Destaques ★FranchisingSegmento: AlimentaçãoSegmento: Limpeza e ConservaçãoSegmento: Serviços e outros negócios

Como ser um franqueado? Cuidados e opções para você fazer

Pessoas sentadas na escada sorrindo. Uma delas, com um notebook nas mãos. Imagem ilustrativa do texto sobre como ser um franqueado.

Na hora de saber como ser um franqueado, existem alguns cuidados e opções para se fazer uma análise.

Cerca de 50 milhões de brasileiros querem abrir um negócio nos próximos três anos. Desse modo, ter um negócio próprio é o desejo de muitos brasileiros.

A saída para o empreendedor pode ser abrir uma franquia, por ser um modelo mais seguro para iniciantes. Sendo assim, não perca a oportunidade de entender melhor esse modelo e abrir o próprio negócio. Fique conosco para entender mais!

Advertisement

5 cuidados para ser um franqueado

Na hora de abrir uma unidade de redes de franquias, adote alguns cuidados para se tornar um franqueado. Uma franquia é uma forma interessante de empreender. No entanto, é preciso analisar alguns pontos antes de iniciar o seu novo negócio.

Desse modo, na hora de avaliar os cuidados para saber como ser um franqueado, podem surgir dúvidas como saber se a franquia desejada é uma marca consolidada ou se possui uma boa reputação no mercado.

Essas dúvidas são importantes e esses cuidados não devem ser ignorados. Afinal de contas, é uma decisão que você vai tomar ao abrir o seu empreendimento.

Isso porque, você vai fazer um investimento em um negócio que será também o seu novo trabalho.

Sendo assim, existem alguns pontos que podemos considerar na hora de fazer a avaliação sobre qual franquia fazer parte. Entre eles estão avaliar o que você deseja realmente fazer e fazer uma análise da reputação da marca.

É sobre isso que vamos tratar em nosso texto de hoje. Desse modo, comece a anotar os cuidados e saiba como fazer para ser um franqueado de sucesso.

1. Entenda o que você quer fazer

Menina com camisa azul sentada em uma mesa com livros empilhados. Imagem ilustrativa do texto sobre como ser um franqueado.
Existem alguns fatores a serem considerados na análise do seu perfil.

O primeiro passo para saber como ser um franqueado, é entender o que você quer fazer. Isso porque, existem muitas formas e segmentos diferentes para se considerar na hora da escolha do próprio negócio.

Sendo assim, é importante que o empreendedor tenha um direcionamento entre as diversas opções.

Desse modo, você pode começar a considerar alguns filtros. Pense em atividades que você gosta de fazer e se você se imagina trabalhando com isso.

Da mesma forma, saiba que a graduação que você fez na faculdade pode ser um bom indicativo.

Pense também nos horários de trabalho e no formato que mais te agradam. Você gostaria de abrir uma loja física ou trabalhar de home office? Enfim, esse são apenas alguns dos fatores a serem considerados nessa análise do seu perfil.

2. Compare redes de franquias

O segundo ponto relevante é comparar as redes de franquias diversas. Então, não deixe de fazer uma comparação entre as marcas pretendidas. Assim, é mais simples identificar os pontos positivos e negativos. Verifique também o que é importante analisar.

Sendo assim, é essencial fazer uma lista para que você possa anotar as informações relevantes de cada franquia analisada.

Desse modo, ficará bem mais fácil comparar cada uma e conhecer suas vantagens como os suportes oferecidos pela franqueadora.

Sendo assim, você pode contar com muitos suportes de uma determinada franqueadora, que uma outra não iria te oferecer.

Por isso, fazer uma comparação entre diferentes redes de franquias é tão importante. Com isso, você pode avaliar a forma de trabalho, os benefícios, o perfil e a organização de cada uma.

Por fim, o fraqueado deve analisar se os valores e objetivos da marca estão alinhados com o que ele procura em um negócio e poderá entender melhor que tipo de mensagem ela transmite ao mercado.

3. Analise a reputação das marcas

Dados com letras formando a palavra Facebook. Imagem ilustrativa do texto sobre como ser um franqueado.
Pesquise a reputação da empresa em diferentes fontes, como nas redes sociais.

Os clientes são um outro lado interessante da franquia. Por meio deles você poderá ficar sabendo como é o serviço prestado pela marca.

Dessa forma, quem tem interesse em se tornar um franqueado, deve levar em conta que será o representante de uma grande marca. Sendo assim, vai compartilhar dos valores e da reputação que ela já tem no mercado.

Por isso, avaliar a reputação é tão fundamental, e isso deve ser feito antes mesmo de o empreendedor querer abrir uma franquia.

Portanto, existem muitas formas de fazer essa avaliação para garantir que você não tenha contratempos na hora de escolher a franquia certa.

Assim, para conferir a reputação de uma franquia, uma opção é pesquisando sua história.

Isso porque, as redes de franquias que possuem boa reputação no mercado de franquias, avaliados por seus franqueados e clientes, só conseguem conquistar esse resultado com muita dedicação.

Desse modo, isso só se torna possível com o passar do tempo de atuação da marca no mercado.

Assim, é necessário pesquisar a história da franquia e entender seus propósitos, quais foram os maiores desafios etc.

Você pode avaliar também a reputação das empresas nos sites delas e também por meio de pesquisas nas redes sociais.

As redes sociais são ferramentas seguras para esse tipo de análise, já que hoje em dia não tem como esconder nada do público-alvo na internet.

Por fim, as redes sociais são ferramentas que geram relacionamento, mas que também podem revelar o posicionamento e a reputação de uma empresa.

4. Converse com franqueadores da rede

Outro ponto muito importante na hora de como ser um franqueado, é conversar com outros franqueadores da rede.

Desse modo, você deve conseguir alguns contatos para que possa bater um papo com essas pessoas. Você também pode buscar depoimentos no site da franqueadora.

Assim, você saberá como foi o processo de abertura, vai entender tudo o que precisa sobre franquias e sobre o suporte recebido pelos franqueados da rede.

Dois homens sentados, sorrindo. Um deles com um notebook sobre o colo. Imagem ilustrativa do texto sobre como ser um franqueado.
Para saber como ser um franqueado, converse com outros franqueadores da rede.

Em um negócio é sempre importante esclarecer tudo. Isso porque, todos os envolvidos, tanto você, como a marca, o cliente e também a franqueadora, têm expectativas e objetivos a serem atendidos.

Desse modo, ao deixar tudo esclarecido e ainda tirar todas as dúvidas, as partes evitam possíveis desentendimentos.

No caso das franquias, existe um documento chamado Circular de Oferta de Franquia (COF), que determina todas as necessidades de investimento, atribuições, assim como direitos e deveres do franqueado e da franqueadora.

Assim, ao analisá-lo, o futuro investidor sabe tudo sobre o modelo e quais os valores de investimentos necessários.

Outro ponto a ser considerado, é verificar se a marca pretendida entregou a COF para análise e tirou todas as suas dúvidas em relação à ela.

5. Organize sua vida financeira

Como ultimo ponto na hora de como ser um franqueado, lembre-se de organizar sua vida financeira a longo prazo.

A organização é um ponto importante em um negócio. Sem ela, você pode vir a colocar os carros na frente dos bois e assim por tudo a perder.

Ela é importante na parte administrativa e na gestão do empreendimento, garantindo que tudo saia conforme o esperado e planejado, perante as metas e prazos estipulados.

Além disso, a organização financeira é essencial. Afinal de contas, trata-se de um investimento, que precisa ser acompanhadopara ter sucesso nos números.

Isso significa fazer um planejamento bem completo para ser seguido à risca. O que será necessário para você abrir o seu negócio? Cortar gastos? Pegar um empréstimo?.

Você pode também se organizar para fazer uma poupança já com esse intuito, guardando parte do salário por mês.

Desse modo, você vai precisar definir hábitos financeiros que vão te seguir durante toda a trajetória do seu empreendimento.

Por fim, o empreendedor pode garantir um bom retorno financeiro com a sua franquia no futuro.

Melhores franquias para você abrir

Agora que você já entendeu bem sobre os cuidados necessários ao abrir a sua franquia, conheça abaixo as melhores franquias para você abrir um empreendimento de sucesso nesse lucrativo mercado. Confira abaixo!

Quatro punhos fechados se unindo por cima de uma mesa de madeira com alguns objetos como calculadora e celular.
Confira algumas indicações de franquias para você investir e ter sucesso.

1. Cream Berry

A Cream Berry faz parte de um mercado estável que não para de crescer que é o da alimentação saudável. Dessa forma, ela possui uma média de 4% de crescimento anual. A marca conta com uma receita e preparos exclusivos do creme de açaí.

Trata-se do sabor autêntico do Pará em um açaí cremoso, como você nunca viu igual. Além disso, conta com um cardápio variado com mais de 70 possibilidades, incluindo creme de pitaya, cupuaçu, manga, maracujá, abacate, tapioca, açaí zero e iogurte grego.

A margem de lucro também é um dos grandes diferenciais ao investidor, sendo portanto, uma média de 30%.

O mercado de açaí tem crescido de forma consistente, mostrando o peso da alimentação saudável nos dias atuais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento Médio Mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

2. Acqio

A Acquio é uma fintech 100% brasileira. A empresa foi fundada em Recife por profissionais com bastante expertise que passaram pelas empresas Rede, Microsoft e Google.

A marca possui ainda foco em entregar as melhores soluções de pagamento para empreendedores.

Além disso, foi a primeira empresa de meios de pagamento a criar um canal de microfranquias para distribuição de produtos financeiros.

Desse modo, a Acqio tem o foco no fomento ao empreendedorismo, capacitação e suporte dos seus franqueados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 12 meses

3. Limpeza com Zelo

Mulher de camiseta branca e calça marrom, descalça. Ela está passando um esfregão verde e branco no chão de uma sala. Imagem ilustrativa do texto sobre como ser um franqueado.
A franquia realiza serviço completo de limpeza doméstica e residencial.

A Limpeza com Zelo é uma empresa de serviços de limpeza residencial e comercial, sendo uma referência de qualidade no mercado brasileiro em seus serviços prestados.

A empresa também se destaca em soluções integradas de serviços de limpeza e gestão.

Além disso, realiza o acompanhamento por meio de uma plataforma própria para dar aos clientes e colaboradores o controle total dos contratos, das atividades executados, gestão dos prestadores, controle de produtos utilizados e muito mais. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

Confira agora no vídeo abaixo quatro tipos de negócios fáceis e simples que estão faturando até R$ 220 mil por mês. Não perca tempo e faça logo o seu investimento!

Desse modo, é muito importante levar em consideração todos os pontos levantados no artigo de hoje de como ser um franqueado.

Para isso, pesquise mais sobre cada dica mencionada aqui e converse com a franqueadora da marca.

Dessa forma, ela vai te ensinar tudo que for necessário para você atuar. Quando for fechar o negócio e escolher a sua franquia tão sonhada, saiba que também terá que fazer a sua parte e participar das capacitações e treinamentos.

Será necessário seguir todos os padrões da marca, para que você possa garantir a qualidade do serviço prestado.

Pronto. Negócio aberto! Agora é só administrar a unidade, aproveitando todos os suportes da franqueadora e os benefícios da marca.

Agora que você já sabe tudo sobre como ser um franqueado, confira também este texto: Qual a franquia perfeita para o seu perfil? Saiba como escolher!

*Informações publicadas em MAIO/2022. Informe-se com a franqueadora da marca sobre os preços atuais do negócio.

Como é o mercado de franquias no Brasil e no mundo? Principais tendências e características

Artigo anterior

Royalties, o que é: significado e por que pagar na franquia (vantagens)

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.