O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

Empreendedorismo: o que é, como fazer e vantagens de abrir um negócio

Acesse uma parte específica do artigo

Imagem de mãos masculinas que digitam em um notebook prata. Imagem ilustrativa texto empreendedorismo.

Empreendedorismo: o que é, como fazer e vantagens de abrir um negócio

O empreendedorismo tem sido uma alternativa cada vez mais buscada pelos brasileiros. Por isso, neste texto você vai aprender tudo sobre esta prática e suas vantagens.

De acordo com um levantamento feito pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o Brasil está no topo do ranking mundial de empreendedorismo. Isso porque quase metade dos brasileiros tem ou deseja ter um negócio próprio.

Mas falar de empreendedorismo é muito amplo. Afinal, todos os dias surgem novos negócios nas mais variadas áreas, beneficiando quem tem vontade oferece novos produtos e serviços.

Advertisement
Advertisement

Afinal, o que é o empreendedorismo?

O empreendedorismo pode ser caracterizado pela capacidade de uma pessoa identificar problemas e oportunidades. Assim, ela pode desenvolver soluções e recursos na criação de algo positivo para a sociedade. 

Ou seja, é possível criar um projeto, negócio ou movimento que traga mudanças reais, que causem impacto no cotidiano das pessoas.

Além disso, o empreendedorismo está diretamente associado à inovação. Ou seja, o empreendedor é responsável por novas combinações que vão fazer a diferença na sociedade.

Dessa forma, o empreendedor deve realizar um novo bem, criar um método de produção ou comercialização. Até mesmo na abertura de um novo mercado.

Assim, é possível afirmar que a essência do empreendedorismo está atrelada a essa percepção e no aproveitamento de novas oportunidades em relação ao negócio.

Como se tornar um empreendedor?

O empreendedorismo se concretiza das mais diversas formas. Confira a seguir duas das principais maneiras de abrir a sua própria empresa e ter sucesso e as vantagens de investir no empreendedorismo!

Começando um negócio do zero

Muitas pessoas têm o sonho de ter um negócio próprio. No Brasil, existem cada vez mais pessoas empreendendo.

Desse modo, o empreendedor é alguém que sai da sua zona de conforto e parte para a ação com o objetivo de tornar o sonho uma realidade. Assim, é possível encontrar uma brecha no mercado ou mesmo seguir uma área popular e formatar o próprio negócio.

Começar um negócio do zero demanda muito estudo e aperfeiçoamento. Afinal, ninguém nasce empreendedor. São necessárias características desenvolvidas por meio do contato social e estudos para desenvolver esses talentos. 

Assim, o empreendedor deve ficar atento a alguns aspectos para começar o seu negócio do zero. Desse modo, é preciso definir bem a atividade que irá seguir. Não é aconselhável investir em um modelo de negócio apenas porque está na moda.

Assim, é possível também se atentar às características do negócio. Para isso, é necessário criar um plano de ação para escalar o empreendimento gradualmente e de forma responsável. 

Além de conversas com especialistas da área, que podem oferecer uma visão mais assertiva e técnica para a atuação.

No mais, é preciso elaborar um planejamento financeiro sólido. Isso porque, os custos podem ser variados e você vai precisar balancear as finanças pessoais e do próprio empreendimento.

Abrir um negócio do zero pode ser vantajoso para quem já tem experiência ou faz questão que seja de modo que ele mesmo dite as regras do negócio.

Abrindo uma franquia

Por outro lado, o empreendedor pode escolher fazer parte de uma rede de franquias. Assim, terá um negócio próprio com o apoio de profissionais da franqueadora. 

Além disso, terá em mãos um negócio com uma estrutura completa e constante para colocar o negócio em prática. Isso pode ser importante para quem não tem experiência com o empreendedorismo.

Você também pode contar com um marketing personalizado, com estratégias elaboradas por profissionais da área para prospectar o negócio. Assim, pode focar sua atividade em outros aspectos como no gerenciamento do negócio.

Outro ponto bastante positivo de se investir em uma franquia, é a segurança que esse modelo oferece. Afinal, é um negócio já estruturado e testado.

Assim, o empreendedor tambem poderá contar com o apoio de gestão personalizada e o suporte constante da franqueadora.

As franqueadoras também ajudam em questões financeiras. Como a previsão do cenário financeiro, análise de mercado, entre outros. Assim, o empreendedor tem conhecimento dos aspectos fortes e fracos da sua unidade. 

Dessa forma, é mais fácil traçar estratégias para a sua prospecção. Caso seja uma franquia com ponto físico, o empreendedor também terá o apoio na escolha do local e na padronização da unidade franqueada. Além de obter financiamentos com mais facilidade e segurança, caso seja necessário.

Assim, o empreendedor tem um negócio seguro e rentável. Sem contar com o suporte para gerenciar a sua própria unidade.

Por fim, o novo franqueado sempre poderá contar com diversos profissionais para prestar auxílio em diversos pontos-chave do empreendimento. Veja a seguir algumas das principais vantagens de investir no empreendedorismo.

Vantagens de investir no empreendedorismo

Você sabe quais são as vantagens do empreendedorismo? Confira a seguir e entenda o motivo da prática estar cada vez mais popular entre os brasileiros.

Inclusive, se você é iniciante e tem dúvidas sobre o que é uma franquia e como fazer para abrir a sua, o curso Guia Para Iniciantes pode ajudar. Com aulas inteiramente online, para assistir quando e onde quiser, você fica por dentro do mundo do empreendedorismo. Clique aqui para acessar o curso.

Crescimento pessoal e profissional

Muitas pessoas sonham em ter o próprio negócio para alcançar a independência pessoal e profissional. Com um negócio próprio o investidor está na posição de tomar decisões e ser responsável pelo seu crescimento.

Afinal, empreender é um aprendizado constante. Além disso, algumas habilidades só podem ser desenvolvidas com a atuação no dia-a-dia. Dessa forma, o empreendedor está sempre aprendendo, acumulando experiência e boas práticas. 

Ainda, vai conseguir desenvolver a mentalidade empreendedora com capacidade de sempre aprimorar suas atividades.

Com a mentalidade empreendedora, o investidor pode se desenvolver pessoalmente e se manter atualizado nas tendências do mercado. Sendo assim, um profissional cada vez mais versátil, pronto para observar soluções criativas e inovadoras para o seu negócio.

Porém, para essa jornada é preciso de muito foco e resiliência. Assim, é essencial desenvolver qualidades ideais para empreender como o autoconhecimento e a liderança. 

Desse modo, quando o empreendedor investe em si mesmo, também está investindo em seu negócio. Por fim, conhecimento nunca é demais.

Alternativa para a instabilidade da economia

Um dos principais pontos para a escolha de um negócio próprio é a independência. Essa é a melhor maneira do investidor não ficar completamente à mercê do mercado.

Sendo possível até mesmo traçar estratégias para superar os momentos de crise.

Ou seja, o empreendedor fica mais protegido das instabilidades na economia. Consequentemente, consegue criar estratégias para contornar os momentos ruins e aproveitar as oportunidades. Além de não depender da decisão de outras pessoas.

Afinal, com um negócio próprio é possível moldar as melhores estratégias para sua atuação. Além disso, esse trabalho é facilitado caso o empreendedor escolha investir em uma franquia.

Com a pandemia, muitas pessoas perderam o emprego ou precisaram se reinserir no mercado. Nesse sentido, o empreendedorismo se reafirma como uma opção para gerar uma fonte de renda formal.

Possibilidade de adaptar sua rotina

Outra grande vantagem do empreendedorismo é a possibilidade de fazer a sua própria rotina. Assim, você tem a independência para trabalhar no seu próprio tempo. Porém, não significa que não precise se dedicar ao empreendimento.

Assim, ao atuar com um negócio próprio você pode adaptar seus horários. Sem a apreensão de ter que seguir rotinas específicas, com horários inflexíveis. 

Um dos grandes erros de empreendedores é não saber organizar o seu tempo. Assim, é necessário reservar horários para lazer e descanso também. Dessa forma, você terá uma atuação mais assertiva e dedicada.

Muitas pessoas sonham em ter um negócio próprio justamente para fazer os seus próprios horários e trabalhar sem necessidade de ter um chefe

Assim, um bom planejamento também auxilia nessa organização. Com a possibilidade de adaptar a sua rotina da forma que melhor se encaixa a suas expectativas e metas.

Características importantes para ser um empreendedor

Ao longo da vida, é possível desenvolver as características para empreender da melhor forma possível. Essa capacitação pode ser feita de inúmeras formas. 

Você pode fazer uma graduação, um curso, assistir vídeos, ouvir podcasts, ler livros e até mesmo contratar um especialista para auxiliar em algum a área ou em um aspecto específico.

Uma dessas habilidades é a capacidade de tomar iniciativa e buscar oportunidades. Ou seja, ser uma pessoa proativa e atenta para o que acontece no mercado. Dessa forma, é possível prever possíveis situações difíceis ou enxergar oportunidades.

Também é importante ter persistência. Afinal, muitos negócios novos levam algum tempo para deslanchar. Assim, é importante acreditar no seu negócio e aprender a aperfeiçoar constantemente sua empresa.

O empreendedor precisa estar disposto a correr riscos calculados. Ou seja, ter disposição para assumir desafios. Porém, sem dispensar um bom planejamento, para não comprometer a saúde da empresa.

Outro ponto é exigir qualidade no seu negócio e ter comprometimento para seguir esse caminho. Sempre com muito estudo e análise. Assim, é possível estabelecer metas e criar sistemas de monitoramento, por exemplo.

Ter uma rede de contatos também é um ponto interessante. Assim, é possível criar uma carteira de clientes desde o início e manter contato com fornecedores. 

No caso de um negócio de estética automotiva por exemplo, o empreendedor pode fazer parcerias com lava-jatos, donos de automóveis, lojas de carro e muito mais!

Além de ter autoconfiança e acreditar no seu negócio. Afinal, ter um negócio próprio é um trabalho árduo, que apresenta diversas dificuldades ao longo do tempo. Boa sorte!

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje