O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

Dicas para empreender: cuidados para fazer e lucrar sem se complicar financeiramente

Acesse uma parte específica do artigo

Mulher anota em um caderno com uma mão enquanto segura notas de dinheiro com a outra e sorri. Imagem ilustrativa dicas para empreender.

Dicas para empreender: cuidados para fazer e lucrar sem se complicar financeiramente

Você precisa conhecer algumas dicas para empreender e ter sucesso no próprio negócio. Então, confira mais informações sobre cuidados para ter na hora de ser um empreendedor.

Segundo pesquisa, quase metade dos brasileiros sonha em ter um negócio próprio. Logo, a motivação da maioria das pessoas que querem se tornar empreendedoras, é ter mais flexibilidade de horário.

Desse modo, seja por necessidade ou para ganhar uma renda extra, abrir uma empresa pode ser a solução para você.

Advertisement
Advertisement

Mas nem sempre é simples realizar o sonho. Por isso, não deixe de conferir as dicas para empreender que separamos para você.

Veja nossas dicas para empreender!

Para ter o seu próprio negócio e começar a empreender, é necessário tomar certos cuidados.

Isso porque, o processo de abertura de um negócio para os empreendedores de sucesso precisa levar em conta vários fatores, como: a análise do perfil do empreendedor, dos gostos, e do valor que ele tem disponível para investir.

Dessa forma, para que você possa montar uma empresa sólida e rentável, mas sem contrair dívidas, é fundamental adotar certos cuidados. Por isso, confira as dicas de empreendedorismo abaixo.

1. Saiba o que você quer fazer

Em primeiro lugar é importante que o empreendedor saiba o que quer fazer. Isso será possível por meio de muita pesquisa sobre os diversos segmentos de negócio, além de conhecer o próprio perfil. Desse modo, busque atuar com algo que você goste, que tenha afinidade.

Nesse sentido, é ideal avaliar qual tipo de produtos ou serviços você deseja prestar para os clientes. A sua empresa deve imprimir sua personalidade e seus gostos.

Sem contar que trabalhar com algo que gosta, torna todo o processo mais prazeroso. Até porque empreender não é algo tão fácil, é preciso dedicação e muitas vezes será necessário abrir mão do lazer para conseguir alcançar os objetivos.

2. Pesquise seu mercado local

Às vezes o empreendimento pode fracassar por falta do conhecimento do mercado em que deseja atuar.

Então, antes de abrir uma empresa, é necessário um amplo conhecimento do mercado e seus determinantes, visando sempre conhecer as estratégias a serem adotadas, para aproveitar as oportunidades.

Assim, por meio de uma pesquisa de mercado, o empreendedor aumenta a possibilidade de conhecer bem as opções de negócios e se prepara para ameaças do mercado.

Desse modo, procure identificar primeiro seu mercado consumidor. Depois, veja quais são as vantagens e também as dificuldades do mercado, para saber como lidar com elas.

3. Escolha um nicho de negócio

Após escolher o segmento e avaliar o mercado local, é hora de definir o seu nicho. Em seguida, fazer as pesquisas e estudar o seu próprio perfil, fica mais fácil para você escolher qual o ramo que deseja atuar.

Desse modo, analise qual a sua paixão, e escolha o segmento ideal para o seu mercado local.

4. Estude sua concorrência

Esse é um fator muito importante na hora de tomar a decisão de onde você vai abrir o seu negócio e também qual será ele. Isso porque, a falta dessa análise pode atrapalhar o andamento do empreendimento.

Por exemplo, se você começa sua empresa em uma região que tem muitos concorrentes, gerando quase nenhum consumidor para o seu tipo de negócio, pode entrar pouco dinheiro, prejudicando o desenvolvimento da empresa.

5. Conheça seu público

O mercado é amplo, por isso, buscar entender o público por meio de pesquisas pode fazer a diferença e pesar na hora da sua decisão de negócio. Assim, você saberá também sobre tudo que envolve o negócio e entenderá o que o público-alvo deseja.

6. Aprenda sobre empreendedorismo

Entre as dicas para empreender, muitas pessoas não entendem, porque estudar tipos de empreendedorismo é tão importante, na hora de montar um negócio próprio.

Por mais que a força de vontade e a motivação sejam importantes, começar um negócio sem nenhum conhecimento do que seja administrar uma empresa, é um erro.

Isso porque, ao estudar o empreendedorismo você terá uma noção melhor dos desafios que virão e se você realmente está preparado para ser um empreendedor.

Além disso, esta falta de conhecimento teórico ou prático, é um dos fatores que levam muitos negócios a fecharem suas portas cedo demais.

Por isso, é uma boa ideia estudar o mercado, planejar a empresa, montar um plano de negócios, fazer cursos on-line e workshops específicos, ir a palestras e conversar com pessoas mais experientes.

Esse conjunto de fatores aumenta o conhecimento do empreendedor, ampliando sua visão e aumenta suas chances de sucesso no negócio.

7. Planeje muito bem suas finanças

Outro ponto importante é ser realista com seu dinheiro. Isso porque, o planejamento é essencial nesse sentido. Novamente a boa vontade não basta aqui. Vão existir contas para pagar, despesas do negócio, sem contar o valor do próprio investimento inicial.

Por isso, é importante que o empreendedor organize suas finanças, tanto pessoais, como as da empresa, porque é importante mantê-las separadas também.

Então, a primeira coisa a se fazer é analisar seus gastos e entradas. Depois, reduza os custos do seu dia a dia, principalmente aqueles desnecessários.

Não se esqueça que tudo vai valer a pena, já que iniciar o próprio negócio significa uma maior liberdade financeira, bem como ganhos maiores, e até mesmo uma rotina flexível.

Lembre-se que o empreendedorismo não é fácil, principalmente em nosso país que possui uma economia instável.

Mas existem diversos modelos de negócio que o empreendedor pode escolher, inclusive formatos mais econômicos, como os das franquias, como veremos a seguir. Portanto, o empreendedor precisa entender desde já que abrir uma empresa do zero é um processo que exige bastante dedicação e cuidado.

Desse modo, para ter sucesso não basta apenas uma boa ideia, mas também é necessário ter organização em todos os aspectos e não só financeira.

Assim, como vimos, é preciso ter um plano de negócios efetivo, fazer pesquisas e estruturar a empresa, analisar o público-alvo e mercado.

Nesse sentido, veja qual modelo se aproxima mais daquilo que você deseja fazer, e também a sua quantidade de dinheiro para investir. A adequação entre o seu perfil e o modelo de negócio é importante para que o processo seja eficiente.

8. Considere abrir uma franquia

Uma forma de ter sucesso no negócio próprio entre as dicas para empreender, como dito, é investir em uma franquia. Este modelo de negócio é mais seguro, porque possui uma estrutura pronta. Assim, o empreendedor consegue pular diversas etapas para colocar seu negócio em prática.

Começar um negócio do zero exige que o empreendedor tenha muito mais cuidado e trabalho com a montagem da empresa.

Então, você pode fazer uma comparação entre começar um negócio do zero e adotar uma franquia.

Dessa forma, a franquia é um formato de negócio com uma operação pronta, o que facilita para o empreendedor toda implantação. Logo, o franqueado nunca estará sozinho e receberá o suporte necessário.

Do mesmo modo, o franqueado recebe também o treinamento para conhecer o mercado, a forma de conduzir o negócio e como atender aos clientes. Com isso, mesmo sem experiência, ele consegue buscar o sucesso no ramo.

A franqueadora pode oferecer diversos suportes aos franqueados, como: treinamentos, auxílio para a gestão e para o marketing.

O mercado de franchising possui muitas oportunidades para quem busca ter sucesso no negócio próprio. Porém, cada empreendedor tem seus próprios objetivos e gostos diferentes.

Nesse sentido, você deve analisar as marcas e a reputação das franquias que você mais gostou. Isso porque, algumas franquias são mais consolidadas, com mais unidades em operação pelo Brasil ou até mesmo em outros países.

Por isso, antes de fechar contrato com a franquia, pesquise bem sobre ela. A internet poderá te ajudar muito com isso.

Por último, para ter sucesso com franquias, invista em uma que tenha uma boa reputação e que a franqueadora consiga oferecer o suporte completo para os franqueados.

9. Programe o passo a passo do seu negócio

Negócio escolhido? Se sim, agora é hora da mão na massa. Então, para colocar o negócio em prática, é necessário seguir um passo a passo bem programado.

É fundamental responder a algumas perguntas, como: quando você vai abrir? Qual seu gasto? Qual sua previsão de ganho?

Assim, você poderá acompanhar se tudo está em ordem e dentro do esperado por meio de um checklist. Depois, na hora de abrir seu negócio próprio, tenha cuidado, realize as etapas com calma, não deixando passar detalhes importantes.

Logo, é importante seguir o seu planejamento. Se for começar uma franquia, aproveite e preste atenção aos treinamentos.

Além disso, não deixe de seguir as regras da franqueadora, pois ela possui experiência para guiar a montagem do seu negócio. Com isso, você inicia um empreendimento da forma mais segura possível.

Por último, o empreendedor deve colocar a mão na massa propriamente dita. Então, deve estar presente em sua empresa para acompanhar tudo de perto, procurando atuar próximo aos clientes e funcionários.

Isso porque, sempre ouvimos dizer e é verdade que o dono é responsável pelo sucesso do negócio. Desse modo, a sua dedicação pessoal é extremamente importante para que consiga colocar em prática toda essa etapa de planejamento.

Agora que você já conferiu as nossas dicas para empreender, pode garantir o seu futuro com um negócio de muito sucesso. Acesse e descubra!

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje