O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » Curiosidades sobre franquias: fatos e mitos que ninguém te contou (até agora)

Curiosidades sobre franquias: fatos e mitos que ninguém te contou (até agora)

Sumário

No texto de hoje você vai conhecer algumas curiosidades sobre franquias. Dessa forma, saiba mais sobre os mitos e fatos que envolvem este modelo de negócio. 

Segundo um estudo, o faturamento de franquias chegou a R$ 41,1 bilhões, de abril a junho deste ano. Se considerarmos os anos anteriores, a variação foi de -35,7% de 2019 para 2020 e de +48,4% para 2021.

Sendo assim, abrir uma franquia pode ser uma boa oportunidade para o empreendedor. Por isso, continue a leitura e descubra mais sobre o assunto a seguir. 

11 curiosidades sobre franquias que valem a pena saber

Vamos apresentar agora 11 curiosidades sobre franquias que valem a pena saber. Isso porque, muitos fatos que trouxemos aqui são amplamente divulgados, mas muitos sem fundamento algum.

Então, na hora de abrir sua franquia é importante avaliar todas as informações. Inclusive, uma questão é avaliar a reputação da marca.

Nesse sentido, uma boa opção é visitar as redes sociais dela para entender o que o público tem falado.

Além disso, faça pesquisas para verificar as avaliações da franqueadora. Como última sugestão para verificar se a franquia é adequada para sua realidade, procure consumir seus produtos, serviços etc.

Para quem pensa em abrir uma franquia, esclarecer essas dúvidas é muito importante. Portanto, temos algumas informações interessantes para que você entenda mais sobre o franchising. Confira!

1. Fato: franquias podem ser virtuais

Existem muitos modelos de negócio que oferecem a opção de franquias virtuais no formato Home Office ou Home Based.

Inclusive, por serem modelos econômicos, cada vez mais franquias estão investindo no segmento, assim como muitos empresários estão optando por seguir esse caminho.

As franquias virtuais são mais fáceis de administrar e também costumam ter custos menores de taxas e royalties em relação às franquias de loja física.

2. Fato: padronização é fundamental para as franquias

No setor de franchising, a padronização é muito importante para facilitar o reconhecimento da marca, assim como garantir a entrega de um resultado conforme proposto pelos padrões da empresa.

Nesse sentido, ao fazer parte de uma rede de franquias, já existem um atendimento e entrega de produtos e serviços esperados pelo cliente.

Por isso, é tão importante seguir as regras da marca, já que elas compõem a fórmula de sucesso dela. Logo, para obter sua unidade franqueada você pode estudar o contrato de franquia, ou seja, a Circular de Oferta de Franquia (COF), que possui todas as informações sobre o negócio.

Segundo a Lei de Franquia, a empresa franqueadora não pode assinar o contrato antes de 10 dias após a entrega do documento ao empreendedor.

Por fim, a franqueadora compartilha o know-how da rede com o franqueado. Desse modo, a unidade será uma réplica do modelo de negócio da empresa.

Mulher mexendo no notebook, com vários papéis na mesa. Imagem ilustrativa do texto curiosidades sobre franquias.
É preciso estudar a Circular de Oferta de Franquia e seguir as regras do negócio.

3. Mito: a franquia nunca muda

Isso é um mito. O franqueado tem total direito e espaço para opinar sobre o negócio. Inclusive, se a franqueadora avaliar que uma mudança pode trazer bons resultados e faz sentido para a marca, ela vai implementar em toda a rede, como um case de sucesso da unidade mesmo.

Sendo assim, um novo padrão será criado. Além disso, também é mito que a marca não se atualiza. Pelo contrário, ela se mantém informada sobre o mercado, para adaptar o negócio sempre que for necessário.

4. Mito: suporte do franqueador não faz diferença

Algumas pessoas acham que o suporte da franqueadora não é tão importante quanto parece. No entanto, os suportes são realmente um diferencial do modelo de franchising. Isso porque, significa que você nunca estará sozinho.

Imagina ter que fazer tudo sem contar com uma ajuda ou sem ter alguém especializado para recorrer em um momento de dúvida? No sistema de franquias isso não acontece!

Desse modo, alguns dos suportes comuns incluem ajuda para escolha de ponto comercial, projeto arquitetônico da loja física, auxílio jurídico, treinamentos e mais.

5. Mito: fundo de propaganda é só mais uma taxa

Entre as curiosidades sobre franquias temos mais esse mito. A taxa de propaganda é um investimento tão importante como os outros. Isso porque, cada uma delas têm seu papel fundamental no sucesso do franqueado.

No caso da taxa de propaganda, ela é própria para financiar ações de marketing que promovem a divulgação da marca e seus produtos.

Por último, essas ações são parte importante no processo de reconhecimento da marca. Portanto, no sucesso do seu negócio.

6. Fato: franquia é modelo de negócio mais seguro

Com uma franquia você não precisa lutar para ter uma marca consolidada, pois pode aproveitar as vantagens de entrar para uma rede que já é reconhecida no mercado, como dito acima.

Por isso que, por meio de uma franquia que já atua no mercado, a chance de atrair o público é bem maior, pela segurança dos serviços e produtos já terem sido testados e aprovados.

mulher sentada na cadeira com gráfico e caneta na mão. Imagem ilustrativa do texto curiosidades sobre franquias.
O franchising é um modelo de negócio mais seguro.

7. Fato: microfranquias são como outras franquias

As microfranquias são um tipo de negócio com valor de investimento inicial de até R$ 135 mil. Sendo assim, o seu funcionamento e benefícios como o suporte, não são diferentes de outras franquias.

Mas a única diferença é realmente o preço menor, o que gera uma boa economia para o franqueado. Dessa forma, é possível encontrar muitas delas com uma boa rentabilidade.

8. Mito: franquias baratas são ruins

Outro mito é de que franquias baratas são ruins. Não é o preço que determina a qualidade de uma franquia, mas sim analisar uma série de fatores, como: reputação da marca, retorno do mercado, entre outros.

Assim, além de economizar, é possível ter um bom retorno financeiro com muitas franquias de baixo custo. Inclusive, elas podem ser opções mais práticas, já que geralmente são mais fáceis de gerenciar.

9. Fato: dá para abrir franquia para ter renda extra

Entre as curiosidades sobre franquias, temos mais esse fato. Existem alguns modelos de franquia que facilitam conciliar as atividades com um emprego formal e obter uma renda extra.

Nas franquias virtuais, por exemplo, você precisa apenas de um computador e acesso à internet para trabalhar.

Logo, atuando no modelo Home Office, o franqueado poderá ter mais facilidade e tempo disponível para gerenciar sua franquia.

10. Mito: o franqueador é responsável pelo sucesso do franqueado

As franquias possuem toda uma estrutura pensada para que qualquer pessoa possa investir. Sendo assim, é verdade que elas são empreendimentos mais seguros do que um negócio aberto do zero, como vimos em outro tópico.

Nesse sentido, você conta com um modelo pronto e não precisa pensar em certas questões para a montagem de uma empresa.

Isso porque, por meio dos treinamentos e suportes da franqueadora, você recebe todas as informações necessárias. Mas isso é possível graças à estrutura que o negócio oferece. Sem contar a vantagem de assumir uma marca reconhecida pelo mercado.

Então, o apoio da franqueadora é sim muito importante. Porém, lembre-se: não é verdade que ao escolher uma franquia você não terá riscos.

homem olhando para papel, existe um gráfico ao fundo. Imagem ilustrativa do texto curiosidades sobre franquias.
Investir em uma franquia é um negócio que exige muita dedicação.

Como todos os investimentos, as franquias também oferecem riscos, mesmo que sejam menores.

Dessa forma, como em outros negócios, é preciso empenho e dedicação do franqueado para obter sucesso. Sem contar que a gestão do empreendimento é dele.

Sendo assim, o franqueado terá liberdade na gestão da unidade e precisará tomar as rédeas do negócio e decisões. O empreendedor deve atentar-se a cada detalhe do seu empreendimento, como resultados etc.

Além disso, é necessário seguir as orientações da franqueadora para obter sucesso no empreendimento e deixar a empresa mais segura ainda.

11. Mito: franqueados trabalham pouco

Esse também é um mito. O modelo de franquias, devido às suas vantagens, é mais simples de ser implementado.

Afinal, você seguirá normas já estabelecidas da marca, assim como um plano de negócio pronto, pode contar com campanhas de marketing etc.

Porém, mesmo com todas essas questões que facilitam o negócio, você não vai trabalhar menos. Isso porque, toda a parte administrativa será de sua responsabilidade. Sendo assim, o franqueado precisa trabalhar muito para garantir o bom funcionamento do negócio.

Ao longo do texto, você pôde descobrir curiosidades sobre franquias e conhecer algumas vantagens. No entanto, não se esqueça de saber mais sobre os seus objetivos e seu próprio perfil de empreendedor.

Então, antes de fechar o negócio, lembre-se de fazer uma boa pesquisa para conhecer as opções de franquias e entender o funcionamento de cada uma delas.

Depois disto, basta entrar em contato com a franquia. Desse modo, você terá a chance de conhecer mais sobre a marca e tirar todas as suas dúvidas. 

Além disso, caso ainda restem dúvidas, conversar com outros franqueados pode lhe ajudar a entender como funciona o dia a dia do negócio.

É fundamental fazer uma análise detalhada das opções do mercado, independentemente se optar por uma franquia grande ou pequena.

Agora confira o vídeo abaixo com cinco verdades que ninguém lhe conta sobre abrir uma franquia. Não deixe de conferir o vídeo e assistir até o final!

Já para fazer um bom investimento, é essencial entender mais sobre o assunto. Por isso, confira agora nosso artigo, “Franquias baratas e rentáveis: conheça as melhores opções no Brasil“.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje