O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » Por que a comunicação estratégica é importante para o meu negócio?

Por que a comunicação estratégica é importante para o meu negócio?

Sumário

A comunicação estratégica é essencial para a percepção do público sobre uma marca hoje em dia. Por isso, preparamos esse texto em que vamos abordar os principais tópicos para ajudar o seu negócio. Confira.

Embora esse tipo de comunicação seja essencial para todas as empresas, nem todas dão importância à prática. Uma pesquisa apontou, por exemplo, que 48% das organizações menores investem mais na comunicação empresarial.

Contudo, o ideal é que todas as empresas tivessem um planejamento estratégico. Assim, conseguiriam atingir públicos-alvo, definir objetivos e metas e se posicionar nas redes sociais.

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Qual a definição de comunicação estratégica?

A comunicação estratégica é um conjunto de ações que usa diversos formatos de linguagem e símbolos. Dessa forma, o intuito é atingir objetivos e metas ao longo prazo. No que diz respeito à linguagem, é preciso refletir sobre algumas características.

Entre elas, por exemplo, a mensagem, formato, destinatários e resultado esperado. Bem como as técnicas que podem ser aplicadas nesse processo.

Por sua vez, os símbolos são o que está no entorno da mensagem. Ou seja, a formatação da apresentação, cor predominante nas redes sociais, ícones para passar mensagem e identidade visual.

Dessa forma, a comunicação estratégica irá melhorar assuntos como a relação com as partes internas. Além da construção da imagem da marca, apresentação pessoal e facilidade nos processos de conhecimento.

Inclusive, é capaz de afirmar valores e pressuposições básicas, troca de informações e melhora das atividades de liderança.

Ou seja, uma comunicação estratégica clara ajuda a analisar as ações que são mais e menos relevantes.

Logo, é possível definir estratégias para pensar em medidas mais imediatas, de curto prazo. Para executar e atingir os objetivos a partir das táticas e ações mais eficientes.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Quais são as estratégias de comunicação?

As estratégias de comunicação estratégica têm alguns pontos específicos: plano, pretexto, padrão, posição e perspectiva.

Assim, é possível ter diretrizes necessárias para atingir os objetivos, como reagir e gerenciar competição no mercado. Bem como o fluxo de ações e processos no planejamento.

Além disso, é essencial fazer a organização para buscar o nicho de mercado da área de atuação. Desse modo, é possível estabelecer um posicionamento que permite sustentar e defender a posição. Com um conjunto de ações e intenções das estratégias.

Essas estratégias também podem ajudar a alcançar diferentes objetivos. Entre eles, por exemplo, o reposicionamento da marca, crescimento em um nicho específico e expansão do mercado para outras regiões.

Ou seja, ela é definida visando mais engajamento das audiências nos canais mais consumidos por esse público. Bem como a criação de conteúdo de forma tática para a execução desse plano.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Você deve ter percebido a importância da comunicação estratégica, não é mesmo? Então, vamos apresentar a seguir como fazer um planejamento para sua empresa.

Como fazer uma comunicação estratégica?

Para realizar essas estratégias de comunicação, o empreendedor precisa fazer um mapeamento das partes interessadas. Assim, pode colocar os objetivos e metas de forma clara.

Com a estratégia definida, é possível planejar o orçamento, plano de ação e mensurar o resultado.

Do mesmo modo, é necessário montar um cronograma para as ações. Considerando, inclusive, a mensagem-chave que se deseja passar, o plano do conteúdo e os canais onde eles serão exibidos.

Além da análise do ambiente externo e interno e do mapeamento dos hábitos de consumo do público-alvo. Sem esquecer de acompanhar e monitorar os resultados.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

É importante frisar que estratégia é diferente de tática. Assim, o planejamento da comunicação estratégica não deve ser rígido ou muito controlado. Afinal, a comunicação humana acontece por meio de um processo dinâmico. 

Além disso, ela é moldada pelas interações, relações e reações entre diferentes interlocutores, momentos, cenários e conceitos. Desse modo, a estratégia deve ser flexível e buscar ações rápidas para melhorar as falhas e os resultados.

Quais são os pilares da comunicação estratégica nas empresas?

Para realizar uma boa comunicação estratégica nas empresas existem alguns pilares a serem construídos. Assim, é possível entender esses conceitos, habilidades e atitudes que devem ser colocados em prática.

Entre eles, por exemplo, conhecer a sua audiência, para ajudar a pautar os canais certos para falar com esse público. Ou seja, a comunicação é feita para um público-alvo, com tendência a se interessar pelo negócio.

Outro ponto importante é o planejamento da comunicação, para elaborar um método de criação sempre que for preciso. Afinal, a comunicação é feita no dia a dia, e não pode depender de momentos específicos para serem efetivos na área.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Além disso, há o alinhamento da mensagem e da linguagem visual. Ou seja, ambas as partes precisam fazer sentido juntas e atingir o objetivo. Assim, servem como uma base que irá compor a estratégia de comunicação.

Por fim, é necessário desenvolver certas competências para implementar uma boa comunicação estratégica. Além de outras técnicas como storytelling e oratória. Assim, dividindo em dois níveis, o individual e o organizacional. 

Desde as ações com o público até a comunicação interna. Por exemplo, em apresentações, pitchs, venda, troca de informações, entre outros.

Por que a comunicação estratégica é importante?

A comunicação estratégica é extremamente importante para um negócio. Pois é uma das principais ferramentas para o desenvolvimento saudável das relações interpessoais. Assim, gera um excelente fluxo de informações, convence outras pessoas e constrói uma imagem positiva.

Do mesmo modo, motiva as pessoas e colaboradores, entre outros diversos objetivos que dependem da maneira como nos comunicamos. Além disso, pode ser implantada, tanto em âmbito pessoal, quanto organizacional. 

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

No pessoal, determina, por exemplo, a impressão das pessoas sobre os comunicados, como assertivo, passivo, convincente, entre outros. Já no organizacional, é ideal para se comunicar com elementos externos. 

Entre eles, ajudar a definir a cultura da empresa, como é a convivência no trabalho, quais as relações entre os funcionários. Bem como se eles se sentem confortáveis e inspirados, entre outros. Ou seja, é muito importante para que as relações interpessoais corram da melhor forma.

Além de ajudar a conquistar cada vez mais pessoas e objetivos. Inclusive, cria um ambiente agradável, com colaboradores satisfeitos e inspirados. O que também gera maior confiança no negócio e segurança para os colaboradores, funcionários e clientes.

Quais são as 4 formas de comunicação organizacional?

A comunicação organizacional tem quatro formas principais: administrativa, institucional, mercadológica e interna. Essa comunicação organizacional serve como uma forma institucional de interagir e se relacionar com o público. 

A comunicação interna diz respeito à comunicação administrativa de fluxos, bem como as redes formais ou informais, os veículos. Ou seja, o envio de mensagens na própria organização. Já a externa se relaciona com fornecedores, parceiros, governo e consumidores.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

A comunicação institucional é feita com relações públicas, jornalismo, assessoria, editoração multimídia. Além de imagem corporativa, propaganda institucional, marketing social e cultural. Ou seja, o diálogo com a imprensa e a sociedade em geral.

Há também a comunicação mercadológica, que diz respeito ao marketing, propaganda, promoção de vendas, feiras. Bem como exposições, marketing direto, merchandising e venda pessoal. Ou seja, ações direcionadas aos clientes, focando no posicionamento de produtos e serviços.

Além disso, a comunicação organizacional tem outras duas dimensões, além da estratégica: a instrumental e a humana. A instrumental é o meio em que é feita a comunicação, de maneira direta. Já a humana, tem o objetivo de oferecer entendimento entre as pessoas.

Quais são as principais ferramentas de comunicação?

Existem algumas ferramentas que ajudam a realizar a comunicação estratégica de uma empresa. Elas facilitam a administração do tempo, priorizam as atividades e gerem as volatilidades e complexidades.

Uma delas, por exemplo, é o Evernote. A plataforma serve para reunir diversos arquivos, lembretes e notas, em apenas um lugar. Além disso, você pode usar no computador ou celular.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA SULTS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Outra ferramenta é o Canva, que oferece uma plataforma para quem não tem tanto domínio das ferramentas gráficas. Desse modo, é possível encontrar layouts e exemplos que podem ser personalizados com facilidade.

Há também o Yoast SEO, uma ferramenta de ranqueamento dos mecanismos de busca. Ela auxilia sites e blogs a melhorar seus conteúdos e alcançar mais pessoas. Além de apontar diversas sugestões de legibilidade, permanência dos usuários e palavras-chave.

Essas são apenas algumas alternativas. Mas, hoje em dia, as ferramentas surgem com rapidez e para diferentes necessidades. Por isso, é importante conhecer as novidades.

Por fim, chegou a hora de conhecer alguns negócios para investir: Franquias baratas e rentáveis: conheça as melhores opções no Brasil. Leia!

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje