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Como montar uma loja de cosméticos? Entenda tudo sobre esse modelo de negócio

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Como abrir uma loja de cosmeticos

Como montar uma loja de cosméticos? Entenda tudo sobre esse modelo de negócio

O mercado de cosméticos costuma apresentar bons números devido a sua variedade de produtos. Até porque, a maioria das pessoas têm a consciência de que a área de Saúde, Beleza e Bem-Estar tem itens de primeira necessidade. É sobre esse segmento que falamos neste texto!

Prova do potencial deste setor é que, nos últimos anos, o consumo de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) registrou alta. Em 2019, de 3,9%, e em 2020, de 4,7%. Isso segundo pesquisa realizada pela Euromonitor International.

Em meio a tantas possibilidades no mercado, a escolha pela abertura de lojas de cosméticos está entre as principais opções dos investidores.

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Isso porque, os empresários que atuam neste setor tendem a ter bons resultados, já que muitos brasileiros não medem esforços para estarem em dia com a beleza.

Sendo assim, são vários os motivos pelos quais o mercado de cosméticos está cada vez mais em alta. Entre eles estão: o grande mix de produtos, a alta rentabilidade e lucro, além da grande variedade de fornecedores.

Portanto, se você deseja montar uma loja de cosméticos, acompanhe esse artigo. Aqui, você vai conferir algumas dicas importantes para abrir a sua loja de cosméticos e ter sucesso!

Abrir uma loja de cosméticos

Antes de abrir sua loja de cosméticos, faça uma pesquisa e um bom planejamento. Para isso, existem órgãos e consultorias específicas do ramo, para ajudar você a elaborar o seu plano de negócios.

Em primeiro lugar, organize suas ideias. Isso é fundamental para que você tenha sucesso. Depois de colocar no papel o planejamento, estipule metas antes de iniciar a sua jornada no empreendedorismo.

Outra dica é pensar no formato da sua loja de cosméticos. Você trabalhará em um ponto ou terá sua loja de cosméticos em casa?

O que chamamos de “reciclagem” para novos cosméticos também é um ponto importantíssimo neste mercado.

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Há sempre novos produtos sendo lançados e o empreendedor das lojas de cosméticos deve ficar atento às novas tendências e a novos fornecedores.

Afinal, abrir uma loja de cosméticos dá dinheiro?

Como todo negócio, não há uma fórmula mágica para ganhar dinheiro. Para que você tenha rentabilidade com uma loja de cosméticos, é seu dever como empreendedor se forçar, ter disciplina e foco.

Sendo assim, existem diversas empresas de cosméticos que atuam com o sistema chamado de “marketing multinível”.

Portanto, seja abrindo a loja própria de cosméticos ou entrando em uma empresa deste segmento, pesquise muito e sempre tenha cautela antes de investir.

Com a facilidade de buscar informações, não custa fazer uma boa pesquisa na internet antes de abrir a sua loja de cosméticos, concorda?

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Como registrar sua loja de cosméticos

Assim como todo negócio, você deve consultar um bom escritório de contabilidade antes de abrir sua loja de cosméticos.

O contador responsável pela abertura da sua loja de cosméticos lhe requisitará todos os documentos necessários para a abertura de CNPJ. Ele também vai estipular, em conjunto com você, os CNAE (atividades da empresa) que sua loja exercerá.

Sendo assim, os principais documentos que você vai precisar incluem:

  • Nome da empresa (qualquer nome que o empresário desejar, desde que contenha parte das atividades da empresa);
  • Atividades da empresa (CNAE);
  • Nome fantasia (nome que será usado comercialmente);
  • Guia de IPTU do endereço da empresa (xerox simples);
  • Carteira de identidade dos sócios (xerox autenticado);
  • CPF dos sócios (xerox simples);
  • Comprovante de endereço dos sócios (xerox simples);
  • Certidão de casamento/nascimento dos sócios;
  • Taxa para confecção e elaboração do contrato social, CNPJ, cartórios e consulta prévia;
  • Taxa da Junta Comercial;
  • Alvará de funcionamento; e
  • Vistoria do corpo de bombeiros (posteriormente).

Outros documentos também podem ser necessários. Por isso, é fundamental conversar com um especialista na hora de iniciar a empresa.

Definição do mercado-alvo de sua loja de cosméticos

Ainda existe o senso comum de que as mulheres são as principais consumidoras do mercado de estética e beleza. Porém, saiba que cada vez mais homens estão interessados em consumir produtos deste setor.

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Portanto, de acordo com o mix de produtos oferecidos, estipule e entenda bem seu mercado-alvo e não ignore o público masculino. Os homens, assim como as mulheres, querem estar em dia com a aparência.

Ponto comercial para sua loja de cosméticos

O ponto de sua loja de cosméticos deve ser, preferencialmente, em um local onde haja grande fluxo de pedestres e carros.

Também é importante que o ponto forneça facilidade para que os clientes estacionem o seu veículo.

Caso o ponto escolhido da sua loja de cosméticos não tenha facilidade de estacionamento em frente à loja, tente fechar convênios com estacionamentos próximos ao local.

Isso ajuda a prospectar mais pessoas, aumentando o fluxo de potenciais clientes em seu comércio.

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Além disso, o consumo por impulso é uma das partes importantes das vendas de sua loja de cosméticos. Sendo assim, o fluxo de pessoas em frente ao seu comércio é importantíssimo para aumentar o seu faturamento.

Em um comércio deste tipo, é provável que a escolha exata do ponto comercial seja um dos fatores decisivos de sucesso (ou insucesso) da sua loja.

Estoque inicial da sua loja de cosméticos

É importante ter variedade de cosméticos para oferecer aos clientes em sua loja.

Os fabricantes de produtos de cosméticos geralmente oferecem grande variedade de produtos para distribuição.

Por isso, é importante que o empreendedor se mantenha informado sobre as novidades do segmento de produtos. Assim, poderá vendê-los em sua loja de cosméticos.

Quanto maior for a variedade de produtos, maior será a probabilidade de atrair um público diversificado e, consequentemente, aumentar seu faturamento.

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Entretanto, este fator varia de acordo com o tamanho do ponto locado. Isso porque, não há como oferecer grande mix de produtos se o espaço físico for pequeno.

Inicialmente, após a abertura da loja de cosméticos, procure oferecer uma grande variedade de mercadorias. Você pode trabalhar com pequenas quantidades de cada uma. Assim, conseguirá conhecer os hábitos de consumo do mercado local e poderá limitar seu catálogo.

De um modo geral, as lojas de cosméticos que mais vendem oferecem produtos baratos e que têm grande rotatividade e procura.

Investimento necessário para montar uma loja de cosméticos

Excluindo-se os casos em que a instalação da loja de cosméticos é feita em shoppings, o investimento inicial em uma loja de cosméticos varia de R$ 30 mil a R$ 80 mil, em média.

O tamanho do ponto, quantidade de produtos (estoque inicial), investimento em fachada e layout da loja vão afetar diretamente o orçamento de abertura de sua loja de cosméticos. Por isso, programe-se para que não haja imprevistos!

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Concorrência das lojas de cosméticos

Para ganhar mais experiência com a concorrência, converse com outros proprietários de lojas semelhantes à sua.

Preferencialmente, visite comércios de locais distantes ao seu, para que o empreendedor da loja “concorrente” não se sinta ameaçado.

Ao fazer uma visita, explique a atual situação de abertura de sua empresa. O empreendedor concorrente poderá se identificar com seu caso, esclarecendo as principais dificuldades e acertos do negócio.

Com concorrentes mais próximos à sua futura loja, realize a pesquisa chamada de “cliente oculto”. Visite comércios de atividades semelhantes às suas, veja o atendimento prestado pelos vendedores, postura dos gerentes, disposição dos produtos nas prateleiras etc. Anote tudo para não esquecer!

Como fazer o marketing da sua loja de cosméticos

No dia da inauguração, use boas estratégias de marketing para conquistar o consumidor.

Há diversas estratégias de marketing para que sua loja de cosméticos tenha sucesso. Uma delas é o coquetel de inauguração da loja.

Neste dia, além de oferecer o mimo aos clientes, faça panfletagem e divulgue promoções dos produtos. Estabeleça uma data, convide influenciadores e programe-se para cortar a fita vermelha!

Quando você for realizar uma campanha de marketing por meio de promoções, tome cuidado para não viciar os consumidores a comprar em sua loja apenas quando houver ofertas.

No varejo, é comum os comércios cometerem o erro de aplicarem descontos em seus produtos com frequência, na tentativa de aumentar as vendas.

Ao fazer isso, você irá estimular os clientes a esperarem a divulgação de uma nova promoção na tentativa de obter o mesmo cosmético a um valor menor.

Por isso, tome cuidado: caso você faça ofertas de forma constante em sua loja de cosméticos, uma eventual mega promoção não surtirá o impacto desejado nos consumidores.

Lojas de virtuais de cosméticos para trabalhar em casa

O e-commerce pode garantir boas vendas para o empreendedor de cosméticos.

Com o advento e popularização cada vez maior do e-commerce, houve a massiva entrada de lojas de cosméticos virtuais. Assim, o empreendedor obteve a possibilidade de trabalhar em casa.

Até mesmo as lojas que possuem espaço físico para a distribuição de seus cosméticos não puderam negligenciar o poder do e-commerce.  

Trata-se de um novo canal de vendas de seus produtos, a um custo reduzido quando comparado às lojas físicas. O seu leque de vendas de cosméticos aumenta consideravelmente com a internet.

Entretanto, para montar sua loja virtual de cosméticos (e trabalhar em casa), é importante que o ambiente virtual seja organizado.

Além disso, é importante contratar um bom web designer e também um profissional especializado em marketing digital.

Assim, sua loja virtual de cosméticos ampliará os limites de vendas e não dependerá apenas de consumidores locais.

A vantagem deste modelo é a redução de custos fixos com o ponto comercial e também a oportunidade de trabalhar de casa.

Controle financeiro de lojas de cosméticos

O controle financeiro da sua loja de cosméticos é fundamental. O principal erro de empreendedores novatos é misturar as contas pessoais com as contas da empresa.

Desta forma, todo planejamento (e orçamento previsto), tanto da empresa quanto pessoal, acabam comprometidos.

Sendo assim, é mais inteligente para o empresário iniciante utilizar algumas ferramentas de gestão financeira. Existem opções gratuitas disponíveis na web, que podem ser sua solução.

Se você possuir mais intimidade com o Office, pode fazer um bom controle financeiro de seu comércio de cosméticos por meio do Excel.

Franquias de cosméticos e perfumaria são opções simples de negócio!

Para quem não tem tempo, não conhece ou não deseja passar pelas etapas anteriores de planejamento e implantação da marca própria, há as opções de franquias de cosméticos e perfumaria para investir.

Como você pôde ver ao longo do texto, abrir um negócio não é uma tarefa fácil. Afinal, existem muitos procedimentos, além de toda a burocracia.

Sendo assim, o segmento de franchising é uma boa opção, pois oferece mais segurança aos empresários.

Uma franquia é uma nova unidade de um negócio que já existe. Isso porque, ela trabalha com o mesmo modo de fazer e com os mesmos produtos de uma marca que já existe no mercado.

Isso facilita o processo de abertura e gerenciamento da empresa, sendo muito diferente do processo de iniciar um negócio do zero.

Ou seja, caso você se identifique com o segmento de cosméticos e perfumaria e goste de trabalhar com novos produtos de beleza e estética, a melhor opção pode ser as franquias.

A maior parte das redes de franquias oferece treinamento especializado no segmento. Assim, o empreendedor já inicia sua loja de cosméticos com procedimentos operacionais e de marketing eficazes.

Por fim, se você se interessou por este modelo de negócio e deseja abrir uma franquia neste setor, não deixe de conferir o texto com opções de franquias de beleza no botão abaixo.

Se preferir, solicite uma consultoria gratuita por meio do site henriquemol.com.br. Nossos especialistas estão prontos para lhe ajudar a escolher a melhor franquia para você investir!

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