O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

Quais os segredos de um empreendedor de sucesso? Saiba se você tem o que é necessário

Acesse uma parte específica do artigo

A foto traz uma jovem loira, usando blusa branca, em frente a uma parede amarela, segurando uma placa escrito: open cobrindo a boca. Imagem ilustrativa do texto empreendedor de sucesso.

Quais os segredos de um empreendedor de sucesso? Saiba se você tem o que é necessário

Neste conteúdo, você vai entender como ser um empreendedor de sucesso, conduzindo sua própria empresa.

Além disso, nosso país tem um recorde no número de novos negócios, em 2020, registrando aumento de 6% em relação a 2019. Ou seja, cada vez tem mais pessoas interessadas em empreender por meio do próprio negócio.

Por isso, preparamos algumas respostas sobre os segredos que levam um bom empreendedor a crescer exponencialmente. Portanto, confira abaixo e saiba se você tem o que é necessário. Continue a leitura!

Advertisement
Advertisement

O que um empreendedor de sucesso tem ou faz?

O empreendedor bem-sucedido é aquele que tem visão empresarial, que aproveita as oportunidades que surgem.

Além disso, tem propósitos específicos, nunca se detém diante dos obstáculos, mas supera tudo para alcançar seus objetivos.

Então, para se tornar um empreendedor de sucesso não é só ter uma empresa, mas é correr riscos, tomar decisões, oferecer um bom produto ou serviço etc.

Ou seja, faz parte procurar se desenvolver em relação a tudo que possa agregar ao seu negócio.

Sendo assim, um empresário não se acomoda, tem amor pelo que faz, permite que as probabilidades o impulsione em busca de novas oportunidades e do que realmente quer.

Mas também, o empreendedorismo é saber levar sua equipe ao crescimento, pois o gestor entende que não anda sozinho, até porque o trabalho pode ser coletivo.

Desse modo, proporciona aos seus funcionários toda expertise e conhecimentos no setor para superar os maiores desafios.

Por fim, em conjunto, levam a empresa para outro patamar. Confira a seguir mais sobre as habilidades que um empreendedor de sucesso precisa ter.

Capacidade de planejamento

Fazer um planejamento estratégico e bastante estruturado é um dos pilares das histórias de empreendedores de sucesso.

Logo, o planejamento deve ser baseado em três parâmetros. O presente, ou seja, como está a empresa atualmente, o amanhã ou o futuro, que inclui o destino da empresa a longo prazo.

Além disso, qual caminho seguir e quais as atitudes necessárias para chegar à realização?

Desse modo, é importante avaliar como está a visibilidade dos negócios no mercado, a gestão interna, identificar forças ou fraquezas da empresa.

Além de avaliar quais os objetivos, estipule a meta, entenda como expandir os negócios e desenvolver outros produtos ou serviços.

Buscando assim, ser uma marca mais visada no mercado e aumentar o público-alvo. Portanto, encontrar meios de realizar esses objetivos não é fácil, mas é fundamental .

Perseverança no dia a dia

Durante a pandemia do coronavírus, alguns empresários conseguiram superar-se, manter-se em meio a tantas incertezas, como falta de segurança, mercado oscilante, a economia do país em crise etc.

Porém, quantos acabaram fechando suas portas e gerando milhares de desempregados? Com isto, veio a dúvida de para quem vender ou prestar serviços.

Desse modo, as empresas que inovaram, buscaram modernizar seus negócios. Por isso, perseveraram. Logo, foram em busca de ampliar o mercado, se adequaram ao “novo normal” e às tecnologias.

Enfim, o significado disso tudo, é a perseverança de quem não aceitou a situação, não estagnou diante de inúmeros percalços e procurou se reinventar. 

Iniciativa para trabalhar

Se existe uma palavra-chave que define um bom empreendedor é: iniciativa.

Dessa forma, tomar iniciativa, ou iniciar algo, significa ter atitude de começar alguma coisa. O oposto é a inércia, paralisia, ou seja, se quer ser um empreendedor de sucesso é preciso tomar a decisão de iniciar algo.

Afinal, só querer não vai lhe levar a lugar nenhum. Nesse sentido, é preciso tomar iniciativa, estar disposto a trabalhar.

Isso porque, um empresário deve ser sempre motivado e uma pessoa de iniciativa é aquela que em meio ao caos é a primeira a fazer alguma coisa para mudar a situação.

O primeiro a “arregaçar as mangas” e partir para o trabalho e executar tarefas com eficiência. Até mesmo porque, você deve servir de exemplo para os seus funcionários que se espelham em você.

Organização cuidadosa

Ter zelo é uma qualidade admirável, quem não gosta de chegar em um local e achar tudo organizado, cada coisa no seu lugar? Isso faz com que a tarefa se torne muito mais fácil.

Uma empresa deve ser assim, toda organizada, para não perder tempo, que é muito precioso em qualquer função.

Com uma organização adequada, você consegue estabelecer funções e delegar pessoas para cumpri-las sem perda de tempo.

Dessa forma, estabelece as tarefas e escolhe cada funcionário para executar de acordo com sua capacidade.

Sendo assim, um bom empreendedor não deixa nada acumulado para o outro dia, mas prioriza o hoje se dispõe de tempo para isso.

Inclusive, o sistema de gestão das finanças é outro ponto que demanda muita organização por parte do empreendedor.

Que tal intensificar o seu conhecimento para se tornar um franqueado de sucesso? Para isso, conte com o curso Franquias: Guia prático para iniciantes. Acesse e saiba mais sobre as aulas.

Perseguição de metas

Quando você estabelece metas para sua empresa, isso lhe auxilia na visualização do processo, além de lhe tornar um bom estrategista em relação às necessidades do seu negócio.

Nesse sentido, você saberá com precisão o que tem que ser feito para obter sucesso para sua empresa.

Então, comece analisando os negócios onde pode ter acontecido falhas. Feito isso, dê prosseguimento às suas metas, principalmente nesses pontos falhos.

Depois, busque informações gerais do mercado, do seu público-alvo e estabeleça metas para um maior alcance dos seus consumidores.

Afinal, a maior atenção tem que ser voltada para eles, já que são responsáveis pelo faturamento e rentabilidade da sua empresa.

Anseio por conhecimento

A sede pelo conhecimento é muito importante. Se todos conseguissem enxergar a importância disso para os negócios, mas também para tudo na vida, buscariam constantemente o aprendizado.

Mas agora, imagine você adquirindo o máximo de conhecimento possível no mundo dos negócios, quanto crescimento pode gerar, inclusive, para expansão até internacional.

Por meio do saber, você fica por dentro dos melhores assuntos que envolvem uma empresa, tendências do mercado, metodologias novas, meios moderníssimos na tecnologia.

Então, fica tudo ao seu alcance para aplicar da melhor maneira no seu empreendimento.

Absorção das críticas

As críticas, ao contrário do que as pessoas pensam, podem ser muito construtivas.

Sendo assim, antes de mais nada, é necessário saber se têm relevância. Mas nunca despreze as críticas, veja se são fundamentadas, procure ajustar o que estiver errado e aprimorar o que for possível.

Desse modo, aproveite isso, pois é fundamental para uma empresa ser bem-sucedida.

Em seguida, avalie cada crítica de forma sincera, veja no que podem ajudar em seu crescimento pessoal.

Use as críticas em seu favor ou dos negócios. Observe se têm fundamento e se são embasadas na realidade. Afinal, por meio delas você pode chegar a um elemento muito útil para a sua empresa.

Analisados todos esses fatores, é hora de escolher um modelo de negócio. Afinal, você pode abrir um negócio do zero para ser um empreendedor de sucesso ou contar com todo o suporte de uma franquia.

Mas escolhendo uma franquia, você precisará seguir um modelo de negócio padrão. Por outro lado, receberá um modelo de negócio testado e aprovado.

Viu só abrir um negócio e se tornar um empreendedor de sucesso não é um bicho de sete cabeças? Siga nossas dicas, faça suas escolhas com calma e boa sorte!

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje