acompanha o franqueado durante toda a vigência do contrato. Assim, caso necessário, o franqueado pode entrar em contato com uma equipe especializada e pronta ajudar com as questões mais importantes para a sobrevivência do negócio.

As marcas de sucesso, oferecem orientações em diversas situações. Além disso, caso sua unidade seja um destaque entre as demais, você pode acabar se tornando uma referência na rede.

Dessa forma, a franqueadora poderá sugerir as mesmas ações para outros franqueados, fortalecendo ainda mais a marca, tornando-a cada vez mais atrativa, fazendo com que todos saiam ganhando.

Para que você entenda um pouco mais como as franquias funcionam, separamos o vídeo a seguir com os principais pontos. Confira!

Como empreender com franquias e ter sucesso?

Agora que você conhece as principais vantagens de empreender com franquias, vamos elencar alguns cuidados na hora de encontrar o negócio perfeito. A princípio, pode parecer uma tarefa difícil, mas seguindo esses passos, tudo ficará mais simples.

Como já dissemos, é preciso analisar com cuidado e levar em consideração os pontos que coincidem com os seus objetivos futuros. Dessa forma, empreender se tornará uma atividade muito mais produtiva.

Escolha do negócio que combine com seu perfil

O primeiro passo é encontrar um empreendimento que se alinhe ao seu perfil de empresário. Todo mundo tem pontos fortes e fracos. No mundo dos negócios, essas questões tendem a ficar ainda mais evidentes. Mas não se preocupe, certamente há uma opção para você.

De modo geral, podemos categorizar dois tipos de perfis que mais se destacam e são a base para suas variações.

O primeiro deles gosta de conversar com pessoas, é persuasivo, sabe lidar bem com conflitos e com situações controversas. Nesse caso, você lidará melhor com o segmento de vendas. Assim, os empreendimentos que atuam nessa frente tenderão a facilitar mais as coisas para o seu lado.

Por outro lado, o segundo tipo está mais ligado às questões administrativas do negócio. Consegue entender melhor os números, tomar decisões com base nas tendências do mercado, tem bom poder de negociação, entre outras características mais técnicas.

Mas isso quer dizer que existe um certo ou errado? Não. Estamos falando de traços, não é possível afirmar qual é melhor, pois seria um equívoco. O ideal, no entanto, seria o empreendedor conseguir lidar com as duas frentes. Para isso, basta conhecer seus pontos fracos e aprimorá-los.

O caminho para ser um franqueado de sucesso exigirá bastante dedicação. Neste primeiro momento, o mais importante é encontrar o negócio que mais condiz com suas características mais proeminentes e dar início ao seu caminho com mais confiança.

Siga as orientações da franqueadora

Um homem, de semblante concentrado, analisa uma série de documentos de frente para o seu computador.
É muito importante que você siga as diretrizes da franqueadora para um processo mais seguro.

Empreender com franquias é seguro, mas para isso, é importante seguir com as orientações da franqueadora. Afinal, imagine você, dono de uma marca, ao permitir a abertura de mais uma unidade franqueada: como garantir que a nova unidade siga ofertando o melhor, assim como você?

Nesse sentido, as orientações existem porque há um padrão que dá certo e assegura a funcionalidade do negócio e, por isso, ele precisa ser seguido. Sendo assim, o treinamento e o suporte são as formas essenciais para alinhar a oferta de produtos e a prestação de serviços entre todas as unidades.

Desse modo, todas as franquias corresponderão às expectativas do público, o que significa grandes resultados financeiros. Lembre-se: o plano de negócio só funciona para quem segue as orientações. Do contrário, a atitude pode prejudicar não apenas a sua unidade, mas toda a rede.

Outro ponto que demanda bastante atenção diz da vigência do contrato. Por isso, é importante alinhar todas as informações diretamente com os representantes comerciais das franquias do seu interesse.

Mas calma, são apenas recomendações. Questões de gestão empresarial são de responsabilidade do franqueado. O máximo que uma marca irá fazer é dar a orientação na intenção de melhorar seus resultados.

Faça uma boa gestão de pessoas

Por fim, todo empresário, independentemente do perfil que possui, precisa lidar bem com o seu time. Cuide bem deles para mantê-los sempre motivados e com disposição.

De acordo com um levantamento feito Right Management, funcionários motivados tendem a ser 50% mais produtivos. Assim, pode-se o impacto desse tipo de comportamento nos resultados financeiros da sua unidade, sem contar na redução da rotatividade da equipe.

Como vimos ao longo do texto, franquias são empreendimentos bem seguros que oferecem diversos benefícios para os empresários. É a chance para ter uma caminhada com boas perspectivas de crescimento e com um risco reduzido de falência.

Gostou do nosso conteúdo sobre empreender com franquias bem sucedidas? Continue explorando o nosso site lendo o artigo “Franqueado de sucesso: conheça os caminhos para ser bem-sucedido no ramo de franquias“.

Top 10 franquias de sucesso: inspire-se para começar seu negócio próprio

Artigo anterior

Franquia de perfumaria: saiba em quais investir e ganhar dinheiro

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.