Created by potrace 1.15, written by Peter Selinger 2001-2017

Você sabe o que é empreendedorismo jovem? Entenda por que é vantajoso


Lethicia Pechim | 13 abr 2022
Você sabe o que é empreendedorismo jovem? Entenda por que é vantajoso

O perfil de um investidor de sucesso está fugindo cada vez mais do estereótipo. Hoje em dia, o empreendedorismo jovem vem abrindo cada vez mais espaço. Isso prova que, para investir e ter sucesso não tem idade; basta pesquisar bem e escolher o mercado ideal.

Antigamente, o perfil de um investidor variava entre 38 e 45 anos. Mas esses números têm mudado, principalmente no setor de franquias. Atualmente, o empreendedor investe cada vez mais jovem, com um perfil de 18 e 24 anos.

Continue lendo para entender tudo sobre o empreendedorismo jovem!

Advertisement

Afinal, o que é empreendedorismo jovem?

O jovem brasileiro está cada vez mais interessado em investir. O empreendedorismo é considerado jovem quando pessoas de 18 a 34 anos decidem abrir o próprio negócio.

Segundo pesquisa, quase 7 milhões de brasileiros entre 18 e 24 anos têm algum tipo de empreendimento atualmente. Entre os jovens adultos de 25 a 34 anos, esse número passa dos 12 milhões.

Como resultado, são diversos nichos de mercado para onde migram estes jovens empreendedores. Muitos deles, mesmo sem formação, também já querem ser donos do próprio negócio.

Inclusive, um dado interessante é que 24% dos empreendedores têm apenas o ensino fundamental completo. Os que têm ensino superior representam cerca de 14% do total de interessados.

Dois homens olhando para um tablet imagem ilustradiva empreendedorismo jovem
O número de investidores jovens vem crescendo no país.

Como ser um jovem empreendedor?

A primeira coisa que o jovem empreendedor precisa saber para começar sua jornada nos negócios é que ele precisa escolher um modelo de negócio que combina com ele.

Ou seja, um negócio com um modelo que chama sua atenção, que tenha um investimento seguro e um bom retorno financeiro.

A franquia pode ser um ótimo modelo de negócio para quem está começando agora. Ele vai dar a você todo o suporte necessário, com o modo de fazer, materiais de marketing e mais.

Esse é um modelo de negócio em que você vai abrir uma nova unidade de uma empresa que já existe. O McDonald’s, por exemplo, é uma franquia, e vários empreendedores já abriram suas unidades do negócio.

Por isso, invista em uma marca com os mesmos Valores e Visão que você. Isso vai tornar tudo mais fácil, pois ir trabalhar vai ser um prazer e as ideias vão surgir bem mais rápido.

Para descobrir qual franquia tem mais a ver com o seu perfil empresarial, você pode participar de uma feira de franquia. Um evento desse tipo tem vários negócios expostos, e pode facilitar a comparação das suas opções.

Advertisement

Além disso, vale a pena conferir listas de franquias. Assim, se alguma marca chamar sua atenção, você poderá entrar em contato com a franqueadora para saber mais.

Outra coisa que o jovem empreendedor precisa saber é que seu sucesso não será imediato. Mesmo com uma franquia (o franchising facilita o processo, mas o retorno não é instantâneo).

Assim, não tenha medo de errar. Aprenda com os erros e faça com que eles levem você ao topo. E também procure evitar erros; basta estudar bastante sobre o segmento, sobre sua atuação, como administrar um negócio e mais.

Vantagens de abrir uma franquia

A franquia é o modelo de negócio que mais faz sucesso no Brasil. Isso porque, o negócio já tem experiência de mercado e processos para seguir. Assim, só é preciso reproduzir o que está previsto pela franqueadora.

Uma rede de franquias tem uma trajetória que possibilita que uma nova unidade seja mais produtiva. Para isso, você terá acesso a todas as orientações e dados que a marca obteve nos anos que ela fez história.

Homem sorrindo com as mão para o alto olhando para o computador imagem ilustrativa empreeendedorismo jovem
A franquia é uma opção de negócio seguro e com mais chance de sucesso.

Além disso, a franqueadora sabe o que funciona para o público-alvo e como alcançá-lo. E o mais importante: ela também já tem um público-alvo e consumidores conquistados.

Isso é muito difícil de se fazer em uma empresa nova. Ou seja, entender quem é o público que precisa dos seus serviços ou produtos, como suprir as necessidades dele e como conquistá-lo. Logo, essa é uma das grandes vantagens que a franquia fornece.

Com esse tipo de negócio, você vai gastar menos tempo de estudo para depois por em prática o seu próprio negócio.

Inclusive, as franquias têm mais chance de dar certo do que negócios iniciados do zero. Para se ter uma ideia, cerca de 80% das micro e pequenas empresas fecham as portas nos seus cinco primeiros anos. Já no caso das franquias, esse número é mais baixo, de 15%.

Além disso, as franquias oferecem treinamentos e suportes para você manter seu negócio. Logo, a operação dele será mais simples.

No caso das franquias loja física, também é preciso falar que há apoio na escolha do ponto. A rede estuda qual o melhor local para sua loja, entendendo seu potencial de clientes e menos concorrência.

Quais as características do jovem empreendedor?

O jovem empreendedor tem características bem presentes. Geralmente, ele é corajoso e tem a ousadia de arriscar, pois essas são consequências da vontade de crescer e de atingir o sucesso.

Advertisement
Homens olhando para onde um deles esta apontando imagem ilustrativa empreendedorismo jovem
Um empreendedor jovem olha para o futuro com ideias que podem mudar o mundo.

Além disso, uma coisa muito comum de cada empreendedor jovem é a criatividade. Eles adoram uma ideia nova e ideias bem diferentes do que existe no mercado. Então, buscam transformar isso em um negócio lucrativo.

Normalmente, esses jovens também têm muito foco e trabalham sempre com metas, para conseguirem atingir seus objetivos. Por isso, eles investem muito tempo no planejamento, para evitar que erros “bobos” coloquem tudo a perder.

O empreendedorismo exige produtividade e isso o jovem empreendedor tem para dar e vender. Afinal, ele está sempre atento às oportunidades e para partir para a ação.

Por que o empreendedorismo jovem está crescendo?

O Brasil está no topo mundial de empreendedorismo. É a nação com maior taxa de empreendedorismo (26,7%) se comparado com os países que compõem o Brics, por exemplo.

Além disso, o país tem mais de 15,5 milhões de jovens que estão entre a fase de pesquisa de mercado ou em uma empresa há menos de três anos e meio.

Duas mulheres e um homem conversando
Jovens buscam empreender cada vez mais no Brasil.

Infelizmente, uma das coisas que contribuíram para o crescimento do empreendedorismo no Brasil foi o desemprego. 

Segundo pesquisa, a taxa de desemprego entre os jovens brasileiros de 18 a 24 anos chegou a 29,8% ao fim de 2020.

Do mesmo modo, as pessoas estão transformando o que tinham antes como hobby em um modelo de negócio. Isso passou a ser uma solução para ganhar dinheiro.

Qual o melhor momento para empreender?

Não existe um tempo certo de empreender. Novas oportunidades aparecem o tempo todo. O ideal é o empreendedor jovem reconhecer a que tem mais a ver com o perfil pessoal e financeiro dele, e então investir.

Querer empreender é o primeiro passo e o mais importante de todos. Independente da sua idade e experiência, o “querer” faz toda diferença para um negócio dar certo ou não. 

O momento ideal é quando você decide pôr a sua mão na massa e vai atrás das suas metas e objetivos. Com foco nos seus propósitos, tendo disposição e se planejando.

Como falamos ao longo texto, as franquias podem ser uma alternativa vantajosa para você abrir seu próprio negócio. Então, na hora de investir também, vale a pena avaliar essa opção. Continue lendo agora: Franquias baratas e rentáveis: conheça as melhores opções no Brasil.

Advertisement

Acompanhe o Mercado

As Mais Lidas