O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Notícias » Você sabe o que é empreendedorismo digital? Entenda de vez essa opção de negócio

Você sabe o que é empreendedorismo digital? Entenda de vez essa opção de negócio

Sumário

Na pandemia, o empreendedorismo digital, que já caminhava a passos rápidos, decolou. Continue lendo para entender o que é esse termo e algumas opções de negócios no segmento.

Para se ter uma ideia do que estamos falando, as vendas nas lojas online cresceram 48,4% em 2021, no comparativo ao ano anterior. Ou seja, a tendência é que cada vez mais pessoas comprem sem sair de casa.

Além de mais praticidade para quem compra, o empreendedorismo digital beneficia quem está do outro lado. Afinal, é possível oferecer produtos e serviços de forma online, sem local físico e com baixo custo de manutenção. É sobre tudo isso que falamos neste conteúdo.

Afinal, o que é empreendedorismo digital?

O Empreendedorismo Digital é caracterizado pela iniciativa que procura implantar um negócio onde as ações são digitais. Ou seja, a operação comercial e o relacionamento com o cliente são feitos de forma online.

Dessa forma, o empreendedorismo digital consiste na criação de um negócio na internet. Assim, o empreendedor tem a oportunidade de oferecer seus produtos e serviços sem a necessidade de espaços físicos.

Já que a forma de comercializar esses produtos e/ou serviços é online, o empreendedor digital pode trabalhar de onde quiser e no horário que for mais apropriado para ele.

Os empreendimentos digitais também costumam ter um baixo investimento. Além do mais, muitas vezes a atividade pode ser conciliada com outra ocupação ou obrigações pessoais. As oportunidades de mercado são diversas, apesar de já existirem muitos produtos ou soluções.

Isso porque, o mercado online, juntamente com o de tecnologia, está em constante atualização. Além de ser um universo com diversas novidades e ofertas o tempo todo. Assim, ele oferece uma ampla gama de atuação e inovação.

Isso significa que, enquanto a tecnologia mudar e novas necessidades surgirem, outros nichos de mercado também vão aparecer. Basta pensar na quantidade de coisas que é possível encontrar hoje em dia na internet e que, alguns anos atrás, só se comprava presencialmente.

Quais são os tipos de empreendedorismo digital?

mulher usando notebook sentada em cama em quarto com cabideiro ilustração de empreendedorismo digital
O empreendedorismo digital permite oferecer produtos e serviços sem sair de casa.

Existem vários tipos de empreendimentos digitais atualmente. Até porque, esse número se impulsionou ainda mais com a pandemia. Eles podem ser blogs, cursos, produtos digitais, serviços digitais, entre outros.

Alguns dos principais tipos são: produtos de conteúdo, marketing de afiliados, e-commerce, influenciador digital e live streaming.

Também existem as lojas virtuais, que oferecem produtos variados aos clientes. A pessoa só precisa comprar online e receber em casa.

Além disso, existem diversas formas de rentabilizar ou criar empreendimentos digitais. Por exemplo: anúncios e banners em sites ou blogs; cursos online; e-commerce e delivery; patrocínio de postagens; marketing de referência; entre outros. 

Por sua vez, os principais elementos para ganhar dinheiro online costumam ser o tráfego, o engajamento e o propósito da marca.

Além dos exemplos citados, existem outras possibilidades. Como as soluções tecnológicas de problemas recorrentes nessa área. As soluções devem ser simples de entender e de executar, para atraírem clientes. 

Outra forma de empreender é com produtos digitais, como infográficos, materiais interativos, ebooks, videoaulas, entre outros.

Além disso, o empreendedor também pode oferecer consultorias especializadas. Ou então, prestar serviços para outras empresas se inserirem no mercado digital, por exemplo. 

Tudo isso nos mostra que há muitas formas de empreendedorismo digital. Seja oferecendo serviços, seja vendendo produtos, a internet abriu a possibilidade de unir pessoas com necessidades e interesses semelhantes, e também de monetizar conhecimentos.

Vantagens de ser um empreendedor digital

As vantagens para quem empreende online são diversas. Em primeiro lugar, está a administração do tempo do empresário.

Isso porque, nas empresas digitais, o investidor tem a oportunidade de ter horários mais flexíveis. Afinal, tudo pode ser feito com apenas um computador conectado à internet.

Outro ponto que chama atenção no empreendedorismo digital é o baixo investimento. Além disso, geralmente não é exigida a captação de muito capital inicial. Assim, o investidor pode começar a empreender sem gastar muito dinheiro. Ou seja, é um mercado em franca ascensão e com baixo investimento.

Uma outra grande vantagem é a facilidade de atingir muitas pessoas ao mesmo tempo. Mais da metade dos brasileiros está conectada à internet. Esse número continua crescendo cada vez mais, de acordo com a evolução dessas ferramentas.

Além disso, mais da metade da população mundial está conectada a internet. Assim, não falta público para alcançar ao empreender online.

Ou seja, o empreendimento online pode alcançar pessoas do país inteiro e até no mundo. Esse ponto traz consigo a facilidade para escalar o negócio virtual e ganhar dinheiro. Até porque, em oposição, os negócios físicos têm a sua atuação limitada por barreiras geográficas.

Quais são as características de um empreendedor digital de sucesso?

Antes de mais nada, para empreender de forma digital o investidor precisa ter curiosidade. Afinal, será preciso pesquisar muito sobre esse mercado, o comportamento de seus consumidores, necessidades do ramo e soluções para problemas do nicho. Com isso em mente, o empreendedor passa a conhecer os seus pontos fortes e fracos.

Em seguida, será o momento de estudar e se especializar na área. O objetivo é saber como aplicar suas soluções ou produtos da forma mais assertiva possível. 

Além disso, é preciso ter o desejo de querer ajudar as pessoas. Dessa forma, você poderá trazer soluções que melhorem a vida dos seus consumidores. 

Além de, claro, saber monetizar essas soluções, para que o negócio proporcione lucro. É preciso pensar na precificação do serviço ou produto final, as formas de pagamento, política de trocas e devoluções, entre outros.

Também é importante ficar atento às tendências do mercado e identificar fatores que não são sazonais. Assim, você vai garantir um produto ou serviço que se mostra necessário o ano inteiro. 

Por fim, é preciso ser realista nas metas e traçar uma boa estratégia para alcança-las. Principalmente no início, em que o negócio digital vai precisar de muito esforço, divulgação e trabalho duro.

Como ser um empreendedor digital?

Para quem quer empreender de forma digital, existem diversas franquias que funcionam de forma totalmente online. As vantagens de empreender junto a uma franquia são diversas e muitas vezes decisivas para o sucesso do negócio.

Por exemplo: o mercado de franquias costuma ter um investimento baixo e flexibilização do horário de atuação. Muitas delas também dispõem de um depósito próprio e cuidam do envio do produto direto para o cliente, para que você não tenha que lidar com a logística.

Assim, o franqueado precisa focar apenas nas vendas, sem se preocupar com locação de espaços ou envio de produtos. As opções de franquias baratas são bem variadas para atuar com empreendedorismo digital, e sem sair de casa.

As franqueadoras também oferecem um extenso acompanhamento e consultoria. Sendo assim, o franqueado terá acesso a treinamentos, cursos e outras capacitações. Além de auxílio para implantar o site e na criação de redes sociais. 

Também são oferecidas assessorias jurídica, de marketing, vendas, estratégias, entre outros. Ou seja, o franqueado e a franqueadora funcionam como parceiros de negócios. Desse modo, cada um tem um papel com direitos e deveres a serem cumpridos.

O franqueado que escolher uma franquia digital poderá ter a facilidade de trabalhar em casa, com horários flexíveis. Você poderá escolher a unidade como uma renda complementar ou ocupação principal. 

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Em resumo, existem muitas franquias em que vale a pena investir no empreendedorismo digital e que são mais simples do que abrir um negócio do zero. Vale a pena conhecer marcas disponíveis (clique no botão abaixo para isso).

Melhores opções de negócio digital para você abrir

Agora que você já sabe mais sobre o empreendedorismo digital e sobre como funciona o sistema de franchising, conheça algumas franquias totalmente digitais para atuar de casa, pela internet e atingir um público amplo!

[raio_x_esf]

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje