O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » Empreendedorismo de sucesso: melhores histórias para você se inspirar

Empreendedorismo de sucesso: melhores histórias para você se inspirar

Sumário

Neste texto, você vai conhecer alguns casos de empreendedorismo de sucesso para se inspirar. Assim, esse pode ser um passo importante para quem quer abrir o próprio negócio.

Afinal de contas, é assim que você vai aprender a trajetória de um empreendedorismo bem-sucedido. Somente no Brasil, são 14 milhões de empreendedores. Mas nem todos chegam ao sucesso e se destacam.

Dessa forma, conhecer um pouco mais sobre grandes empreendedores  pode lhe ajudar a enxergar novas oportunidades. Além disso, é possível perceber qual aspecto faz parte da vida de todas essas pessoas.

Sendo assim, você pode se inspirar e entender onde os empreendedores iniciaram sua trajetória rumo ao sucesso. Continue a leitura!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

27 histórias de empreendedorismo de grande sucesso 

A seguir vamos apresentar histórias de empreendedorismo de sucesso.

Mas antes de tudo, vale ressaltar que empreendedor de sucesso é aquele que vai além dos seus limites e encontra novas oportunidades de mudar o mercado. 

Por isso, muitos dos nomes que você vai ver abaixo são de pessoas à frente de grandes empresas brasileiras e mundiais. Agora, confira nossa lista e se inspire!

1. Luiza Helena Trajano

Luiza Helena Trajano é uma empresária brasileira à frente da rede de lojas de varejo Magazine Luiza, bem como de outras empresas integradas em sua holding. Em 2020, sua fortuna estava em torno de US$ 4,9 bilhões. 

De acordo com a revista Forbes, Luiza é a mulher mais rica do Brasil. 

Em 1991, recebeu um bilhete da sua tia avisando para assumir o comando da companhia. Assim, Luiza aceitou o desafio e em 2008 ela se tornou a presidente da rede.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

2. Steve Jobs

Steve Jobs é o empresário estadunidense que fundou a Apple. Em 1976, criou uma fábrica de computadores em sua garagem e lançou o primeiro computador pessoal já montado. 

Assim, por meio de incentivos fiscais do governo federal ele conseguiu revolucionar a indústria de computadores pessoais. Bem como o mundo dos filmes de animação, da música e dos telefones celulares.

3. Silvio Santos

Silvio Santos vestido com terno e gravata segurando mochila em aeroporto. Ilustração do texto sobre empreendedorismo de sucesso.
Embora tenha cases de empreendedorismo de sucesso, Silvio Santos já perdeu uma eleição.

Silvio Santos é o dono da rede de televisão brasileira, Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), empresário e apresentador, com mais de 60 anos de carreira.

Ele também já foi dono do banco Panamericano, comprado pelo Banking and Trading Group Pactual (BTG), no início dessa década. 

Do mesmo modo, ele se aventurou em outras empreitadas como se lançar pré-candidato à presidência da república, em 1989, na primeira eleição direta do Brasil.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Embora fosse o líder na pesquisa, sua candidatura foi impedida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por conta da cassação do seu partido.

4. Pedro Chiamulera

Pedro Chiamulera teve um pai que colonizou duas cidades e uma mãe empreendedora de gente, com dez filhos. Chiamulera foi atleta e competiu nos 110 e 400 metros com barreiras. 

Além disso, ele representou o Brasil em campeonatos mundiais. Depois de se aposentar como atleta, começou dois grandes projetos que viriam a ser a loja de roupas C&A e a plataforma Submarino.

5. Bill Gates

A mãe de Bill Gates participou de diversos conselhos diretores de entidades educacionais, no âmbito estadual e federal. Nesses conselhos também estava presente um dos executivos da  International Business Machines (IBM). 

Então, esse executivo visitou Bill Gates e o contratou para desenvolver softwares. Atualmente, ele é um dos magnatas mais conhecidos do setor. 

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Afinal de contas, fundou a gigante de softwares, Microsoft. Um dos sistemas operacionais mais usados no mundo inteiro.

6. Fabiana Salles

Fabiana Salles é uma empreendedora à frente da Gesto, que oferece uma nova gestão da saúde privada brasileira. Além disso, a empresa é pioneira em inteligência de dados da saúde no Brasil. 

Logo, Salles incentiva o aprendizado sobre o empreendedorismo na Empretec, curso do Sebrae para despertar o potencial dos empreendedores em montarem seu próprio negócio.

Por fim, a Gesto surgiu com o objetivo de oferecer sustentabilidade para a saúde privada.

7. Alberto Saraiva

Alberto Saraiva nasceu em Portugal e é fundador da rede de fast-food Habib’s e Ragazzo. Bem como, Arabian Bread, Ice Lips, Promilat e Vox Line. 

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Sendo assim, ele conquistou o total de 16 lojas e então abriu a sua primeira franquia em 1992.

Dessa forma, a rede Habib’s já conta com mais de 420 lojas pelo Brasil e vende em média 600 milhões de esfihas por ano.

8. Jeff Bezos

Jeff Bezos sentado em cadeira vermelha usando roupa social. Ilustração do texto sobre empreendedorismo de sucesso.
Mais um exemplo de empreendedorismo de sucesso é Jeff Bezos, CEO da Amazon.

Jeffrey Bezos é um empresário estadunidense, mais conhecido por fundar a Amazon, empresa de comércio eletrônico. Atualmente, ele é presidente e CEO da Amazon e é um dos homens mais ricos do mundo. 

Além disso, investe mais de 1 bilhão de dólares ao ano para exploração espacial. Ele é formado em engenharia elétrica e ciências da computação. 

9. Flávio Augusto da Silva

Flávio Augusto da Silva é um escritor e empresário brasileiro. Ele fundou a empresa Wise Up, uma das maiores redes de escolas de línguas do Brasil e também é ex-proprietário do Orlando City Soccer Club.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Além disso, ele é conhecido por dar palestras e tem uma forte presença nas redes sociais. Dessa forma, compartilha, oferece dicas e ensinamentos sobre negócios e investimentos a longo prazo.

10. Daniel Ek

Daniel Ek é um dos fundadores e CEO do famoso serviço de streaming de músicas, o Spotify. Ek nasceu na Suécia e criou ao lado de Martin Lorentzon, uma plataforma de música. 

Em seguida, o Spotify, foi lançado como serviço no ano de 2008 e já tem mais de 150 milhões de usuários em diversos países do mundo.

Por fim, mais ou menos 70 milhões de usuários pagam a assinatura do streaming mensalmente.

11. Cristina Boner

Cristina Boner é uma das poucas líderes feministas na área de tecnologia. Professora brasileira, ex-funcionária pública e empreendedora, fundou o grupo TBA em 1992. 

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Enquanto isso, em 2004, criou uma ONG chamada Associação das Mulheres Empreendedoras. Já em 2009, junto com a Maria da Penha, foram responsáveis por criarem o Projeto Maria da Penha. 

Dessa forma, ela é a presidente do Conselho de Administração da Globalweb Corp.

12. Cristina Junqueira

Cristina Junqueira é uma empresária e engenheira brasileira, cofundadora da fintech Nubank e atual CEO do banco digital. O Nubank é atualmente o maior banco digital do mundo. 

No ano de 2021, ela se tornou uma das mulheres mais ricas do Brasil, ficando atrás apenas da Luiza Trajano, dona da loja varejista Magazine Luiza.

13. Walt Disney

Walt Dinsey usando terno e gravata com chapéu e flor na lapela. Ilustração do texto sobre empreendedorismo de sucesso.
O empreendedor Walt Disney foi um dos primeiros casos de empreendedorismo de sucesso.

Walt Disney foi o cofundador da gigante do entretenimento, a The Walt Disney Company. Além disso, foi cineasta, diretor, roteirista, produtor cinematográfico, animador, dublador, filantropo e empreendedor. 

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA SULTS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Seu sucesso veio do seu pioneirismo no ramo das animações, produzindo longas metragens e idealizado personagens de desenhos animados. Por fim, desenvolveu o parque temático e ícone da cultura popular.

14. Alexandre Costa

Alexandre Costa é o fundador e CEO da famosa empresa de chocolates Cacau Show. Assim, criou a maior rede de chocolates finos do mundo. 

Então, começou a empreender ainda com 17 anos, com isso tem um faturamento anual na casa dos bilhões.

Além disso, Costa defende que os valores da empresa devem ser baseados na satisfação do cliente. 

Desse modo, trazendo a variedade de produtos e atendendo diversos gostos.

15. Reed Hastings

Reed Hastings é co-fundador e atual CEO da gigante de streamings, a Netflix. Além disso, ele serve nos conselhos do Facebook e diversas outras organizações. 

Atualmente, a Netflix é uma provedora global de filmes e séries. Sendo assim, alcançou uma marca superior a 291 bilhões de dólares em 2021, referente ao seu valor de mercado.

16. Paulo Lemann

Jorge Paulo Lemann é uma das histórias de empreendedorismo de sucesso. Assim, durante sua carreira, construiu um império com a maior cervejaria do mundo, a AB Inbev. 

Além disso, ele é sócio do Burger King e Kraft Heinz. Nesse sentido, Lemann é economista e empresário. Já em 2019 foi considerado pela Forbes o segundo homem mais rico do Brasil.

17. Mark Zuckerberg

Mark Zuckerberg é o responsável por fundar a rede social mais acessada do mundo, o Facebook. Ele é um programador e empresário estadunidense, conhecido internacionalmente pela sua rede social. 

No ano de 2004, fundou o Facebook junto com seus colegas de classe da Universidade de Harvard.

18. Abílio Diniz

Abílio Diniz é um empresário que transformou o Grupo Pão de Açúcar na maior rede varejista do Brasil. Além de ser membro dos conselhos de Administração do Grupo Carrefour e do Carrefour Brasil. 

Assim, Diniz é o presidente do Conselho de Administração da BRF. De acordo com a Forbes, em 2022, Abílio tem um patrimônio líquido de cerca de 2,5 bilhões de dólares.

19. Robinson Shiba

Robinson Shiba é responsável por criar a China In Box no Brasil. A empresa é um dos maiores deliverys de alimentação chinesa do Brasil.

Atualmente, conta com mais de 170 restaurantes por todo o Brasil, com um faturamento de R$ 300 milhões por ano.

20. Ricardo Sayon

Ricardo Sayon é um empresário brasileiro, palestrante e fundador da maior rede de brinquedos no Brasil, a Ri Happy. A empresa já conta com cerca de 200 lojas espalhadas pelo território nacional.

21. Elon Musk

Elon Musk dando palestra usando microfone.
O empresário Elon Musk ficou conhecido pelos bilhões na conta.

Elon Musk é o fundador, diretor executivo e diretor técnico da empresa espacial SpaceX. Além disso, é CEO da empresa de carros elétricos Tesla.

Sendo assim, Musk ocupa o cargo de vice-presidente da OpenAL, fundador e CEO da Neuralink e co-fundador e presidente da SolarCity.

22. Felipe Ramos Fioravante

Felipe Ramos Fioravante é um empreendedor que criou uma das maiores marcas de marketplace online, um dos mais importantes serviços de delivery de comida da atualidade, o iFood.

Desse modo, aproveitou a tendência do mercado para oferecer mais facilidade aos consumidores. 

Assim, ele explorou esse nicho e atualmente a maior parte dos pedidos feitos pela internet é por meio da sua plataforma.

23. Leila Velez

A empresária Brasileira Leila Velez é a fundadora da rede de salões de beleza, a Beleza Natural.

Começou sua carreira no McDonald’s e com 16 anos já era uma das mais novas gerentes da rede de fast-food no Brasil. 

Logo, com a experiência na multinacional, ela conseguiu investir em um salão de beleza, que atualmente não pára de crescer.

24. Larry Page

Larry Page é um empresário estadunidense e cientista da computação. Assim, ele é mais conhecido pelos seus empreendimentos na internet, se tornando co-fundador da plataforma de pesquisas Google. 

Em seguida, ele foi nomeado o primeiro diretor executivo da empresa.

25. Luiz Seabra

Antônio Luiz Seabra é um empresário brasileiro fundador da marca Natura.

Desse modo, a marca é pioneira no país no mercado de cosméticos com diversas frentes.

Entre elas, por exemplo, pautas ligadas ao meio ambiente, uma das políticas presentes na Natura.

26. Jack Ma

Jack Ma é um empresário, político e magnata chinês. Dessa forma, ficou conhecido por fundar e ser o atual presidente executivo do Grupo Alibaba, um conglomerado de empresas de tecnologia. 

Atualmente, é uma das pessoas mais ricas do mundo. Por fim, também fundou outras empresas como Taobao Marketplace, Alipay, Ali Mama e Lynx.

27. Ray Kroc

Por sua vez, Ray Kroc foi um empresário dos Estados Unidos que comprou a rede de fast food McDonald’s.

Mesmo que não tenha fundado a marca, é um dos responsáveis pela expansão.

Agora que você conheceu histórias inspiradoras de empreendedorismo de sucesso, que tal conhecer alguns negócios para investir?

Então, confira neste texto. Leia, “Franquias baratas e rentáveis: conheça as melhores opções no Brasil.” Acesse e descubra!

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje