Destaques ★FranchisingEmpreendedorismo

Como ser empreendedor: 7 passos para abrir um negócio de sucesso

Aperto de mão. Imagem ilustrativa sobre o texto como ser empreendedor.

Neste conteúdo, você aprenderá como ser um empreendedor e ter sucesso com o seu negócio. Afinal de contas, abrir uma empresa é o sonho de muita gente, devido a possibilidade de aumentar os ganhos financeiros e poder trabalhar por conta própria.

Além disso, o Brasil registrou recorde no número de novas empresas abertas, em 2020, e um aumento de 6% em comparação com 2019. Isso demonstra que nem a pandemia atrapalhou o sonho das pessoas de empreender e ter um negócio promissor.

Dessa forma, continue a leitura para conhecer dicas de como ser empreendedor e abrir seu negócio de sucesso.

Advertisement

Veja como como ser empreendedor de forma segura

As melhores dicas para realizar o sonho de abrir o sua própria empresa, você encontra aqui. Sendo assim, entre os passos a seguir, descubra sobre as estratégias de negócios práticas, seguras e saiba como conhecer a concorrência e o mercado. Confira!

1. Aprenda sobre empreendedorismo

Antes de mais nada, você precisa avaliar se abrir um negócio é mesmo a sua praia. Isso porque, é necessário muita responsabilidade e exige uma dedicação muito maior do que se ter um negócio formal.

Dessa maneira, procure aprender sobre o empreendedorismo. É importante ler, ver vídeos, ouvir podcasts, acompanhar redes sociais especializadas e fazer cursos. Logo, use métodos para não perder o foco.

Você pode, por exemplo, se cadastrar em plataformas de conhecimento, existem muitas gratuitas. Da mesma forma, ative a notificação de vídeos em um canal de sua preferência.

Mas todas essas formas de aprendizado serão muito úteis para que você possa avaliar se o empreendedorismo é o que você quer. Além disso, você conhecerá informações que poderão ajudar todos os dias quando abrir o seu negócio.

Homem de negócios olhando pela janela. Imagem ilustrativa do texto sobre como ser empreendedor.
O conhecimento sobre o empreendedorismo é essencial para abrir um negócio.

2. Escolha bem no que investir

Analisar o seu próprio perfil é outro passo importante, na hora de seu um empreendedor. Isso porque, investir em um negócio que tenha conexão com você é essencial.

Sem contar que poder trabalhar com o que gosta de fazer, é muito melhor e até mesmo mais produtivo.

E ainda, você estará investindo o seu dinheiro nisso. Por isso, precisa ser uma decisão bem pensada. Por fim, terá mais segurança de que o negócio é mesmo o ideal para você.

3. Analise seus concorrentes e mercado local

Com o ramo de negócio escolhido, é hora de analisar o mercado local e também os seus concorrentes. Esse é um passo básico, já que essa análise do cenário vai fazer com que você consiga saber melhor como funciona e se o negócio escolhido é rentável e os lucros que ele pode te dar.

Inclusive você pode participar de eventos do ramo escolhido, como as feiras, que estão voltando a acontecer presencialmente.

Na hora de avaliar uma empresa do ramo, existem alguns fatores importantes a serem observados. Por exemplo, o tempo de mercado que a marca possui, sua reputação, números, rentabilidade, entre outros.

Além disso, por meio da pesquisa de mercado, o empreendedor pode entender melhor o comportamento do seu consumidor, ou seja, o público-alvo. Dessa forma, você vai conseguir entender se realmente o negócio vale a pena.

Isso porque, esses dados juntos, vão te dar uma boa base para entender o cenário do negócio e analisar se é a melhor opção para você.

Computador na mesa e pessoa trabalhando nele. Imagem ilustrativa sobre o texto como ser empreendedor.
Você precisa conferir se tem o perfil para o tipo de negócio.

4. Organize suas finanças

A parte da organização das finanças é essencial para o empreendedor. Afinal de contas, o investimento é o que vai tornar todo o sonho real.

E, por este mesmo motivo, você precisará se preocupar sempre com os gastos e organizar as saídas e entradas, para pagar dívidas e analisar lucros.

Desse modo, fica claro como é essencial ter uma boa saúde financeira e também uma organização antes e depois de abrir um negócio.

Assim, antes de investir, relacione em uma planilha toda a sua vida financeira, os seus gastos, entradas, poupança. Em seguida, ficará mais claro o quanto você tem disponível para investir ou se você precisará captar recursos.

Por fim, considere também a expectativa de ganhos e custos com o negócio. Na maioria das vezes, você terá gastos com funcionários, água e energia elétrica. Logo, o valor que entrar será destinado para cobrir essas despesas.

5. Valide sua ideia

Quando está nessa fase de começar seu próprio negócio, você não vê a hora de começar e pode ficar empolgado demais. Não é mesmo? Mas ao final, é possível se esquecer de validar a sua ideia e montar sua estratégia.

Isso porque, por mais que toda a energia seja necessária, é preciso também pensar na viabilidade e na estratégia. Lembre-se que, alguns passos já indicamos até aqui, como a análise do mercado.

Homem de negócios. Imagem ilustrativa sobre o texto como ser empreendedor.
Você precisa validar a sua ideia de negócio. Para isso, o ideal é pedir ajuda de uma pessoa bem-sucedida na área.

No entanto, você pode tomar decisões diferentes para validar a sua ideia de negócio, como conversar com pessoas próximas, ou outros empreendedores que tenham conhecimento sobre o assunto.

Porém, você precisa estar aberto para ouvir, pois pode receber críticas, mas que poderão te dar bons insights.

Portanto, procure também pessoas do ramo, como empresários bem-sucedidos ou profissionais de comunicação.

6. Defina o melhor modelo de negócio

Analisados esses fatores, é hora de escolher um modelo de negócio. Isso porque, você pode abrir um negócio por conta própria do zero ou contar com o apoio de uma franquia.

No caso do negócio do zero, você vai contar com um pouco mais de liberdade para escolher o nome da marca e funcionamento do negócio. Isso pode ser bom quando você já tem em mente um negócio novo e diferente.

Porém, se optar por uma franquia, você precisará seguir um modelo de negócio e seguir um padrão. Por outro lado, a franquia já é um modelo de negócio testado e aprovado, com um histórico e valores consistentes.

Assim, você saberá quanto vai faturar, qual será sua rentabilidade e também o valor a investir. Isso porque, os modelos de negócio contam com opções diversas de valores para investir. Certamente um deles será adequado para você.

E ainda, você terá acesso a uma equipe especializada para treinar e estar ao seu lado durante o processo de abrir sua empresa e também depois disso.

Outro ponto importante são os valores da marca, pois por trás de uma franquia, existe uma história de mercado e a reputação que ela desenvolveu ao longo dos anos. Isso ajuda muito para montar sua clientela.

7. Planeje seu passo a passo

Pessoas apertando as mãos. Imagem ilustrativa sobre o texto como ser empreendedor.
Planejar o passo a passo do negócio pode ser uma boa opção para quem quer ser uma pessoa empreendedora de sucesso.

Como último ponto para saber como ser empreendedor, está o planejamento dos seus próximos passos. Dessa forma, às vezes você não conhece bem o sistema de franquia e ele pode te assustar um pouco, mas saiba que ele é bem seguro.

Por isso, faça uma pesquisa sobre o assunto. Além disso, se organize para que o seu negócio possa crescer.

Isso porque, um negócio na maioria das vezes não costuma lucrar muito alto no início. Dessa maneira, você precisa se planejar para suprir o capital de giro dela neste período, sem comprometer suas finanças pessoais. Por isso, a importância de ter uma boa organização financeira e um plano de negócio.

Portanto, estabelecer um passo a passo para suas ações vai facilitar que você consiga seguir as metas. Ter esses objetivos já definidos otimiza a sua rotina de acompanhar a evolução do seu negócio.

E ainda, como dito, ao optar por uma franquia, você terá ajuda da franqueadora para entender o crescimento do seu negócio.

Contar com esse suporte vai ajudar você a ter mais segurança em todas as etapas e evitará erros ao longo da sua jornada empreendedora.

Se ainda ficou com dúvidas sobre o modelo de negócio de franquias, não se preocupe, no vídeo abaixo você aprenderá tudo sobre esse assunto. Assista!

Agora, que está por dentro sobre como ser empreendedor, conheça outras dicas de empreendedorismo que fazem parte da estratégia para que você se torne cada vez mais experiente no assunto.

Para isso, aprenda lendo sobre franquias! Consulte a nossa lista completa: as melhores franquias baratas e rentáveis para abrir. Acesse!

Como abrir meu próprio negócio: 11 dicas para responder sua pergunta e facilitar sua vida

Artigo anterior

Franquia Exponencial Cursos: saiba como e por que abrir sua unidade!

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.