O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

Vale a pena comprar uma franquia que já está em operação?

Acesse uma parte específica do artigo

Mulheres atentas analisando blusa cor de rosa em uma arara de loja. Ilustração do texto sobre comprar uma franquia em operação.

Vale a pena comprar uma franquia que já está em operação?

O empreendedor que está pensando em comprar uma franquia em operação deve analisar diversos aspectos do negócio. Explicamos melhor para você este processo neste conteúdo!

A pesquisa da Associação Brasileira da Franchising (ABF), revelou que em 2023, o setor de franquias faturou R$ 240,6 bilhões. Portanto, investir nesse mercado pode ser promissor para quem quer ganhar dinheiro com o próprio negócio.

Logo, algumas pessoas apostam em uma franquia de repasse, ou seja, comprar a unidade do antigo franqueado. Pode ser por conta de um negócio de ocasião ou um empreendedor interessando em otimizar a abertura da unidade. Ou seja, pegar um negócio pronto para ganhar dinheiro rápido.

Advertisement
Advertisement

Assim, você pode optar por se tornar o novo franqueado da rede já em atividade. Desse modo, comprar uma franquia de repasse pode ser bem interessante, mas é essencial alguns cuidados. Confira algumas dicas que separamos para você. Continue a leitura!

Vantagens de se comprar uma franquia em operação

Existem algumas vantagens para quem investe em uma franquia em operação. Ou seja, uma unidade que está montada e atuante no mercado.

Nesse caso, você pode conseguir um retorno financeiro rápido, por exemplo. Além disso, é interessante para quem busca o negócio próprio no atrativo mercado de franquias. Afinal, esse modelo é mais simples e interessante para empreendedores iniciantes.

Enfim, para você que quer comprar uma franquia em operação, explicamos melhor as vantagens desse negócio. Acompanhe!

Loja já está pronta

Uma das vantagens de investir em uma franquia de repasse é que a loja já está pronta. Logo, como dito, você ainda pula algumas etapas, como a escolha do ponto comercial etc.

Inclusive, esse é um dos assuntos abordados no curso Franquias: Guia prático para iniciantes. Acesse e saiba mais sobre as aulas. Assim, potencialize o seu conhecimento sobre ter uma franquia de sucesso.

Alguns tipos de franquias precisam de um ponto comercial com um layout bem específico. Afinal, o negócio precisa funcionar de forma padronizada como nas outras unidades. Nesse caso, é comum ter que fazer grandes reformas no espaço.

Do mesmo modo, existem licenças e alvarás necessários para que a franquia possa funcionar. São burocracias que muitas vezes demoram em algumas cidades.

Assim, quando se investe em uma franquia de repasse, a unidade já está pronta e já foram feitas as reformas necessárias. Então, o novo franqueado não terá a “dor de cabeça” com a construção.

O negócio também está em dia com a parte burocrática, o que pode lhe poupar tempo e trabalho. Por fim, de acordo com o tipo de franquia, isso é um grande atrativo.

Equipe já treinada

O novo franqueado que compra uma unidade em operação encontra a equipe do negócio treinada e atuante no negócio.

Mas é comum que, ao iniciar uma franquia, o franqueado e seus colaboradores passem por treinamentos. Assim, conhecem a operação do negócio, a forma de atendimento e outros detalhes do dia a dia.

Contudo, ao comprar uma franquia de repasse, a única pessoa que terá que passar por treinamentos é o novo franqueado. Enquanto isso, a franquia continua em funcionamento normal.

Ainda, com sua equipe treinada, surgem menos problemas, o que é algo comum quando se inicia uma franquia. Você também pode aprender com seus funcionários, conhecer a operação e a forma de atuar no dia a dia. Além de macetes que a equipe dominou ao longo do tempo.

Enfim, com a equipe treinada, o negócio não para, mesmo enquanto mudam os donos. Tudo isso torna o negócio bem interessante e poupa tempo do empreendedor que busca um retorno mais rápido.

Clientela conhece o negócio

Para o sucesso do negócio é essencial um bom atendimento e uma boa divulgação. Sendo assim, o empreendedor que compra uma franquia em operação, recebe um negócio que já é conhecido do público da região.

Assim, conta com consumidores que já frequentam o negócio há mais tempo e gostam do que encontram. Do mesmo modo, tem um renome no mercado local.

Porém, esse novo franqueado pode encontrar uma reputação que não seja tão boa, uma unidade da franquia que passa por problemas. Não é incomum que o antigo franqueado queira repassar o negócio por estar enfrentando dificuldades.

Nesse sentido, você precisa estar ciente desses problemas. Por isso, é importante estudar bem a unidade antes de fechar o contrato de compra e venda.

Caso avalie que existe possibilidade de reverter a situação, pode contar com alguma ajuda da franqueadora. A unidade também terá o reconhecimento dos consumidores que não deixaram de lado a empresa.

Acompanhamento da franqueadora

Uma das vantagens do modelo de franquia é o suporte que a franqueadora oferece para o desenvolvimento do negócio. Quando se compra uma unidade da rede em operação também conta com esse auxílio.

Além disso, como é um repasse, é comum que a franqueadora tenha um acompanhamento mais de perto. Dessa forma, evita que o novo franqueado tenha dificuldade no processo.

É interessante para a franqueadora que o novo empreendedor tenha sucesso. Até porque, uma franquia com dificuldades dá uma impressão ruim para a rede.

Do mesmo modo, a franqueadora acompanha para que o novo franqueado não se sinta desmotivado com o negócio.

Como você já sabe, o novo empreendedor passa por treinamentos da mesma forma que o antigo. Além disso, a franqueadora pode dar orientações especiais referentes a unidade. Dessa forma, com suporte e um empreendedor disposto ao sucesso, esse processo tende a dar muito certo.

Cuidados para comprar uma franquia de repasse

Antes de assinar o contrato de compra e venda, você deve tomar alguns cuidados para investir com segurança. Conforme citamos, é importante pesquisar bem sobre a unidade, avaliar se há problemas e quais são eles. Depois, pesquise sobre ações judiciais que possam existir contra aquela empresa.

Do mesmo modo, veja se o mercado local é interessante ou se houve uma mudança negativa na região para o seu negócio.

Outro cuidado importante é ver se não há problemas relativos à estrutura ou à parte burocrática. Existem licenças e alvarás que precisam ser renovados, e isso pode impedir sua franquia de funcionar.

Mesmo com todos esses cuidados existem riscos, mas ao tomar todas as precauções, você pode diminuí-los. Outro risco é a reputação da unidade, ou seja, o “filme pode estar queimado”. Contudo, esta situação é reversível. Nesse caso, um bom trabalho de marketing e melhora nos procedimentos da empresa podem resultar em novos ares.

Além disso, é importante analisar o contrato de franquia, ver qual o valor terá que pagar para a franqueadora. Bem como quais treinamentos terá que passar e custos para a mudança de nome na unidade.

Enfim, saber se a franqueadora permite este repasse, já que muitas têm um direito de preferência. Ou seja, antes de vender para um empreendedor, o antigo franqueado tem que oferecer para a franqueadora. Então, veja a seguir, quando comprar uma franquia nova.

Quando é melhor comprar uma franquia nova?

O melhor momento para comprar uma franquia nova é quando o empreendedor não tem pressa de ter um retorno. Ou seja, tem tempo suficiente para estruturar a unidade, fazer as reformas que se fizerem necessárias e passar pelos treinamentos.

Além disso, quando enxerga em uma região um grande potencial para um negócio em específico que será uma novidade.

Nessa hora, é melhor começar logo a unidade antes que outro empreendedor o faça. Enfim, cabe também analisar o seu objetivo e a necessidade. Ou seja, se você tem tempo para esperar o negócio amadurecer, uma franquia nova pode ser o mais indicado.

Quando é melhor comprar uma franquia em operação?

Comprar uma franquia em operação é um negócio para o empreendedor que está em busca de um ganho rápido. Ou então, para quem não tem tanto tempo para estruturar uma empresa.

Assim, se você busca um retorno em pouco tempo, sem ter que procurar um melhor local para a unidade, a franquia de repasse é ideal.

Contudo, precisa ter cuidado, como falamos, avaliar se esta é a melhor escolha naquele momento. Isso porque, a pressa pode fazer com que você invista de forma equivocada.

Pode também ser melhor comprar uma franquia de repasse em um caso de aproveitar uma oportunidade. Por exemplo, um franqueado que precisa vender por motivos pessoais.

Nessa hora, você pode se deparar com uma unidade de sucesso ou mais barata. Ambos são bons motivos para comprar uma franquia em operação.

Como o repasse de franquias funciona?

O processo de repasse de franquias inicia com a comunicação do franqueado à franqueadora sobre a intenção de vender a unidade. Após essa notificação, a franqueadora avalia a unidade franqueada eanalisa documentação detalhada, especialmente na área financeira.

A negociação entre o franqueado atual e o interessado na compra engloba aspectos como: valor de repasse, prazo do contrato e transferência de ativos.

Logo após a negociação, a franqueadora realiza uma análise de qualificação do novo franqueado, considera perfil empreendedor e capacidade financeira.

Em seguida, são elaborados e assinados contratos para formalizar a transferência, o que inclui cessão de direitos e outros documentos legais, sujeitos a variações conforme a franquia.

Na sequência, o novo franqueado recebe treinamentos da franqueadora, e o franqueado anterior auxilia na transição. Após essas etapas, a formalização da transferência ocorre. Assim, o novo franqueado assume a operação.

Adquirir uma franquia em funcionamento proporciona acesso a um modelo de negócio estabelecido, histórico operacional e métricas financeiras. Por fim, reduz a necessidade de construir a reputação da marca na região e permite uma projeção mais precisa do fluxo de caixa.

Ao longo do conteúdo, você descobriu que pode valer a pena comprar uma franquia em operação. Ainda, aprendeu dicas estratégicas para empreender. Agora que está por dentro do assunto, abra o seu negócio e lucre.

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje