O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

Como ter sucesso no negócio próprio: dicas importantes para fazer certo!

Acesse uma parte específica do artigo

Mulher sentada em uma mesa de escritório em casa. Imagem ilustrativa do texto como ter sucesso no negócio próprio.

Como ter sucesso no negócio próprio: dicas importantes para fazer certo!

Antes de empreender você pode conhecer um pouco mais sobre como ter sucesso no negócio próprio com as dicas que trazemos para você.

Ser um empresário é o sonho de cerca de 77% dos brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Onepoll. Seja por necessidade ou para ganhar um pouco mais, abrir uma empresa pode ser uma mudança na sua vida.

Porém, nem sempre é simples tirar a ideia de negócio do papel. Por isso, vale a pena conferir alguns detalhes que separamos que devem fazer parte deste processo de montar um negócio. Continue a leitura!

Advertisement

Veja como ter sucesso no negócio próprio

Iniciar um novo negócio não é algo que acontece da noite para o dia, mesmo que muitos brasileiros tenham este espírito empreendedor.

Advertisement

Este processo deve levar em conta questões internas, como o perfil do empreendedor, o que ele gosta de fazer, até o capital que você tem para investir e seus objetivos no curto e médio prazo.

Dessa forma, separamos alguns passos de como ter sucesso no negócio próprio, para que possa montar uma empresa sólida e que também lhe traga prazer para se dedicar ao máximo. Confira!

1. Escolha algo que você quer realmente fazer

O primeiro passo para ter um negócio bem sucedido é buscar atuar com algo que você goste, que tenha algum tipo de afinidade.

Nesse sentido, quando se pensa em abrir um negócio, deve-se avaliar que tipo de produtos ou serviços se encaixam nos seus gostos pessoais.

A sua empresa é uma extensão de você. Então, é necessário que ela tenha haver com sua personalidade, com seus gostos e paixões.

Mas além disso, fazer algo que gosta facilita as coisas. Pense que empreender é se dedicar cada vez mais, acordar cedo, dormir tarde, abrir mão do lazer, e isso será mais fácil se atuar em um tipo de negócio que combine com você.

Por exemplo, se gosta de cozinhar, avalie uma empresa que faça algum tipo de comida, venda refeições congeladas, abrir um restaurante, ou até atuar em um nicho mais específico.

Mulher trabalhando em um computador. Imagem ilustrativa do texto como ter sucesso no negócio próprio.
Tente adaptar algumas de suas paixões a um negócio próprio.

Por outro lado, se você possui uma paixão por tecnologia ou redes sociais, busque algum tipo de negócio no qual possa aproveitar este gosto.

Isso porque, o mercado é amplo. Logo, buscar ideias é importante, pois será mais prazerosa a sua dedicação, bem como terá mais ânimo para pesquisar, aprender sobre tudo que envolve o negócio e ainda, entender o que o público-alvo quer.

2. Entenda seu mercado local

Uma das principais causas para que o tão sonhado empreendimento de muitos empresários fracasse é o desconhecimento do mercado em que ele atua. Isso é consequência da falta de planejamento na idealização de novos empreendimentos.

Dessa forma, antes de abrir uma empresa, é extremamente importante e necessário a realização da inteligência de mercado.

Inteligência de mercado consiste no conhecimento amplo do mercado e seus determinantes, visando sempre oferecer conhecimentos e estratégias a serem adotadas, para um melhor aproveitamento das oportunidades.

Com esta pesquisa de mercado, o empreendedor aumenta a possibilidade de antecipação de tendências e ameaças.

Mas além disso, fazer um levantamento detalhado sobre todo mercado em que vai atuar é sem dúvida o pontapé inicial para começar seu empreendimento.

Assim, identifique seu mercado consumidor. Veja quais são as grandes dificuldades e problemas que seu público-alvo enfrenta.

O processo de como ter sucesso no negócio próprio é como plantar uma semente. Ela tem maiores chances de germinar em um terreno fértil. Isso também se dá com um negócio em um mercado local.

Você começa sua empresa em uma região que tem muitos concorrentes sólidos, ou então poucos consumidores para o seu tipo de negócio. Ao final, acaba que um menor fluxo de dinheiro entrará no seu negócio, e isso pode levá-lo a fechar.

Enfim, esta pesquisa também permite aproveitar lacunas deixadas pelas outras empresas, e isso será como plantar sua semente em um terreno fértil.

3. Saiba quanto você pode investir

Cofre de porquinho e várias moedas jogadas em uma mesa. Imagem ilustrativa do texto como ter sucesso no negócio próprio.
O capital que você tem para investir direciona a montagem da empresa.

Comece a delimitar na sua cabeça a ideia de empreender, como avaliar quanto tem para investir neste processo.

Nesse sentido, quebre o cofrinho, raspe a poupança e veja se o valor é o suficiente para começar um negócio próprio. Este deve ser o valor que deve guiar seus esforços.

Ao analisar seu capital e ver que não tem tanto dinheiro, busque um modelo de negócios mais enxuto, que pode ser na sua casa ou garagem.

Caso tenha algum bem que pode vender, como um carro que não usa tanto ou que pode viver sem ele, faça esta venda para levantar mais dinheiro

Lembre-se que além do investimento inicial é preciso também um capital de giro para o fluxo de caixa, pois as contas chegam a todo o momento, mas o lucro demora um pouco mais a aparecer.

Dessa forma, é necessário ter uma reserva, e ainda, para este processo, torne sua vida financeira mais eficiente. Corte gastos desnecessários, barateie sua empresa e sua vida particular.

Em outras palavras, toda a estruturação do seu negócio, o tamanho da empresa, com o que irá trabalhar, deve ser compatível com o capital que você tem para investir. Evite dar um passo maior do que a perna e depois não dar conta de pagar pela empresa que criou.

4. Organize bem suas finanças

Conforme falamos, é importante que o empreendedor organize suas finanças, sejam elas as pessoais ou da empresa.

Primeiramente, entenda o seu capital, baixe os custos do seu dia a dia, aquele serviço de streaming que não usa, taxas desnecessárias do banco, academia que nunca vai, entre outros custos “invisíveis”.

Nesse sentido, é o que se chama de “fechar a torneira”, diminuir gastos que podem ser evitados para que possa investir no seu negócio próprio.

Do mesmo modo, cada etapa da sua empresa precisa ser feita de forma eficiente, gastando o menos possível, mas sem deixar a qualidade de lado.

Pessoa com algumas notas de dinheiro e um caderno em uma mesa. Imagem ilustrativa do texto como ter sucesso no negócio próprio.
Diminua os gastos do seu dia a dia para controlar melhor suas finanças em investir.

Além disso, deve ter uma organização interna do negócio para saber todo o seu custo de produção, impostos, investimentos necessários para o desenvolvimento da empresa.

O empreendedor deve atentar-se para não se perder, para que possa repassar os custos nos seus produtos e serviços e mesmo assim ser atrativo para os clientes.

Desse modo, consegue ter uma ideia de quanto terá que cobrar, não terá problemas com o fluxo de caixa e terá a organização para pagar as contas no fim do mês.

5. Planeje um passo a passo

Nestas dicas de como ter sucesso no negócio próprio, algo que é sempre necessário para este processo é organização.

Logo, falamos que você deve se organizar para investir em algo que goste, e que depois deve avaliar  quanto tem para investir. Então, veja se pretende começar a empresa agora ou vai aguardar alguns meses.

Para cada detalhe da montagem do empreendimento é necessário ter um cuidado especial. Assim, para fazer isso sem se perder é interessante ter um passo a passo para não se esquecer de nada.

Por exemplo, anotar que entre os primeiros passos é necessário ver quanto tem para investir. Depois, como será feito este investimento, se será em maquinário, produtos, alguma estrutura necessária para o negócio.

Em seguida, se o modelo de negócio vai exigir uma loja ou se será feito em casa. Isso depende do quanto você tem para investir, mas também do tipo de negócio que deseja atuar.

Do mesmo modo, este planejamento em um passo a passo permite que você se organize e, em seguida, possa cumprir etapas sem pressa. Nesse sentido, pode começar a estruturar o negócio no início do ano e terminar apenas em dezembro.

Contudo, com este passo a passo você não se perde no caminho e pode a todo momento rever se cada etapa foi feita com sucesso, eficiência e dentro do planejamento feito anteriormente.

6. Aprenda sobre empreendedorismo

Pessoa escrevendo em um caderno. Imagem ilustrativa do texto como ter sucesso no negócio próprio.
A internet permite que o empreendedor estude diversos aspectos para gerir melhor o seu negócio.

Muitas pessoas querem ter um negócio próprio, mas não entendem ao certo porque estudar empreendedorismo é tão importante.

De fato, parte dos empreendedores brasileiros iniciam suas empreitadas apenas com muita vontade e sem nenhum conhecimento real do que seja administrar uma empresa por menor que seja.

Esta falta de conhecimento tanto teórico como prático no que tange o empreendedorismo é um dos fatores que levam muitos negócios a fecharem suas portas antes mesmo de completarem cinco anos de vida.

Por mais boa vontade que você tenha, apenas isso não é o suficiente para o seu negócio dar certo. Por isso, estudar o mercado, planejar a empresa, fazer cursos on-line e workshops específicos, ir a palestras e conversar com empresários mais experientes é essencial.

Isso tudo faz toda diferença, pois potencializa o desenvolvimento prático do empreendedor, amplia sua visão e aumenta suas chances de ser bem-sucedido em suas ações.

Nesse sentido, paixão por um projeto significa muito pouco se você não souber como usá-lo. Portanto, é importante conhecer mais sobre o empreendedorismo, porque todas as decisões tomadas no ponto zero afetam o resultado final.

Então, estudar o mercado, planejar a empresa, fazer cursos específicos faz toda a diferença. Por último, além de atualizado você também pode fazer um empreendedorismo focado em inovação e sair na frente dos seus concorrentes que não fazem o mesmo.

7. Avalie suas opções de negócio

Iniciar o próprio negócio pode significar maior liberdade, bem como ganhos maiores, além de ser uma forma de fugir do desemprego.

O empreendedorismo é um processo árduo, principalmente no Brasil com tanta burocracia e uma Economia com altos e baixos.

Porém, após um tempo de muitas incertezas, o caminho que se mostra para o país e para os empreendedores é atrativo para empreender.

Ainda, são diversos formatos de negócio que o empreendedor pode escolher. Contudo, ele precisa entender de antemão que abrir uma empresa do zero é um processo que exige bastante dedicação e cuidado.

Mulher sentada em uma mesa com um computador e vários cadernos.
Estude se é melhor para você começar uma empresa do zero ou investir em uma franquia.

Portanto, para ter sucesso não basta apenas uma boa ideia, mas também realizar um plano de negócios, estruturar a empresa, analisar o público-alvo e seus processos internos.

Outra forma de como ter sucesso no negócio próprio é investir em uma franquia. Este modelo de negócio possui uma estrutura pronta. Por isso, o empreendedor pula diversas etapas para implementar um negócio próprio.

Assim, é um formato de negócio previamente estabelecido, com uma operação pronta, o que facilita a vida do empreendedor, que em pouco tempo consegue abrir sua empresa.

Do mesmo modo, o franqueado recebe treinamento para conhecer o mercado, a forma de gerir o negócio e como atender aos clientes. Com isso, mesmo sem experiência, consegue atuar de forma sólida no negócio.

8. Avalie as franquias, se escolher esse modelo

O mercado de franchising conta com muitas oportunidades para quem busca como ter sucesso no negócio próprio. Mas cada empreendedor é único e tem objetivos e gostos diferentes.

Nesse sentido, você deve analisar bem as marcas de franquias que mais lhe chamaram a atenção. Algumas redes possuem um histórico mais rico, com mais unidades em operação pelo Brasil e até fora dele.

Do mesmo modo, antes de fechar contrato com a franquia pesquise sobre ela. A internet permite saber muitas informações sobre a marca e como ela se porta no mercado.

Assim, como dito, é comum a franqueadora oferecer diversos suportes aos franqueados, como: treinamentos, auxílio para a gestão e para o marketing.

Dessa forma, invista em uma franquia que tenha uma boa reputação por oferecer suporte de qualidade para os seus clientes e para os franqueados.

9. Compare suas opções de negócio

Várias folhas com gráficos nelas.
Avalie as marcas de franquias, e veja qual delas apresenta um tipo de negócio que você busca.

Falamos sobre começar um negócio do zero, o quanto exige que o empreendedor tenha cuidado com a montagem da empresa.

Dessa forma, você deve fazer uma comparação minuciosa entre começar um negócio do zero e as franquias. Se for o caso entre várias marcas de franquias, até se sentir totalmente seguro para investir.

Nesse sentido, veja qual modelo se aproxima daquilo que você deseja fazer, e também a sua quantidade de dinheiro para investir.

Esta sinergia entre o seu perfil e o modelo de negócio é importante para que o processo seja eficiente, sólido e atrativo para você e também para seus clientes.

10. Abra seu negócio com cuidado

Na hora de abrir seu negócio próprio, tenha cuidado, realize as etapas com cautela, tranquilidade, não deixando passar detalhes importantes.

Nesse sentido, siga o seu planejamento, tenha confiança naquilo que você organizou para este processo.

Se for começar uma franquia, aproveite os treinamentos, siga as regras da franqueadora, pois ela possui experiência para guiar a montagem do negócio. Com isso você inicia um empreendimento da forma mais ideal possível.

11. Se dedique à empresa!

Empreender é se dedicar. Por isso, como dito, recomendamos que você atue com algo que goste para que seja mais fácil administrar a grande quantidade de trabalho que terá.

Portanto, o empreendedor deve colocar a mão na massa e estar sempre presente em sua empresa, atuar próximo dos clientes e funcionários, caso tenha.

Dessa forma, evite deixar seu negócio na mão de outras pessoas. Como dizem no interior do Brasil, “é o olho do dono que engorda o boi”.

Assim, é o dono que faz o negócio acontecer. Isso porque, uma das coisas mais importantes dos itens que fazem parte de como ter sucesso no negócio próprio, é a sua dedicação pessoal.

Mas agora que você já conferiu as nossas dicas para ter sucesso no empreendedorismo, confira a lista de franquias rentáveis, porque uma delas pode ser o seu futuro negócio. Acesse e descubra!

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje