Destaques ★Empreendedorismo

Como vender franquias? 7 dicas para expandir sua rede de negócio

Homem apertando as mão de outro homem ao lado de sua esposa. Imagem ilustrativa texto como vender franquias

Está querendo saber como vender franquias para conseguir expandir a sua empresa, e assim, levar a marca para diversos lugares do Brasil ou do mundo? Pois o caminho é muito mais simples do que você pensa.

Uma das coisas mais importantes quando uma empresa decide se tornar uma franquia, e que torna esse modelo mais atrativo, é o investimento necessário.

Imagine gerenciar diversas unidades ao mesmo tempo? Certamente faltariam horas no seu dia! Ao optar pelas franquias, essa obrigação passa a ser de outra pessoa.

Advertisement

Ela precisa apenas seguir o padrão estabelecido por você e pagar as taxas necessárias para continuar explorando comercialmente a sua marca.

Contudo, conseguir atrair novos empresários é uma estratégia que precisa de muita atenção, uma vez que isso não é feito da noite para o dia.

Sendo assim, a seguir, preparamos um texto para explicar em detalhes como esse processo funciona. Acompanhe!

Como montar uma rede de franquias?

Para saber como vender franquias, o primeiro passo é identificar uma maneira para fazer o seu negócio seguir por esse caminho.

Por mais que existam alguns pontos que precisam ser muito bem analisados, o processo é muito mais simples do que você imagina. Ainda assim, alguns cuidados são necessários.

Inicialmente, é fundamental conhecer a sua demanda, ou seja, se ela é realmente forte para expandir o seu negócio. Graças a esse aprofundamento, você terá condições de tomar decisões mais assertivas.

Caso identifique que as coisas ainda não justificam esse crescimento, trabalhe com um meio para aumentar o seu público. Mesmo que estejamos falando de uma franquia, essa noção é importante para qualquer outro tipo de estratégia de expansão.

Em seguida, analise seu produto ou serviço. Veja o que ele tem de diferença e como o mercado irá recebê-lo. Nessa pesquisa, vale tudo. Desde entender o seu público até conhecer intimamente seus concorrentes.

Por fim, após todo esse processo, faça o que conhecemos como analise de franqueabilidade. Graças a essa análise, será possível identificar os principais fatores estruturais da sua empresa.

Uma das soluções para facilitar todo o caminho é contratar uma consultoria especializada no assunto.

Entre as opções, existe a NX Franquias. Braço da Encontre Sua Franquia, empresa responsável por sete marcas de sucesso e centenas de franqueados no Brasil, Estados Unidos e na República Dominicana.

Para conhecer um pouco mais sobre esse processo, separamos um vídeo explicando em detalhes como transformar a sua empresa em uma franquia. Confira!

Saiba como vender franquias

Ao conhecer o passo a passo para se tornar uma franqueadora, entender os pontos a seguir para conseguir identificar como vender franquias fica mais fácil.

São questões que se aprofundam um pouco mais dentro desse modelo de negócio. Ao segui-las, você estará próximo de conseguir ter uma rede de sucesso.

1. Cumpra as regras da Lei de Franquias

O Brasil é um dos poucos países do mundo a possuir uma lei específica para o franchise. Graças a essa norma, os empresários conseguem ter maior tranquilidade para desenvolver seus projetos.

Ao mesmo tempo, os franqueados também tiveram uma segurança maior para conduzir seus empreendimentos.

De acordo com a Lei de Franquia, você, como empresário, deve seguir uma série de regras para que sua empresa esteja em condições de oferecer um modelo de franquia.

Por exemplo, a obrigação de criar a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento é responsável por apresentar todos os detalhes sobre a empresa.

Ao mesmo tempo, o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) também deve ser apresentado. Porém, nas franquias, esse demonstrativo deve ser emitido mensalmente.

Outro ponto que chama atenção dentro das normas do franchise é a elaboração do contrato.

Importante destacar que todos esses documentos precisam estar numa linguagem de fácil entendimento para qualquer pessoa. Isso permite que todo o processo seja ainda mais transparente.

2. Monte um modelo de negócio lucrativo 

Para saber como vender franquias de sucesso, o próximo passo é encontrar um modelo de negócio lucrativo.

Mesmo que a sua empresa tenha grandes resultados, isso não quer dizer que, ao ser replicada, as coisas vão seguir da mesma maneira.

Entrar em novos mercados não é uma das tarefas mais fáceis de serem cumpridas. É necessário um entendimento do negócio, do mercado, dos consumidores etc.

Dessa forma, pense sempre em inovações que podem colocar a sua empresa à frente dos demais concorrentes. Diferente do que muitas pessoas pensam, nem sempre isso precisa ser algo material.

Mas o que isso quer dizer? Você pode oferecer a mesma coisa que seus concorrentes, mas a experiência com o seu produto e serviço deve ser completamente diferente.

Existem diversas empresas  que fabricam celulares que, para a maioria das pessoas, tem a mesma funcionalidade.

Contudo, uma marca consegue se destacar pelo status que ela oferece, pela sua forma de tratar o cliente dando a sensação de exclusividade etc. Um só produto, mas que entrega uma experiência diferenciada.

3. Torne o negócio replicável

O segredo para conseguir montar uma boa rede de franquias é conseguir fazer o seu empreendimento ser replicável.

Inicialmente, você deve começar a entender seus processos e identificar o que pode ser mudado para que tudo seja mais prático e intuitivo. Quanto menos etapas tiver, melhor para o entendimento do franqueado.

Pois imagine que você tem uma empresa cheia de burocracias. Será que uma pessoa que não conhece seu modus operandi vai conseguir seguir todas as etapas com agilidade?

Ademais, será que isso é um ponto atrativo para os futuros empresários que querem fazer parte da sua rede? Analise cada detalhe. Não deixe nada de fora.

Com certeza isso tornará a sua empresa um negócio diferenciado. O mais importante aqui é que você se desprenda de alguns conceitos que acha importante para conseguir uma maior maleabilidade para o seu negócio.

Portanto, lembre-se: quanto mais simples forem as coisas, mais fácil de ser replicado será o negócio. Fique atento.

4. Monte uma boa equipe de vendas

Pessoas conversando em uma sala de reunião sobre algum planejamento (imagem ilustrativa). Texto: como vender franquias
Montar um bom time de vendas é fundamental para o desenvolvimento da sua rede.

Outro ponto muito importante na hora de conhecer o caminho para como vender franquias é conseguir montar um bom time de vendas.

Diferente do que se está habituado, agora o seu negócio precisa conversar com empresários. Não são simples clientes, serão pessoas que farão a sua marca expandir a área de atuação.

Dessa forma, é muito importante reunir uma equipe com profissionais experientes e capacitados para ter um trato diferenciado com esse tipo de público.

O processo de persuasão é fundamental para que um time fortalecido perca poucas oportunidades. Mas calma, o time não precisa ser só desses profissionais.

Contrate pessoas novas, como se estivesse montando um time de talentos. Ou seja, aqueles profissionais que vão conseguir captar a essência do trabalho com os mais experientes e replicar com facilidade.

A tendência é que seus custos sejam menores devido a essa mesclagem. A princípio, você pode começar com apenas uma pessoa responsável. À medida que a demanda for crescendo, você vai aumentando o seu time.

5. Faça o marketing adequado para expansão

De nada adianta todas as etapas que apresentamos se você não conseguir montar um bom time de marketing. Esse é o segredo para todas as empresas bem-sucedidas.

Sem divulgar o seu negócio adequadamente, certamente você estará correndo o risco de montar toda essa estrutura à toa.

Existem diversas estratégias para divulgar a sua empresa. Atualmente, a grande chance está em montar uma boa estratégia digital.

Existem diversos profissionais e empresas que conseguem fazer a sua marca ser facilmente vista pelos empresários interessados no negócio.

Contudo, não é aconselhável que você tente fazer por conta própria esse tipo de atividade. São diversas frentes que podem acabar atrapalhando o seu desenvolvimento.

Sem contar o dinheiro gasto à toa, prejudicando o retorno financeiro que você espera. Portanto, sempre dê preferência aos profissionais e empresas especializadas.

6. Seja transparente sobre o negócio

No começo do nosso conteúdo, falamos sobre os documentos que são necessários ao processo de como montar uma franquia.

Esses arquivos fazem toda a diferença por ser um meio para os futuros franqueados saberem onde estão entrando. Não esconda nada, por pior que seja.

Caso alguma pessoa se sinta enganada ou lesada, ela tem todo o direito de acionar a justiça. Um processo que pode prejudicar ainda mais a captação de novos franqueados.

Se algo está fora do controle, antes de iniciar o seu processo para se transformar em uma franquia, resolva. Evite dores de cabeça no futuro.

Jogue limpo com os empreendedores. Mostre todas as faces do seu negócio. Isso só irá ajudar a sua empresa. Acredite.

7. Reforce os suportes oferecidos ao franqueado

Por fim, não podemos deixar de falar sobre o suporte que você precisa oferecer aos franqueados.

Se possível, em todas as etapas, reforce o que você pode fazer para ajudar os empresários. Apresente o time que irá ajudá-los a alcançar os resultados esperados.

Deixe isso claro na sua COF e no contrato. Passe para o seu time de vendas todas as características e obrigações da equipe de suporte e peça para esses pontos sejam reforçados.

Isso certamente fará toda a diferença no processo aquisição de uma unidade por parte dos novos franqueados da sua rede.

Ao longo do texto, você pode conhecer um pouco mais sobre o processo de transformar a sua empresa numa franquia.

São pontos que podem parecer complicados à primeira vista, mas que vão transformar a sua marca radicalmente. Tal mudança vai permitir que você amplie a sua área de atuação com facilidade.

Gostou do nosso conteúdo sobre como vender franquias? Então continue com a gente e leia o artigo “Formatação de Franquias: NX Franquias pode ajudar a ampliar seu negócio!

Franquia de sapatos: AS MELHORES opções para trabalhar com calçados

Artigo anterior

COF: o que analisar? Tudo sobre a Circular de Oferta de Franquia

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.