O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » O que é empreendedorismo sustentável? Entenda como e por que fazer

O que é empreendedorismo sustentável? Entenda como e por que fazer

Sumário

O empreendedorismo sustentável é uma prática que fez bem para o planeta e para o investidor. Por isso, este texto vai lhe mostrar o que é e como investir neste tipo de empreendedorismo.

De acordo com um levantamento feito pela Opinion Box, 82% dos brasileiros consideram a sustentabilidade importante. Ou seja, esse fator influencia na jornada de compras do brasileiro.

Sendo assim, investir em empreendedorismo sustentável é cada vez mais importante. Além do mais, faz parte do nosso compromisso com a preservação do meio ambiente.

Afinal, o que é empreendedorismo sustentável? 

Atualmente, o empreendedorismo sustentável é mais que um diferencial, é algo necessário nos tempos que vivemos. De modo geral, se caracteriza como produtos ou negócios feitos de maneira sustentável. 

Assim, a geração de lucros não é feita de forma indiscriminada, mas, com cuidado e atenção aos impactos ambientais e sociais. Dessa forma, gera um impacto positivo na comunidade e no mundo.

Além disso, a gestão dessas empresas é feita de forma humanizada, pois oferece qualidade de vida tanto para quem compra, quanto para quem vende. Um dos principais pilares é a preocupação com as consequências trazidas pelos seus produtos e serviços à natureza.

Dessa forma, existem algumas mudanças de hábitos que podem ser adotadas. Uma delas está relacionada com a atenção especial às pessoas e como as ações da empresa irão afetar suas vidas. 

Não apenas para os clientes, mas também para colaboradores e a comunidade local. Além disso, diversas outras ações podem ser adotadas prezando resultados a curto e longo prazo.

Uma delas está no uso de energia elétrica sustentável, menos prejudicial tanto ao ambiente quanto para a comunidade. Para pautar tais ações, o empreendedor pode consultar instituições científicas que apontam as principais necessidades que exigem mudanças no mundo atual. 

Algumas áreas já chegaram ao ponto irreversível. Porém, as empresas ainda podem fazer muito para melhorar o mundo. 

Confira a seguir as principais vantagens de aplicar o empreendedorimo sustentável em uma empresa.

Mesas com hélices de energia em miniatura e grupo de pessoas ao fundo.  Imagem ilustrativa do texto sobre empreendedorismo sustentável.
O empreendedorismo sustentável traz um retorno positivo para a sociedade e para o planeta.

Vantagens do empreendedorismo sustentável

De modo geral, há muitas vantagens no empreendedorismo sustentável. Veja agora a importância de praticá-lo no seu negócio.

Para o empreendedor 

Antes de mais nada, são boas as notícias para quem deseja empreender com sustentabilidade no Brasil. Um estudo feito pela agência Union+Webster apresenta alguma delas para esse campo. 

Conforme a pesquisa, cerca de 87% de brasileiros dizem ter preferência na aquisição de produtos de empresas sustentáveis. Ainda, em torno de 70% da população brasileira afirma não se importar em pagar um pouco mais por isso.

Ou seja, a sustentabilidade nos modelos de negócio e o desenvolvimento responsável do meio se destacam no Brasil. Com os brasileiros cada vez mais conectados, a opinião sobre as empresas e suas ações fica cada vez mais visadas pelo público. 

Desse modo, gera uma publicidade feita de forma orgânica, positiva ou negativa, dependendo das ações da empresa. O negócio gera além dos lucros, um público fiel que acredita na missão sustentável das organizações. 

Assim, a empresa se torna responsável pelo meio social. Mais que um trabalho, ela adquire também um estilo de vida. Ou seja, o negócio produz uma mudança no comportamento das pessoas que fazem parte dele.

Vantagens para o planeta 

Não existem mais dúvidas de que o mundo está passando por grandes mudanças ambientais e sociais. Dados apontam que as mudanças climáticas do planeta são geradas diretamente pelas atividades humanas. 

Muitos cientistas apontam essa interferência que ficou conhecida como o antropoceno. Esse conceito foi popularizado pelo ganhador do Prêmio Nobel, o químico Paul Crutzen, no ano 2000. 

Logo, o antropoceno pode ser definido como uma nova época geológica caracterizada pelo impacto do ser humano na Terra. Por isso, é fundamental e necessário a adoção de medidas que causem impactos positivos no planeta. 

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Afinal, o mundo inteiro já presenciou as mudanças climáticas tais como desastres naturais, enchentes, chuvas em falta ou em excesso, queimadas, mortes em grande escala de corais gerada pelo aumento da temperatura marinha, entre diversos outros. 

Horizonte com fumaça de fábricas. Imagem ilustrativa do texto sobre empreendedorismo-sustentável.
Empresas podem ajudar a reduzir o impacto da ação humana no Planeta.

As pessoas que moram em áreas de risco estão perdendo suas vidas, suas casas, parentes e amigos. Logo, há urgência para práticas sustentáveis e humanitárias.

Dessa forma, o empreendedorismo sustentável pode por meio de pequenas ações, fazer uma grande diferença. Atualmente, existem tecnologias capazes de causar pouco ou nenhum dano ao meio ambiente. 

Assim, elas conttribuem para melhorar o planeta gradualmente, atuando e agindo ativamente em vários locais.

Benefícios para a sociedade

Como já citado anteriormente, a sociedade já sente os impactos ambientais diretamente. Segundo um levantamento, 116 milhões de pessoas já foram afetadas pelos desastres naturais no Brasil nos últimos 120 anos. 

Além disso, entre o período de 1902 a 2021, foram mais de 15 mil desastres. No Brasil, foram cerca de 251 e causaram a morte de mais de 13 mil pessoas. 

Ou seja, não é apenas o meio ambiente que sofre com as ações indiscriminadas que focam apenas no lucro. Assim, toda a sociedade também sofre as consequências.

Desse modo, o empreendedorismo sustentável não atua apenas em ações focadas no meio ambiente. Esse modelo de negócio também preza o bem-estar da população e a preocupação com a sociedade. 

Assim, as empresas pode praticar inclusão, diversidade e ações humanitárias. Ajudar a comunidade local também é contribuir com a melhoria do planeta em sua totalidade. 

A empresa também pode criar um ambiente saudável para seus funcionários, colaboradores e clientes, prezando aspectos como a saúde, inclusão e acessibilidade. 

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Afinal, uma sociedade sem as necessidades básicas atendidas também não consegue cuidar das suas riquezas naturais. Ou seja, uma sociedade que oferece dignidade para sua população ajuda a mesma a cuidar do meio ambiente.

Como empreender de forma sustentável?

Agora que você já sabe a importância do empreendedorismo sustentável, confira como colocar em prática as ideias em uma empresa.

Planeje um negócio sustentável

Como qualquer outro negócio, é necessário estudo e planejamento para alcançar suas metas e ações. Além disso, a internet contribui para uma troca maior de informações, de forma rápida e direta. 

Painel de energia solar instalado em cima de um prédio. Imagem ilustrativa do texto empreendedorismo sustentável.
Energia é um assunto que demanda atenção por parte das empresas.

Ou seja, todo negócio precisa entender seus objetivos, metas, visão, missão e valores. Para que se tenha a possibilidade de decidir por ações que façam sentido e gerem resultados.

Isso porque, o impacto na opinião pública acaba, muitas das vezes, se tornando decisivo para a prospecção e consolidação das empresas. Para isso é preciso ter objetivos  e posicionamentos claros.

Com motivos para adotar ações de impacto positivo e com sustentabilidade. Além de expor esse esforço da equipe para tirar do papel essa mudança de cultura.

Com um bom planejamento é possível observar todos os processos da empresa e como ela funciona de modo geral. Isso serve para empresas que vão começar já alinhadas com modelos de negócios sustentáveis. 

Mas, também se aplica para empresas que já existem para repensar os pontos que podem ser melhorados. Dessa forma, esse planejamento pode levar em conta por exemplo, o uso de energia elétrica, diminuição do desperdício de copos plásticos até o consumo de água. 

No mais, também é possível optar por produtos menos danosos, buscar maneiras de fazer a reciclagem e o reaproveitamento de materiais. 

Escolha uma franquia ecológica

Por outro lado, é possível buscar por modelos de negócio que já estejam prontos e atendam as pautas sustentáveis que citamos acima.

Para quem deseja empreender neste mercado, existem as franquias ecológicas. Ao se tornar um franqueado, o empreendedor terá um negócio próprio, mas amparado por um modelo que já existe.

Ou seja, não é preciso formatar a empresa do zero. Você pode buscar por uma franquia que tenha uma proposta sustentável.

Portanto, saiba que opções não faltam. Assim, é possível encontrar modelos de empreendedorismo sustentável em franquias de vários segmentos, desde serviços automotivos até alimentação.

Além disso, a franqueadora oferece todo apoio, know-how, treinamentos e assessorias. Consequentemente, o franqueado nunca estará sozinho, e poderá recorrer à matriz sempre que precisar.

Para se assegurar que uma franquia é realmente sustentável, leia a Circular de Oferta de Franquia (COF). Neste documento estão todas as informações e características do negócio.

Pessoa colocando produto de metal em uma cesta de plástico branca.
Franquias sustentáveis podem ser boa opção de empreendedorismo.

Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre os modelos de negócios sustentáveis e suas vantagens, basta clicar no botão abaixo para se informar.

Agora, se você deseja conhecer alguns modelos de franquia, separamos este texto: Franquias baratas e rentáveis: conheça as melhores opções no Brasil

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje