Destaques ★Empreendedorismo

7 dicas de como ser um franqueado de sucesso e prosperar financeiramente

Foto de um homem de terno, feliz. Imagem ilustrativa para texto como ser um franqueado de sucesso.

Quer saber como ser um franqueado de sucesso e conseguir crescer seu negócio? Reunimos as melhores dicas que vão lhe ajudar em várias etapas, confira!

Apostar em uma franquia é uma boa alternativa para quem deseja ter seu próprio negócio. Mas como qualquer outro empreendimento, existem cuidados que podem ajudar a obter bons resultados, por isso, listamos várias dicas para você conferir. 

Inclusive, saiba que as franquias contam com uma menor taxa de mortalidade. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a taxa de fechamento de franquias chega a 2,9%, enquanto em empresas normais sobe para 25%.

Advertisement

Ou seja, estamos falando de um formato ainda mais seguro. Assim, com os cuidados certos, você pode ter o sucesso que espera. Portanto, acompanhe as dicas que trouxemos a seguir!

Vale a pena abrir uma franquia?

Se você quer saber como ser um franqueado de sucesso, antes de tudo, precisa entender se realmente vale a pena abrir uma franquia. Por isso, trouxemos algumas informações interessantes sobre esse modelo de negócio. 

Para quem deseja trabalhar por conta própria, a franquia é uma alternativa mais segura do que começar algo do zero. Isso porque, você não precisa desenvolver toda a empresa, criando métodos de atuação, administração e afins. 

Dessa forma, com a franquia, você já começa a atuar com um modelo testado e que possui bons resultados, logo, os riscos são bem menores.

Além disso, você não terá o trabalho de realizar testes até encontrar algo que funcione e nem precisa lidar com possíveis resultados negativos. 

Sendo assim, é possível começar as atividades seguindo uma receita de sucesso e contando com toda a estrutura da marca. Afinal, a empresa também possui uma equipe que poderá lhe ajudar em vários detalhes. 

Inclusive, você receberá treinamentos para aprender o know-how da marca. Dessa forma, conseguirá desenvolver habilidades para guiar sua unidade. Ao mesmo tempo, há vários suportes no dia a dia que são bem úteis. 

Para começar, é normal que as marcas ofereçam ajuda em áreas como marketing, administração, finanças, parte jurídica, entre outros. Ou seja, mesmo guiando a unidade, você ainda tem o auxílio de profissionais bem preparados. 

Por isso, apostar em uma franquia pode ser mais interessante, já que você terá toda uma base que irá lhe ajudar no seu desempenho. 

Foto de mulher no computador fazendo anotações. Imagem ilustrativa para texto como ser um franqueado de sucesso.
Encontrar uma boa franquia é uma opção segura para começar a empreender.

Melhores dicas de como ser um franqueado de sucesso

Após entender como as redes de franquias são boas oportunidades de investimento, trouxemos dicas para você que quer saber como ser um franqueado de sucesso. Por isso, preparamos uma lista completa. 

Sendo assim, tenha em mente que vários detalhes podem influenciar, desde antes mesmo de adquirir uma franquia, até quando você já estiver guiando sua unidade. Com isso, você vai precisar de disposição e total dedicação. 

Desse modo, trouxemos sete dicas que vão ajudar no sucesso da sua franquia e também no seu bom desempenho como franqueado. Acompanhe a leitura conocos e saiba mais!

1. Escolher a marca certa

O primeiro passo de como ser um franqueado de sucesso diz respeito à escolha da franquia. Isso porque, para você ter um negócio bem desenvolvido, é preciso fazer a opção certa. 

Mas você deve estar se perguntando, como saber qual a melhor franquia? Pois saiba que isso pode depender de vários fatores como analisar o mercado, conhecer uma marca a fundo, entender se ela possui credibilidade etc. 

No entanto, antes de tudo, você precisa buscar por uma marca com a qual se identifique, ou seja, com um trabalho que você tenha vontade de atuar.

Isso porque, como franqueado, você precisa estar envolvido com a unidade. Sendo assim, fazer o que gosta é algo que pode colaborar com o sucesso. 

Se pararmos para pensar, trabalhar com algo que a gente não gosta, deve ser bem frustrante e incômodo. Assim, no momento de investir em uma franquia, você precisa buscar uma marca, em um segmento, que lhe seja atrativo. 

Então, lembre-se sempre que estar entusiasmado e engajado com seu negócio é um fator essencial para ter um bom desempenho. Logo, faça uma pesquisa cuidadosa e considere algumas opções antes de se decidir. 

Por fim, procure conhecer a marca, confira as redes sociais, sites de avaliação e entre em contato com o representante. Ao saber mais sobre a empresa, você pode entender facilmente se vai gostar de trabalhar com ela no futuro. 

2. Se engajar com a marca

Foto de homem no computador. Imagem ilustrativa para texto como ser um franqueado de sucesso.
Esteja envolvido com a marca que você escolheu.

Outro fator importante sobre como ser um franqueado de sucesso, é quanto o seu engajamento com a marca e o negócio que está guiando. Ou seja, para obter bons resultados, é ideal que você se dedique ao negócio. 

Por isso, antes mesmo de investir e começar a trabalhar, é fundamental conhecer a marca a fundo, entender como tudo funciona, o que ela pode oferecer e o que irá demandar de você como franqueado. 

Além disso, para que você consiga fazer um bom trabalho e possa crescer sua unidade, não se esqueça de prestar atenção a todos os treinamentos.

Por meio deles, é possível entender como deverá agir e administrar a unidade. 

Ou seja, a própria franqueadora irá lhe preparar para a operação do negócio, assim, vale a pena ficar atento e aproveitar o momento de aprendizado.

Então, siga as dicas da marca, recomendações e se mantenha atento ao know-how. 

Mas claro, lembre-se que esse engajamento deve ser contínuo, se dedique nas atividades e preparações iniciais e se mantenha em dia com as recomendações durante a operação. 

Com isso, mantenha um contato próximo com a franqueadora, aproveite os materiais informativos e fique por dentro das atualizações feitas pela empresa.  

3. Aproveitar os suportes da franqueadora

Uma das grandes vantagens sobre franquias, é que neste formato você não está sozinho na hora de operar sua unidade. Como dissemos, é comum que as franqueadoras ofereçam uma série de suportes no dia a dia. 

Desse modo, caso você tenha alguma dificuldade, sempre pode solicitar o apoio de uma equipe que já possui experiência com essas atividades. Assim, fica ainda mais simples conseguir bons resultados e manter sua unidade funcionando. 

Então, uma boa dica para ter sucesso como franqueado, é justamente saber aproveitar esse suporte e conseguir melhorar ainda mais seu desempenho com a ajuda dele. Por meio da sua dedicação e com o apoio da marca, a unidade só tende a crescer. 

Por isso, é muito importante pesquisar a fundo e conhecer a marca antes de investir. Para conseguir ter um bom suporte durante a operação, você deve atuar com uma franquia bem estruturada, que possui capacidade de ajudar seus franqueados. 

Foto de pessoas se cumprimentando em mesa de escritório.
O suporte da franqueadora ajuda no crescimento da unidade.

Sendo assim, como pontuamos, vale a pena tentar entender quais são os suportes oferecidos e como se dá o relacionamento com a marca. Se manter em contato com a empresa é importante para criar um laço forte, que contribui muito com a unidade. 

Portanto, mantenha um laço estreito com a franqueadora, aproveitando os suportes sempre que necessário. Tire dúvidas e solicite ajuda em determinadas atividades para conseguir crescer o seu negócio. 

4. Cuidar das pessoas do seu negócio

Você já parou para pensar como uma equipe é algo importante para o sucesso de um negócio? Afinal de contas, são as pessoas que trabalham diariamente que colaboram para que a empresa possa alcançar seus objetivos.

Sem uma mão de obra engajada, dificilmente uma unidade irá bater todas as suas metas e ter os resultados esperados. Isso porque, esses resultados dependem do engajamento da equipe e de um trabalho bem feito. 

Nesse sentido, para conseguir uma equipe envolvida no trabalho diário, é necessário que você, como franqueado e líder, saiba cuidar dessas pessoas. É preciso liderar as pessoas, motivar e saber orientá-las nos momentos certos. 

Ou seja, além de organizar a unidade, você precisa administrar as pessoas que estão atuando e ser capaz de buscar um ambiente de trabalho favorável para todos. Isso irá contribuir para o desempenho e imagem da empresa. 

Lembre-se que funcionários satisfeitos e engajados são os primeiros a contribuir com boas avaliações da empresa. Pessoas que gostam do que estão fazendo e contam com um trabalho envolvente transmitem essa positividade para os clientes. 

Portanto, em uma unidade em que todos estão satisfeitos com suas atividades e se sentem valorizados, será ainda mais fácil garantir um bom atendimento e manter a operação em um padrão de qualidade adequado.. 

5. Investir no marketing da franquia

Uma dica essencial de como ser um franqueado de sucesso, diz respeito à divulgação da unidade. Afinal, não podemos esquecer que a divulgação é um fator essencial para o crescimento de um negócio. 

Por isso, como responsável por uma unidade franqueada, você não pode se esquecer que é essencial divulgar seus produtos e serviços. O marketing é uma ferramenta importante para chegar até o seu público-alvo. 

Sendo assim, antes mesmo de começar as atividades, é interessante fazer uma boa divulgação, mostrando para o público da região tudo o que você poderá oferecer. Um bom marketing de inauguração, por exemplo, já costuma chamar a atenção para o negócio. 

Mas claro, durante a operação é ainda mais importante continuar investindo em campanhas e materiais de qualidade que sejam capazes de atrair as pessoas certas. Logo, essa divulgação precisa ser constante e bem feita. 

Foto de uma mulher em escritório.
Além de administrar a unidade, não se esqueça de divulgar seu negócio.

No entanto, como estamos falando de franquias, temos um fator que colabora com isso. As franqueadoras costumam entregar total suporte na parte de marketing, contando com a ajuda de uma equipe própria. 

Desse modo, você pode solicitá-la sempre que precisar e ainda, receber materiais feitos por pessoas que entendam do assunto. Com isso, sua unidade contará com campanhas e estratégias bem feitas. 

Além de atrair para as vendas, práticas como essa também ajudam a reforçar a imagem da marca, fator importante para gerar a identificação com o público e até mesmo a fidelidade. 

6. Cuidado com as finanças da franquia

Para saber como ser um franqueado de sucesso, precisamos falar sobre a parte financeira e a importância de manter tudo organizado. Isso porque, temos outro fator que pode determinar o sucesso ou não de um negócio. 

Sendo assim, não adianta nada ter um produto ou serviço de sucesso e uma marca bem vista no mercado, se o negócio em si não é bem administrado. E claro, a parte financeira é um detalhe determinante. 

Por exemplo, mesmo que seu negócio esteja dando retorno, se a parte financeira não está em dia, você provavelmente terá problemas para quitar débitos e ter seu lucro. Com uma má administração, até as contas básicas podem atrasar. 

Como consequência, você poderá ter dificuldades de ter o retorno esperado, apesar de ter investido em uma marca de sucesso. Assim, apesar do seu investimento e esforços, você poderá colocar tudo em risco. 

Então, ao se preparar para ser franqueado, procure também entender mais sobre as finanças e saber como administrá-las com cuidado. Vale a pena se manter atento a cada detalhe para que tudo funcione na mais perfeita ordem.

Se for necessário, procure a ajuda da franqueadora, como explicamos, elas costumam oferecer suporte na parte financeira. Assim, profissionais com experiência podem lhe orientar da forma correta. 

7. Não pare de se capacitar

Com tantas informações até aqui, você já sabe como ser um franqueado de sucesso. No entanto, nunca se esqueça que para seu negócio crescer, você precisa se manter atualizado e continuar se capacitando. 

Ou seja, mesmo que você já tenha uma unidade, manter seu aprendizado em dia é outro fator que irá contribuir para o seu desempenho. Por isso, se mantenha aberto a novas informações. 

Ao mesmo tempo, sempre busque por novas formas de capacitação, seja por meio de cursos, leituras etc. Aproveite para descobrir mais sobre finanças, liderança e gestão.

Existem vários fatores que são importantes no dia a dia de um franqueado, e tentar entender como desenvolver melhor cada habilidade é algo essencial. Por isso, vá além dos treinamentos e suportes oferecidos pela franqueadora. 

Quanto mais preparado você estiver, melhor líder você será. Assim, ficará ainda mais fácil ter uma unidade bem administrada, profissionais envolvidos nas atividades e o retorno esperado. Por isso, continue se dedicando aos estudos. 

Viu como é importante se manter atento a vários detalhes para ser um franqueado de sucesso? Com essas dicas, você já pode começar a se preparar para abrir sua unidade e conseguir alcançar seus objetivos e o sucesso!

Mas claro, continue pesquisando mais sobre o mercado e procure por marcas de confiança. Nosso conteúdo pode lhe ajudar nesse momento, por isso, clique no botão abaixo e confira dicas sobre franquias. 

Trabalhar em casa: 23 ideias de trabalho remoto com negócio próprio

Artigo anterior

11 investimentos lucrativos que você precisa conhecer para abrir sua franquia

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.