O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

Como ter sucesso na franquia? Dicas essenciais para te ajudar a alavancar o seu negócio

Acesse uma parte específica do artigo

Mulher anotando em um caderno. Imagem ilustrativa do texto sobre como ter sucesso na franquia.

Como ter sucesso na franquia? Dicas essenciais para te ajudar a alavancar o seu negócio

Neste conteúdo, você aprenderá como ter sucesso na franquia. Afinal de contas, abrir uma empresa pode ser o caminho para aumentar os ganhos financeiros.

Inclusive, em 2020, o Brasil registrou um grande número de novas empresas criadas, representando um aumento de 6% em relação a 2019.

Para todo negócio, as regras de como ser bem-sucedido são as mesmas. Ou seja, não se acomodar, afinal, mesmo quem já tem uma marca no mercado, precisa ficar atento.

Advertisement
Advertisement

Isso porque, o mercado está em constante mudança e cada vez mais competitivo. Sendo assim, veja se não é hora de buscar novos conhecimentos. Quanto mais know-how, melhor para a sua empresa na hora de como ter sucesso na franquia.

Veja como ter sucesso na sua franquia!

Uma das formas de como ter sucesso na franquia é por meio da redução de custos de suprimentos. Assim, você pode aumentar seu poder de compra, fazendo com que sua franquia seja mais rentável.

Existem outras maneiras de alcançar isto. A maioria foca sua energia na força das vendas, como uma forma de obter maior faturamento.

Porém, há empreendedor que esquece de mirar em novas direções e outras oportunidades, por exemplo, conseguindo grandes descontos. A seguir, confira dicas importantes para abrir um negócio de sucesso!

Escolha uma franquia que combine com você

É muito importante você escolher uma franquia com o seu perfil. Sendo assim, não opte por uma marca apenas por ser mais lucrativa. Isso porque, é fundamental escolher uma rede compatível com você.

Não adianta definir por um negócio que não tenha a sua cara ou o seu jeito.

Uma empresa precisa mais do que ser lucrativa. Afinal, se você não tiver condições de gerir por incapacidade de atendimento, sem dúvida vai fracassar.

Sem contar que, dependendo dos seus hábitos e tempo disponível, pode se tornar enfadonho para você. Portanto, dê preferência para algo que goste mais de fazer.

Avalie a reputação da marca no mercado

Na hora de como ter sucesso na franquia, outra coisa que não pode ficar de fora é saber da reputação da marca.

Afinal, você não vai querer o seu nome associado a uma empresa que tem uma reputação ruim, não é verdade?

Por conta disso, é preciso pesquisar sobre o comportamento da marca, em relação aos consumidores e fornecedores. Avaliar se os pagamentos são efetuados em dia, a relação com outros franqueados etc.

Mas para se obter uma boa reputação leva um tempo, este é um negócio muito visado pelo mercado, pelos parceiros e clientes.

Sendo assim, a história da empresa é bastante conhecida. Entender a sua criação, propósitos, enfim, saber da sua reputação não será difícil. Você vai encontrar muitas formas de avaliar isso usando a internet também.

Converse com franqueados antes de investir

A forma mais eficaz de saber do processo comportamental do franqueador, é por meio dos próprios franqueados.

Isso porque, estão na ativa diariamente e por mais tempo, conhecem tudo sobre a franqueadora. Sabem bem o modelo, sobre valores, taxas, investimento, royalties e mais.

Sendo assim, saberão dizer se está valendo a pena ou não ter uma parceria com a marca. Esta decisão de procurar os já franqueados é fundamental na análise.

Então, faça uma lista das unidades que a marca tem e escolha alguns franqueados.

Em seguida, de forma sutil, procure se informar de todos os passos da empresa, vantagens, desvantagens. Assim, você poderá decidir por esta franqueadora ou procurar por outras. 

Inclusive, para ter mais conhecimento, você pode participar de eventos do ramo, como feiras etc.

Planeje bem o seu investimento

Na hora de como ter sucesso na franquia, fique atento ao investimento. Como em todo negócio, podem haver riscos.

Logo, é essencial planejar bem o seu investimento, embora o modelo de franquias seja bem visto por muitos empreendedores.

Além disso, adote alguns cuidados, como qual segmento vai lhe beneficiar mais, o tempo de retorno e sua capacidade de investir.

Depois, faça um planejamento dos seus gastos, leve em consideração alguns itens relacionados com a franquia.

Uma delas é a análise dos royalties, a forma de pagamento pode variar, sendo um valor fixo ou uma taxa mensal.

Nesse sentido, como acontece com todos, principalmente no início, a unidade pode não faturar conforme sua expectativa.

Por isso, você deve controlar os gastos, fazendo uma margem de cálculos, custos gerados com fornecedores, contas, funcionários, entre outros.

O ideal é começar com um pequeno investimento, assim você terá controle total dos custos e poderá crescer com o decorrer do tempo.

Portanto, a organização das finanças é muito importante para um investidor.

Defina metas para alcançar com o negócio

Tenha foco naquilo que você quer alcançar na sua empresa. Para isso, você precisa saber primeiro que para conquistar um objetivo é necessário ter também meios ou condições para realizá-lo.

Faça o planejamento com os pés no chão, tendo como base a realidade, o que será viável para os negócios neste momento.

Se o cenário for positivo, vá em frente. Caso contrário, inclua outros objetivos mais possíveis de serem realizados, e posteriormente, poderá atingir suas metas.

Mas é essencial não perder o foco daquilo que você deseja alcançar nos negócios.

Estude bem a franquia escolhida

Ao optar por uma franquia, você investirá em tudo que vai lhe proporcionar.

Isso porque, não é só a taxa de franquia, tem outras taxas com as quais você pode precisar arcar, como dito, a taxa de marketing, de royalties, que é paga mensalmente etc.

Então, procure saber ao certo como a marca está no mercado, se é reconhecida, se é satisfatória para o público-alvo e bem relacionada com outros parceiros.

Por meio de uma boa conversa com outras unidades da rede, você pode ficar por dentro de tudo, como são os treinamentos, qual o suporte oferecido pela franqueadora e mais.

Por fim, isso é necessário para que, como franqueado, possa usufruir do sucesso que a marca já tenha alcançado.

Aprimore suas habilidades como empreendedor

Se você já sabe gerenciar seus negócios, entende que conhecimento nunca é demais. Então, procure aprimorá-los, saber empreender nunca é o bastante, quanto mais você conhecer do assunto, melhor.

Isso porque, o mercado está em constante transformação, sempre se atualizando com as tecnologias cada vez mais avançadas e novas tendências.

Existem três âmbitos considerados essenciais na questão de gerenciamento financeiro, sendo: gestão pessoal, área financeira e networking relacionado às redes.

A maneira com a qual o profissional se desenvolve com essas questões práticas será um grande diferencial em sua gestão. Além disso, farão com que seus negócios sejam bem-sucedidos.

Um grande empreendedor deve saber lidar com as finanças empresariais como também com as pessoais.

Nesse sentido, você não deve nunca misturar as duas, dividi-las é extremamente importante, pois gastando em excesso no pessoal, você pode acabar se endividando e recorrer ao capital da empresa.

Se dedique ao negócio

Antes de qualquer coisa, você deve acompanhar o desempenho do seu negócio. Logo, é muito importante, principalmente no início da empresa, dedicar todo esforço e tempo.

Dessa forma, a sua empresa é frágil nesse começo e precisa se apoiar em bases sólidas, pilares bem fortes.

Isso pode incluir abrir mão de muitas coisas como ficar um tempo sem encontrar com amigos ou até mesmo efetuar gastos desnecessários.

Por algum tempo, ainda vai precisar mais da sua atenção, dedicação e cuidado. Mas depois você vai desfrutar de tudo e verá que valeu a pena.

Recorra ao know-how e suporte da franqueadora

Quando você se associa a uma franquia é seu direito e fica à sua disposição o know-how da franqueadora.

Ou seja, recorra a toda expertise que a franqueadora lhe proporciona. Então, busque a fundo esses conhecimentos, e ainda, acione o suporte da marca, pois é importante para a sua unidade.

Afinal, a franqueadora tem anos de mercado. Além de reconhecimento, acumula experiência, por isso é tão estruturada. Portanto, recorra a ela e usufrua de tudo que tem para lhe oferecer.

Para aprender mais sobre como ter sucesso na franquia continue lendo os nossos conteúdos. Consulte a lista completa: as melhores franquias baratas e rentáveis para abrir. Acesse e descubra!

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje