O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » Convenção de franqueados: como funciona? É essencial? Entenda aqui

Convenção de franqueados: como funciona? É essencial? Entenda aqui

Sumário

Uma convenção de franqueados é um evento que pode fazer parte da vida de quem decide investir em franquias. Por isso, é preciso ficar por dentro do tema e entender a importância desse tipo de realização.

No momento de se tornar um franqueado, você terá que se preparar não só para a operação da unidade, como para toda a relação que existe com a franqueadora. Com isso, existem vários termos e processos que precisa conhecer.

A convenção de franqueados, por exemplo, pode ser algo comum dependendo da rede de franquias da qual você faz parte. Logo, é essencial saber o que esperar desse tipo de evento e que vantagens ele oferece.

O que é uma convenção de franqueados?

Se você já ouviu falar em convenção de franqueados, mas ainda não faz ideia do que isso significa, saiba que estamos falando de um evento que reúne empreendedores de uma rede.

Ou seja, é um evento que tem como intuito unir em um só lugar vários franqueados de uma mesma rede de franquias. Além disso, é possível que a convenção tenha como foco reunir os franqueados de uma determinada região.

Dessa maneira, essa é uma oportunidade para que os empreendedores se conheçam, troquem ideias e dividam experiências. Ao mesmo tempo, é uma forma de interação entre a própria franqueadora e seus investidores.

Sendo assim, temos uma forma de estreitar ainda mais a comunicação entre a marca e seus franqueados. Além, é claro, de permitir que toda a rede possa reforçar ainda mais suas relações e manter um canal de diálogo positivo.

Portanto, é ideal que a convenção aconteça de forma periódica para que todos os colaboradores tenham noção da frequência e participem de forma efetiva. É comum que seja uma convenção anual e que se repita em uma mesma época.

Para que tudo funcione perfeitamente, é preciso que haja muito planejamento por parte da franqueadora. Ou seja, ela precisa definir datas e locais com antecedência, além de avisar os franqueados para que eles se preparem.

Vemos, de cima, um auditório com várias pessoas sentadas em cadeiras (imagem ilustrativa). Texto: convenção de franqueados.
A convenção é uma forma de reunir os franqueados de uma rede em um só lugar.

Ao mesmo tempo, o espaço precisa contar com uma estrutura adequada para comportar todos os participantes e suas atividades. Inclusive, é necessário definir um tema, metas e objetivos para que toda a atividade siga uma ideia bem embasada.

Importância da convenção de franqueados

Além de entender o que é uma convenção de franqueados, você precisa saber que um evento como esse tem grande importância. Ele pode colaborar muito para o bom desempenho de uma franquia.

Isso porque uma reunião como essa é uma ótima oportunidade para alinhar os planejamentos para a marca, além das metas e objetivos. Assim, é possível alcançar toda a rede de uma vez e repassar passos importantes para o futuro.

Além disso, temos um momento propício para que os franqueados se conheçam e troquem informações interessantes para inspirarem uns aos outros. Logo, é uma forma de fortalecer e contribuir ainda mais para as operações do dia a dia.

Nesse sentido, um franqueado pode se aproximar ainda mais da cultura que aquela rede possui, entendendo que toda a sua atuação faz parte de um negócio maior. Como resultado, fica ainda mais fácil reforçar o espírito de equipe.

Em momentos como esse, a franquia também pode reconhecer unidades que se destacam, premiando bons colaboradores. Ou seja, temos um momento que vai contribuir para a valorização da equipe.

E claro, não podemos nos esquecer que é possível aproveitar o encontro para tirar dúvidas, dividir informações, novas ideias e dados que são essenciais para as estratégias da franquia.

Em suma, essa é uma forma de contribuir para o desenvolvimento da marca como um todo e também para o de cada unidade.

Convenção de franqueados deve afetar sua decisão por abrir franquia?

Na hora de escolher uma franquia, é necessário que você avalie uma série de informações antes de fazer algum investimento. Isso porque conhecer a marca a fundo é algo fundamental para realizar uma boa escolha.

Sendo assim, antes de se tornar franqueado, você pode procurar saber que a marca escolhida costuma realizar uma convenção. Afinal, esse é um ponto interessante, e você já pode saber o que esperar da relação entre franqueado e rede.

No entanto, o fato de ter ou não um evento como esse, não deve ser fator principal para decidir se é uma boa escolha investir em uma franquia. Afinal, existem outros detalhes que importam mais.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!
Vemos algumas reunidas em uma mesa conversando (imagem ilustra).
Uma convenção pode ser um ponto positivo dentro de uma rede de franquias.

Às vezes, uma franquia é tão grande que a convenção se torna algo necessário para que toda a rede compartilhe bons momentos e busque melhores resultados. Mas os suportes que as franquias oferecem são fatores mais importantes.

Os suportes no dia a dia é que vão ajudar você como franqueado a conduzir a unidade com mais segurança. Portanto, antes de tudo, busque saber se a franquia oferece suporte e se eles são de qualidade, funcionam na prática e afins.

Por mais que uma franquia realize convenções, se seu suporte for falho, você poderá enfrentar uma série de problemas e, aí, o investimento não vai valer a pena. Por isso, pesquise com cuidado antes de optar por qualquer negócio.

Vantagens de participar de uma convenção

A convenção de franqueado é um momento em que uma série de vantagens podem ser oferecidas. O franqueador pode capacitar ainda mais a sua rede por meio de palestras, workshops e outros tipos de treinamentos.

Da mesma forma, temos uma oportunidade para franqueadora e franqueados estreitarem seus laços e compartilharem projeções. Logo, é uma forma de todos conhecerem os rumos que aquela franquia pretende tomar.

Um franqueado ficará ainda mais por dentro dos objetivos da marca e das estratégias a serem tomadas. Não é à toa que muitos eventos assim acontecem no final do ano, e trazem todas as novidades planejadas para o ano seguinte.

Com isso, é possível fazer um balanço do ano que passou, apontar atitudes que foram positivas e valorizar aqueles colaboradores que se dedicaram. Essa é uma forma de inspirar a equipe como um todo e reforçar práticas positivas.

Além disso, temos um espaço em que a franqueadora estará disposta a interagir e escutar seus franqueados.

Com isso, é possível receber feedbacks de diferentes perspectivas e entender ainda mais a opinião, expectativas e frustrações de sua equipe.

Em suma, temos um canal de diálogo direto tanto para a troca entre os franqueados, quanto entre franqueados e franqueadora.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Agora você já conhece a convenção de franqueados. Mas para aprender ainda mais sobre o franchising e ter segurança na hora de investir, confira o artigo: “Qual a franquia perfeita para o seu perfil? Saiba como escolher!

Abra sua franquia entrando em contato diretamente com a marca que deseja. Se preferir, você também pode contar com uma consultoria especializada no assunto. Basta acessar: henriquemol.com.br.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje